sexta-feira, 31 de agosto de 2012

E ai Tomé!? Vencendo nossas fraquezas ocultas.

LEITURA BÍBLICA
João 14:1-7. “Não se perturbe o coração de vocês, creiam em Deus; creiam também em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar.  3 E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver. 4 Vocês conhecem o caminho para onde eu vou. 5 Disse-lhe Tomé: “Senhor, não sabemos para onde vais; como então podemos saber o caminho?” 6 Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. 7 Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. Já agora vocês o conhecem e o têm visto.

l Sempre que falamos sobre a vida de Tomé, pensamos apenas na sua  incredulidade. Ousamos muitas vezes comentar sobre os “Tomés” que conhecemos e passam pela nossa vida. Aqueles que por um motivo ou outro necessitam “ver para crer”, porém, quando olhamos de uma maneira mais profunda podemos ver não apenas a incredulidade na vida de Tomé, mas também outras dificuldades muito comuns em todos nós. Neste tema vamos falar sobre estas dificuldades e discutir sobre a sublime capacidade de Jesus em aceitar as nossas fraquezas e permanecer firme no seu amor ágape (incondicional) por cada um de nós.

l 1ª Dificuldade: Tomé achava que o mundo era mais forte do que Jesus.
Jesus e chamado a voltar da Galiléia para a Judéia, em virtude da doença de Lázaro. Os discípulos tentam impedir pois temem que ele seja apedrejado, entre eles Tomé, nitidamente contrariado diz: “Vamos também para morrer com Ele. Às vezes somos os únicos a achar que algo não vai dar certo. Achamos que as dificuldades do dia a dia (mundo) vão superar a graça que deve superabundar em nós. O seu líder diz: Vai!, seu parceiro(a) diz: Vai!, o pastor diz: Vai! Até mesmo Jesus fala ao seu coração: Vai filho! Pode ir que eu estou contigo! E você? NÃO vai!

l  2ª Dificuldade: Tomé negava a provisão e o poder Deus.
Em João 14 Jesus está reunido com os seus discípulos e está se despedindo deles mostrando o que haveria de vir conforme as determinações de seu Pai. Visando acalmá-los e encorajá-los ele diz: “Vocês conhecem o caminho para onde eu vou”. A resposta de Tomé foi instantânea: “Senhor, não sabemos para onde vai, então como podemos saber o caminho”. Tomé estava ao lado de Jesus, de quem havia recebido diretamente suas instruções. Como se não bastasse, também havia presenciado milagres feitos por Ele e mesmo assim a sua insegurança quanto ao futuro era tamanha a ponto d´Ele negar a presença de Deus e seus ensinamentos.  Tomé preferia ver Jesus como “mais um” e não como o “único, suficiente e capaz”

l  3ª Dificuldade: A fé de Tomé se firmava no possível e não no impossível. (Yaveh é Deus do impossível).
Em João 20 a partir do verso 19 Jesus aparece aos discípulos, porém Tomé não estava com eles. A primeira coisa a saber é onde estava Tomé? Porque não estava reunido junto aos outros discípulos? Isto nos mostra que Tomé era disperso.  Depois disso, após seus discípulos lhe falarem sobre o aparecimento de Jesus, ele simplesmente “não acredita”. Isto porque para ele Jesus já teria feito “tudo” que era possível. Quantas vezes nos vemos na posição de Tomé? Cremos em Deus, admitimos  sua santidade, porém achamos que Ele é Deus apenas do possível, ou seja: Deus cura resfriado mas não um câncer. Deus dá emprego, mas não muda a vida financeira. Deus perdoa o pecado, mas não livra do pecado. Enfim, assim como Tomé, quando Jesus aparece para mostrar a sua glória estamos dispersos, no lugar errado, longe da comunhão com os irmãos. Lucas 17.34 diz:... duas pessoas estarão numa cama. Uma será tirada, e outra deixada.  Também sabemos que os discípulos estavam reunidos a portas trancadas temendo por suas vidas, porém reunidos eles sabiam que mesmo sem a presença física Jesus estaria entre eles, pois Ele havia dito “onde houver dois ou três reunidos em meu nome, ali Eu estou no meio deles (Mt. 18:20).

l Onde você quer estar quando Jesus voltar? Em comunhão ou disperso?
Pr. Altamir de Souza

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Entrar na dimensão do Milagre!

LEITURA BÍBLICA
Exodo 3:12-15 12. Deus afirmou: “Eu estarei com você. Esta é a prova de que sou eu quem o envia: quando você tirar o povo do Egito, vocês prestarão culto a Deus neste monte”. 13 Moisés perguntou: “Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês, e eles me perguntarem: ‘Qual é o nome dele?’ Que lhes direi?” 14. Disse Deus a Moisés: “Eu sou o que sou. É isto que você dirá aos Israelitas: Eu sou me enviou a vocês”. 15. Disse também Deus e Moisés: “Diga aos israelitas: O Senhor, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, enviou-me a vocês


l Todos conhecemos histórias de grandes milagres realizados pelo Senhor e certamente estes testemunhos são nossos incentivos para acreditarmos na palavra de Deus de uma forma muito superior. Há milagres em todas as áreas do nossa vida. Quando falamos em milagres o Senhor não se esquece de nenhum detalhe “em nós”, “por nós”, ou “em volta de nós”. Eles acontecem quando estamos doentes, e o médico não encontra mais a cura, quando temos um problema financeiro e matematicamente se torna impossível resolvê-lo, quando há uma dificuldade de relacionamento interpessoal ou familiar, aparentemente sem solução ou ainda tantas outras possibilidades. 

l Milagres são acontecimentos totalmente fora do comum, sem explicação conforme a sabedoria humana. A palavra milagre vem do latim miraculum e originalmente significa “maravilhar-se”, porém, mesmo sendo acontecimentos tão maravilhosos, muitas vezes nos esquecemos dos milagres acontecidos em nossas vidas, ou quando não esquecemos permitimos que eles se tornem uma mera lembrança bem guardada na última gaveta das nossas memórias. 

l Vamos tentar compreender melhor a dimensão do milagre através de uma dinâmica simples: Feche os seus olhos por alguns segundos e vamos passear um pouco por nossas lembranças. Lembre-se de um acontecimento marcante na sua vida, algo que tenha trazido muita felicidade. Possivelmente este momento tenha sido o mais fantástico de sua vida até então. Observe com cuidado esta lembrança, veja os detalhes, os acontecimentos, veja as pessoas ao seu lado, como você era nesta época. Tire mais alguns minutos antes de voltar à leitura, ore e retorne ao texto.

l Amém! – Acredito que buscar estas lembranças foi algo fantástico! Todos temos momentos em que nos maravilhamos, fomos tomados por grande felicidade e acredito que este momento do qual se recordou seja algo interessante para dividir com outras pessoas. 

l Vamos utilizar este momentos especiais em suas lembranças para aprender como crer em milagres, e como entrar na dimensão do milagre. 1.) Para entrar nesta dimensao, você precisa acreditar que Deus é absolutamente poderoso sobre toda e qualquer situação pela qual você ou alguém necessite de um milagre. Não pode haver dúvida, nem tão pouco medo. Quando Deus enviou Moisés para libertar os israelitas da escravidão do Egito, ele teve medo que não cressem nele e perguntou a Deus como deveria agir se lhe perguntassem quem o enviara: A resposta de Deus foi taxativa: “É isto que você dirá aos israelitas. O  EU SOU me enviou a vocês”. 2.) Compreenda  que a dimesão do milagre existe agora, no presente da sua vida! – Muitos acreditam nos grandes feitos de  Jesus enquanto esteve aqui na terra e no que ele fará no futuro. Contudo deixam de percebê-lo como a Palavra viva no PRESENTE, o Eu sou que realmente ele é!  

l Em João 11 vemos Marta falando a Jesus a respeito de Lázaro: “Se estivesses aqui meu irmão não teria morrido”.  Jesus garantiu a irmã sofredora que Lázaro ressuscitaria, e Marta retrucou: Eu sei que ele vai ressuscitar na ressurreição, no último dia” (Jo 11.24). Mas não foi isto que o Senhor quis dizer. Jesus a palavra viva, estava presente NAQUELA HORA, veja João 11:25 – “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra viverá!”.  l Entenda: Marta confessou que Jesus poderia ter curado Lázaro no passado e poderia ressuscitá-lo no futuro. Mas para viver a dimensão do milagre ela precisaria compreender o que Jesus estava dizendo nas entrelinhas: “Marta, o EU SOU está aqui, agora, para suprir a sua necessidade. Lembre-se EU SOU! 

l Jesus estava mostrando naquele momento não haver um DIA ESPECÍFICO de milagres, afinal TODOS OS DIAS SÃO DIAS DE MILAGRES, pois Ele foi ontem, ele é hoje, e será pela eternidade: Um Deus de Milagres pronto para suprir as suas necessidades e solucionar as dificuldades impossíveis para o homem.  

l O momento maravilhoso, recordado por você hoje ainda está vivo em na sua mente, ele prevalece sobre todas as suas dificuldades, todas as suas dúvidas, porque ele aconteceu, foi real e continua sendo até hoje. Deus é MARAVILHOSO e INEXPLICÁVEL, ou seja, Jesus é um milagre a partir dele mesmo e vivendo através dele você vai emanar o que nele há: VIDA ABUNDANTE, MILAGRES IMPACTANTES e COMPREENSÃO superior de muitas coisas as quais muitos ainda sequer enxergaram . 

l Agora que você compreendeu, de qual milagre você necessita ? 
Amém! Feche os seus olhos e creia firmemente na presença de Deus. Creia no seu poder PRESENTE de realizar milagres em sua vida e sinta o milagre acontecendo, sinta a felicidade de vê-lo realizado, a satisfação de recebê-lo. Creia no poder supremo do Senhor de realizá-lo e não duvide nem por um segundo. O Espírito Santo estava operando ANTES, está operando agora e VAI OPERAR SEMPRE em sua vida.    Pr. Altamir de Souza