ESBOÇOS DE SERMÃO, SÉRIE DÚVIDAS, O PASTOR RESPONDE

sexta-feira, 31 de maio de 2013

ANANIAS E SAFIRA: O CASAMENTO QUE NÃO DÁ FRUTOS


O Brasil encontra-se classificado entre as maiores nações evangélicas do mundo. Somos um povo voltado para as coisas do Espírito, uma multidão de pessoas está voltando os seus olhos para os templos das igrejas e buscando o processo de conversão como forma de se aproximar de Deus e adquirir paz para os seus dias atuais e salvação para a eternidade. Vemos com naturalidade no Brasil irmãos em Cristo frequentando a casa dos seus irmãos em Cristo, dividindo o pão, louvando, orando e buscando a interação entre famílias detentoras de um determinado padrão de fé. Uma multidão tem buscado o Senhor pelos grandes sinais da atualidade, em busca de milagres sobre as suas vidas. Não é difícil ver nos mais caros meios de comunicação batismos coletivos de milhares de pessoas, acrescentadas ao ministério de Cristo, através da ministração da palavra e da comunhão entre os seus.  Olhando por este lado podemos enxergar o livro de Atos dos Apóstolos onde lemos – “Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam  cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Todos os dias, continuavam-se a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo, e o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos (At. 2-42-27 – nvi).
Este é um cenário maravilhoso e de certo, todos gostaríamos de vê-lo concretizar-se ciclicamente em todo o tempo atingindo o clímax da maturidade espiritual requerida pelo Messias para o seu povo abrindo-se desta forma os portais do céu e viabilizando a sua volta, porém até o momento não vimos isto acontecer. Mesmo com milhares de templos, milhares de convertidos, muitos sinais e maravilhas, fortunas empregadas na pregação do evangelho por todos os meios de comunicação a tão esperada volta do Senhor ainda não se concretizou. A resposta para a nossa condição está, como sempre, na palavra de Deus e a sua mensagem é explicita, clara e concisa. No mesmo livro de Atos dos Apóstolos, encontramos a história conhecida de Ananias e Safira. O capítulo 5 inicia com esta história – “Um homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, também vendeu uma propriedade. Ele reteve parte do dinheiro para si, sabendo disso também sua mulher; e o restante levou e colocou aos pés dos apóstolos. Entalo perguntou Pedro: ‘Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, ao ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade? Ela não lhe pertencia? E, depois de vendida, o dinheiro não estava em seu poder? O que o levou a pensar em fazer tal coisa. Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus’. Ouvindo isso, Ananias caiu morto (...) – Cerca de três horas mais tarde, entrou sua mulher, sem saber o que havia acontecido. Pedro lhe perguntou: Diga-me, foi esse o preço que vocês conseguiram pela propriedade? Respondeu ela: Sim foi este mesmo. Pedro lhe disse: Por que vocês entraram em acordo para tentar o Espírito do Senhor?  (...) Naquele mesmo instante ela caiu morta aos pés dele.” (At. 5.1-10 - nvi).
 Este texto possui importantes respostas para a situação da igreja na atualidade. Muitas pessoas na igreja, muitos eventos vultuosos, ministérios em ampla expansão, porém nem sinal dos “grandes” milagres quanto mais da volta do messias. Tudo isto se dá por alguns motivos os quais vamos discorrer agora.
- SIM, uma multidão de pessoas tem se convertido aos caminhos do Senhor mas em que nível? – Ananias e Safira eram marido e mulher. Não sabemos se tinham filhos, mas representavam uma família, mais ainda, o casamento entre o homem e a mulher representa a união entre “Deus” e a “Igreja” e era isto o que deveria estar representado na vida daquele casal, mas tal e qual vemos nos dias de hoje Ananias e Safira representam a classe das pessoas envolvidas no evangelho de forma superficial, por mero acaso, comodismo, situações vantajosas, ou busca de facilidades naturais e sobrenaturais para as suas vidas, sem apontar para o principal que é a submissão a autoridade de Deus sobre as suas vidas.
MERO ACASO – Pessoas que se convertem sem chamado, pois estão acostumadas a seguir todos os ventos do momento. “Se a moda agora é ser ‘crente’ estamos dentro”.  COMODISMO – Ser ‘crente’ é bom. Fazemos amigos, geralmente amigos fiéis com os quais podemos contar e o ambiente é seguro, bem diferente dos ambientes fora deste âmbito. É bom ter o que fazer nos finais de semana e o culto é uma ótima oportunidade de extravasar as ‘energias negativas’ e voltar para casa com ‘baterias carregadas’. SITUAÇÕES VANTAJOSAS – Crentes são pessoas confiáveis, ótimos consumidores e excelentes pagadores. Uma vez que estão sempre juntos é muito fácil vender Tupperware, Avon, Jequeti, Amay, Telexfree, bbom, Up-Essências, Forever, enfim, todas as novidades do mercado e do marketing de rede. Este é só um exemplo, mas quando falamos em situações vantajosas elas são numerosas indo para todas as áreas, política, sociais, econômicas etc. FACILIDADES NATURAIS E SOBRENATURAIS – Muitas pessoas buscam apenas as facilidades do evangelho, ou seja: A ajuda da igreja para o seu dia a dia em forma de cestas básicas, auxílios, cursos etc., como também sobrenaturais. É comum vermos pessoas nos templos em busca de milagres e estas pessoas em geral seguem dois caminhos: Recebem o milagre e vão embora, ou não recebem o milagre... e vão embora!
A palavra de Deus é clara ao nos estimular a dar frutos, e ela nos adverte quanto a isto ao dizer: “Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo é cortada e lançada o fogo. Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão” (Mt 7.19-20). A palavra de Deus também nos ensina que a abundância de vida provém do Senhor mesmo para os mortos: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra viverá, e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente” (João 11.25). Quando lemos estes textos é preciso refletir: Em que nível estavam Ananias e Safira? Em que nível nós estamos? Será que estamos sendo cristãos verdadeiros ou apenas cristãos de fachada? – A falsa adoração a Deus ou a “adoração de fachada” foi o primeiro motivo de pecado registrado na palavra de Deus – Caim e Abel – e não por acaso o primeiro motivo de morte. Este padrão de adoração é uma afronta ao poder de Deus e não podemos tratar as coisas de Deus de forma desleixada – “Não se deixem enganar: De Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isto também colherá”. Um casal, uma família devem estar constantemente voltados para Deus de forma sincera. Frequentar o pátios dos templos, e alguns fazem isto todos os dias, sem um coração verdadeiro traz peso na forma de “juízo” (julgamento) quem pratica esta ação, e isto independe da sua posição social ou eclesiástica. Ao longo da palavra de Deus pudemos ver casos semelhantes ao de Ananias e Safira onde o juízo divino sobreveio à vida de pessoas desleixadas ou envolvidas com a fé de forma torpe, entre eles podemos destacar Nadabe e Abiú mortos pela sua irresponsabilidade diante do poder de Deus.
Você deve fazer “o quanto pode” para a obra de Deus, porém jamais finja fazer mais, ofertar mais ou parecer mais do que realmente é. Seu irmão de igreja pode até acreditar em você mas o Deus todo poderoso te conhece. Ananias e Safira, poderiam ter ofertado o quanto quisessem da propriedade vendida, porém o desejo de “parecer mais generosos do que eram” os levaram a uma morte sem volta, pois eles mentiram “e os mentirosos não herdarão o reino dos céus”. Uma família precisa ser sincera com Deus, e fazer pelo seu ministério o quanto pode, o máximo que pode dentro das suas possibilidades. Se há quem pregue a palavra, que pregue, se há quem ministre o louvor, que louve, se há quem possa colaborar no ministério, que colabore, porém “que a sua mão direita não saiba o que faz a esquerda”. Nos somos cristãos, não somos artistas. A palavra artista vem do grego e significa – “aquele que diz ser o que não é”. Não seja artista, seja profeta! Não seja  um crente de ocasião seja cristão por convicção.
O exemplo é uma forma de pregação. O seu exemplo vai formar outros exemplos, então tome cuidado com o seu comportamento. Ananias e Safira certamente tiveram o seu coração corrompido por maus exemplos. O seu comportamento na igreja e em casa precisa ser exemplar. Viver o que lê, o que ouve na palavra de Deus e que Deus ministra ao seu coração. Falar apenas não é suficiente para fazer os seus filhos mudarem de direção. Seja um exemplo vivo da presença de Deus na sua casa. Mostre a sinceridade de coração na sua doação integral a Deus, em Espírito e em verdade e não apenas em coisas materiais. Não pense jamais que seus dízimos farão alguma diferença se o seu coração não pertencer ao Senhor. Este é um grande erro nos dias de hoje, herdado da igreja em Roma onde se ensinava a comprar a santidade. Dízimos são sagrados, tanto quanto o seu coração, a sua vida e a sua família e toda ela deve estar inserida no plano de Deus.
Em Atos dos Apóstolos vemos uma multidão convertida ao Senhor, mas encontramos Ananias e Safira em meio a esta multidão. Será que só este casal estava nesta condição? Quantos será, não pensaram em fazer a mesma coisa, ou preferiram simplesmente continuar na sua vida de sempre, sem se dedicar aos planos de Deus. A esses convertidos, porém não na plenitude da palavra, nada mais restou do que o Sheol e não fomos projetados para isto, fomos projetados para ter vida e vida em abundância. Devemos exercer a comunhão em Cristo Jesus, partir o pão, porém tudo isto deve ser feito conforme a palavra de Deus. Faça a diferença. Aparências são só aparências, mas você e sua família nasceram para vence-las e fazer a diferença.
Nele, por Ele e para Ele.
Pr. Altamir de Souza.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Você nasceu para brilhar


Vamos compartilhar um texto conhecido da palavra de Deus em Mateus 5:14-16 – “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. 15 E, também, ninguém  acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos que estão em casa. 16 Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.

Acredito que você ao menos já tenha citado parte deste texto em algum momento da sua vida. Quando o lemos percebemos uma grande dose de otimismo vindo da parte de Deus em relação à sua criação. Apesar de todos os nossos erros, apesar da nossa facilidade indiscutível de ter comunhão com as coisas que não coadunam com a luz, apesar das nossas instabilidades emocionais psicológicas, sociais, filosóficas e religiosas, o Senhor faz questão de iniciar o seu texto dizendo: “Vocês são a luz do mundo”. Observando o texto é possível compreender a predileção de Deus pela sua criação em relação a todas as outras coisas. Observe: Dentre as classificações angelicais encontramos os ‘Serafins’. Estes anjos estão entre os primeiros na hierarquia angelical. Seu nome deriva da palavra Hebraica Saraf (שרף) cujo significado mais próximo ao português seria “queimar” ou “incendiar” provavelmente por uma referência a descrição do próprio Deus onde Ele é comparado a um “fogo consumidor” ou simplesmente fogo. Agora preste atenção ao texto de Mateus 5.14 – “Vocês são a luz do mundo” – Ou seja, você tem fogo! Você tem poder! Você possui características humanas e espirituais que quando somadas invariavelmente fazem a diferença na terra e por isto Ele também nos diz: “Vocês são o sal da terra” (Mateus 5:13) – E não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte” – Em outras palavras: “A glória (fogo) do Senhor representados por intermédio da sua vida são impossíveis de esconder”, pois o Senhor não nos colocou nos lugares baixos e sim nos lugares altos. No texto, a cidade somos nós,  construção é a mão de Deus e o monte é o lugar alto onde todo filho de Deus deve estar inserido. Creia! Deus não te chamou para viver no vale, Deus te chamou para viver nos lugares altos. Não aceite menos! Não se deixe levar pelas situações que roubam a sua posição pois “ninguém acende uma candeia e coloca debaixo de uma vasilha”. Vamos pensar neste texto: Quem se fez menor para ser o maior? – Jesus. Então quem era tudo e se fez nada? – Jesus. Então quando o texto diz ninguém, de quem você acha que o Senhor esta falando? Claro! dEle mesmo. A candeia é você. O Senhor nos fez do barro, e “soprou em nós o fôlego da vida” e literalmente nos acendeu, como quem acende uma candeia para iluminar um ambiente. Nós fomos criados para adorar a Deus e trazer luz a um lugar antes dominado pelas trevas – “Genesis 1.2 – Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito Santo de Deus se movia sobre as faces das águas”. Ser colocado debaixo de uma vasilha, e coisa do diabo, uma candeia debaixo de uma vasilha não irradia a sua luz, e esta é a função do inimigo: Impedir a sua luz de atingir os seus objetivos, porém este “ninguém” só o é para quem não O conhece, pois a partir do momento em que suas palavras entram e nós, Ele passa a ser TUDO – Tudo o que precisamos e TODO – Todo poderoso em todas as situações!

Quando você se permite conhecê-lo Ele “coloca-o no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa”.  – Um dos maiores erros do homem na atualidade é tentar resolver os seus problemas por sí mesmo, sozinho, como se a sua independência carnal estivesse ampliada ao âmbito espiritual. Você tem dois caminhos e ambos podem ser os lugares apropriados aos olhos de Deus dependendo das suas atitudes – (Mateus 7:13) – Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo é o caminho que leva a  perdição, e são muitos os que entram por ela. 14 Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram. Deus é Deus em todas as situações Ele pode colocar você onde estiver o seu coração, e em todos os casos será o lugar apropriado. Onde é o seu? Na presença de Deus ou fora dela, na unção do Espírito Santo, ou longe dEle. Mateus 7 diz que poucos encontram o lugar apropriado, mas se você decidir estar entre os que se colocam nesta posição as bênçãos não serão só suas pois Ele “ilumina a todos que estão na casa”. Há uma palavra grega “OIKOS” cujo significado literal é CASA ou UNIVERSO HABITADO, de um modo geral a casa é o nosso lugar de comunhão com os mais próximos, levando-nos a compreender que “oikos” é o nosso “círculo de relacionamentos mais próximos”. Quem frequenta sua casa? – Sim, todos estes serão iluminados pela sua luz, todos estes serão tocados pela presença maravilhosa de Deus em sua vida e você será a candeia, você será o instrumento utilizado por Deus para “salvar a vida de muitos”. Creia nisto

A vontade de Deus é ver você representa-lo na terra, realizando milagres, levando palavras proféticas, e colhendo os frutos dos “filhos da honra”. Não estamos tratando de coisas materiais e sim espirituais. Você pode estar em qualquer posição dentro da pirâmide social. Isto em nada muda a visão de Deus em relação a você. A luz que brilha através da sua vida, é a mesma do milionário, a mesma do famoso. Tomo a liberdade de dizer que em grande partes das vezes a sua luz possa ser até maior. Não se deixe levar por questões pequenas capazes de entristecer o seu coração. Deus conta com você para fazer a diferença na sua casa, no seu bairro e na sua igreja. Seja forte e perseverante, “brilhe a luz de você diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus”.



Nele, por Ele e para Ele.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

CINCO PÃES E DOIS PEIXINHOS: DOS PEQUENOS DEUS FAZ COISAS GRANDES

(Esboço de mensagem)

DEUS PREPARA OS PEQUENOS
PARA FAZER COISAS GRANDES



     Amados irmãos, abram suas bíblias no livro do discípulo amado de Cristo o apóstolo João, capítulo 6 onde leremos, a princípio, do versículo 35 até o versículo 40 – “Então Jesus lhes declarou: Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede. 36 Mas como vos disse, vos me vistes e contudo não credes. 37 Todo aquele que o Pai me dá virá a mim, e o que vem a mim de maneira nenhuma lançarei fora. 38 Pois eu desci do céu não para fazer minha vontade, mas a vontade daquele que enviou. 39 E esta é a vontade daquele que me enviou, que Eu não perca nenhum de todos os que Ele me deu, mas o ressuscite no último dia.
     O apóstolo João, filho de Zebedeu e Salomé, diferencia-se na escritura do seu livro sinóptico. O evangelho de João está exaustivamente voltado para o amor de Cristo. Por cerca de 25 vezes o apóstolo João refere-se diretamente em suas escrituras ao amor de Cristo. Diferente dos outros evangelhos João está muito mais preocupado em evidenciar a fé em Jesus Cristo do que evidenciar as suas obras. Através do profeta João, Jesus Cristo nos dá uma visão muito mais ampla a respeito de si mesmo. No livro de João nós vemos Jesus como o Messias enviado para salvar o mundo, em João 4.26, também o vemos como luz do mundo em João 9.5, em João 10.7 Ele é a porta, e em João 11.25 Ele é a ressurreição e a vida. Excetuando-se o milagre da ressurreição o apóstolo João registra em seu livro oito milagres, dos quais seis são relatos exclusivos seus. Neste mesmo livro, no capitulo 6, encontramos uma particularidade descrita apenas pelo apóstolo João, em uma passagem cujo contexto está presente em todos os outros evangelhos: O início do capítulo 6 nos informa que Jesus havia atravessado o mar da Galiléia e uma grande multidão o seguia por causa das grandes curas e outros milagres que vinha realizando. Era um período próximo a páscoa e Jesus estava no alto de um monte com seus discípulos quando então, erguendo os seus olhos em direção à multidão perguntou ao seu discípulo Felipe: Onde compraremos pão para toda esta gente comer?. O texto nos informa que Jesus perguntara apenas para experimentar pois já sabia o que ia fazer. Felipe então olha para a multidão e diz: “Duzentos denários não seriam suficientes para que cada um deles recebesse um pedaço”. Ali por perto estava um outro discípulo, André, irmão de Simão Pedro, e foi exatamente André quem  chamou um rapaz, base para a nossa pregação (estudo). Conforme lemos no versículo 9 ele disse: Está aqui um rapaz que tem cinco pães e dois peixinhos, mas o que é isto para tantos.

UM POUCO DE HISTÓRIA
     Para compreender esta passagem nós precisamos saber um pouco da história daquele lugar. O livro de João foi escrito no primeiro século da era atual, e conforme nos informam os livros de história, a Galiléia era uma região muito mais pobre do que a Judéia e o povo daquela região atravessava uma época demasiadamente difícil, de grande fome e desespero. Nesta época era Roma quem dominava Jerusalém e por mais que o povo Judeu lutasse contra esta dominação de Roma não eram capazes de vencê-la, sendo quase sempre expulsos para a Galiléia. O espaço era pouco, a cultura da região era diferente, e as pessoas em geral não conseguiam viver conforme estavam acostumadas e é exatamente nestas horas onde costuma surgir a receita ideal para o caos: Pouco espaço, pouca cultura, pouca comida, pouca fé. Era assim que vivia o povo Judeu exilado na Galiléia, no caos.

FATOS IMPORTANTES 
SOBRE O RAPAZ
     A primeira coisa que aprendemos a respeito deste jovem justifica-se na situação na qual estava envolvido: Aquele jovem rapaz era um dos filhos do caos. O livro do apóstolo João está localizado nos primeiros 100 anos da nossa era atual, cerca de 300 anos após o período do silêncio entre o antigo testamento e o novo testamento. A referência ao “rapaz” indica que ele possuía mais de 12 anos, pois senão seria chamado de criança, e menos de 21 anos pois naquela época, de forma muito parecida com o que vivemos nos dias atuais, considerava-se o homem na plenitude do seus direitos a partir dos 21 anos de idade e neste caso este "rapaz" estaria na conta dos aproximados 5.000 alimentados naquele dia. Sendo assim, assimilamos que este rapaz seria um estrangeiro da sua própria terra, descendente de judeus, porém nascido na Galiléia. Em segundo lugar aprendemos que ele estava sozinho naquele monte, pois de certo sua família, estando com ele não perderia a chance de chegar próxima de Jesus e seus discípulos amados.  O terceiro fato importante: O rapaz estava correndo riscos ao se distanciar de sua casa e ir para o meio da multidão. Conforme nos informa a palavra de Deus, o povo estava faminto. Imagine um jovem carregando pães e peixes no meio de uma multidão de homens famintos.


Todos estes fatores, nos levam a compreender grandes ensinamentos da parte de Deus através da vida deste rapaz. A bíblia é um conjunto de livros repleta de códigos implícitos para os não-espirituais e explícitos para os espirituais. Se você abrir os seus olhos e os seus ouvidos de forma espiritual poderá contemplar revelações proféticas através deste texto capazes de ajudar muito a sua vida espiritual. 

O QUE JESUS QUERIA 
ENSINAR: OS HUMILDES 
SERÃO EXALTADOS
     Nos chama a atenção o fato de não vermos o nome deste rapaz escrito na bíblia. A sua história e o seu exemplo impactaram os discípulos de Jesus a ponto de ser registrada nos 4 evangelhos e contada em detalhes pelo apóstolo João. Hoje nós vemos um grande número de doutores, mestres, teólogos, pessoas muito preocupadas em ter os seus nomes grafados nas placas das igrejas, nos jornais, nas TVs e todos os outros meios de comunicação, mas quando Jesus quer fazer um milagre Ele não escolhe os famosos, Ele escolhe o mais insignificante, o menor entre todos para fazer dele o maior de todos os exemplos. Talvez você tenha entrado neste lugar (ou esteja lendo este texto) entristecido porque alguém não se lembrou de você, alguém não falou seu nome, ou quem sabe você tenha chegado aqui se achando o menor entre os menores. Deus não se agrada do soberbo e sim dos humildes - Tiago 4.6 diz que o Senhor resiste ao soberbo e exalta os humildes e no meio desta humilhação Deus vai gerar uma grande vitória! Uma vitória que vai ser lembrada pelos séculos e exaltada entre todos os povos!

É PRECISO SE ADIANTAR
     Segundo lemos no texto do apóstolo João, havia naquele lugar cinco mil homens. Se considerarmos as mulheres, os jovens e as crianças chegaremos fácil a vinte e cinco mil ou trinta mil pessoas reunidas para ver Jesus. Imagine toda esta multidão querendo se aproximar de Jesus e ainda por cima no alto de um monte. Se houvesse alguma coisa no alto, as pessoas de baixo sofreriam uma verdadeira avalanche de homens e mulheres como já vimos em alguns estádios de futebol. Posso ver o empurra-empurra, a correria, o desespero para aproximarem-se do homem dos milagres, porém, e sempre tem um porém na vida das pessoas que recebem milagres de Jesus, aquele jovem rapaz foi mais esperto! Ele sequer terminou  sua atividade secular para correr atrás de Jesus. De fato ele poderia ter levado os pães e os peixes ao seu destino mas ele sabia que se assim o fizesse perderia tempo. Quando o barco com os discípulos e Jesus apontou na praia Galiléia, muitos falaram: Vou almoçar, depois eu subo, vou pagar minhas contas, depois eu subo, enfim. Todos estes ficaram na rabeira da benção, puderam ver a glória de Deus na vida dos outros, mas não receberam a glória e Deus nas suas vidas. Amado irmão, às vezes é necessário deixar de lado o que você esta fazendo e se adiantar para ter um encontro com Deus. Deus atravessou o mar por sua causa e Ele quer abençoar a sua vida. Deixar Deus para trás é zombar de Deus e de Deus não se zomba. Eu posso imaginar seus pensamentos agora: Pastor, e como fica aquela história onde os últimos serão os primeiros! Cuidado, pois os últimos neste caso serão os primeiros a ver a glória na vida dos outros e Deus não te chamou para ser o último, Deus te chamou para ser o primeiro.

NÃO SAIA DO CAMPO 
VISUAL DE DEUS
     Joao 6.3 nos informa que Jesus subiu ao monte e sentou-se com seus discípulos. Analisando a cena é fácil perceber: Jesus está sendo seguido por milhares de pessoas, ao sentar-se com os seus discípulos Ele saiu do campo de visão de muitos, porém os que estavam mais próximos podiam vê-Lo e também serem vistos por Ele e por seus discípulos. Esta é a mensagem implícita de João 6.3 – Pessoas distantes de Deus o perdem de vista com muita facilidade. Uma breve parada para descanso e pronto! Cadê Jesus? Amados, houve uma época onde o Senhor parou para descansar e esta parada não durou 4 horas e sim 400 anos. Apesar deste período ser representado por páginas brancas na bíblia entre o antigo e o novo testamento muita coisa aconteceu. 1.) Nos primeiros 100 anos Israel estava dominada pelos persas, a política deles era a de não interferir muito na cultura e na religião judaica desde que cumprissem com suas obrigações. Na nossa vida é assim, quando nos afastamos de Deus a princípio parece estar tudo normal na nossa vida. Temos a impressão de ver as coisas funcionando muito normalmente e agora ainda sobra tempo pra ver o "Fantástico" 2.) Esta felicidade de Israel não durou, um homem chamado Alexandre o Grande dominou Dario da Pérsia, e Alexandre não tinha princípios religiosos. Ele era discípulo de Aristóteles, e como tal  exigiu a aplicação da sua cultura em Israel. A cultura de Aristóteles não tinha nada de religiosa, era uma cultura humanista, filosófica, e mundana e que por sua vez não agradava a Deus. O antigo testamento foi traduzido nesta época para o Grego formando o que chamamos de Septuaginta, e somente esta tradução “corrigida” poderia ser lida com liberdade entre o povo Judeu. Este é outro fator perigoso de quando nos afastamos do campo visual de Deus. O inimigo acaba adaptando a cultura dele à nossa cultura e ficamos contaminados com uma religião absolutamente tendenciosa. 3.) Não parou por ai: Alexandre o Grande morreu, e assume o governo Antióquio Epifanes, que proibiu definitivamente a cultura religiosa nos moldes judaicos e ainda por cima profanou o templo com animais impuros. Este é o resultado; afastados de Deus e com o passar do tempo, ficamos totalmente impedidos de adorá-Lo. Perceba isto: Até onde não há palavras há mensagem. A bíblia é tremenda e ela está falando com você. NÃO SAIA DO CAMPO VISUAL DE DEUS, não se contamine, não se permita ser impedido de ver a glória de Deus na sua vida. Aquele jovem foi esperto, ele estava próximo de Jesus e mesmo que ele estivesse no seu período de descanso os seus olhos estavam fixos no Senhor. Hebreus 12.1-2 diz: Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé... 
       Fixe os olhos em Jesus e Ele vai ver você o meio da multidão! Você pode não ter nome, pode não ter cargo, mas para Jesus você tem um nome: Filho Amado, e tem uma função: Ser vitorioso em todas as coisas! Glória Deus.

SEJA DIFERENTE
     Na atualidade o inimigo tem apregoado a falsa informação de que nós podemos copiar o comportamento do mundo. É comum ver jovens, homens e mulheres cristão agindo tal e qual os ímpios do lado de fora da Igreja. Veja o que o Senhor fala sem palavras sobre isto através desta mensagem. Milhares de pessoas estavam naquele monte, todos com um só propósito e eu diria uma só visão. Hoje há muitas igrejas com propósitos e com visão, mas nem sempre elas estão focadas em Jesus. Vamos um pouco mais além; Será que Jesus está olhando com bons olhos estas igrejas? Palavras como foco, propósito, visão, são muito utilizadas nas igrejas e isto é bom, mas tudo isto precisa ser voltado para Jesus, caso contrário Jesus não olha para a igreja. Um grupo de pessoas, independente da sua fé, pode ter um foco, um propósito e até mesmo comunhão. Quem  nunca viu falar em festas de facções como o PCC por exemplo? Pode soar estranho aos seus ouvidos, mas uma festa sendo boa ou má, é uma festa de comunhão entre pessoas com uma mesma visão. A igreja que o Senhor procura para olhar é diferente, e para sermos vistos é preciso ser diferente. Se você for igual aos outros, Jesus vai ver você como vê os outros. Seja diferente! Faça algo diferente! Muitos estavam subindo o monte com suas melhores roupas, suas melhores sandálias, quem sabe até houvesse entre eles alguns com seus torás, para nós bíblias, subindo em direção a Deus. Mas de que adiantam essas coisas se não tivermos a provisão de Deus, do que adiantam estas coisas se não houver obediência ao Senhor. Havia mestres ali, doutores, mas só o rapaz tinha 5 pães e dois peixinhos em um cesto ou seja: Somente o jovem tinha algo diferente! E o que significam estes elementos? Os pães representam a provisão de Deus, afinal Ele é o pão vivo que desceu do céu, já os peixes representam recompensa pela obediência. Quando os discípulos lançaram suas redes sobre a ordem de Jesus, pescaram mais do que poderiam aguentar, em Mateus 17 o Senhor dá uma ordem a Pedro: Vai-te ao mar, jogue o anzol, tire  o primeiro peixe, abra-lhe a boca, pegue a moeda de 4 dracmas e pague o meu imposto e o seu. O cesto representa a proteção de Deus. Moisés foi embalado quando criança em um cesto e atravessou a correnteza do Rio Nilo. Sendo assim eu creio que o Senhor está falando a respeito de obediência, provisão e fartura e proteção. Não suba o monte com aparências suba o monte com a provisão de Deus e a obediência plena aos seus mandamentos. VOCÊ VAI SER VISTO ENTRE A MULTIDÃO e GRANDES COISAS VÃO ACONTECER NA SUA VIDA!

NÃO TENHA MEDO 
DE LEVAR SUA CARGA
     Quem já subiu morro, monte e coisas assim vai entender do que estou falando. Subida com peso não é fácil. Muitas vezes nós queremos nos livrar dos incômodos antes do tempo. Se aquele jovem tivesse jogado o cesto fora, ele teria chegado mais rápido, mas jamais seria visto pelo discípulo e levado até Jesus. Muitas vezes o Senhor nos permite passar por algumas dificuldades, mas esta é uma forma de nos fazer chegar até a sua glória.  Se aquele jovem tivesse dado seu cesto para outra pessoa, ele teria chegado mais rápido e menos cansado, porém o outro é que seria abençoado e não ele. Tem muita gente assim nos dias de hoje, chega rápido aos púlpitos, chega rápido a glória, chega rápido ao poder, porém chegam de mãos abanando sem nenhuma bagagem que testemunhe o seu sacrifício. Há uma diferença entre chegar e ser carregado. Jesus curou o paralítico por causa dos quatro que o carregaram e não por causa do paralítico. Antes de repassar sua carga para alguém na igreja, pense duas vezes. Talvez o Senhor esteja lhe dizendo. APRENDA COM ELA, porque o MEU FARDO E LEVE E O MEU JUGO É SUAVE, e através dela EU vou lhe ensinar coisas grandiosas que você ainda não aprendeu.

NÃO SE PREOCUPE 
COM AS VOZES CONTRÁRIAS
     João 6.9 – Vamos ver André, o irmão de Simão Pedro dizendo: “Aqui está um rapaz com cinco pães de cevada e dois peixinhos...” – Até aqui tudo bem, mas o mesmo André que encontrou o jovem, e lhe aproximou de Jesus, também lhe deu um banho de água fria – “mas o que é isto para tanta gente?”. Muitas vezes as vozes contrárias não vem do inimigo, vêm exatamente das pessoas que menos esperamos. Você precisa estar preparado para estas coisas sabendo relevá-las, perdoá-las e compreendê-las. Este mesmo André também foi instrumento de salvação na vida daquele jovem e na vida de uma grande multidão pois foi ele quem viu os pães e os peixes para a multiplicação. Agora pense: Em quem você vai focar, no André pessimista, ou no André que salvou uma multidão, na sua esposa chata, ou na esposa que lhe disse sim e te espera todos os dias, no filho respondão, ou no filho que lhe encheu de felicidade quando nasceu e é uma promessa de Deus? No Deus que parece estar sentado ou no Deus que deu o seu único filho para você ter acesso a salvação. Irmãos, quanto a mim não julgo que já tenha alcançado, mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus. A glória do Senhor está sobre a sua vida. Eu creio nisto!

PARA FINALIZAR
Esteja preparado para 
receber a glória de Deus na sua vida!

1.) Muitos estavam ali mas só o rapaz viu de perto a glória de Deus. Tem muita gente atrás da glória, MAS VOCÊ VAI VER DE PERTO!

2.) Deus vai pegar o que para você é pouco e vai multiplicar para muitos! Da tua pouca sabedoria, DEUS VAI GERAR MUITA SABEDORIA, da sua pequena oração DEUS VAI GERAR GRANDES RESULTADOS, da sua pequena fé DEUS VAI GERAR GRANDES MILAGRES.

Cinco pães e dois peixinhos alimentaram cerca de 30.000 pessoas, 5 e 2 = 7. Eu quero encerrar esta palavra com sete poderosas bençãos para você receber e multiplicar na sua vida. 

DOMINGO
Deus está abençoando o seu casamento!

SEGUNDA
Deus está abençoando os seus filhos!

TERÇA
Deus multiplicando a sua fé!

QUARTA
Deus está multiplicando a sua saúde!

QUINTA
Deus está multiplicando os seus dias de vida!

SEXTA
Deus está multiplicando o seu ministério

SÁBADO
Deus está te preparando para ser um multiplicador!


pr. altamir de souza
Na Visão de Multidões!
Shalom Aleichem, Aleichem Shalom
A paz seja convosco, convosco esteja a paz

Todos os nossos textos são liberados para estudos, pregações em pequenos grupos ou igrejas. A publicação dos textos entretanto só deverá ser feita mediante a autorização por escrito do autor.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

O poder e a unção de Ezequias em você


Contexto: Deus está à procura de pessoas que confiem na sua autoridade para exercê-la com indiferença a todas as dificuldades que o mundo impõe. Através desta ministração você poderá atingir este nível e vencer grandes barreiras em sua vida.


Culto IMUEG, domingo, 28 de abril de 2013

2ª CRÔNICAS 29 – Ezequias tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar e reinou vinte e nove anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Abia, filha de Zacarias. 2 Ele fez o que o Senhor aprova, tal como tinha feito Davi, seu predecessor. 3 No primeiro mês do primeiro ano de seu reinado, ele reabriu as portas do templo do Senhor e as consertou. 4 Convocou os sacerdotes e os levitas, reuniu-os na praça que fica do lado leste 5 e disse: “Escutem-me, levitas! Consagrem-se agora e consagrem o templo do Senhor, o Deus dos seus antepassados. Retirem tudo o que é impuro do santuário.

Enfase bíblica: EZEQUIAS (Rei em Jerusalém) E SENAQUERIBE (Rei Assírio)

Antes de Ezequias a palavra de Deus nos mostra outros homems reinando em Jerusalém, porém a nossa ênfase nesta noite está voltada para Ezequias. Tivemos antes dele, Reoboao – Abias – Asa – Josafá – Jeorao – Acazias – Atalias que adorava o Deus Rhá -  (em egípcio: *ri:ʕu – O Deus do Sol) – Joas – Amazias – Uzias – Jotão – Acaz  e finalmente EZEQUIAS.

Quando a palavra de Deus nos relata sobre Ezequias, aprendemos sobre um homem que conseguiu uma importante vitória contra os ataques do inimigo utilizando como estratégia principal permanecer firme na sua posição de adorar a Deus. Ezequias possuía naquele momento importantes características com as quais iremos aprender nesta noite (com este texto).

A PRIMEIRA importante característica na vida de  Ezequias é sua idade. Ele tinha 25 anos de idade quando começou a reinar em Jerusalém, conforme aprendemos na palavra de Deus.  25 anos de idade, é em geral, o ápice de forma física do homem. Época em que todos os hormônios estão em ampla atividade, a capacidade neurológica está grandemente habilitada e as funções corporais internas e externas estão nas suas melhores condições. Vinte e cinco anos é a idade da JUVENTUDE e eu não preciso ser muito detalhista para mostrar a você que juventude é uma época também de muitos conflitos psicológicos e até espirituais. É comum nos dias de hoje, em igrejas voltadas ao público jovem, vermos uma grande rotatividade dentro das igrejas pois  o jovem sofre muitas interferências em sua vida e nem sempre está preparado para elas. Ezequias, porém, não permitiu que a sua JUVENTUDE o atrapalhasse, muito pelo contrário, ele soube canalizar a sua energia para fazer a obra de Deus.

AMADO JOVEM! VOCÊ PODE E DEVE CONTROLAR A SUA MENTE E O SEU CORPO. MANTENHA-SE NO FOCO, OUÇA A VOZ DE DEUS E SIGA O CAMINHO DO SENHOR E GRANDES VITÓRIAS VÃO ACONTECER SOBRE A SUA VIDA!

A SEGUNDA característica importante na vida de EZEQUIAS era a sua filiação. Conforme aprendemos na palavra de Deus ele era filho de ABIA e ACAZ. Preste atenção nisto: Abia era  filha de ZACARIAS e ACAZ era filho de DAVI e os dois como marido e mulher tinham condições bastante conflitantes (será que isto só aconteceu com ele heim?).  O Rei ACAZ reinou durante 16 anos em JERUSALÉM porém não seguiu em nada os passos de seu pai DAVI. O rei ACAZ preferia pagar tributos a SENAQUERIBE ao invés de lutar para que JUDÁ não fosse destruída. ACAZ preferia o caminho mais fácil, do suborno, da desonestidade, da sujeição a SENAQUERIBE que neste caso simboliza o próprio satanás. ABIA por outro lado seguiu os passos de seu pai ZACARIAS, ela compreendeu a necessidade de estar sob a autoridade do único Deus digno,  O SENHOR DE TODOS OS SENHORES. Ela presenciou (estou conjecturando) seu pai Zacarias aconselhar o rei Uzias e sabemos pela palavra de Deus que enquanto Uzias ouviu os conselhos de Ezequias o seu reinado foi próspero. COM CERTEZA então ABIAS, instruiu seu filho EZEQUIAS a seguir os passos corretos diante de DEUS e criou nele este desejo independente dos exemplos de seu pai.  APRENDA COM ISTO:  Tem muita gente que culpa o pai ou a mãe, por não conseguir trilhar os caminhos do Senhor, mas esta passagem nos prova que uma mãe resignada é capaz de mudar a vida do seu filho, vencer as barreiras psicológicas e sentimentais que possam acontecer e colocá-lo na rota da vitória.

DEUS VAI QUEBRAR AS BARREIRAS PSICOLÓGICAS QUE POSSAM TE IMPEDIR DE SEGUIR O CAMINHO DA VITÓRIA. RECEBA ISTO EM NOME DE JESUS!

A DECISAO EM DIREÇÃO A VITÓRIA PRECISA SER IMEDIATA!
QUANDO SOMOS LIBERTOS nossa atitude tem que ser imediata!
A bílbia informa que “no primeiro ano”, e também, “no primeiro mês” Ezequias abriu as portas do templo e o restaurou. Esta atitude de Ezequias mostra a grande coragem e também a autoridade espiritual na qual estava investido. Ele venceu as barreiras das altas patentes religiosas colocadas em Jerusalém e impôs a verdadeira autoridade do Senhor.  Não perder tempo para fazer a obra de Deus é essencial para evitar os ataques do animigo, ASSIM QUE EZEQUIAS ASSUMIU (não tinha que prestar contas a ACAZ), tomou uma atitude. Tome você também esta atitude! Em II crônicas 29.5 – EZEQUIAS DIZ: Ouvi-me, ó levitas! Santificai-vos, agora, e Santificai a Casa do Senhor, Deus de vossos pais, tirai o santuário da Imundícia.

A primeira coisa que DEUS FAZ é limpar o templo!
Veja o que diz II Co. 6: 14 a 16. - "Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno?
Ou que união, do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo." 

Quem é o templo? Claro que nós somos o templo e portanto não podemos nos misturar e nem podemos permitir qualquer tipo de contaminação pelo pecado. Esta combinação não faz parte dos planos e Deus para sua vida. Você como templo do Espírito Santo precisa ser limpo e permanecer limpo

EZEQUIAS – Restabeleceu o louvor na no templo
A primeira função para a qual o homem fora criado era louvar a Deus. Se não tivéssemos errado no começo da nossa caminhada neste planeta certamente ainda seria esta a nossa função. Louvamos a Deus com as nossas vozes, com as nossas danças, com os nossos instrumentos e também louvamos a Deus com nossas atitudes. Uma atitude de adorador é capaz de gerar grandes milagres em sua vida. Creia nisto! Não louve a Deus de qualquer jeito!

EZEQUIAS – Restabeleceu a páscoa.
Entre as três principais festas judaicas a páscoa era a mais importante de todas e mesmo assim estava esquecida. O povo já não se preocupava mais em lembrar dos grandes feitos do Senhor ao tirá-los do Egito e das mãos do Faraó. Relembrar e reestabelecer a páscoa significa “voltar aos bons hábitos”. Não há como assumir a autoridade espiritual sobre a sua vida, sobre a sua família ou sobre o seu ministério se você não for capaz de reestabelecer os bons hábitos. A páscoa era um momento de oração, consagração, oferta e confirmação e estes hábitos são essenciais para a sua vida cristã. Mantenha-os firmes e sempre ativos em sua vida. Não tenha medo de chamar os outros para participarem e você certamente colherá excelentes frutos do seu trabalho.
Lembra-te de quem foi que te tirou do EGITO!

EZEQUIAS – Restabeleceu os dízimos na casa do Senhor
O texto e II Cr 31 de 2 a 6 – diz: Ezequias designou os sacerdotes e os levitas por turnos, cada um de acordo com os seus deveres, para apresentarem holocaustos e sacrifícios de comunhão, ministrarem, darem graças e cantarem louvores junto às portas da habitação do Senhor. O rei contribuía com seus próprios bens para os holocaustos da manhã e da tarde e para os holocaustos dos sábados, das Luas Novas e das festas fixas, conforme o que está escrito na Lei do Senhor. Ele ordenou ao povo de Jerusalém que desse aos sacerdotes e aos levitas a porção que lhes era devida a fim de que pudessem dedicar-se à Lei do Senhor. Assim que se divulgou essa ordem, os israelitas deram com generosidade o melhor do trigo, do vinho, do óleo, do mel e de tudo o que os campos produziam. Trouxeram o dízimo de tudo. Era uma grande quantidade. Os habitantes de Israel e de Judá que viviam nas cidades de Judá também levaram o dízimo de todos os seus rebanhos e das coisas sagradas dedicadas ao Senhor, o seu Deus, ajuntando-os em muitas pilhas. Este texto de II Crônicas toca em um ponto difícil de falar atualmente. Muitas pessoas querem estar na igreja, orar a Deus, adorá-lo inclusive, porém ao se comentar sobre ofertas, a história muda completamente, em outras palavras “a coisa muda do vinho para a água (isso mesmo...) rapidamente”. No início desta pregação (deste texto) falamos sobre pessoas que querem depositar no Senhor toda a sua confiança e sem objeções. Quando você na dizima, não oferta e não contribui com as suas primícias está criando uma GRANDE objeção para a realização da obra de Deus em sua vida.
 
O que acham irmãos? Maravilhoso o trabalho de EZEQUIAS. Acho que podemos terminar nossa pregação (nosso texto) aqui mesmo! Evidente que não. Infelizmente toda vez que alguém se levanta para agradar a Deus o inimigo também se levanta para tentar impedir. O livro de II Crônicas não fala apenas sobre as reformas de EZEQUIAS, mas também sobre SENAQUERIBE, um terrível rei ASSIRIO que já havia dominado quase 50 cidades entre Síria, Israel e Judá. Senaqueribe tinha o seu quartel general em Nínive, uma cidade pela qual se apaixonou na província de Linse. Seu poder e sua influência eram tão grandes que  Ninive se tornou a 2ª cidade mais importante do mundo bíblico e também a capital da Assiria. Ele guerreava com 200 mil homens, 100 mil cavalos, 30 mil carros, um poder de guerra que se comparado aos dias de hoje superaria as maiores potências mundiais pois um carro de guerra  daquela época compara-se tranquilamente aos tanques de ataque mais modernos da atualidade.   Estudos recentes mostraram crônicas pessoais de SENAQUERIBE afirmando que havia preso EZEQUIAS como um pássaro numa GAIOLA, tal e qual como já havia feito em diversas outras cidades.

A presunção do inimigo
Ele estava tão convicto da vitória que preferiu enviar apenas o seu secretário  RABSAQUÉ, o príncipe dos soldados para falar com o povo de Jerusalém. Você poderá confirmar isto em  2ª REIS 18, 2 CRÔNICAS 32 e também ISAIAS 36. RABSAQUÉ começou a fazer uma campanha publicitária visando destruir a confiança do povo Judeu. Conosco também é assim: “Tem sempre um enviado do DIABO para nos desanimar quando estamos nos caminhos do Senhor”. Basta começarmos a ir para a igreja para aparecer alguém e nos acusar de alguma coisa. Basta expressarmos a nossa fé para sermos atacados por pessoas sem o menor escrúpulo. ESTES SÃO OS RABSAQUÉS DA ATUALIDADE!

Satanás tem uma forma peculiar de atuar em nossas vidas para nos atrasar. Vamos aprender isto com Isaias 36.
13. Então o comandante se pôs de pé e falou alto...
O diabo fala alto. Às vezes muito alto. Muitos gritos, muita firula, muito diz que me diz, muita fofoca, muita discussão. Quando você presenciar essas coisas, acredite é RABSAQUE, o enviado do inimigo tentando atrapalhar a sua vida, a sua família, o seu trabalho, o seu ministério ou até todos eles de uma vez só.

Em hebraico... (em outras traduções, “em judaico”)
Ao chegar em Jerusalém RABSAQUÉ falou na língua dos Judeus e não na sua. Claro que desta forma ele atingiria um número muito maior de pessoas e mais rapidamente. Você já pensou nisto? Muitas vezes as pessoas se aproximam de nós e parecem estar falando exatamente o que desejamos ouvir, ou falam de uma maneira capaz de nos levar a compreendê-los totalmente e até achar que estão certos. Isto porque estão falando “como queremos ouvir” ou “da forma como entendemos”. Cuidado! Nem sempre o fato de falar o que você quer ouvir significa uma mensagem vinda do Senhor. Às vezes o pastor, ou o seu pai, ou seu chefe vão precisar falar algo que não vai lhe agradar e você não vai compreender bem, ou não vai querer aceitar, mas tenha certeza: DEUS NÃO FALA O QUE QUEREMOS OUVIR, ELE FALA O NECESSÁRIO PARA CONTECER O MELHOR EM NÓS E PARA NÓS. A próxima vez que o seu pastor falar duro com você RECEBA! Certamente é a voz de Deus.

Ouçam as palavras do grande rei (sumo rei) o rei da Assíria...
Rabsaqué chama Senaqueribe de “sumo rei”, ou seja  o maior de todos os reis, o rei dos reis, o senhor dos senhores. Veja! Uma técnica subliminar incrustrada no seu discurso. Muitas vezes de tanto ouvirmos algo errado achamos estar correto e este era o desejo de Rabsaqué ao chamar o falso rei dos reis Assirio de “sumo rei”. Talvez nem todos aceitassem ou compreendessem, mas certamente se ele conseguisse convencer um grupo de pessoas este se encarregaria de convencer outros e assim por diante. Amados isto acontece nos dias de hoje de forma muito natural e quase sempre não percebemos. A mídia está constantemente chamando coisas erradas de certas e de tanto fazer isto as pessoas passam a achar que não é errado. Da mesma forma, dentro das igrejas quando alguém começa a dizer que algo certo esta errado muitas vezes e ninguém se levanta para repreender, tenha certeza: Logo este certo vai ficar errado para uma boa parte da igreja e seu ministério terá sérios problemas. CUIDADO COM OS RABSAQUÉS DENTRO DA IGREJA.

14. Não deixem que Ezequias os engane.
Outra estratégia subliminar – INTRODUZIR UMA INFORMAÇÃO, SEM FALAR A PALAVRA CHAVE. Compreenda: “Não deixem” = “Não permitam”. Pode parecer só isto mas não é. Ezequias era o Rei e portanto era destinado a ele o direito de “deixar” ou “não deixar”. Nesta simples duas palavras RABSAQUÉ está induzindo o povo a insubmissão e a revolução! Na continuação da frase lemos – “que Ezequias os engane” – Certamente com um pouco mais de atenção agora você já deve ter notado a mensagem por trás destas palavras: “EZEQUIA ESTÁ MENTINDO” ou “EZEQUIAS É UM MENTIROSO”. Se Rabsaqué utilizasse as palavras de forma direta, o povo de certo não ouviria, porém ele as introduziu com cuidado e com estratégia. Se juntarmos todo o texto teremos os seguinte: NÃO PERMITAM (Pois vocês tem direito e poder de escolha) que EZEQUIAS OS ENGANE (Ele é um mentiroso).

Acredito que até aqui você já tenha percebido o grande risco de participar das rodinhas de opinião a respeito deste ou daquele ministério, deste ou daquele pastor, deste ou daquele chefe enfim, o apóstolo Tiago nos ensina de forma muito prudente ao dizer  (Tiago 3:6)

Ele não poderá livrá-los
Vamos apenas traduzir pois o contexto é o mesmo: ELE NÃO PODERÁ LIVRÁ-LOS = Nada do que ele está fazendo dará certo. Se voltarmos no templo poderemos ouvir Rabsaqué utilizando um suave tom de voz ao dizer esta frase, como um pai querendo aconselhar seus filhos e chegamos a esta conclusão lendo a parte inicial do versículo 15 -  Não dêem atenção a Ezequias, Assim diz o Rei da Assiria.

Venham fazer as pazes comigo...
Fazer as pazes? Espera um pouco! Quem falou que Jerusalém estava brigada com SENAQUERIBE? Novamente o secretário do rei estava lançando mão de sua estratégia de informação e contra-informação. Ao chama-los para “fazer as pazes” na realidade ele estava imputando sobre Jerusalém e não sobre a Assiria o peso da morte e da destruição que poderia vir sobre todo o povo, caso não aceitassem suas condições.

Então cada um de vocês comerá de sua própria figueira, e beberá de sua própria cisterna...
Então = Condição (De aceitar a rendição), “cada um de vocês terá tudo o que sempre quis e até hoje nunca pode ter”. Uma cisterna era difícil de conseguir e também manter, quanto mais cheia. Neste link http://palavraemensagem.blogspot.com.br/2013/04/a-recompensa-do-primeiro-amor-poder-e.html explicamos o significado da figueira.

Até que eu os leve a uma terra como a de vocês: terra de cereal e de vinho, terra de pão e de vinhas...
A TERRA DE VOCÊS é IGUAL A MINHA!
Veja isto: Rabsaqué tenta mostrar que ser escravo vai ser tão bom quanto ser livre. Estranho? Lembre-se dos comerciais de bebidas que não mostram os acidentes que elas causam (Beber traz felicidade...será?), e os antigos comerciais de cigarro que mostravam homens e mulheres fortes e imponentes em meio à natureza (fumar traz felicidade e saúde.... será?). E o que dizer das músicas horríveis que se ouvem atualmente, será que elas podem nos levar a santidade tal e qual o louvor que elevamos ao Senhor? Pare e pense irmão. Rabsaqué continua vivo e seu nome está estampado em logotipos de TVS, em vinhetas de Rádio, em letras de música, discursos políticos e etc. Ore, medite e você vai perceber isto muito claramente.

Agora que falamos a respeito das estratégias do inimigo para nos levar a um caminho de derrota, vamos analisar a estratégia de Ezequias para vencê-lo.

A primeira atitude de EZEQUIAS fui subir no altério e fazer outro discurso para o povo. Esta opção de Ezequias nos ensina a TOMAR ATITUDES OUSADAS. Não é fácil falar em público, principalmente um público aflito ou debaixo de algum tipo de pressão. Ezequias não se deixou intimidar pois o poder do Espírito Santo estava nele e a sua convicção quanto a isto era muito clara. SE O INIMIGO ESTÁ TENTANDO DESANIMÁ-LO OU AFRONTÁ-LO TOME UMA ATITUDE. LEVANTE-SE E NÃO TENHA MEDO DE EXPOR  SUA OPINIÃO.

Vamos ler uma pequena parte do discurso de Ezequias e aprender com ele. O texto diz:  “Povo de Jerusalém,  sejam fortes e corajosos, não temais, nem vos assusteis por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele; porque há um conosco maior do que está com ele”. (Isaías 36:13-15)

Povo de Jerusalém...
Ezequias dirigiu a sua mensagem a quem de fato era necessário. Havia junto ao povo de Jerusalém outras pessoas, de outras cidades e até mesmo outros pontos de vista em relação a religião, mas Ezequias sabia a quem ele deveria falar. Para vencer o inimigo você precisa endereçar a sua mensagem e ser específico. Fale com coragem, seja determinado e dirija-se a quem de fato é necessário. Os resultados serão um grande poder do Espírito operando sobre todas as dificuldades.

Sejam fortes e corajosos... Não temais e nem vos assusteis...
Ezequias estava falando ao povo para seguir o seu exemplo. De certa forma ele estava rebatendo as informações de Rabsaqué e confirmando a sua capacidade de governar. Ezequias estava dando a receita do sucesso para o seu povo e se eles o seguissem e cumprissem os seus mandamentos certamente seriam vitoriosos em relação aos intentos do inimigo.

...por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele.
Ezequias está dizendo a verdade. O rei da assíria e a multidão debaixo de sua autoridade nada mais eram do que palha diante do grande poder do Deus de Ezequias. Da mesma forma, você não deve temer o poder do inimigo, nem tão pouco os seus “representantes”. Você está debaixo de uma unção poderosa capaz de vencer toda e qualquer imposição de satanás. Creia você tem capacidade para mover multidões espirituais ao seu favor!
Nada nem ninguém pode ir contra  você e o motivo é muito claro:

Há UM com você maior do que todos os seus problemas!
E seu nome é JESUS DE NAZARÉ! E não tem rei maior do que ELE.
Ele é o primeiro e o último, esteve morto, mas está vivo pelos séculos dos séculos e tem as chaves da morte e do inferno! Apocalipse 1-18.

O POVO OUVIU EZEQUIAS E PASSOU A AGIR

1.)    EZEQUIAS tampou as fontes de água que saiam da cidade.
NÃO DEIXE O INIMIGO SE ALIMENTAR DO QUE É SEU.

2.)    EZEQUIAS cobrou ânimo do povo.
Romanos 8.31 – que diremos pois... se Deus é por nós, quem será contra  nós!

3.)    EZEQUIAS Restaurou os muros quebrados
Não podia haver brechas para o inimigo entrar...

4.)    EZEQUIAS Ergueu torres de vigia sobre os muros
Mateus 26:41 – Orai e vigiai para não cair em tentação, e espírito está pronto, mas a carne é fraca.

5.)    EZEQUIAS fez armas e escudos em abundância.
Cinturão da verdade!, escudo da fé, couraça da justiça, o capacete da salvação e os sapatos do entusiasmo. Ef. 6

Animos prontos, EZEQUIAS sabia que não seria desamparado. Ele pega suas cartas e vai para o templo limpo do Senhor clamar por salvação!
A resposta de Deus para EZEQUIAS  e para você está em ISAIAS 37:33-38
Pelo que assim diz o Senhor a respeito do rei da ASSÍRIA
Pelo que assim diz o Senhor a respeito daquilo ou de quem tem te afligido!

1.)    Não entrará nesta cidade. NÃO ENTRARÁ NA TUA CASA!
2.)    Não lançará flecha alguma. OS PROJETOS DE SATANÁS CAIRÃO POR TERRA.
3.)    Não virá com escudos. ELE FICARÁ SEM DEFESAS DIANTE DA SUA SANTIDADE!
4.)    Não levantará tranqueiras contra você. VOCE NÃO SERÁ ENROLADO!
5.)  Pelo caminho por onde vier, por este voltará!
Será dente, por dente olho por olho? Tá certo isto?
Muito melhor!
Quem desejou a tua derrota vai assistir a tua vitória!
Quem desejou a sua morte vai ver você subir para a glória! Aleluia!

AMADOS! Com apenas uma anjo Deus matou a espada 185.000 homens de SENAQUERIBE. Diz a bíblia que ao amanhecer eram todos cadáveres. Sobraram 15 mim pra contar a história!

Eu profetizo vitória na sua vida ao amanhecer!
SENAQUERIBE  correu para LINSE, seu reduto. Lá chegando, foi morto por seus filhos: Adrameleque e Sarezer

LINSE ERA A “SEGUNDA”, Jerusalém era a menina dos olhos de DEUS e nisso ninguém toca. Você é criação de Deus, a principal criação de Deus e ninguém pode tocar em você!

Nele, por Ele e para Ele.