segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Elias do monte Horebe ao caminho de Damasco


       PALAVRA MINISTRADA NA IMUB Leste (Imueg-sp) - DOMINGO, 26/01/2014 – 1º Reis 19.15-18  - “O Senhor lhe disse: (a Elias) ‘Volte pelo caminho por onde veio, e vá para o deserto de Damasco. Chegando lá, unja Hazael como rei da Síria. 16 Unja também Jeú, filho de Ninsi, como Rei de Israel, e unja Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, para suceder a você como profeta. 17 Jeú matará todo aquele aquele que escapar da espada de Hazael, e Eliseu matará todo aquele aque escapar da espada de Jeú.
Uma das maiores dificuldades na vida do homem é saber como agir nos momentos de pressão. Como resolver os problemas que nos sobrevêm de uma hora para outra, recaindo sobre as nossas vidas. Em São Paulo ver os programas jornalísticos nos dá uma ampla visão a respeito disto. Muitas famílias estabilizadas, prósperas e felizes, de repente são tomadas de assalto pelas águas das enchentes. De uma hora para outra famílias absolutamente bem resolvidas perdem tudo e entram em desespero sem saber para onde ir. Imediatamente um desejo surge no coração dessas pessoas: Se eu pudesse voltar no tempo..., talvez eu tivesse me mudado daqui, talvez eu tivesse tomado algumas providências, talvez eu tivesse protegido melhor a minha família, talvez eu tivesse tomado mais cuidado comigo, enfim. A palavra de Deus, em sua infinita sabedoria, nos dá um caminho de volta para restabelecer a nossa confiança, nossa fé e nossa dignidade. Se você puder abrir os seus olhos e os seus ouvidos para o que Deus pretende estabelecer sobre a sua vida através desta pregação (desta leitura), certamente os seus dias nunca mais serão os mesmos e você sairá daqui repleto de autoridade do reino para vencer todos os seus dias difíceis.
O nome de Elias por si só nos dá uma visão panorâmica do seu ministério. Ele significa ‘Yahweh é meu Deus’.  Em Lucas 12.8 está escrito – “Eu lhes digo: Quem me confessar diante dos homens, também o filho do homem o confessará diante dos anjos e de Deus”. Neste sentido a autoridade vinda do Senhor sobre Elias testificou-se várias vezes durante o seu ministério. O texto que lemos está situado há (aproximadamente considerando-se o ano de 2014) dois mil e novecentos anos atrás, oitocentos e setenta e quatro anos antes da era Cristã. Nesta época o poderoso Acabe, casa-se com Jezabel, filha de Etbaal e sucumbe ao domínio espiritual e psicológico de sua esposa, adorando a outros Deuses e cometendo atrocidades contra o seu próprio povo, apenas e tão somente para agradar Jezabel. É nesta época que surge Elias, enviado por Deus para confrontar o poder de Jezabel e anunciar a Lei de Moisés (Palavra de Deus). Jezabel enfurecida trucida os profetas do Senhor, fazendo com que a ira de Deus recaísse sobre Israel fazendo-o passar por uma seca de três anos. Neste período, Elias refugiou-se no deserto de Querite onde foi alimentado por corvos e logo depois em Serepta, onde foi alimentado por uma viúva. A autoridade do profeta Elias foi finalmente provada no lado sudeste do monte Carmelo. Elias desafia não apenas um mas 450 profetas do deus Baal de Jezabel. Nem as danças, nem os holocaustos, nem as flagelações dos profetas de nada adiantaram. O Deus soberano de Elias, enviou fogo dos céus e consumiu toda a lenha do altar. Neste momento todos os profetas de Baal foram mortos à espada, gerando sobre Jezabel um grande ódio contra Elias.
Estamos sujeitos ao cansaço
Você é uma máquina programada para vencer. Desde o princípio cada célula do seu corpo foi cuidadosamente projetada para superar obstáculos, subjugar inimigos e vencer barreiras. Todas as vezes em que você inicia um projeto ele está fadado à vitória. Mateus 21.22 diz – “E tudo que pedires em oração, tendo fé, recebereis”. Tal e qual Elias você foi projetado para vencer, mas tal e qual Elias você também é uma máquina, e mesmos tendo sida feita por Deus, esta máquina onde habita a sua alma e o Espírito Santo de Deus, esta sujeita ao cansaço, ao medo, ao desânimo, enfim, aos terremotos que surgem uma vez ou outra tentando abalar as suas estruturas. O cansaço é uma estratégia de defesa do nosso organismo. Talvez você não tenha notado, mas isto é fato. Depois de uma tremenda partida de futebol, onde você fez muitos gols, correu quilômetros debaixo do sol, enfrentou pernadas, cabeçadas e etc., o seu organismo indica a necessidade de descanso para recuperar as suas energias e se preparar para outra partida, com sorte (no nosso caso com bênçãos), será outra partida onde você será vencedor.

Satanás conhece a melhor
hora para atacar
       Grandes vitórias exigem grandes esforços. Não há modo de ser recordista em uma olimpíada sem muito esforço e muito treino e é no final onde sentem-se os meses, talvez anos de treinamento. Neste momento de “fraqueza” é onde o corpo está mais fragilizado e com os reflexos diminuídos. Satanas não nos construiu, mas certamente viu ser construindo. Isto lhe dá a vantagem de conhecer detalhes ao nosso respeito muitas vezes desconhecidos até por nós mesmos, como por exemplo os seus momentos de fraqueza, e eles são muitos mais frequentes após um grande esforço, ou uma grande vitória. Veja o caso de Elias: Um dia inteiro de frente a 450 homens vistos como autoridades em Israel. Uma pressão tremenda vinda de todos os lados sobre Ele onde a “aposta” era ver quem iria morrer no final da história. De repente, o fogo consumidor do Espírito Santo de Deus atua sobre a oferta, queima os novilhos, a lenha e até parte do altar de holocausto. Elias sente a vitória nas suas mãos e presencia a morte de quatrocentos e cinquenta falsos profetas que antes tinham certeza da sua morte. Em outras palavras, Elias jogou uma partida de futebol com 12 horas de duração, sem intervalo e fez quatrocentos e cinquenta gols num só dia. Dá para cansar?

O inimigo faz guerra psicológica
       Em uma guerra é muito mais eficaz atingir a mente do opositor do que o seu corpo propriamente. É possível andar com dores, mas quando a nossa consciência fica desordenada perdemos a capacidade de agir conforme diz a lógica. A lógica é que o Senhor nos criou para subjugar o inimigo, porém, com a mente emaranhada por pensamentos diversos fica quase impossível prever as nossas atitudes. Satanás vai sempre tentar inverter verdade e mentira e foi exatamente o que ele fez na vida de Elias.  Em 1º Reis 19 o rei acabe conta os feitos de Elias a Jezabel, furiosa por perder os seus profetas, ela envia um mensageiro ao profeta Elias para dizer-lhe – “Que os deuses me castiguem com todo rigor, se amanhã nesta hora eu não fizer com a sua vida o que você vez com a Deles”. Elias havia acabado de dar “o maior pau” nos profetas de Baal, a vitória havia sido vista por milhares de pessoas, testemunhas da sua vitória, mas a sua mente cansada e confusa o deixou cego e o fez acreditar na mentira do diabo.

Guerra psicológica gera
efeitos negativos
O ataque de satanás sobre a mente do homem gera efeitos desastrosos quando estamos cansados, ou desprevenidos. Vamos aprender com a vida de Elias alguns destes efeitos.

MEDO - Em 1º Reis 19.3 está escrito – “Elias teve medo...”. O medo é um sentimento paralisante. Uma pessoa com medo não pensa corretamente. Um pessoa com medo não consegue reconhecer o terreno onde está pisando. Uma pessoa com medo é capaz de tomar atitudes incomuns aos seus hábitos normais.

FUGA - Em 1º Reis 19.3 também está escrito – “...e fugiu para salvar a vida”. Uma pessoa desesperada tem a forte tendência de fugir da família, fugir do trabalho e muitas vezes fugir da obra de Deus. O sentimento de sobrevivência é sempre superior aos outros sentimentos e nos momentos de estresse a nossa primeira atitude é fugir. Você já parou para pensar nas suas fugas? Há quanto tempo você vem fugindo de uma boa conversa com seus filhos, com sua esposa, com seu marido, ou quem sabe até mesmo com o seu pastor. O resultado para esta atitude é o nosso próximo tópico.

ABANDONO - Em 1º Reis 19.3 também está escrito – “...ele deixou seu servo”. Quando esta guerra psicológica que também é espiritual toma conta dos nossos pensamentos este é o último estágio. Primeiro fugirmos das nossas responsabilidades e obrigações. Depois, literalmente abandonamos as pessoas que estão à nossa volta. Elias abandonou seu servo. Este servo era um discípulo de Elias. Imagine o seu desespero ao ser deixado de lado. Imagine o desespero das pessoas à sua volta ao se sentirem abandonadas por você. O sentimento de abandono é um fator multiplicador dos outros dois primeiros. Uma pessoa abandonada, sente medo e logo após o desejo de fugir do lugar ou situação onde está.

Inversão de valores na
guerra psicológica
A intenção do inimigo e deturpar e inverter a sua visão em relação à realidade. Em 1º Reis 19.4 está escrito – “e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta (zimbro), sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte...”. Vamos voltar um pouco no tempo e lembrar de que estamos falando a respeito de Elias, um homem poderoso e cheio de autoridade por meio de Deus.  É este Elias que há algum tempo orou e fez cair fogo do céu que está em pleno calor de 50 graus do deserto sentado embaixo de um zimbro, praticamente uma moita, orando para pedir a “morte”. Ora! Deus é provedor de vida e não de morte. A morte veio por meio de satanás e não de Jesus. Elias estava se sentindo tão inferior a ponto de sentir-se o pior entre todos os descendentes dos seus antepassados, veja: “Já tive bastante Senhor...”, Elias não via a menor possibilidade de Deus dar a ele mais do que ele já havia recebido. “Tire a minha vida...”, Elias estava se colocando na posição dos profetas de Baal. Ele havia visto o Eterno tirar a vida dos falsos profetas, e agora depois de cansado, encontrava como única solução participar do mesmo fim.  Procure pensar um pouco sobre a sua vida. Não será que você tem orado de forma errada ou declarado sentenças contrárias à vontade Deus tipo: Não sou ninguém, não posso fazer nada, não consigo mais trabalhar, não sou digno. Talvez você deva avaliar as suas orações, o seu estado psicológico e espiritual.

Acorde! Existe um Deus
grandioso na sua vida!
       Deus não se conforma de ver a sua criação neste estado. Deus não se conforma em ver você nesta condição. Há uma promessa de vitórias na sua vida. Em Gênesis 13.15, aprendemos sobre Abraão. Nesta passagem ele diz a ele – “Tornarei a sua descendência tão numerosa quanto o pó da terra...”. Ao falar sobre terra Deus está colocando incontáveis bênçãos materiais sobre a vida de Abraão, e a história o confirma como um dos homens mais ricos do oriente. Logo depois em Gênesis 15.5 o eterno disse – “Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las. E prosseguiu: ‘Assim será sua descendência’”. As estrelas representam abundantes bênçãos espirituais. Estas bênçãos se confirmaram a tal ponto de transformarem Abraão o pai da fé monoteísta, do qual todos nós descendemos. Algum tempo depois de receber estas vitórias, Abraão foi provado em sua fé. Não foi fácil levar seu filho Isaque  a um monte em Moriá para oferecê-lo como holocausto ao Senhor. Mas foi naquele momento de provação onde o Senhor apareceu e confirmou todas as bênçãos que já havia prometido antes. A confirmação está em Gênesis 22.17 onde ele diz – “Esteja certo de que o abençoarei e farei seus descendentes tão numerosos quanto as estrelas do céu, e a areia das praias do mar”.

É chegada a hora de acordar. Abra os seus olhos, mude o seu entendimento. Deus abençoou a vida de Abraão, Deus abençoou a vida de Elias e Deus vai abençoar a sua vida. É hora de você vencer os impedimentos que o diabo tem lançado para apagar as suas vitórias.

O que pregamos a partir de agora é uma receita prática para vencer estas dificuldade levantadas contra nós. Se você puder abrir os seus olhos e ouvidos espirituais Deus vai atuar poderosamente sobre a sua vida.

RELAXE  e DESCANSE
Para de tentar resolver os seus problemas sozinho. Nos momentos de dificuldade é preciso dar descanso ao corpo. Somos programados para vencer, mas também somos programados para descansar. Elias, pediu pra morrer. Deus certamente olhou para ele lhe Deu descanso. Não necessariamente como ele pediu, mas como Deus entendeu que deveria ser. Descansar diante das dificuldades é dar um tapa na cara do inimigo, mostrando a ele a superioridade do Poder de Deus. Elias dormiu e...

DE REPENTE,
um anjo tocou nele.
Não podemos ser pretensiosos a ponto de dizer onde, quando e como Deus vai restaurar a sua boa forma espiritual e física, mas a bíblia diz “de repente” um anjo tocou nele. Isto pode ser hoje, amanhã ou imediatamente. De repente, um anjo vai tocar na sua vida, de repente um anjo vai resgatar a sua confiança, de repente o poder de Deus vai entrar na sua vida. Não se desespere, não desista. Hoje pode ser o dia da sua vitória. Descanse em meio ao seu deserto pois o Senhor está com você.

Como Deus trata uma
vida cansada
       Este episódio na vida de Elias nos dá uma visão panorâmica sobre a forma como Deus deseja trabalhar na sua vida nos momentos de dificuldade e ataque do inimigo. Em 2º Reis 19.7, o anjo do Senhor diz a Elias – “Levante-se e coma”. Ao olhar à sua volta Elias viu um pão assado sobre brasas quentes, e um jarro de água. A bíblia diz que ele comeu, bebeu e deitou-se novamente.
      
Deus restaura o corpo
Muitos irmãos e irmãs relatam a mesma dificuldade nos seus momentos de pressão: A perda de apetite. Quando você deixa de se alimentar, de fato, deixa de providenciar combustível para a sua máquina funcionar. Desnutrido, o cérebro perde a capacidade de raciocinar com perfeição e dá vez ao inimigo para trabalhar. Uma pessoa com fome tem alucinações, enxerga o que não existe de fato. Uma pessoa com fome tem tonturas, não consegue se manter de pé nos momentos de necessidade. Uma pessoa com fome não consegue se locomover na velocidade necessária para sair dos perigos. Alimentar e hidratar o corpo é essencial para vencer as suas dificuldades. Elias estava doente naquela hora. Deus estava lhe dando um remédio. O pão e a água, também representavam um remédio para a situação em que ele estava. Muitos irmãos se tornam místicos ao longo dos anos e colocam médicos e medicamentos de lado em sua vida. Este é um erro. Deus poderia ter restaurado Elias em um estalar de dedos, mas deu-lhe um alimento e aplicou-lhe um remédio. Naquele momento o Senhor estava restaurando a condição física de Elias, para ele poder continuar a sua caminhada de vitórias.

Deus restaura o psicológico
Depois de mais um período de descanso o anjo do Senhor acorda novamente Elias e pede que ele se alimente novamente. Elias comeu, bebeu e a partir de agora passou a ser tratado psicologicamente. Na segunda vez em que o anjo se dirigiu a Elias ele disse: “Levante-se e coma, pois a sua viagem será muito longa...”. Perceba o trabalhar de Deus com Elias. Agora a pouco ele estava pedindo a morte, pois achava que os seus dias na terra haviam perdido a essência e não tinham mais razão. Agora o anjo do Senhor lhe diz – “a sua viagem será muito longo...”. Meu irmão, minha irmã, a sua viagem não acabou. Talvez o inimigo esteja tentando lhe dizer isto durante estes dias, mas ele está enganado. Há uma longa caminhada pela frente, onde você verá coisas tremendas, onde você fará coisas tremendas. Ouça a voz de Deus sobre a sua vida neste momento. Ele está lhe dizendo: A SUA VIAGEM NÃO TERMINA AGORA. Há muito a ser feito. Há muitas vitórias pela frente.

Horebe, a oficina da alma
Houve um tempo na vida de Moisés onde ficou exausto das cobranças e da pressão de conduzir o seu povo adiante em direção à terra prometida.  No livro de Êxodo 33 Moisés sobre no alto do monte Sinai e expõe ao senhor todas as suas dificuldades e dúvidas. Naquele momento o Senhor lhe diz – “Farei o que me pede pois tenho me agradado de você”. Como forma de restaurar a confiança abalada de Moisés Deus lhe diz: (Exodo 33.19) - Diante de você farei passar toda a minha bondade, e diante de você proclamarei o meu nome: O Senhor. Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia, e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão.  O versículo 22 tem um segredo poucas vezes conhecido entre os Cristãos. O texto diz – “Quando a minha gloria passar eu o colocarei numa fenda da rocha e o cobrirei com a minha mão até que eu tenha acabado de passar...”. A palavra fenda, também pode ser traduzido do hebraico como “esconderijo”, “buraco” ou “caverna”. Moisés está no alto do Monte Horebe (que também tem o nome de Monte Sinai) quando este momento de restauração acontece.
       O monte Horebe ou Sinai, é um lugar de restauração. No Monte Sinai Moisés recebeu as tábuas da Lei, elas se quebraram e o Senhor as restaurou no mesmo monte. No monte Sinai a fé de Moisés foi restaurada pois a Glória de Deus passou sobre a sua vida e veja que tremendo! Foi para este monte, chamado “Monte de Deus”, o lugar onde Deus determinou que Elias fosse. Fortalecido pela comida, Elias anda 40 dias e 40 noites, sobe o monte e coincidentemente entra em uma fenda, ou uma caverna. Os estudos indicam uma grande possibilidade desta caverna ou fenda, ter sido a mesma onde ficou Moisés quando o Senhor passou. Perceba o trabalhar de Deus. Nos momentos de dificuldade o Senhor nos coloca perto dele, debaixo das suas asas, para sermos restaurados. Há um convite especial da parte de Deus para você. Deixe de lado a desconfiança, a tristeza, o desânimo. Alimente-se e corra em direção ao monte de Deus. O Senhor vai restaurar a sua alma e restabelecer a sua autoridade espiritual.

No monte você ouvirá a voz de Deus
       Quando você toma uma posição e resolve ir adiante Deus fala com você. Subir o monte significa galgar um nível espiritual mais alto. Até então um anjo havia falado com Elias, mas agora, o Senhor iria falar com ele. Deus deseja falar com os seus filhos sem intermediários, mas para isto é preciso ir em direção a Ele. Elias viajou quarenta dias e quarenta noites em um esforço sobrenatural para quem há pouco estava pedindo a morte. A pergunta de Deus para Elias foi: “Elias o que você está fazendo aqui, Elias?”. Simples! O que Deus viu em Elias foi um tanque de guerra, necessitando de uma reforma espiritual do Senhor, todo amassado e cheio furos e amassados. Quando o Eterno olha para Elias, até ele se impressiona e diz: Elias, o que está fazendo aqui Elias? Talvez Elias pudesse ter tentado fazer um quebra galho na sua lataria, e mostrar a Deus apenas parte do que ele vivia, mas Deus gosta mesmo é de transparência e Elias foi sincero com o Senhor. Em 2º Reis 19.10 ele disse o que sentia – “Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, o Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a sua aliança, quebraram os seus altares, e mataram os seus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me”. Após passar uma noite na caverna o tratamento de Deus foi prático rápido.
      
SAIA DA CAVERNA ELIAS! E fique no monte na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar. Deus já havia alimentado Elias, através do anjo, já havia tratado o corpo e o psicológico de Elias. Agora era hora de fazer uma funilaria completa na vida espiritual do profeta. Saia da caverna hoje, o Senhor quer passar na sua vida e lhe mostrar a sua glória. Não fique preso às cavernas da alma. Deus deseja vê-lo no alto do monte pronto para receber dele a sua autoridade e a sua benção.

O versículo 11, contém três fases difíceis para o homem mas absolutamente possíveis de serem vencidas quando estamos confiantes no poder de Deus. Elias iria assistir aos três fatores pelos quais havia passo e perceber algo fantástico.

       VEIO UM VENTO FORTÍSSIMO... Mas o Senhor não estava nele. A palavra de Deus fala bastante sobre ventos. Eles podem vir de qualquer lugar, a qualquer momento, atingindo os desprevenidos. Ventos fortes podem derrubar casas, como a de Jó. Ventos fortes em geral anunciam uma grande tempestade. Quando Elias estava falando ao povo a respeito do Deus vivo, um vento se levantou contra Ele, anunciando uma grande tempestade que estava por vir. A bíblia diz que o Senhor não estava no vento, porquê Elias poderia até não compreender até então, mas ele era preparado para enfrentar o vento. Deus não está no vento, Deus está atrás de você na sua retaguarda, porque ele sabe que é como Cedro no Líbano: Tem Raízes profundas, tronco forte, e por mais que o vento toque em você não vai conseguir derrubá-lo. Saia da caverna e enfrente os ventos contrários a sua vitória. Eles não vão ter força para tirar você do seu caminho de vitória.

       VEIO UM TERREMOTO... Mas o Senhor não estava no terremoto. Terremotos surgem embaixo da terra. Uma força descomunal move as placas tectônicas a tal ponto de balançar as estruturas da terra. Por que Deus não estava no terremoto? Porque todas as coisas vindas debaixo da terra não podem atingir um homem de Deus. Este terremoto na sua vida, não derrubar as suas estruturas. Seja forte, seja fiel. Deus pode não estar no terremoto, mas está na sua retaguarda.

VEIO UM FOGO... O fogo representado nesta visão dada a Elias representava as suas tentações. Deus já havia capacitado Elias a vencer a tentação de adorar a falsos Deuses, de sucumbir as perdições do mundo e tornar-se um Santo. Deus não está neste tipo de fogo, pois você está preparado para suportá-lo. Não tenha medo. Suas tentações são menores do que o seu Deus.

       VEIO UMA BRISA SUAVE. O final deste versículo fala a respeito do murmúrio de uma brisa suave. É neste momento onde o Senhor aparece. Muitas pessoas avaliam a presença de Deus apenas pelo barulho, mas nem sempre Deus está no meio do barulho. Deus ouve a oração no silêncio do seu quarto. Elias estava em silêncio dentro de uma caverna. De fato, ela já deveria estar do lado de fora, porém o texto nos mostra que a primeira ordem foi obedecida em partes apenas (Deus já havia mandado Elias sair para fora da caverna). Deus tem insistido com muitos irmãos, uma nova atitude da parte deles. Talvez você esteja entre estes irmãos. Saia mesmo para fora da suas cavernas! A caverna da tristeza, da depressão, do desdém, da falta de fé, dos sentimentos de inferioridade, etc. Se você tomar uma atitude Deus vai definitivamente falar com você e resolver definitivamente o seu problema.

       Volte pelo caminho de onde veio. O versículo 15 de 1º Reis 19, possui uma instrução da parte de Deus para Elias, que pode ser recebida por todos nós. Ele disse: “Volte pelo caminho por onde veio e vá para o Deserto de Damasco”. Biblicamente o caminho de Damasco é um caminho de recuperação. O apóstolo Paulo foi conquistado para a obra no Caminho de Damasco. Ao falar para Elias seguir este caminho o Senhor estava colocando a “máquina espiritual e física” de Elias de volta em funcionamento. Elias havia caminhado 40 dias e 40 noites para chegar até ali, e deveria agora fazer o caminho de volta, e voltar a fazer tudo o que, de fato, sempre foi preparado para fazer.

No caminho de volta em Damasco
       Agora, plenamente recuperado, Elias volta para o lugar de onde veio, conforme a ordem do Senhor, porém com uma diferença: Elias estava constituído de poder e de unção. Os versículos 15 e 16 mostram coisas fantásticas. Neste texto o Senhor diz a Elias: “Unja também Jeú, filho de Ninsi, como rei de Israel”. Deus estava dando autoridade para Elias fazer uma “Tempestade (vento)” em Israel. Logo depois o Senhor disse: “Chegando lá, unja Hazael como rei da Siria”. Damasco era a capital da Síria e Elias foi encarregado de “revolucionar” (fazer um grande terremoto) naquela região. Quando estamos na autoridade do Espírito Santo, onde quer que estejamos tem terremoto. Sim, um terremoto espiritual que impede os demônios de ficarem em pé na sua frente!
      
É HORA DO FOGO
       Tente imaginar a vida de Elias e como ela estava até agora a pouco. Elias havia abandonado a obra, abandonado até mesmo seu servo (discípulo). Elias havia pedido a morte por não se achar mais digno de viver. Agora o Eterno lhe incumbe de algo tremendo: “Unja Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, para suceder você como profeta”. Eliseu é um dos nomes conhecidos da bíblia, um homem com características semelhantes a de Elias. De fato, o espírito (fogo) que estava em Elias foi transferido para Eliseu. Não tenha medo de assumir as suas responsabilidades. Volte com a “corda toda”. Certamente Deus vai operar maravilhas sobre a sua vida lhe dando autoridade para derrubar inimigos e constituir profetas. O fogo do Espírito Santo está com você

pr. altamir de souza
Na Visão de Multidões!
Shalom Aleichem, Aleichem Shalom
A paz seja convosco, convosco esteja a paz

Todos os nossos textos são liberados para estudos, pregações em pequenos grupos ou igrejas. A publicação dos textos entretanto só deverá ser feita mediante a autorização por escrito do autor.

AJUDE-NOS A DIVULGAR ESTE BLOG.

sábado, 25 de janeiro de 2014

O que a bíblia diz sobre ficar, namoro e casamento

       Assunto controverso, motivo de longas discussões entre pastores, líderes e jovens. Acredito que a maior parte dos nossos e.mails em “Palavra e Mensagem” esteja direcionada a este assunto. Atualmente a mídia tem difundido a visão dos relacionamentos livres onde tudo é permitido. Se este texto estivesse sendo escrito há dez anos atrás a retórica seria “onde quase tudo é permitido”, mas definitivamente a atualidade rompeu alguns limites. O anormal virou normal, e praticamente tudo que antes não era aceito hoje é visto com muita naturalidade.
       Em nossa última postagem da série “O pastor responde” falamos sobre a sexualidade do cristão. Uma pessoa desapercebida pode compreender os dois assuntos de uma forma apenas, porém ambos são absolutamente diferentes. A ligação entre os dois assuntos não parte de Deus. Satanás utiliza na sua estratégia o chamado 50/50, ou seja: Um pouco de verdade e um pouco de mentira, exatamente para confundir a mente dos cristãos. Desta forma amizade, namoro, as amizades coloridas, passam por um processo tendencioso onde tudo aponta única e exclusivamente para o sexo, poluindo a mente dos cristãos jovens e adultos em um nível capaz de gerar granes prejuízos quando não tomadas as devidas providências.
       Vamos elucidar as dúvidas mais comuns que recebemos a respeito deste assunto em alguns tópicos importantes para você adquirir conhecimento a este respeito e ganhar autoridade para aconselhar e conduzir seus relacionamentos e discípulos.
Namoro é bíblico?
       Não encontramos na Bíblia, a palavra namoro. Mesmo pesquisando nas transcrições em línguas originais (hebraico, aramaico e grego) não há nenhuma menção a respeito desta palavra. A bíblia não contempla o namoro e se considerarmos as raízes da palavra notaremos que a mesma não representa o que se chama atualmente “namorar”. Vejamos: A língua portuguesa adotou a palavra do espanhol – “estar en amor”, formando posteriormente o verbo namorar. Uma tradução para “estar en amor” é estar amando. O namoro, se resgatadas as suas origens, representa o relacionamento entre homem e mulher devidamente apaixonados e em direção ao casamento.  A bíblia contempla o “noivado”, palavra derivada do latim novus, e que signfica “pessoa jovem” (em idade para se casar). O espanhol adotou esta palavra como novio ou novia, tornando-se em nosso português o noivo ou noiva. Perceba: Enquanto o namoro está relacionado ao compromisso afetivo, o noivado está relacionado à condição de poder se casar.

Então namorar é pecado?
       Não necessariamente. A condição de pecado só vai acontecer a partir do momento em que o relacionamento não possua “amor” verdadeiro entre as partes e o “compromisso” entre os dois para se casarem. Esta é a forma atual utilizada no mundo para a palavra namoro. Muitas pessoas se dizem enamorados (em estado de amor), porém sem o menor compromisso de casamento. Para o cristão, o namoro é um noivado, ou seja um relacionamento em vias de fato para o casamento. Sendo assim, todo cristão que namora precisa estar ciente da sua responsabilidade. Um cristão jamais vai namorar para “conhecer” o seu par. Na realidade ele deverá namorar porque já conhece a outra parte. Mateus 1.18 e Lucas 1.27 relatam a respeito do “estado de compromisso” entre José e Maria. Ambos tinham um compromisso de casamento, certamente eram jovens e amavam (estavam “enamorados”) um ou outro. No antigo testamento também vemos comumente os compromissos matrimoniais estabelecidos entre famílias.
      
Então tem que namorar e casar?
       Infelizmente não há outra resposta, por mais ortodoxa que ela lhe pareça. Todo cristão deve namorar ciente da responsabilidade de se casar. Se o desejo de se casar não estiver no coração de um dos dois ou dos dois, ambos não devem sequer iniciar um relacionamento. Mateus 5.37 é claro – “Seja porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna”. O cristão precisa ter postura e testemunhar a sua condição de escolhido, sendo assim o seu relacionamento precisa partir sempre deste princípio: CASAMENTO.

Qual o significado do “namoro”
       Já aprendemos o significado da palavra: Namoro = “estar amando” ou “amar” e que inevitavelmente levará até o “noivado” = Estar em condição de casar-se”. Traduzindo tudo isto, namoro significa estar amando a tal ponto de gerar um compromisso impossível de ser cancelado. Jesus chama a sua igreja de “noiva” e o seu compromisso está selado e Ele virá buscá-la. Um noivado é a representação do que há de vir sobre a igreja de Cristo. Veja Efésios 5.25.28Maridos, amem suas mulheres esposas, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela...Da mesma forma, os maridos devem amar sua mulheres  como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo.
      
       CONCLUSÃO – A mídia tem sido utilizada por satanás para confundir a mente do Cristão. Um homem ou mulher convertidos precisa compreender o namoro como algo santo e irrevogável. Um namoro Cristão necessariamente precisa gerar alegria – “Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou”. Um namoro cristão precisa testemunhar a santidade de Cristo – “... sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível”.

      
pr. altamir de souza
Na Visão de Multidões!
Shalom Aleichem, Aleichem Shalom
A paz seja convosco, convosco esteja a paz


ENVIE SUAS DÚVIDAS PARA
praltamirdesouza@gmail.com
ou comente no final do texto

Todos os nossos textos são liberados para estudos, pregações em pequenos grupos ou igrejas. A publicação dos textos
 entretanto só deverá ser feita mediante a autorização por escrito do autor.

AJUDE-NOS A DIVULGAR ESTE BLOG.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Para cuidar de você vote em Jesus!


Ser cuidado é uma sensação extremamente gratificante. Ter alguém constantemente preocupado conosco, envolvido em proteger a nossa vida e a nossa integridade física, psicológica e espiritual é algo muito valioso. Em geral este sentimento está sempre ligado aos nossos pais. São eles os responsáveis por despertar em nós este desejo de amar e cuidar de pessoas.
Todos nós temos esta necessidade, queremos ser cuidados, amados e respeitados, porém, nem sempre as coisas são como imaginamos. Às vezes algumas situações ao longo da nossa vida mudam estas características que são substituídas pelo sentimento de abandono, tristeza e dor.
Vencer este sentimento depende de você. Há uma forma especial de quebrar as correntes de tristeza na sua vida, eliminar as lembranças que te prendem a um tempo de dor ocorrido há tempos atrás e gerar novos sentimentos, novas sensações e quem sabe até mesmo um novo horizonte para os seus dias.
A bíblia fala em Gênesis, onde tudo começou, sobre um homem chamado Jacó. Lendo a respeito da sua história diríamos que ele  foi um sofredor. Alguns o chamam de “usurpador”, outros de “invejoso” e até mesmo mentiroso, mas Jacó tem algo especial na sua existência e nos deixa uma experiência fantástica de superação em relação às dificuldades impostas pelo dia a dia. Em Gênesis 8 Jacó faz um voto com o Senhor. O texto diz – “Então Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus estiver comigo, cuidar de mim nesta viagem que estou fazendo, prover-me de comida e roupa 21 e levar-me de volta em segurança à casa de meu pai, então o Senhor será o meu Deus”. 
Deus é seu pai! Ele criou você desde o princípio, e muito antes do seu nascimento ele já sabia exatamente quem e como você seria. O Pai deseja cuidar de você, todo o tempo, em todas a situações, mas é preciso dar um primeiro passo em direção a Ele. Deus necessita do seu “voto”. Isto significa “depositar confiança em Deus” e foi confiando em Deus que Jacó venceu as suas dificuldades espirituais, físicas e psicologias. Confie hoje! Tome uma atitude agora e deposite um voto de confiança no Senhor Jesus. Ele está disponível para ajudar você em todas as situações da sua vida, inclusive aquelas para as quais você entende não ser capaz de resolver.

pr. altamir de souza
Na Visão de Multidões!
Shalom Aleichem, Aleichem Shalom
A paz seja convosco, convosco esteja a paz

Todos os nossos textos são liberados para estudos, pregações em pequenos grupos ou igrejas. A publicação dos textos entretanto só deverá ser feita mediante a autorização por escrito do autor.

AJUDE-NOS A DIVULGAR ESTE BLOG.

domingo, 19 de janeiro de 2014

O seu passado não te condena


       ESBOÇO DA MENSAGEM DE DOMINGO, 19/01/2014 - IMUB-Leste-SP (IMUEG) - O Salmo 40.2 nos dá a realidade de fato da sua vida após conhecer Jesus – “Ele me tirou de um poço de destruição e de um atoleiro de lama, pôs os meus pés sobre a rocha e firmou-me num local seguro”. Em poucas palavras este Salmo apresenta o antes e o depois do Cristão. Analisando com um pouco mais de atenção é possível perceber como você era antes e como “deve” ser você hoje.

       Antes você estava em um poço de destruição  - Esta era a sua condição antes de conhecer Jesus. Sua vida poderia parecer feliz mas não era, poderia parecer próspera mas não era. Lucas 19.10 diz – “Pois o filho do homem veio buscar o que estava perdido”. Você era uma vida perdida e condenada à morte em um poço chamado “inferno”, mas Jesus veio para oferecer uma nova perspectiva de vida. Você é uma pessoa Salva, pelo sangue do Senhor Jesus Cristo!

Antes você estava em um atoleiro de lama – Em Gênesis, logo no princípio, uma das primeiras ações do Pai foi fazer separação entre água e terra, entre a parte seca e a parte úmida. A “lama”, simbolicamente representa a confusão espiritual estabelecida por satanás no plano físico no qual o homem está inserido. Jó 30:19 diz – “Lança-me na lama e sou reduzido a pó e cinza...”. A sabedoria popular confirma isto através de uma frase popular “Fulano está na lama”. Quem está na lama não consegue andar, ao invés de subir afunda, e se não encontrar socorro rápido certamente morre.

       Mas agora Jesus colocou os seus pés sobre a rocha – A segunda parte do Salmo 40.2 mostra a condição onde você deve estar depois de conhecer Jesus, com os pés firmados em uma rocha. Rocha é uma estrutura firme, criada por Deus, e única! Não há duas rochas iguais. Isto significa que você precisa estar firmando, em uma estrutura firme chamada “Palavra de Deus”, criada por Deus, e não pela doutrina dos homens, e única. A palavra de Deus é uma só. Ela cura, salva e liberta todos os que creem.

Agora você está firme em lugar seguro O lugar seguro é a sua “casa de paz”. É onde você está à vontade para falar com Deus, para se derramar na presença dEle, exercer o seu ministério e a autoridade de Cristo derramada sobre a sua vida para vencer todas as dificuldades e desafios impostas pelas setas inflamadas do maligno. Cristão precisa ser firme na opinião: Jesus é o meu salvador! Cristão precisa ser firme na atitude: Sigo com amor as ordenanças do meu Pai.

       A segunda parte do Salmo 40.2 deveria representar a sua estrutura de vida desde quando você aceitou Jesus até agora, porém, e sempre há um porém, há um intercessor negativo chamado satanás, incumbido de fazer da sua vida um desastre em todos os sentidos. Ao longo dos milênios Satanás utiliza todo o conhecimento acumulado a respeito das suas gerações para aplicar na sua atualidade de vida. O mundo espiritual compreende dois tipos de eternidade angelical. A primeira são os anjos do senhor, eternos para todo o sempre, e a segunda são os anjos caídos, eternos até que o Senhor volte. Isto nos dá um aprendizado interessante e que você precisa ter sempre em mente. Anjos do Senhor acompanham as nossas gerações e anjos do mal também. O que você talvez não saiba a respeito das suas antigas gerações, Deus e os anjos certamente sabem e esta informação é um tesouro precioso na mão do inimigo quando se trata de prejudicar a nossa vida com Deus. Não é raro encontrar  cristãos acuados em suas vidas por causas das lembranças do passado. Quantos irmãos e irmãs sentem-se todos os dias humilhados por causa de palavras lançadas sobre a sua vida há anos atrás e que até a atualidade continuam gerando prejuízo. Uma palavra, uma atitude, um pensamento, enfim. Todas estas situações trazem para o nosso presente o peso da acusação na sua vida e se não for tratado pode lhe trazer prejuízos presentes e futuros irreparáveis.

       Há cristãos de diversas etnias, cores, culturas e padrões. Em uma igreja encontram-se, ex drogados, ex fumantes, ex ladrões, ex alcoólatras, pessoas que antes eram violentas, bocas-sujas, fofoqueiras, briguentas,  pessoas que possuíam comportamentos sexuais adversos aos mandamentos de Deus e ainda aquelas que praticavam religiões fundamentadas em demônios e ideologias humanistas. Toda estas situações fazem parte da complexa rede de lembranças estruturada pelo inimigo e em várias oportunidades o ele as utiliza para acusar, rebaixar e até mesmo fazer você voltar as práticas antigas da sua vida. Esta estratégia pode ser eficaz por um motivo conhecido: A psicologia define as lembranças como fator de extrema importância na formação do caráter e do comportamento do ser humano na sua atualidade de vida.

       Ouvir a palavra de Deus, compreendê-la e agir conforme o seu entendimento é um fator de sucesso para o Cristão. Há um texto precioso em 2ª Coríntios 5.17, bastante conhecido e que diz – “Se alguém está em Cristo, e nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas”. Este texto nos diz com outras palavras o mesmo contexto encontrado no Salmo 40.2. Uma cristão não pode ser vencido pelas lembranças do passado. Por mais que o inimigo tente fazer você voltar ao passado Jesus é o seu porto seguro. O inimigo quer ver você naufragando, enfurnado em um mar de lama, sofrendo o peso das acusações, mas Jesus tem uma proposta diferente. Com Jesus você saiu do naufrágio, e agora pode agir conforme os filhos de Deus.

       Há um homem na palavra de Deus cujas atitudes anteriores o faziam ser constantemente acusado. Tal e qual o Salmo 40.2 que possui antes e depois, o seu nome também tem antes e depois. Seu primeiro nome era Shaul, ou Saulo, mas depois de ter um encontro com Deus, passou a chamar Paulo. Este Paulo certamente é um dos maiores nomes da fé Cristã após Jesus, escreveu a maior parte do Novo Testamento, lutou contra poderes importantes em nome do evangelho e não se importou de morrer em nome da sua fé Cristã. Mas Paulo, nem sempre foi assim. A bíblia mostra o apóstolo Paulo como um violento perseguidor dos Cristãos, antes de conhecer Jesus. A bíblia diz que Paulo respirava “ameaças de morte” contra os Cristãos. Paulo enviava cartas visando condenar e matar a fé cristã.  Em Atos 9 encontramos o relato da conversão de Paulo. Em sua viagem para Damasco onde perseguiria o povo Cristão, o apóstolo Paulo teve um encontro com Deus, ouviu a voz de Deus, e tornou-se um Cristão verdadeiro.  Mas, este fato não livrou Paulo das lembranças do passado. Logo no início da sua carreira Cristã, Ananias faz questão de lembrar a Deus a respeito de quem era Paulo. Quando o Senhor pede a Ananias para ir até a casa de Judas na rua chamada Direita, e perguntar por Saulo de Tarso, veja o que diz Ananias (Atos 9.13-14) – “Senhor, tenho ouvido muita coisa a respeito desse homem e de todo mal que ele tem feito aos seus santos em Jerusalém. 14 Ele chegou aqui com autorização dos chefes dos sacerdotes para prender todos os que invocam o teu nome”. Veja! Paulo já estava liberto, mas as lembranças do passado de Paulo ainda assombravam as pessoas à sua volta e a ele mesmo. Esta situação acontece ainda hoje. Talvez você esteja plenamente convertido ao evangelho, mas as pessoas à sua volta ainda te olhem exatamente como olhavam antes, dentro do mesmo conceito. Este é o banco de dados do inimigo funcionando para manter o estado de condenação onde você estava antes. A resposta de Deus para esta situação esta em Atos 9.15  - O Senhor disse a Ananias. Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel. As lembranças do passado não podem lhe impedir de seguir em frente. Deus te escolheu entre milhares para fazer diferença entre os gentios que não conhecem a palavra de Deus, entre as autoridades relutantes em obedecê-lo e até mesmo o seu próprio povo (Israel = povo de Deus), onde você pode ser exercer um grande ministério. Lembranças não vão para a sua vida!

       O desejo do inimigo é fazê-lo naufragar nas suas lembranças. Mas o apóstolo Paulo nos ensina a vencer estes naufrágios. Em 2ª Coríntios 11.24 o apostolo Paulo diz – “...por três vezes naufraguei, passei uma noite e um dia exposto à fúria do mar”. Se a lembrança do primeiro naufrágio tocasse a vida de Paulo, ele jamais teria ido enfrente. Na viagem à Roma após ter sido julgado, Paulo foi enviado a Roma, em Atos 27 e 28 o apóstolo Paulo enfrentou uma grande tempestade e o navio onde estava Naufragou. Especificamente no capítulo 28, o Senhor nos permitiu grandes ensinamentos através da vida de Paulo para vencer as lembranças do passado que tentam fazer naufragar a sua fé em Cristo Jesus.

Abra sua mente, observe com atenção 
e o Senhor lhe dará grandes estratégias 
para vencer lembranças do passado 
através destes ensinamentos.

PRIMEIRO – Saiba onde você está
       Atos 28.1 – Uma vez em terra, descobrimos que a ilha se chamava Malta. A Ilha de Malta era conhecida por ser um polo produtor de mel. Os gregos a chamavam de “Melitê”, ou seja “Mel doce”. Já os fenícios tinham uma outra tradução para a palavra. Malta era rodeada de baias lindíssimas, e a sua beleza levou-os a chamá-la de “Maleth” que significa “Paraíso”. No antigo testamento Deus fez uma promessa ao povo hebreu: Eles iriam para uma terra onde emanava “leite e mel”.

Não tenha dúvidas quanto isto. Você tem uma passagem garantida uma passagem para esta terra. Se você obedecer ao Senhor, você pode estar em qualquer lugar do mundo, mas Jesus estará ali fazendo brotar o leite que sustenta e o mel que adoça os seus dias de vida.

       Apocalipse 2.7 diz – “Aquele que tiver ouvidos ouça o que o Espírito diz as igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus”.  Você é esta pessoa vencedora. Você já está no caminho, encontrou-se com Jesus, e nenhuma lembrança do passado vai levá-lo a desviar-se do seu caminho que é o Paraíso. Para vencer as acusações do inimigo tenha certeza de onde você está; firmado na rocha que é Jesus Cristo e salvador, em uma terra onde você foi posto por cabeça e não por cauda.  

SEGUNDO – Onde tem cristão, em fogo!
Atos 28.1 – Fizeram uma fogueira e receberam bem a todos nós, pois estava chovendo e fazia frio. Chuva e Frio, representam a realidade dos nossos dias em uma terra onde somos meros visitantes. Você foi projetado para viver uma terra gloriosa, por isto seremos ressuscitados em “glória” (atos 15). Estamos debaixo da chuva de acusações do inimigo, e da frieza do coração dos homens. Você é cristão, então seja diferente: Faça uma fogueira! O fogo representa a presença de Deus na vida do homem. Só o fogo do Espírito Santo de Deus pode queimar as lembranças do passado, então acenda agora este fogo na sua vida e deixe o poder de Deus operar sobre os seus impedimentos e as suas lembranças.

TERCEIRO – Trabalhe, enfrente.
Atos 28.2 – Paulo ajuntou um monte de gravetos...”. Note que a fogueira já estava acesa, de certo com grandes pedaços de madeira pois o fogo precisava ser alto para aquecer a baixa temperatura e a grande quantidade de pessoas. Paulo havia acabado de sair de um naufrágio, enfrentou ondas altas e geladas e chegou em terra firme. Ele poderia muito bem ter se deitado ao lado da fogueira e deixado as pessoas trabalharem pois estava enfraquecido pelas dificuldades que acabara de passar.  Paulo porém, reúne as suas forças e vai pegar o que ele pode: Gravetos! Evidente que enfraquecido ele não poderia pegar grandes pedaços de madeira, mas podia pegar gravetos, então pensou – “que assim seja!”. Deus sempre nos deu uma ordem: Levante-se! Deu esta ordem a Josué, Elias, Davi e também a Paulo. Um graveto pode não ser a solução mas é a esperança. Em 1ª. Reis 17, o Senhor envia Elias a uma cidade chamada Serepta, naquele lugar ele encontra uma mulher colhendo “gravetos”.  O que representavam estes gravetos? A esperança ! Deus enviou Elias àquela mulher, ela fez o fogo, utilizou a farinha e o azeite que tinha para fazer um bolo para Elias (Elias representava o Messias) e a pequena esperança virou uma grande vitória. Não faltou mais azeite na vasilha daquela mulher, e também não lhe faltou farinha.  

Se você está fraco e não pode trazer troncos, traga gravetos! Cada graveto será uma contribuição para a grande obra que o Senhor Jesus irá fazer na sua vida!

QUARTO – Enfrente as lembranças.
Atos 28.3 – Paulo juntou um monte de gravetos... – Enquanto Paulo andava, pensava na sua vida. Cada graveto representava para Paulo uma lembrança. Aos olhos humanos o fogo já estava alto e não precisava dos gravetos de Paulo, mas Paulo precisava jogar os gravetos no fogo, mudar o pensamento, distrair a mente. Ficar ao lado dos presos e dos soldados do Naufrágio representava ficar lembrando do acidente e do que viria pela frente. Junte os seus gravetos! Quais são as lembranças que precisam ser queimadas hoje? Pegue os seus gravetos e prepare-se porque eles vão queimar na fogueira Espírito Santo de Deus.

QUINTO – Enfrente o acusador.
Atos 28.3 – ...Quando colocava os gravetos no fogo, uma víbora, fugindo do calor, prendeu-se à sua mão. Livrar-se das lembranças e dos hábitos antigos representa livrar-se das possibilidades de acusação do inimigo. Você é uma nova criatura, livre e desimpedida para exercer o seu ministério em Cristo Jesus, porém satanás nunca vai se conformar com isto irá fazer o possível acusar e envergonhar você diante dos seus semelhantes. Veja o apóstolo Paulo: No exato momento em que jogava seus gravetos no fogo uma “serpente fugindo do calor o atacou”. A serpente representa satanás. Ele não suporta o fogo do Espírito Santo e vai lutar até o último momento para impedir o seu sucesso. Note que a víbora prendeu-se a mão de Paulo. A mão tem grande representação na palavra de Deus. Com a mão de Deus fomos moldados, com a mão profetizamos, com a mão abençoamos. A serpente queria humilhar o poder e a unção de Paulo.

SEXTO – Não se deixe levar por palavras .
Atos 28.4 – Quando os habitantes da ilha viram a cobra agarrada na mão de Paulo, disseram uns aos outros: “Certamente este homem é assassino, pois tendo escapado do mar a Justiça não lhe permite viver”. Muitas pessoas ao longo da sua carreira cristã vão ver esta serpente na sua mão. O inimigo sempre vai colocar você diante de situações de risco, vergonha e humilhação e muitas vezes estas situações terão um fundo de verdade. Veja o que disseram: “Certamente este homem é assassino”. Paulo de fato “foi” um assassino, pois mandava matar os cristãos sem nenhuma cerimônia e se não tivesse sido convertido pelo poder de Deus “a Justiça divina não o deixaria viver”. Aqui o inimigo trabalhou com a sua especialidade: “verdade misturada com mentira” e “distorção da palavra de Deus.”  Imagine se Paulo tivesse sucumbido às palavras daqueles homens. Certamente se não tivesse inchado e morrido pelo veneno da cobra, teria morrido pelas suas crenças pagãs.

SÉTIMO – Confie no poder de Deus
Atos 28.5 - Mas Paulo, sacudindo a cobra no fogo, não sofreu mal algum. Paulo tinha consciência do poder no qual estava constituído. O texto em Marcos 16.17-18 estava claro em sua mente – “Estes sinais acompanharão os que crerem, em meu nome expulsarão demônios, falarão novas línguas, pegarão em serpentes, e se beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum, imporão as mãos sobres os doentes e ficarão curados”. Paulo olhou para aquela víbora e no seu íntimo ela não passava de um animal como outro qualquer. Sacudiu a víbora, lançou-a no fogo quebrou as expectativas do inimigo em humilhá-lo. Hoje pelo poder do Espírito Santo de Deus você vai quebrar as expectativas do inimigo na sua vida. Mostre a ele que você é uma nova criatura e as coisas do passado não interferem na sua posição diante de Deus. Comece a sacudir esta víbora presa na sua mão, pois ela vai queimar e nunca mais vai atrapalhar a sua vida.

OITAVO – Mostre as pessoas que você é diferente
Atos 28.6 - Eles, porém, esperavam que ele começasse a inchar, ou que caisse morto de repente, mas tendo esperado muito tempo e vendo que nada de estranho lhe sucedia, mudaram de idéia e passaram a dizer que ele era um Deus. Talvez as pessoas que têm acompanhado você como cristão (aqui na igreja), estejam esperando o momento em que você vai voltar a ser exatamente como era antes ou quem. Uns esperam ver você “inchado” das coisas ruins que antes estavam na sua vida, outros na rua até convidam você para sair, e “beber até cair...”. Você chegou até aqui porque o Senhor tem um propósito na sua vida. Você está sendo preparado para contrariar as estatísticas. Lembranças e desejos do passado não vão atuar na sua vida, não vão atrapalhar a sua caminhada com Deus.  Muito em breve as pessoas vão começar a te olhar para e dizer: Realmente você está diferente, a mão de Deus está sobre você! Elas vão mudar de ideia ao seu respeito e você vai ser respeitado em nome de Jesus!

NONO – Mostre o poder de Deus na sua vida
Depois de tudo isto, Paulo ficou conhecido na Ilha de Malta e Públio o homem mais poderoso da região o convidou para ir a sua casa. Lá chegando encontrou seu pai doente e acamado, com febre e disenteria. Paulo colocou as mãos sobre aquele homem e ele foi curado. Comece a exercer a sua autoridade. Ore a Deus e Ele vai manifestar milagres através da sua vida. Você pode ser instrumento de cura na sua casa, na sua igreja e em todos os lugares onde pisar. Creia nisto, a autoridade de Deus está sobre você.

OS RESULTADOS DE 
UMA MENTE CURADA
Atos 28.9 – Tendo acontecido isto, os outros doentes da ilha vieram e foram curados! Quando você se livrar do peso destas lembranças na sua vida, o poder de Deus vai se instalar definitivamente em você. As pessoas vão ver a sua luz e vão te procurar para serem curadas tal e qual você é curado. Você será instrumento de cura na vida das pessoas!

Atos 28.10 – Eles nos prestaram muitas honras... Você será honrado. O texto diz – “Eles nos prestaram...”. Não só Paulo, ma todas à sua volta foram honrados. Paulo estava explodindo em bênçãos para todos os lados e abençoando a todos até mesmo os soldados que o aprisionaram. Deus vai honrar a sua família, seus patrões, seus amigos, seu ministério. Creia no Senhor Jesus e será salvo, tu é os da tua casa! (Atos, 16.31)

Atos 28.10 – ...nos forneceram os suprimentos necessários para embarcar.  Deus vai gerar provisão de bênçãos na sua vida, bênçãos materiais e bênçãos espirituais. Na sua viagem por esta vida você não passará necessidade. Deus vai honrar a sua mente renovada!

       Lembranças são presentes de Deus e nós devemos selecionar as boas e guardá-las, as ruins e queimá-las. Há uma fogueira acesa pelo poder do Espírito Santo, pegue os seus gravetos e queime-os no fogo ainda hoje. Deus vai honrar você, conforme honrou Paulo. Creia nisto.


pr. altamir de souza
Na Visão de Multidões!
Shalom Aleichem, Aleichem Shalom
A paz seja convosco, convosco esteja a paz

Todos os nossos textos são liberados para estudos, pregações em pequenos grupos ou igrejas. A publicação dos textos entretanto só deverá ser feita mediante a autorização por escrito do autor.

AJUDE-NOS A DIVULGAR ESTE BLOG.