domingo, 15 de junho de 2014

A mulher samaritana


A palavra de Deus está repleta de textos com grandes significados para homens e mulheres espirituais. Compreendê-los e buscar em Cristo a revelação profética destes textos é essencial para abrir os olhos e a mente de qualquer pessoa desejosa em crescer espiritualmente.

Palavra ministrada em 15/06/2014 
no Templo Imueg Goulart

Para receber mais estudos e esboços como este toda semana inscreva-se no blog Palavra e Mensagem.

       Nesta pregação (neste estudo) abordaremos um dos textos mais conhecidos da palavra de Deus, muito utilizado nas escolas bíblicas, nas discussões em pequenos grupos e também nos púlpitos das igrejas. Dentro da nossa proposta de jamais pregar mais do mesmo buscamos em Deus a revelação contida nas entrelinhas desta história, e com a autorização do Espírito Santo, pretendemos levar você a uma viagem profética onde sua mente e seus olhos abrir-se-ão para um novo foco dentro deste tema. Por favor abra a sua bíblia no livro do discípulo amado de Cristo, o apóstolo João, e vamos até o capítulo 4, onde leremos a princípio dos versículos 7 até o 10 – “Vindo uma mulher samaritana tirar água, Jesus lhe disse: Dá-me de beber. 8 (Seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.) 9 Disse-lhe a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (Pois os judeus não se dão com os samaritanos.) 10 Respondeu-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus, e quem o que te pede: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.

(*Oração pela palavra*)
Quer você esteja lendo ou ouvindo este sermão (estudo) faço-lhe o convite agora a render-se em oração ao Senhor para Ele abrir seus olhos, preparar seus ouvidos e gerar espaço em sua mente para que a palavra gere todos os resultados necessários em sua vida. Caso você seja um neófito, ou não saiba orar, repita em voz alta a oração a seguir.

Pai bendito e misericordioso, dá-nos um coração aberto para compreender a largura, a altura e a profundidade da sua palavra. Abre os nossos olhos e os nossos ouvidos espirituais, gera em nós um desejo grandioso de receber a totalidade do seu entendimento e repele todo tipo de seta do inimigo capaz de desviar nossa atenção.”

       Estamos em um momento conturbado da história cristã. Jesus o Messias e seus discípulos batizam pessoas aos milhares todos os dias. A cada instante mais e mais pessoas voltam-se para Jesus, largam seus afazeres e passam a segui-lo em todos os lugares. Diferente de João Batista a quem muitos seguiam em virtude da sua autoridade humana, Jesus estava amealhando seguidores aos montes através de uma palavra repleta de simbolismos, amor e sinais maravilhosos. Até aquele momento jamais ninguém havia visto nada parecido. Jesus dizia: Levante-se e ande, e o paralítico andava, ou tocava nos olhos do cego e este voltava a enxergar. Por muitas vezes Jesus não curou o corpo mas atuou diretamente no espírito e na alma ao expulsar demônios entrincheirados  na vida de homens e mulheres. Para os cristãos o momento vivido por Jesus, seus discípulos e seguidores representava um avanço na vida espiritual e física, algo vindo dos céus para um povo sofrido e sem esperanças, mas para os fariseus aquela situação era uma afronta. Jesus estava destruindo a sua forma de compreender a visão divina.
       Tentando evitar um confronto iminente e fora do tempo, Jesus resolve deixar a Judéia e voltar para a Galiléia, porém não poderia fazê-lo sem deixar sua mensagem aos judeus ortodoxos e cegos espirituais. Para isto Jesus iria potencializar três fatores desprezados pelos judeus. Um lugar, uma vida, neste caso a vida de uma mulher, e uma cultura.  A mensagem nas entrelinhas da mulher samaritana não está ligada apenas a ela, e sim a todo um contexto vivido por Jesus, seus discípulos e seus seguidores naquele tempo. Os seguidores de Jesus, eram desprezados por pertencerem em geral as regiões mais pobres da Judéia e da Galiléia em especial da Galiléia, e também eram perseguidos por aceitarem um padrão religioso diferente do que seria considerado normal para aquela época. Jesus então vai utilizar os fatores existentes à mão para deixar a mensagem que perduraria pelos milênios até os dias de hoje e pela eternidade até quando Ele voltar. Vejamos então quais mensagens o Senhor tem para nos revelar a partir desta passagem.

Não tenha medo de investir no poço
       A mulher samaritana cujo nome não é revelado nas escrituras estava tirando água do poço de Jacó. Apesar de não se encontrar dados históricos no antigo testamento a respeito deste poço foi exatamente neste local onde quase mil anos depois a vida desta mulher foi salva. Duas coisas vemos aqui: PrimeiroNão tenha medo de investir. Em Gênesis 33.18-19 tendo voltado de Padã-Arã, Jacó chega a Salém em Canaã e acampa próximo à cidade. A bíblia nos informa que por cem peças de prata ele comprou dos filhos de Hamor, pai de Siquem, a parte do campo onde tinha armado acampamento. A arqueologia bíblica indica que o poço construído por Jacó está localizado exatamente neste terreno. Muitas pessoas desistem dos seus investimentos no meio do caminho, deixam de lado os seus projetos por entenderem não haver resultado no seu trabalho. Quantas vezes já tivemos a oportunidade de ver pessoas sofrendo grandes prejuízos por não terem investido corretamente ou terem deixado de lado seus investimentos. Segundo – Tenha coragem para trabalhar. O terreno onde estava situado o poço de Jacó era composto de calcário. Para atingir a profundidade necessária houve muito esforço por parte de Jacó e seus subordinados. Falo de um tempo onde não havia tecnologia, nem ferramentas de precisão. Tudo era feito na base da força. Tente imaginar homens furando uma região rochosa para encontrar água sem as ferramentas modernas encontradas hoje. Agora pense um pouco nos dias atuais. Vivemos a era do controle remoto, do mínimo esforço, onde investimento e trabalho são coisas completamente diferentes. De fato, não existe investimento sem trabalho assim como não existe trabalho sem investimento. Eclesiastes 9.10 diz – “O que suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força...”. Deus honra as pessoas que trabalham e investem na sua obra. Talvez Jacó não tivesse compreendido a porquê de realizar aquela obra, uma vez que não iria permanecer ali por muito tempo, mas os propósitos do Senhor não estavam projetados para aquele momento e sim para mil anos mais tarde. Quem sabe atualmente você não está muito certo dos motivos de estar investindo e trabalhando na obra do Senhor, talvez os resultados ainda não estejam aparecendo, mas assim como aconteceu com Jacó, em um determinado momento do espaço e do tempo Deus vai honrar o seu trabalho.

Construa um altar verdadeiro
       Atualmente vemos muitas organizações religiosas construindo grandes altares. Desde a reedificação do templo de Salomão no Brás (SP), até a construção de megatemplos onde entende-se que tamanho e luxo representam santidade. Ledo engano! Um altar verdadeiro e composto pelos dois itens abordados até aqui: Trabalho e investimento acrescentados de outros ingredientes como santidade e sabedoria. Curiosamente não vemos falar no A.T. a respeito da construção deste poço no terreno adquirido por Jacó, mas no versículo 20 de Genesis 33 está escrito – “Ali (Jacó) edificou um altar e lhe chamou El Elohe Israel” –  que significa “Poderoso é o Deus de Israel”. Se Deus irá visitar o novo Templo de Salomão no Brás eu não sei, mas mil anos depois, que para Deus é um “piscar de olhos”, vimos o Rei de Israel visitando o poço de Jacó e Salvando uma vida e fazendo daquele lugar um verdadeiro altar. Por várias vezes a água está relacionada ao trono de Deus. É o que aprendemos em Apocalipse 22.1 onde se lê: “Então o anjo me mostrou o rio da água da vida, que claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, também em Apocalipse 7.17 está escrito: “Pois o cordeiro que está no centro do trono será seu Pastor; ele os guiará as fontes de água viva. E Deus enxugará dos seus olhos toda lágrima”.  Invista, trabalhe, santifique-se e busque sabedoria. Deus vai visitar o seu trabalho como altar erguido ao Senhor e derramará sobre você a água cristalina que flui diretamente do seu trono.

É preciso quebrar vencer as barreiras
       No livro de João 4.4 está escrito – “Era preciso passar por Samaria”. Para um Judeu passar por Samaria seria semelhante a atravessar o inferno em câmera lenta. 722 anos antes, Oséias havia conspirado contra o rei da Assíria. Salmanasar cercou Samaria, então capital de Israel por três longos anos, tomou a cidade deixando por lá apenas os mais pobres. Após isto a cidade foi tomada por povos de diversas nacionalidades. 2ª Reis 17:24 diz que o Rei da Assíria trouxe gente da Babilônia, de Cuata, de Ava, de Hamate e de Sefarvaim e os estabeleceu na cidade de Samaria para substituir os Israelitas e foi desta mescla de povos que surgiram os Samaritanos, uma nova raça entre os Israelitas. Este povo não temeu ao Senhor, e depois de sofrerem duras consequências resolveram adaptar-se ao judaismo, porém conforme os seus padrões humanos. Este judaismo pagão gerou o desentendimento nefasto entre Samaritanos e Judeus que se odiavam mutuamente. Nenhum sacerdote jamais permitiria a seus seguidores sequer tocar as sandálias nos limites de Samaria pois aquela era considerada terra impura. Para ir da Judéia para a Galiléia um Judeu precisava fazer um desvio de muitos quilômetros para evitar passar por Samaria.
       Um cristão precisa enfrentar seus problemas. Vejo muitos homens e mulheres seguidores do evangelho sofrendo por não enfrentarem seus fantasmas. Um ex-amigo cuja ofensa ainda dói no coração, um relacionamento cujo tempo gerou feridas as quais se preferem deixar debaixo do colchão sem nunca resolver, um problema jurídico parado há anos por simples comodismo, uma situação ministerial com necessidade de ser consertada e sem solução pelo medo de reviver momentos de desconforto ao lado de um irmão. Para Jesus “era necessário passar por Samaria”. Em outras palavras era necessário enfrentar o problema de frente. E você? Como você tem enfrentado os seus problemas? Talvez você esteja fazendo desvios há muito tempo tentando evitar o inevitável, mas o nosso Deus não é Deus de dar voltas então você não pode ser cristão de rodeios. Vá até a fonte onde está o seu problema e resolva, chore, perdoe, mas não permita mais esta Samaria em sua vida. Deus vai lhe dar todas as condições para enfrentar, vencer e ajudar as pessoas próximas a você.

Jesus está esperando por você
       Conforme lemos em João 4.6 Jesus estava sentado sobre a fonte de Jacó antes de chegar a mulher samaritana. O texto pode parecer sem nexo para leitores menos atenciosos, mas olhando com um pouco mais de profundidade perceberemos algo tremendo: Jesus geralmente atende o chamado dos seus filhos, entretanto no caso da mulher samaritana ele estava lá antes da sua chegada. Isto mostra que Jesus está sempre adiantado na sua posição em relação aos seus filhos, contradizendo o pensamento da maioria. De fato nós é que não ativamos o poder de Deus em nossas vidas pois nem sempre cremos o suficiente e com isto anulamos a possibilidade do Senhor agir em determinadas áreas. Jesus está sempre à sua espera em todas as situações e em todos os lugares. Não tenha medo de clamar no seu nome, nem tampouco de confiar no seu socorro.
      
Ensinando com a mulher samaritana
O encontro entre a mulher samaritana e Jesus é um dos mais ricos em termos simbólicos da história bíblica, tanto pela forma, pelo momento e também pelo local como e onde ocorreu.

Deus valoriza o esforço
       Esta passagem ocorre ao meio dia, hora mais quente do dia. Ocorre também em um dos poços mais afastados da região urbana de Samaria. A maioria das mulheres encarregadas de buscar água o faziam mais cedo, para não sofrer com a alta temperatura do sol, e também preferiam as fontes mais próximas. Nem sempre o lugar mais confortável e mais próximo é o melhor para ter um encontro com Deus. É preciso ter consciência de que Deus prepara o encontro com seus filhos conforme o seu entendimento e a sua vontade e nós precisamos estar preparados para este dia. Aquela mulher não tinha a menor ideia do que iria lhe acontecer naquele dia, porém Jesus estava lá, à sua espera e pronto para mudar a sua vida. E você? Tem consciência de que Deus está preparando o momento do encontro. Talvez o lugar não seja como você imagina, nem tão pouco o momento, mas ele vai acontecer e a sua vida vai mudar completamente. Será um momento glorioso entre você e o Messias. Jesus fez questão de demonstrar este momento através desta passagem. A bíblia nos informa que seus discípulos haviam ido à cidade comprar comida. Mais uma vez o simbolismo aparece. Os discípulos talvez não estivessem preparados para presenciar aquele momento, mas no fundo Jesus desejava um momento em particular com aquela mulher, para tratá-la e curá-la dos seus traumas. Tal e qual o médico ou o psicológico atendendo seus pacientes é Jesus o médico dos médicos atendendo a esta mulher e da mesma forma atendendo você. Não há “São João”, “São Paulo”, “São Pedro”. Há apenas o Senhor Jesus Cristo que tira o pecado do mundo, cura e liberta os seus filhos.

Você já tirou água do poço?
       Vivemos em uma época absolutamente materialista, muito semelhante à colônia dos samaritanos e seu judaísmo pagão. Algumas pessoas entendem poder comprar milagres através das suas ofertas, outros avançam um pouco mais e se acham sacerdotes em virtude das suas condições financeiras. Jesus não está preocupado com coisas materiais e sim espirituais. Ao dizer a mulher samaritana: “Dá-me água para beber”. Ele estava exigindo algo novo para ela. Uma mulher jamais dirigiria a palavra a um homem, quanto mais desconhecido. De fato Jesus poderia ter ele mesmo retirado água do poço de Jacó, porém aquele era um momento importante na vida da samaritana e Jesus estava interessado em mudar o rumo da sua história através de ensinamentos práticos e espirituais. Veja: Para retirar água do poço seria necessário lançar uma corda amarrada a um recipiente, porém havia um ponto interessante ali. Naquele horário do dia, a água ficava bem abaixo do seu nível normal, exigindo um esforço maior de quem desejasse retirar a água. Primeiro ensinamento: Mudar a sua vida vai exigir um esforço diferente do esforço dos outros. Muitas vezes pessoas comparam a sua vida à vida dos outros e isto é um grande erro. Seu esforço não pode ser comparado com o esforço de ninguém, assim como as bênçãos reservadas para você e sua família não podem ser comparadas com as bênçãos de outras pessoas. Segundo ensinamento: A posição para tirar a água da fonte era de joelhos. Veja a tentativa do Senhor em ensinar de forma prática para depois acessar o espírito. A cada puxada na corda um movimento em direção à terra, uma forma de humilhação diante de Deus. Samaritanos não compreendiam este princípio, então Deus estava treinando aquela mulher. Terceiro ensinamento: No final de todo este esforço o recipiente trazia água cristalina, capaz de refletir o rosto da Samaritana. De uma certa forma no final de todo aquele esforço Deus estaria mostrando aquela mulher o seu próprio rosto refletido na água. Muitas vezes é preciso olhar no espelho para encontrar nossos maiores problemas. Encarar a nós mesmos nem sempre é fácil, pois somos os nossos maiores algozes.  
      
Vença o complexo de inferioridade
       Após a tentativa do Messias em fazer a samaritana exercitar algo espiritual, através dos seus próprios hábitos, Ele começa a extrair da mulher os seus mais profundos sentimentos. Todos nós temos complexos. Uns mais, outros menos, porém em determinadas áreas somos sempre acompanhados por complexos. Alguns são complexados pela sua aparência, outros pela voz, outros por sua condição cultural ou financeira. Jesus não estava interessado em nenhuma destas questões na vida daquela mulher. O seu interesse era unicamente salvar sua vida e mostrar ao mundo uma nova forma de adoração. Entre o versículo 8 e 9 há um lapso de tempo sem história. Neste tempo eu creio, a mulher imaginou o que preguei agora a pouco, pois de fato ela não retirou água do poço, mas o simples fato de imaginar foi suficiente para abrir o seu coração diante de alguém a quem ela ainda não conhecia totalmente porém já percebia ser confiável. Sem resposta melhor à solicitação de um Judeu estranho para servir-lhe água a sua resposta foi grafada no versículo 9: “Disse-lhe a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana?”.
       Ao ler este texto não vejo nenhuma arrogância por parte da samaritana. De fato vejo o coração daquela mulher aberto diante de Jesus a quem ela ainda não conhecia e surpresa por receber uma palavra de alguém aparentemente inacessível. Para um judeu receber algo de um samaritano seria um desonra e até mesmo uma maldição conforme os costumes da época. Judeus não falam nem mesmo com suas mulheres em público, quanto mais com uma mulher samaritana. Em outras palavras a frase da mulher samaritana dizia o seguinte: Como você um (judeu) homem importante e poderoso, inclusive santo, pode desejar receber de mim que sou (mulher) um ser humano sem valor e (samaritana) excluída e sem descendência ou raça definida? Esta era a frase nas entrelinhas do texto dito pela mulher. Quantas vezes o Senhor já esteve ao nosso lado, pronto para nos atender, exigindo de nós algum esforço para atingir nossos objetivos e a nossa resposta foi a mesma? Quantas vezes você não se colocou nesta mesma situação diante de pessoas consideradas importantes sentindo-se sem valor e excluído diante delas. Jesus veio exatamente para os excluídos! Jesus veio para buscar todos os humilhados os cansados e os excluídos. Não foi por acaso sua morte nos arredores de Jerusalém, nem tão pouco ao lado de dois ladrões. Jesus veio para fazer o pequeno ficar grande, o humilhado ser exaltado e o excluído ser incluído.
       Não permita ao sentimento de inferioridade destruir os seus projetos físicos e espirituais. Deus está sentado ao seu lado, esperando uma atitude de sua parte e pronto para atender os seus anseios em um nível muito superior ao que foi projetado por você. Abra o seu coração totalmente, liberte-se destes sentimentos crendo no poder e na unção do Espírito Santo sobre a sua vida. Certamente Jesus vai abrir portas na sua mente e na sua alma, jamais abertas até os dias de hoje e você perceberá que é alguém forte, importante, capacitado e principalmente dotado de unção profética capaz de liberar sobre a sua própria vida autoridade para vencer todo tipo de corrente imposta pelo inimigo.

Jesus quer abrir seus olhos
       Tal e qual a mulher samaritana por muitas vezes estamos próximos do Messias mas não conseguimos atender o seu chamado. Jesus está todo tempo ao nosso lado tentando por onde nos fazer compreender o seu amor e o seu poder, porém nem sempre somos capazes de fazê-lo. Foi por este motivo que ele disse à mulher no versículo 10: Se conheceras o dom de Deus, e que é que te pede: Tu pedirias água para beber, e Ele te daria água viva”. Estamos vivendo um dilema atualmente: Muitas pessoas tem se aproximado do Senhor mas não tem conseguido beber desta fonte de água viva. Pelo contrário ainda há pessoas acreditando em água benta, água fortificada pelas ondas do rádio, TV e outras coisas mais. Aquele poço representava uma altar e Deus estava sentado sobre ele, conversando com a mulher samaritana. Interessante observar que há muito tempo ela ia até aquele lugar, porém nunca havia tido um encontro com Deus, nem tampouco havia bebido esta tal “água viva”. Particularmente vejo isto em todos os lugares onde prego, e com muitas tristeza. Pessoas sentadas nos bancos das igrejas, completamente perdidas e apáticas espiritualmente. Elas bebem uma água salobra incapaz de gerar resultados positivos e quanto mais bebem mais doentes ficam pois não há nesta água os nutrientes capazes de edificar a vida cristã.  O que Jesus está dizendo aquela mulher é o que precisamos ouvir nos dias de hoje: Se conhecermos verdadeiramente o poder dEste que nos pede água seríamos nós a pedir a Ele água para beber e receberíamos uma água diferente, uma água doce, limpa, capaz de matar a sede da alma, do espírito e do corpo. É esta água viva que o Senhor te oferece. É esta a água que você precisa beber todos os dias da sua vida até que Ele volte. Tome coragem, vá adiante e receba a água que cura, liberta, salva e edifica!
       Quem não abre o seu coração para a água viva do Espírito Santo de Deus “tornará a ter sede”, mas aquele que beber da água que Jesus quer dar aos seus filhos nunca mais terá sede, pois a água que Ele nos dá tornar-se-á em nos uma fonte de água que jorra para a vida eterna! (Vers. 13 e 14). Abra o seu coração hoje e passe a ser você uma fonte de água viva para sua família, para seus amigos, para seus ministérios. Jesus quer mudar a sua vida de uma forma impactante e transformadora!

Jesus procura adoradores sinceros
       Quem não gostaria de beber da “Fonte da Juventude”? Qualquer pessoa em sã consciência tomaria muitos e muitos litros, porém não se pode beber desta fonte de eternidade sem ser sincero diante de Deus. A mulher, nosso personagem nesta passagem, buscava água num poço distante porque sua vida era uma vida estranha até para os conceitos samaritanos. Ela já estava no quinto casamento e no sexto relacionamento, com certeza já havia tido muitos filhos, porém até aquele dia jamais havia tido momentos reais de felicidade. A comunidade a excluía, não tinha amigas, não podia frequentar sequer os cultos pagãos aos quais estavam acostumados os samaritanos. Como toda mulher ela um dia sonhou em ter um casamento feliz e bem realizado, porém algo aconteceu e cada um dos seus casamentos tornou-se em uma decepção. Um casamento necessariamente representa a união entre Deus e a sua Igreja. Nós somos a noiva de Cristo e Ele virá buscar a sua noiva brevemente. Todo cristão passa por um período chamado “primeiro amor”. Uma época onde nos dedicamos, oramos, jejuamos, choramos na presença de Deus e procuramos de todas as formas evitar o pecado, entretanto passa-se o tempo e este amor esfria, tal e qual foi no casamento desta mulher. Dai em diante surge uma luta para manter o casamento em dia. Alguns conseguem, a bíblia diz que são poucos, mas esta mulher não estava entre os poucos. Seu casamento acabou e ela caiu novamente no mundo. Depois disto, sem um resgate espiritual verdadeiro sua vida virou uma sucessão de tentativas frustradas, até que na sexta e última vez o marido sequer lhe pertencia, significando uma vida em adultério.
       Nossa vida com Deus não é muito diferente, passamos pelo casamento, pelas crises, e somos constantemente chamados a permanecer fiéis, porém se desistimos existe a possibilidade do resgate mas é necessário fazê-lo ocorrer muito rapidamente pois a tendência é uma vida de tentativas e erros, até o ponto onde adulteraremos. Como? Indo para falsas crenças, falsos entendimentos e falsas profecias, capazes de corromper a vida cristã e impedir o arrependimento.
       Se você deseja beber desta água é preciso mostrar para Deus com quem você está casado. Quando a mulher samaritana convenceu-se da possibilidade de ter uma vida diferente, ela disse: Senhor dá-me desta água para que eu não tenha mais sede... Neste momento, de uma forma até estranha ao texto o Senhor disse: “Vai, chama o teu marido e vem cá”. Jesus não estava querendo ver o marido, mas sim expor o pecado na vida daquela mulher. Por mais que ela entendesse ter o seu pecado escondido sendo amante de um homem casado, Jesus conhecia todos os seus pecados tal e qual conhece os seus. Em Jeremias 17:10 ele diz: Eu o Senhor esquadrinho o coração e provo a mente, e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos, e segundo os frutos das suas ações. Só há um jeito de beber da água da vida: Ter um coração sincero e aberto diante de Deus. Não tenha medo de confessar, não se preocupe com as consequências pois Deus certamente está pronto para perdoar e edificar a sua vida através de um passo de sinceridade.

Você vai conhecer o verdadeiro profeta
       Depois de abrir o livro da vida daquela mulher diante dela só lhe restou dizer uma frase: “Senhor, vejo que és profeta”. Aquela mulher foi reavivada diante de Deus, passou a ver o que antes não via, e a entender o que antes não entendia. Todos nós temos um pouco desta mulher samaritana em nós, por isto a bíblia diz: “Era necessário passar por Samaria”. Todos nós precisamos passar pelo poço de Jacó, todos nós precisamos enfrentar os nossos pecados de frente e deixar Deus abrir o livro da vida. Jesus disse aquela mulher: “Vos, os samaritanos adoram o que não conhecem, mas nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos Judeus”. É chegado o momento de conhecermos o Deus que adoramos, pois ele também disse: “...Vem a hora, e já chegou em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, pois o pai procura tais que assim o adorem”.
       Aquela mulher chegou até o poço movida por uma sede física mas foi saciada na sua sede espiritual. Talvez você tenha chegado até aqui movido apenas por uma sede física, mas o Senhor está lhe fazendo um convite: O Salmo 147:3 diz: “Ele sara os quebrantados de coração e lhes ata as feridas”. O que está acontecendo não é físico, é espiritual. Jesus quer atuar sobre as suas feridas, as suas dores. Ele está próximo ao seu altar, buscando por onde saciar a sua sede com uma água diferente, cristalina que flui diretamente do trono do Pai.

Largue o cântaro
       Nos versículos 28 e 29 de João 4 está escrito: “Então, deixando o cântaro, a mulher foi à cidade e disse ao povo: Vinde, vede um homem que me disse tudo o que tenho feito. Poderia ser este o Cristo? e diz a bíblia que muitos saíram da cidade e foram ter com Jesus. Lembre-se de que pregamos a respeito de uma mulher desprezada na cidade, que necessitava buscar água num poço mais distante, em uma hora diferente dos outros para não ser humilhada. Agora, no versículo 28, está está exercitando a unção recebida através da água da vida e demonstrando publicamente as bênçãos sobre a sua vida.



Primeiro ela largou o Cântaro
- O cântaro representava a realidade da sua vida até então.
Deus lhe deu atrevimento!
- Ela teve coragem para entrar na cidade e chamar o povo!
Deus lhe deu autoridade
- Muitos saíram da cidade e foram ter com Jesus
Deus lhe deu visão
- Ele viu primeiro o que nenhum samaritano havia visto até então!

Largue o seu cântaro também! Jesus quer dar atrevimento, autoridade e visão sobre a sua vida para você vencer todas as dificuldades e impedimentos em sua vida. Hoje é um dia especial onde o Senhor está visitando o seu altar para trazer cura e libertação sobre todos os casamentos físicos e espirituais.

pr. altamir de souza
Na Visão de Multidões!
Shalom Aleichem, Aleichem Shalom
A paz seja convosco, convosco esteja a paz

Todos os nossos textos são liberados para estudos, pregações em pequenos grupos ou igrejas. A publicação dos textos entretanto só deverá ser feita mediante a autorização por escrito do autor.

AJUDE-NOS A DIVULGAR ESTE BLOG

quarta-feira, 11 de junho de 2014

O ímpio que prospera. Prosperar na terra e prosperar em Cristo.


Uma pergunta tem ecoado na mente de muitos cristãos gerando dúvidas a respeito da fidelidade de Deus em relação à sua vida secular e espiritual. Olhando para o mundo conforme podemos vê-lo na atualidade contemplamos um fator, a princípio, estranho para as pessoas que obedecem aos mandamentos da Lei de Deus. Vemos um grande número de empresários bem sucedidos, cantores em alta na mídia, palestrantes com suas agendas lotadas e políticos com grande poder de interferência na vida dos cristãos. Entretanto na maioria quase absoluta das vezes essas pessoas tem uma característica assustadora: Elas não são cristãs. Não possuem o caráter de Cristo e não professam a fé da eternidade. Por este motivo muitos cristãos se revoltam com determinadas situações pelas quais passam em relação a sua vida secular e chegam a deixar de lado as coisas de Deus em virtude de não aceitarem a possibilidade de um ímpio prosperar financeiramente enquanto ele, cristão, permanece em dificuldades.
Mas afinal de contas, qual o motivo destas pessoas prosperarem? A reposta para está questão está no ímpeto humano em torno do dinheiro. Esta é uma das maiores fontes de energia para o descrente prosperar. De fato nem poderíamos utilizar a palavra descrente pois ela significa: “Aquele que não crê”, porém essas pessoas acreditam fielmente em um Deus chamado “Dinheiro”. Ele as move em direção ao trabalho, ao estudo, e todas as outras coisas do dia a dia que possam canalizar fontes monetárias para os seus bolsos. Há nisto tudo um outro fator importante a ser observado: Existem pessoas “descrentes” e honestas, porque não dizer até mesmo justas em relação aos fatores humanos envolvendo a vida em sociedade. Há homens descrentes fiéis às suas esposas, há empresários descrentes honestos em seus pesos e medidas, e pasmem vocês! Há políticos descrentes honestos nas suas decisões e nos seus projetos e esta condição é um fator capaz de gerar prosperidade na vida dessas pessoas. O Salmo 92 diz: “O justo florescerá como a palmeira”. A palmeira é comum em praticamente todo o mundo. Suas flores chamam a atenção por serem pequenas e volumosas. Em determinadas épocas se desprendem do caule cobrindo todo o entorno da planta e gerando um fator visual extremamente atraente. Antes de continuar é preciso esclarecer que estamos falando de um justo em termos humanos e não espirituais. Nós cristãos somos justificados espiritualmente a partir do sangue de Cristo que nos livra de todo o pecado e temos em nós o caráter de Cristo que gera justiça por intermédio da imagem e semelhança dEle. Estes justos em termos humanos, ou seja, pessoas honestas e direitas muitas vezes prosperam tal e qual a palmeira, pela sua própria característica de agirem conforme seus preceitos morais e crerem em um tipo de Deus para nós conhecido como “Mamon” ou “Dinheiro”.
Mas você já parou para pensar se estas pessoas conseguem realmente desfrutar deste dinheiro? Existe uma diferença espiritual muito forte em relação a “ter” e “desfrutar” do que se tem. Eclesiastes 5.19-20 diz: “Quanto ao homem a quem Deus deu riquezas e bens, e lhe deu poder para delas comer, e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho: Isto é dom de Deus. 20 Não se lembrará muito dos dias da sua vida, porque Deus lhe enche de alegria o coração. Neste texto vemos um homem a quem Deus deu “poder “ para desfrutar das suas riquezas e bens e mais do que isto o Senhor chama este poder de “Dom de Deus”, ou seja uma “dádiva do Senhor sobre a vida deste homem”. Este poder não gera apenas posses mas também uma alegria capaz de encher o seu coração. Um pouco mais adiante em Eclesiastes 6 encontraremos uma situação diferente. O texto diz: “1. Há um mal que vi debaixo do sol, e que pesa muito sobre o homem: 2. Um homem a quem Deus deu riquezas, bens e honra, e nada lhe falta de tudo o que a sua alma deseja, mas Deus não lhe dá poder para disso comer, antes o estranho come. Isto também é vaidade e grave mal”.  Agora vemos uma situação contrária. Aqui Deus concedeu a um homem riquezas, bens, e honra, mas não lhe concedeu poder  para desfrutar destas dádivas. Estas pessoas não receberão o “dom de Deus” para operar sobre as suas posses. O Salmo 92 explica este fator de forma reversa ao dizer: “Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus”. Pessoas justas humanamente falando podem prosperar, pois Deus lhe concede esta permissão mas não poderão usufruir destas posses como fonte de alegria para as suas vidas. Já os justificados em Cristo, estes estarão plantados ‘como palmeiras’ nos átrios do Senhor. O átrio era o espaço onde estava guardado o Tabernáculo do Senhor. Em uma tradução mais simples o “átrio” era o “quintal de Deus na terra”. Provérbios 4.18 diz: “A vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito, 19 mas o caminho dos ímpios é como a escuridão; não conhecem aquilo que tropeçam. É possível para um descrente ser próspero mas ele jamais poderá desfrutar desta prosperidade tal e qual um cristão justificado no sangue do cordeiro. Posses são apenas bens materiais sem valor para o Espírito Santo, mas a alegria derramada sobre aqueles aos quais o Senhor dá poder para desfrutar das suas posses é uma dádiva de grande valor para Deus pois Ele tem grande felicidade em ver os seus filhos felizes e realizados. Faça a diferença! Seja fiel a Deus em espírito, seja fiel a Deus com as suas posses. Seja fiel ao Senhor de todo o seu entendimento. Jesus lhe dará “poder” para desfrutar das suas posses.

pr. altamir de souza
Na Visão de Multidões!
Shalom Aleichem, Aleichem Shalom
A paz seja convosco, convosco esteja a paz

Todos os nossos textos são liberados para estudos, pregações em pequenos grupos ou igrejas. A publicação dos textos entretanto só deverá ser feita mediante a autorização por escrito do autor.

AJUDE-NOS A DIVULGAR ESTE BLOG


quarta-feira, 4 de junho de 2014

Os calabouços da alma. Porque Deus permite o sofrimento


Preposição. Há uma pergunta recorrente nos meus dias de pastorado. Muitos filhos e filhas perguntam o porquê de passarem por tantas lutas e dificuldades. Quais motivos nos levam a sofrer momentos de dor, medo e insegurança. Por que adoecemos, por que mesmo estando debaixo da autoridade de Cristo passamos por tantas situações até mais difíceis, à primeira vista, do que as vividas por determinadas pessoas fora do contexto cristão. Não é difícil encontrar um cristão comparando a sua vida a de um descrente onde este está feliz, realizado e até mesmo equilibrado e esta situação gera um constrangimento superior à capacidade de muitos suportarem a sã doutrina de Cristo. Nesta oportunidade queremos humildemente oferecer algumas respostas e também demonstrar a expectativa do Senhor em relação a você e os seus dias difíceis. Através desta mensagem você terá a oportunidade de abrir os seus olhos de uma forma diferente do convencional e receber autoridade para se tornar feliz, independente das situações à sua volta. Para isto gostaria de lhe pedir muita atenção, também quero solicitar seus olhos e ouvidos absolutamente espirituais para poder compreender o contexto desta mensagem. Certamente Deus vai falar com você e transformar o seu entendimento em relação a muitas situações do seu dia a dia.

       Texto bíblico. Por favor, abra a sua bíblia na carta aos Hebreus, capítulo 6, onde leremos dos versículos 9 até o 12. O texto diz – “Amados, mesmo falando dessa forma estamos convictos de coisas melhores em relação a vocês, coisas próprias da salvação. 10 Deus não é injusto; ele não se esquecerá do trabalho de vocês e do amor que demonstraram por ele, pois ajudaram os santos e continuam a ajudá-los. 11 Queremos que cada um de vocês mostre esta prontidão até o fim, para que tenham a plena certeza da esperança, 12 de modo que vocês não se tornem negligentes, mas imitem aqueles que, por meio da fé e da paciência recebem a herança prometida.

       Desenvolvimento. A carta aos Hebreus, de certa forma, até os dias de hoje é uma incógnita. Apesar de muitos estudiosos atribuírem suas palavras ao apóstolo Paulo não há comprovações capazes de certificá-lo como autor. O texto escrito aos Hebreus chegou em uma época onde o povo estava prestes a abandonar os ensinamentos de Jesus, cansados das lutas e das dificuldades do dia-a-dia, uma forte apatia se abateu sobre todos eles, gerando o desejo de voltar às práticas antigas do judaísmo, o que seria para nós hoje, pura e simples religiosidade sem a presença real do Espírito Santo de Deus. A carta aos Hebreus foi escrita para um povo conhecedor do antigo testamento, dos mandamentos do Senhor e dos seus livramentos mas que havia perdido a essência do entendimento de Cristo e com isto perderam a capacidade de ver além da sua possibilidade física e humana. Quando este autor, cuidadosamente desconhecido e sem nome surge, palavras de entendimento são derramadas sobre os Hebreus, dando-lhes uma nova perspectiva de vida e um novo entendimento a respeito do Senhor.
      
Hebreus começa elucidando alguns fatores que você precisará entender para receber esta mensagem. A primeira coisa que aprendemos nesta carta é que Jesus é superior a todas as coisas. Hebreus 1.3 diz – “O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, Ele se assentou à direita da Majestade nas alturas.

Deus não é um simples profeta, ele é superior aos profetas, Deus não é um anjo, ele é superior aos anjos, Deus não é apenas um salvador ele é a redenção divina dos seus pecados, Deus não é uma imagem institucionalizada nas mentes humanas ele é a expressão exata do Criador dos Céus e de Terra!

       Para compreender os calabouços da nossa alma, precisamos acreditar totalmente nisto. Não pode pairar nenhuma dúvida no seu coração. No livro do apóstolo João (14.6) ele disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, e ninguém vem ao pai senão por mim”, então compreendemos que para chegar ao Pai, que é a majestade, precisamos primeiro passar pelo filho, que é o caminho da verdade. Todos nós temos acesso ao pai por intermédio do filho e apenas Ele é a solução para as nossas tribulações e dificuldades.

Se você for capaz de acreditar plenamente nesta afirmativa o Senhor lhe dará caminhos espirituais para suportar provações e vencer dificuldades.

Você é um ser absolutamente especial
Todos nós fomos constituídos mediante uma só força, um só poder e uma só direção. Todas estas três vertentes resumem-se em apenas uma só palavra: Amor. Quando Deus resolveu criar o homem Ele estava disposto a fazer algo realmente fora do comum. Do seu mais alto e sublime trono, em um determinado tempo da eternidade, o Senhor olhou para a via láctea, e em meio a 300 bilhões de estrelas, ele mirou em um determinado lugar e disse: Ali farei a maior de todas as minhas criações. Deus não queria mais criar querubins, serafins, galáxias. A expansão de algo infinito chamado universo já não era mais suficiente para dignificar a sua existência. Deus precisava de uma criação pela qual Ele pudesse expressar todo o seu amor e foi então que  revolveu criar o homem. Mas como criar o homem e não colocá-lo em lugar de destaque. Era necessário criar algo especial. Foi então que Deus Criou os céus e a terra. Os céus representam o Altíssimo, inexplicável, cuja altura e magnitude são incapazes de ser mensurados. A terra é a firme estrutura na qual está baseado o seu entendimento e a sua autoridade. Logo depois ele disse: Haja luz! E as trevas que antes representavam a inexistência foram iluminadas não só pela luz, mas envolvidas pelo calor de uma estrela brilhante capaz de abraçar todos os dias a criação de Deus. O Senhor te abraça todos os dias! Quando você acorda é possível sentir o calor do Espírito Santo sobre a sua vida. Até ali o mundo já era maravilhoso, mas ainda não o suficiente para receber o homem. Deus ainda separou as águas e a terra. Deus forrou a terra com um tapete verde, e sobre este grande tapete colocou árvores frutíferas, seres viventes nas águas, seres viventes na terra e a todos disse: (Gn 1.22) – “Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas dos mares, e multipliquem as aves da terra”. Depois de tudo pronto, após dar muitas ordens às matérias para que cumprissem o seu objetivo chegou a sua hora de fazer o homem. Deus disse então, (Gn 1.26) – “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança”.  Por aproximadamente mil anos o Senhor desceu ao local da sua criação, tomou o pó da terra, misturou à água e com a argila, formada desses dois materiais, e moldou o homem, de dentro para fora, cada um dos pequenos nervos, ossos, cartilagens, veias, órgãos e até mesmo unhas e fios de cabelos foram rigorosamente construídos, contados e aplicados em um boneco de barro prestes a receber o fôlego da vida. Bem ali ao seu lado, contemplando a criação estão muitos anjos espantados. Até então e por toda eternidade o Senhor jamais havia parado para construir algo com suas próprias mãos. Imagine o burburinho entre os anjos, a agitação para compreender porque Deus estava criando um boneco de barro. De repente o espanto se torna maior ainda: Deus se abaixa e por alguns momentos, que para nós significam anos, ele contempla a sua criação. Após conferir e ver que não havia erros ele então inspira sobre si o ar que sustentava o firmamento e sopra às narinas do homem. Até aqui o homem era água, e terra. Dois dos elementos do firmamento já estavam nele, mas agora  receberia o terceiro: Ar. E como se num piscar de olhos o homem abre os seus olhos e recebe então a Alma, o quarto elemento. O fogo do Espírito Santo que nos permite viver. Naquele momento os céus e a terra tremeram, revoadas de pássaros surgiram em todos os cantos. Animais grandes e pequenos lançaram aos céus seus cânticos para glorificar a criatura humana criada por Deus. Anjos do Senhor imediatamente param os seus cânticos por alguns momentos, olham para o homem recém criado e num misto de sentimento entre espanto e êxtase dizem: “Glorifiquemos à criação do altíssimo, pois é imagem e semelhança d´Ele”.

Você é imagem e semelhança do Senhor. Não foi criado de uma forma qualquer e nem por uma mão qualquer. Deus o criou para engrandecer o seu nome e coroar a sua existência.

Você foi criado para dominar
       Talvez neste momento você esteja passando por uma situação de grande humilhação. Talvez hoje você esteja passando por uma provação muito grande, quem sabe até maior do que o seu próprio entendimento possa suportar. Deus não te chamou para ser humilhado. Deus te chamou para ser exaltado abaixo dEle e acima de todas as outras coisas. Nem coisas naturais, nem coisas sobrenaturais estão acima de você. Foi por isto que ele disse: - “Domine o homem sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que se arrastam sobre ela”. Deus na sua magnitude criou o homem, e lhe deu autoridade sobre todos os seres vivos na face da terra. De forma curiosa Ele disse: “Domine o homem... sobre as aves dos céus”. Note que o domínio não está restrito a um céu e sim a vários céus, nos dando desde então a compreensão do domínio humano sobre todas as coisas inclusive as espirituais constituídas abaixo do Pai.

Mas se é assim por que sofremos?

       Fiz questão de dar a você uma visão lúdica da sua criação. Deus não nos criou como seres comuns. Anjos são seres comuns, pois eles são espirituais, animais são seres comuns, pois eles são apenas terrenos, mas nós transcendemos esta capacidade. Nós somos carnais e espirituais ao mesmo tempo e toda esta reviravolta gerou uma questão sentimental entre os anjos do Senhor . Um em especial não aceitou ver uma criação superior a ele e isto contaminou os seus sentimentos.  No livro de Ezequiel capítulo 28 vemos temos esta história a partir do versículo 13“Você estava no Éden no jardim de Deus; todas as pedras preciosas o enfeitavam (...) seus engastes e guarnições eram feitos de ouro, tudo foi preparado no dia em que você foi criado, 14 você foi ungido como um querubim guardião pois para isso eu o designei. Você estava no monte santo de Deus e caminhava entre as pedras fulgurantes. Versículo 17 – Seu coração tornou-se orgulhoso por causa da sua beleza, e você corrompeu a sua sabedoria por causa do seu esplendor. Por isso eu o atirei à terra; fiz de você um espetáculo para o reis. Vejamos também em Apocalipse 12 a partir do versículo 7 – “Houve então uma guerra nos céus. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram. 8 Mas estes não foram suficientemente fortes e assim perderam o seu lugar nos céus. 9 O grande dragão fora lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados na terra.

Sofremos pelo engano de Satanás
       Perceba isto. O diabo estava presente desde o princípio da criação do homem e a sua inveja não é algo novo. Ele sempre nos detestou e deseja até hoje a nossa morte por dois motivos. Primeiro: fomos criados mais perfeitos. Segundo: fomos criados superiores a ele. Isto porém não significa que ele seja um “Zé ninguém” no âmbito espiritual. Nós precisamos parar de ver o diabo como um ser vermelhinho, de cara feia, com dois chifres e um garfo. Esta fantasia é a forma encontrada por ele para ludibriar a sua mente. A intenção do inimigo é exatamente fazer você pensar que ele fraco e desorganizado, entretanto esta não é a verdade e sim a mentira na qual ele está baseado.

Sofremos por não compreender
que Satanás é influente
Ainda dentro da sua perspectiva de engano o inimigo procura gerar outro tipo de confusão na mente dos filhos de Deus. No livro de Apocalipse 12.4 está escrito - “Sua cauda arrastou consigo um terço das estrelas do céu, lançando-as na terra...”. De forma contrária ao pensamento de muitos satanás tem grande capacidade de influência e pode sim interferir na vida das pessoas de forma muito abrangente quando estas se deixam levar pelas suas levianas investidas. O texto em |Apocalipse mostra a terceira parte dos anjos do Senhor sendo levadas juntamente com satanás quando foi eliminado do meio dos santos. Se você necessita e quer ter uma vida longe de dificuldades é preciso compreender que este nosso inimigo está constantemente buscando por onde interferir na sua vida de forma negativa, trazendo você de um lugar alto para um lugar baixo, tal e qual foi com ele que estava nos céus (lugar alto) e foi lançado na terra (lugar baixo). Este é o modo de operar do inimigo. Todo o tempo ele busca nos tirar dos lugares altos: Do alto da adoração, do alto da paciência, do alto da santidade e do alto dos lugares espirituais. Note que ele estava no céu, um lugar sem interferência do pó da terra. Este pó da terra, antes puro, após o pecado de adão passou a abranger o pecado, e a partir de então “esforçou-se” para estar, de certa forma, entre nós. Você também frequenta os lugares altos quando adora, ora ou medita na palavra de Deus, porém ao sofrer as interferências malignas constantemente apontadas para nós, corre o risco de ser lançado em lugares fora do padrão celestial estabelecido por Deus para um Cristão.

Sofremos por achar que satanás é desorganizado
Não chega a ser incomum ver nos templos pregações onde se afirma veementemente a desorganização das composições satânicas. O diabo frequentemente é colocado como um ser desorganizado, governando seres desorganizados. A realidade, entretanto, é muito diferente. O texto em Efésios 6:12 diz:“Pois nossa luta não é contra seres humanos, mas contra poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais”. O versículo em questão mostra uma vertente totalmente diferente deste raciocínio amplamente difundido entre os cristãos. Vejamos: (1) A nossa luta não é contra seres humanos – mostra claramente que os enfrentamentos não se restringem aos seres carnais. Nós sim somos desorganizados, não conseguimos manter nossas contas em dia, não conseguimos manter nossas casas arrumadas como seria o correto, não conseguimos sequer manter nossas mesas ou bancadas razoavelmente arrumadas. Isto tudo acontece porque achamos normal não sermos organizados, é normal não levarmos em conta a necessidade de manter em dia as nossas obrigações. (2) Agora que sabemos contra quem não é vamos saber contra quem é a nossa luta: (a) PoderesDiversos tipos de forças espirituais capazes de mover uma vida em particular ou grandes massas. São esses os poderes capazes de mover um indivíduo a entrar em um cinema e atirar contra a plateia e também de conduzir multidões a um baile “funk” onde se inspira e expira violência e sensualidade. (b) Autoridades – satanás como se compreende era um querubim alado, com alta patente e de grande responsabilidade no âmbito espiritual da adoração. Ao ser lançado na terra trouxe consigo anjos em diversas escalas hierárquicas dotados de autoridade sobre outros anjos. Querubins, serafins, etc., foram juntamente com ele lançados à terra tornando-se arcanjos (chefes de anjos) dentro do espectro terrestre recebendo por intermédio dele a autoridade para governar de forma negativa e contrária aos poderes positivos do Senhor. Estas autoridades governam legiões dotadas de “poder” para interferir na vida dos seres humanos e levá-los a condições e afastamento da presença de Deus. Vejamos alguns: Damian – (sintomas) abandono, amargura, arrogância, avareza, bloqueio, culpa, deboche, derrota, desamparo, desânimo, desmerecimento, dor, dúvida, egoísmo, engano, fraqueza, furto, impaciência, incredulidade, insegurança, inveja, isolamento, mentira, miséria, orgulho, preguiça, rejeição, ressentimento, ruína, solidão, tristeza. Asmodeus (sintomas ) - abuso, adultério, embriaguez, fornicação, ganância, glutonaria, homossexualismo, lascívia, lesbianismo, prostituição, sedução, sexo, vício. Belzebu – (sintomas) adivinhação, bruxaria, condenação, cultos satânicos, falsos dons, feitiçaria, heresias, idolatria, legalismo, maldições, ocultismo, religiosidade, tradição. Arios - agressividade, destruição, discórdia, dissensão, guerra, homicídio, morte, ódio, rancor e violência. Menguelesh – (Sintomas) - angústia, ansiedade, canibalismo, ciúme, confusão, depressão, desprezo, insônia, loucura, medo, nervosismo, obsessão, opressão, suicídio, tormento. Nosferatus – (Sintomas) - bruxaria, causas de solidão, famílias, principalmente aristocráticas da Europa, feitiçaria, morcegos e corujas, pactos satânicos, prostituição, roubos de energia, roubos de pensamento, seduz com poder.

Acredito que tais explicações tenham sido suficientes para compreender o nível de organização dentro dos planos satânicos. De fato não é preciso se tornar especialista neste tipo de conhecimento até porque não nos cabe perder tempo com essas coisas, mas vale a pena observar o nosso padrão de vida e analisar se não estamos sob influência de alguns destes espíritos de fineza. Diferente dos demônios de baixa patente, estes se expressam de forma sorrateira e vagarosa gerando aos poucos grandes dificuldades na vida do cristão. Avalie sua vida, ore a Deus medite na sua palavra e fortaleça-se contra estas investidas.

Sofremos por não compreender o projeto de Deus
Uma pergunta recorrente em todos os meios cristãos é: Por que passamos por tantos altos e baixos em nossa vida? Por que em determinados momentos estamos muito bem e em outros as coisas parecem estar tão complicadas?, pergunta esta completada sempre com um “Deus não sabia disto?”. Pois bem, o que escrevo a partir de agora é fruto das minhas pesquisas em torno de fatores bíblicos, históricos, psicológicos e espirituais, portanto você está livre para receber ou não esta informação conforme os seus conceitos. Particularmente esta conclusão tem gerado bons resultados junto a diversos grupos nas quais eu a tenho aplicado, tanto grupos voltados a bases teológicas com fulcros espirituais como outros em posição puramente secular. No livro de  - Provérbios 4.26-27 está escrito: Veja bem por onde anda e os seus passos serão seguros. 27 Não se desvie nem para a direita e nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade. O texto é bastante conhecido porém a profundidade contida no escopo da mensagem nem tanto. Observando o texto de forma reversa observaremos dois fatores em especial. O primeiro: Deus estabeleceu um caminho seguro para todos os desejosos em andar debaixo da sua autoridade. Este caminho oferece ampla proteção e distância das dificuldades do dia-a-dia. O segundo: Deus estabeleceu um projeto em “linha reta” para a sua vida. No momento da criação Deus estabeleceu um alvo a ser atingido por cada um de nós e este caminho não possui desvios nem para a direita e nem para a esquerda. Por isto ele disse: “Não se desvie nem para a direita e nem para a esquerda”. O mesmo texto pode ser observado em momentos de pressão na vida de personagens bíblicos como Josué (1.7). O fato é que se seguimos esta linha reta estamos livres do sofrimento, livres dos altos e baixos da nossa vida capazes de gerar diversos tipos de instabilidade. Por outro lado entendemos também que os altos e baixos são gerados por nós e não por Deus e independem da autoridade ou dos projetos de Deus. Há um projeto original para sua vida “em linha reta” em direção à salvação, porém as decisões tomadas por você ao longo da sua existência interferem na possibilidade de seguir esta linha, gerando a partir de então as possibilidades (brechas) para você eventualmente sofrer consequências a partir dos seus próprios atos e não exatamente pela vontade ou pelos projetos de Deus.

Deus estabeleceu uma linha reta em direção à salvação para sua vida. Não desista, não se permita mudar o rumo. O sofrimento atual em seus dias pode ser fruto das decisões que você tomou, então avalie seu coração e sua consciência e dê oportunidade para Deus lhe mostrar o melhor caminho.

Temos a falsa compreensão de ser fácil
       Eis outra questão de engano nos dias atuais. Muitos irmãos e irmãs em Cristo se adéquam ao evangelho entendendo ser tudo muito fácil dentro da vida cristã. Um engano tão óbvio que chega a ser estranho ver a grande maioria dos cristãos vivendo em torno deste entendimento. Definitivamente não é fácil ser Cristão. Basta olhar para a vida dos profetas e a forma como morreram, ou simplesmente para Jesus e todo o seu sofrimento em favor da humanidade. Ele mesmo disse – “No mundo tereis aflições, mas tenham bom ânimo. Eu venci o mundo (João 16.33)”, então podemos compreender  a opressão em termos físicos e espirituais como algo natural na vida de qualquer indivíduo confesso espiritual. De fato não existe uma garantia de facilidades e sim uma garantia de “futuro facilitado” onde já não seremos mais humanos e sim absolutamente espirituais, pois “em glória” seremos vivos e não em “corpo”. A garantia para este futuro glorioso é você mesmo quem faz mediante atitudes de obediência em relação a Deus. Há também outra garantia que deve chamar a sua atenção: Serão poucos capazes de atingir esta condição de vida. O texto em Mateus 7.13-14 diz isto muito claramente: Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta  e amplo o caminho que leva a perdição, e são muitos os que entram por ela. 14 Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva a vida, poucos são os que a encontram”.

Hoje Deus está lhe chamando para ser um desses poucos. Abra o seu coração para Jesus, abra os seus olhos para a obediência, abra os seus ouvidos para o entendimento e certamente esta porta difícil de encontrar vai se abrir pra você e sua família.

As consequências e as circunstâncias
Entre todos os tópicos desta pregação (deste estudo) acredito que este seja um dos mais importantes para elucidar os sofrimentos dentro a vida cristã. Há basicamente dois motivos capazes de gerar sofrimento.

Primeiro – Consequências: Cada passo dado por você vai gerar resultados negativos ou positivos. O inimigo, nosso acusador, está todo o tempo buscando por onde abrir brechas acusar e destruir sua vida. Desta forma ao pecar e desviar-se dos caminhos espirituais estabelecidos por Deus em sua vida, satanás gera sofrimentos, frutos das consequências dos seus próprios passos e não da vontade de Deus. Você possui o arbítrio para pecar ou não pecar. Deus lhe deu autoridade para decidir entre uma vida de santidade ou uma vida de pecado, mas não lhe deu autoridade para decidir entre uma vida de paz ou de sofrimento e é ai onde muitos se enganam achando que podem “decidir pecar” e “decidir não sofrer” sendo que a última condição não está sob seu controle. Vejamos 1ª Coríntios 6.12 – “Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém, tudo me é permitido mas eu não deixarei que nada me domine”.

Você também pode estar respondendo por consequências advindas de outras gerações de sua família as quais você não tem amplo conhecimento. Certamente se lhe perguntarem quem foram seus avós, você os conhecerá e se perguntarmos quem foram seus bisavós há uma grande possibilidade de você conhecer seus nomes, mas a partir daí é muito difícil sabermos alguma coisa. Nós temos uma visão limitada do tempo voltada para a nossa existência, entretanto anjos, quer sejam maus ou bons tem uma visão ampliada em torno da nossa criação. Eles conhecem todas as nossas gerações e podem de tempos em tempos reviver dificuldades na área familiar e pessoal vividas tempos antes em nossas famílias. Chamamos isto de “maldição hereditária” e algo com o que você deve se preocupar. Ore sempre pedindo a Deus para quebrar todo tipo de maldição antes existente na vida de sua família e impedir de atingir a você ou seus familiares vivos.

A luxúria, a cobiça, o ódio, a inveja e nenhum sentimento semelhante pode dominar sua vida pois você está sendo constantemente fortalecido numa força maior chamada Jesus Cristo. Comece a usar a sua liberdade para gerar força espiritual em sua vida. Certamente Deus lhe entregará os caminhos para ser vitorioso na sua batalha, quer seja espiritual ou física!

Segundo – Circunstâncias – A palavra de Deus nos mostra através das suas passagens segredos contidos em torno dos desígnios de Deus em relação a humanidade os quais não nos compete conhecer. No livro de Atos 1.7 está escrito – “A vós não vos compete saber os tempos ou épocas que o Pai reservou à sua própria autoridade”. Em 1ª Coríntios 1.11 também lemos: “Quem conhece a fundo a vida íntima do homem é o espírito do homem que está dentro dele. Da mesma forma, só o Espírito de Deus conhece o que está em Deus”. Há um limite em torno daquilo que podemos saber em torno dos desejos e vontades de Deus. O Senhor pode utilizar a sua criação conforme Ele bem entender e não necessariamente como nós entendemos. Isto mostra que muitas vezes passamos por algumas dificuldades e tormentos em virtude de pura e simples circunstâncias em torno de acontecimentos pelos quais não temos o menor controle. Foi assim na vida de Jó a quem o próprio Deus demonstrou como servo absolutamente fiel, mas por uma contenda entre ele e satanás permitiu prová-lo de todas as formas. Também foi assim na vida de Abraão e Isaac. Segundo o torá dos Judeus a provação de Isaac acontece em um momento de discussão entre o inimigo e Deus questionado em torno da fidelidade de Abraão em virtude da sua prosperidade. Flavio Josefo descreve a provação de Abraão como a solicitação de uma prova fidedigna em torno da vida de Abraão e também Isaac para carimbar definitivamente a devoção dos dois em relação ao criador. Estes homens não agiram contra Deus nem tampouco tomaram atitudes que pudessem de alguma forma denegrir sua imagem diante da humanidade. O fator que gerou a provação em suas vidas foi unicamente o fato de serem absolutamente fiéis em todas as coisas relativas a Deus. Talvez você ainda não esteja compreendendo, então vamos explicar de uma forma um pouco mais esclarecedora. A provação na vida de Jó e na vida de Abraão acontecem em virtude do seu alto nível de fidelidade. De certa forma a “linha reta” estabelecida por Deus em torno da vida destes homens estava em tamanho nível de perfeição que lhe permitiu confiar plenamente nos resultados dando ao Pai a liberalidade de utilizá-los para humilhar satanás em suas tentativas de destruição ou desmoralização. Perceba então que Deus utilizou homens espiritualmente fortes para desestruturar organizações criadas pelo inimigo para gerar destruição na terra e isto são “circunstâncias”. Fatores fora do seu controle em termos espirituais utilizados por Deus como forma de desestruturar o inimigo e demonstrar as pessoas mais fracas em termos de fé que é possível vencê-lo.

Talvez você esteja passando por dificuldades em virtude de simples circunstâncias, mas isto significa que você é suficientemente forte para suportá-las e mais ainda, significa que o inimigo será humilhado no final.

Você pode vencer a dor e o sofrimento
Até o momento apresentamos diversos motivos pelos quais sofremos, porém você deve ter plena consciência da sua capacidade de vencer suas lutas e provações. Em 1ª. João 4.4 está escrito:Filhinhos, vocês são de Deus e os vencerem porque aquele que está em vocês é maior do aquele que está no mundo”. Estando com Deus você sempre estará capacitado para vencer suas lutas. Deus tem propósitos completos e a “linha reta” em direção à salvação estabelecida como projeto em sua vida continua sempre à sua disposição.
O apóstolo Tiago apresenta um caminho a ser seguido para gerar esta capacidade e finalizaremos esta pregação (este estudo) com o que chamamos de “Elixir da Salvação”. Em Tiago 4.7 está escrito: Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês. Observando este texto com olhos e ouvidos espirituais você poderá vencer o “calabouço da alma” e se tornar uma pessoa feliz e realizada nos  seus projetos.

Submetam-se a Deus.
Para vencer os calabouços da alma você precisa submeter-se a Deus. Ele é o seu direcionador e o seu salvador. É a Ele quem você deve prestar contas. Somente um corpo submetido a autoridade do Espírito Santo pode vencer o sofrimento e atravessar as dificuldades impostas pelas astutas ciladas do inimigo.

Chegou a hora da sua submissão. Chegou a hora de vencer pela humildade. Humilhe-se na presença do Espírito Santo e Ele vai glorificar a sua vida.

       Resistam ao Diabo
       Há uma promessa em torno da sua resistência. Ela lhe confere o poder de afugentar o diabo. Quando um cristão resiste as tentações os poderes celestiais voltam-se para Ele fortificando a sua vida e levantado a sua capacidade de resistência. Não se resiste sem Deus, não se afugenta o inimigo sem resistência.

O inimigo tem tentado impor medo e tentações sobre a sua vida, mas hoje é o dia de receber poder. Hoje é o dia de receber autoridade. Você vai resistir e o diabo vai fugir.


Deus escolheu este dia para você vencer o sofrimento e sair dos calabouços da alma. Vamos orar a Deus e buscar forças para enfrentar todas as dificuldades que tem se levantado contra você!

pr. altamir de souza
Na Visão de Multidões!
Shalom Aleichem, Aleichem Shalom
A paz seja convosco, convosco esteja a paz

Todos os nossos textos são liberados para estudos, pregações em pequenos grupos ou igrejas. A publicação dos textos entretanto só deverá ser feita mediante a autorização por escrito do autor.

AJUDE-NOS A DIVULGAR ESTE BLOG