ESBOÇO: Eleve seu nível espiritual - "Enéias e Tabita"


Queridos irmãos em Cristo Jesus, agradeço ao nosso bom Deus pela presença de cada um de vocês nesta noite (assim como a você que acompanha o nosso blog). Que possamos desfrutar ainda mais desta bondade do Senhor, recebendo da sua parte e não da minha uma palavra forte e poderosa para alimentar o nosso corpo espiritual e edificar a nossa vida com Deus.

Peço aos irmãos que tomem em mãos as suas bíblias, e abram no livro de Atos dos Apóstolos, 5º livro do novo testamento, 44º livro da palavra de Deus considerando a organização bíblica atual, livro escrito pelo “Dr. Lucas” ao excelentíssimo “Teófilo”. Nome cujo significado é “teo” – palavra grega significando “Deus” e “filos ou filo” – palavra grega que significa “Amigo”. Teófilo então traduz-se por “amigo de Deus” para quem, por consequência entendemos ser escrito o livro de Atos dos Apóstolos: Todos os amigos de Deus! 

Adiante alguns capítulos e vá até o capítulo 9, e o versículo 32, onde meditaremos na palavra de hoje. Está assim escrito: Viajando por toda parte, Pedro foi visitar os santos que viviam em Lida. 33 Ali encontrou um paralítico chamado Enéias, que estava acamado fazia oito anos. 34 Disse-lhe Pedro: “Enéias, Jesus Cristo vai curá-lo! Levante-se e arrume a sua cama”. Ele se levantou imediatamente. 36“Em Jope havia uma discípula  chamada Tabita, que em grego é Dorcas, que se dedicava a praticar boas obras e dar esmolas. 37 naqueles dias ela ficou doente e morreu, e seu corpo foi lavado e colocado num quarto do andar superior. 38 Lida ficava perto de Jope, e, quando os discípulos ouviram falar que Pedro estava em Lida, mandaram-lhe dois homens dizer-lhe: “Não se demore para vir até nós”. 39 Pedro foi com eles, e quando chegou, foi levado para o quarto do andar superior. Todas as viúvas o rodearam chorando e mostrando-lhe os vestidos e outras roupas que Dorcas tinha feito quando ainda estava com elas. 40 Pedro mandou que todos saíssem do quarto; depois, ajoelhou-se e orou. Voltando-se para a mulher morta, disse: Tabita, levanta-se”. Ela abriu os olhos e, vendo Pedro, sentou-se. 41 Tomando-a pela mão, ajudou-a a pôr-se em pé. Então, chamando os santos e as viúvas, apresentou-a viva.

Quando entramos em uma igreja, ou qualquer outro lugar onde esteja concentrado um grupo de pessoas envolvidas com a obra de Deus, em geral, nos deparamos com diversos tipos de consciência e padrões espirituais. Encontramos pessoas alegres, saltitantes, trabalhadoras em todos os sentidos, e também as desanimadas, cansadas e fracas espiritualmente falando. O texto lido fala a respeito destes dois tipos de pessoas e sobre isto aprenderemos hoje.

A bíblia é um livro para ser lido e compreendido de forma espiritual e só conseguimos compreendê-la e traduzi-la quando permitimos ao Espírito Santo de Deus fazer parte de nós. Nesta passagem vemos o poder de Deus operado através de Pedro, o homem em cujo padrão de fé Deus concebeu firmar a sua mensagem. Pedro era um homem de temperamento complexo, atitudes nem sempre das mais acertadas, porém possuía um tesouro especial dentro de si: Um coração aberto para receber a palavra de Deus. Isto fez de Pedro um dos maiores ícones espirituais do cristianismo, pregado por ele com grande ênfase e autoridade.

O versículo 32 relatado por Lucas em atos dos apóstolos, mostra Pedroviajando por toda parte’. Pedro aponta para o evangelho de Cristo e a sua autoridade. Pedro sabia da imensa autoridade na qual estava constituído e que lhe possibilitava fazer qualquer coisa em nome de Jesus, conforme havia transcrito nas palavras de Jesus o apóstolo João ‘E tudo quanto pedires em meu nome, isso farei, afim de que o Pai seja glorificado no Filho’. (João 14.13), também o próprio Lucas, detalhando para a eternidade o envio dos 70 discípulos, no seu capítulo 10 e versículo 19 transcreve: Eis que vos dou poder para pisar em serpentes e escorpiões, e toda força do inimigo, e nada vos fará dano algum’.

O evangelho pregado com autoridade é um fator gerador de milagres, você precisa compreender isto para trazer esta dimensão para a sua vida e para vida das pessoas do seu círculo de relacionamentos. Multiplique a benção!

Pedro sabia disto e Deus vai utilizá-lo para dar uma grande demonstração de poder através da sua vida e desta passagem. Da mesma forma Deus quer utilizar a sua sabedoria e sua fé para utilizá-lo em grande demonstração de poder através de toda a sua passagem da vida terrena, para vida eterna, no mais alto nível espiritual a ser atingido. Ainda no versículo 32 de Atos dos apóstolos, a palavra de Deus nos informa que Pedro foi visitar os Santos da cidade de Lida. Esta cidade ficava no meio do caminho entre o Egito e a Babilônia, e foi evangelizada pelo próprio Pedro há anos atrás. Compreenda isto, o Egito tipifica escravidão e sofrimento do povo de Deus e a Babilônia, o pecado do mundo. Esta é mais uma prova do Poder de Deus! Em qualquer lugar Ele pode estar presente, mesmo em meio ao fogo cruzado, o risco de sofrimento, e de contaminação pelo pecado, temos de ser atrevidos e lutar para ministrar a palavra e converter os privados do amor de Deus.

A SEMENTE DA PARALISIA. Nesta mesma cidade Pedro vai encontrar um homem paralítico chamado Enéias, nome derivado do grego e que significa “glorioso”. Segundo a palavra de Deus o outrora glorioso Enéias já se encontrava paralítico há 8 anos. Assim como na vida de outros paralíticos conhecidos na palavra de Deus, ele também estava jogado numa cama, moribundo, sujo, doente, dependendo de pessoas para carregá-lo de um lado para outro, sem perspectivas de vida. Nós não sabemos o que gerou a paralisia de Enéias, mas sabemos os resultados de sua doença.

Deus não te chamou para ficar paralisado. Fomos cuidadosamente projetados para andar, correr, comunicar e desbravar. Toda a máquina humana foi desenhada para isto.

Nesta passagem encontramos alguns itens importantes para a nossa meditação. 1.) Um homem 2.) Uma doença 3.) Uma cama, 4.) Um profeta. O homem representa o templo do Espírito Santo e  também representa o próprio Deus e o seu evangelho na terra, já doença de Eneias (glorioso) reflete a dificuldade do homem em se manter integro durante todo o percurso da sua caminhada com Deus, porém quando estamos doentes, temos  uma possibilidade de resgate que é buscar a presença de Deus. A CASA (conforme já ministramos outras vezes), é o único templo concebido por DEUS, onde há dois altares e não apenas um, porém um complementando o outro. Em tempo esses altares são a MESA, onde recebemos e testemunhamos a provisão diária do Senhor e a CAMA, onde quando casados, representamos a união entre Deus e a Igreja, e quando não, o sono profundo, representando uma morte e um renascimento todos os dias. Enéias paralítico em uma cama, representa o cristão paralisado no altar. Sem conseguir atuar nem tão pouco receber a promessa de salvação de Deus, e finalmente o profeta, representa a presença de Deus diante de toda dificuldade para nos livrar de todo pecado e alçar nossas vidas a um nível espiritual superior ao das nossas capacidades físicas e intelectuais.

OS RESULTADOS DA PARALISIA – VAMOS pensar um pouco na situação de Enéias. Seu nome traduzido, sabemos, é glorioso e uma vez que nomes definiam posição social e condição espiritual, entre outras coisas, percebemos Enéias como um homem ativo na cidade de Lida, talvez um destaque entre os discípulos deixados por Pedro naquela cidade, no entanto, agora acamado e paralisado, sua estrutura física ia contra todos os seus projetos de vida. Uma pessoa paralisada por muito tempo, se não for bem cuidada, desenvolve feridas em virtude da falta de exercício, da mesma forma, uma pessoa paralisada desenvolve feridas espirituais no seu corpo espiritual (alma), e se não forem tratadas com prudência e urgência irão se tornar cada vez mais difíceis de serem curadas. Uma pessoa paralisada fica isolada da sociedade, pois não consegue estar em todos os lugares onde uma pessoa sadia possa estar. Da mesma forma, uma pessoa espiritualmente paralisada fica isolada da presença de Deus, pois não consegue buscar a sua presença em todos os lugares. Estas são pessoas que faltam ao culto, não comparecem às reuniões ministeriais, nem às células, nem às reuniões de oração, enfim. Isoladas dentro do seu próprio altar (cama). Uma pessoa paralisada perde o seu poder de locomoção e só pode ir a algum lugar quando é empurrada por alguém. Tem muita gente assim nos dias de hoje! Só anda se for empurrada ou puxada. Só cumpre seus compromissos se alguém acordar, só paga suas contas se alguém lembrar, e só vai para a igreja desta forma, empurrado ou puxado.

QUANDO O PROFETA CHEGA NA CIDADE – Vamos observar a atitude do apóstolo Pedro ao encontrar Enéias: Em Atos 9.34 lemos  34 Disse-lhe Pedro: “Enéias, Jesus Cristo vai curá-lo! Levante-se e arrume a sua cama”. Ele se levantou imediatamente. O primeiro fato importante: Pedro vai chamar o doente pelo nome: ‘Enéias’. O fato parece simples mas na realidade é bem profundo. Até então e durante oito anos, o seu nome não era mais Enéias e sim “paralítico”. Antes mesmo de proferir as palavras de cura sobre a vida de Enéias, Pedro o está levando a um tempo ‘glorioso’ onde ele fazia jus ao seu nome. O que Pedro estava dizendo era: “Enéias, você foi chamado para ser rei entre as nações, foi chamado para pregar a palavra de Deus e é assim que ele deseja vê-lo!”

Deus está te chamando pelo nome hoje, e Ele faz um convite. Lembra-te de onde foi que caiu! Do tempo glorioso, das descobertas, dos milagres, das vitórias e volte a vivê-las.

Segundo fato importante: “Jesus vai curá-lo” – Pedro está colocando Enéias em equilíbrio novamente. Paralítico por 8 anos ele já não acreditava mais na palavra de Deus e precisava de alguém para lembrá-lo de que este poder existia (e existe até hoje) e seria capaz de mudar a sua vida. Muitas vezes precisamos ser lembrados da presença de Deus. A paralisia espiritual inibe a nossa capacidade de compreender o poder soberano de Deus em nossas vidas. DEUS EXISTE É ABSOLUTAMENTE REAL E PODE CURAR TODO E QUALQUER TIPO DE PARALISIA NA QUAL VOCÊ ESTEJA ENVOLVIDO. CREIA NISTO E RECEBA PARA SUA VIDA EM NOME DE JESUS!

Terceiro fato importante: “Levante-se” – Após colocar Enéias no ponto de equilíbrio novamente ele dá uma ordem, a mesma que o Senhor havia dado por muitas outras vezes ao longo dos séculos para vários dos seus profetas. A ordem de Deus (neste caso de Pedro, personificando a palavra de Deus) para levantar-se demonstra a confiança ainda depositada em Enéias. Deus ainda precisava dele e da sua obra. DEUS AINDA PRECISA DE VOCÊ. LEVANTE-SE, TOME UMA ATITUDE, O SENHOR PRECIDA DE VOCÊ DE PÉ!

Quarto fato importante: “Arrume a sua cama”.  Lembra-se do que falamos a pouco sobre a cama? Arrumar a cama significa colocar em ordem o seu relacionamento com Deus. Imagine uma cama usada 24 horas por dia durante 8 anos? Certamente haveria um grande trabalho pela frente: Era preciso lavar os lençóis, trocar as armações, etc. Conosco também acontece da mesma forma. Precisamos colocar a nossa vida espiritual (o nosso altar) em ordem. Deus não gosta de bagunça e para adorar a Deus é preciso ter capacidade de manter as coisas em ordem. ORDENE SUA VIDA, ORDENE A SUA OBRA, ORDENE O SEU ALTAR. “Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente... (Jeremias 48.10)”.

Falamos até aqui sobre um homem “glorioso” o qual por algum motivo pereceu e adoeceu, tendo sido resgatado pelo Senhor em tempo hábil e tratado conforme o amor de Cristo. Pedro disse a Eneias apenas “Levante-se”. Enéias tinha consciência do poder de Deus e a ele Pedro deu uma ordem curta e grossa, porém a palavra de Deus continua nos enriquecendo através desta passagem veja: 36“Em Jope havia uma discípula  chamada Tabita, que em grego é Dorcas, que se dedicava a praticar boas obras e dar esmolas. 37 naqueles dias ela ficou doente e morreu, e seu corpo foi lavado e colocado num quarto do andar superior.

Uma discípula. A palavra nos fala a respeito de uma jovem chamada Tabita (hebraico) ou Dorcas (grego), em ambos os casos a tradução para o nome é “gazela”. Gazela é o termo utilizado por Salomão para referir-se a sua amada, de forma que compreendemos que o termo Tabita, refere-se a uma jovem doce e delicada, voltada às boas obras e a caridade (esmolas). Tabita fazia roupas e as doava para pessoas necessitadas. A luz do Espírito Santo temos: Uma jovem mulher = Uma jovem igreja, que se dedicava a praticar boas obras e dar esmolas, = esta igreja cumpria o seu papel espiritual das boas obras (pregando o evangelho) e dado esmolas (ajudando aos pobres de espírito). Porém, esta jovem ficou doente  e morreu.

Compreenda isto. Tabita, representa um igreja, voltada para o trabalho espiritual e social, porém “despreparada” para as dificuldades do dia a dia. O nível espiritual de Tabita não estava no padrão necessário para suportar as afrontas da obra sob sua responsabilidade e por isto ficou doente e morreu. Lembre-se! Nós também somos o templo do E.S. e sofremos individualmente as dificuldades coletivas da igreja de Cristo, de forma que isto também se reflete, muitas vezes, nos nossos ministérios. Vamos ver agora o tratamento diferente de Pedro dado a Tabita em relação ao tratamento dado a Enéias.

Elevando o nível espiritual. Quero dividir com os irmãos a partir de agora a forma como Pedro trata TABITA, dando-nos uma ideia muito clara, através da palavra revelada, sobre os passos a serem tomados para elevar o nosso nível espiritual a um ponto onde possamos enfrentar estas dificuldades e sair vencedores quanto às afrontas do inimigo.

Primeiramente, no versículo 38 lemos: Lida ficava perto de Jope, e, quando os discípulos ouviram falar que Pedro estava em Lida, mandaram-lhe dois homens dizer-lhe: “Não se demore para vir até nós”. Aqui vemos os discípulos daquela cidade, outrora evangelizada por Pedro chamando-o para socorrê-los. Pedro aqui não representa apenas o profeta, mas sim a própria palavra edificada na fé. Quando temos um problema, precisamos buscar a presença de Deus sobre nossas vidas. Quando sofremos uma dificuldade é preciso buscar ajuda sem demora. Talvez você esteja precisando de um reavivamento na sua vida espiritual, e assim como aconteceu com Tabita e as pessoas à sua a volta é momento de tomar uma atitude, elevar seus olhos aos céus e dizer: SENHOR NÃO SE DEMORE PARA VIR ATÉ  NÓS, não se demore para vir até minha família, não se demore para vir até o povo da minha igreja.

Logo depois, em segundo lugar, no versículo 39 está escrito: Pedro foi com eles, e quando chegou, foi levado para o quarto do andar superior. Todas as viúvas o rodearam chorando e mostrando-lhe os vestidos e outras roupas que Dorcas tinha feito quando ainda estava com elas. Pedro foi levado ao “andar superior” – Vemos o mesmo fato com Elias, em 1ª. Reis 17.19, quando ele também se dirige a um quarto, no andar superior, para salvar a vida de um jovem rapaz. Ir para o andar superior, significa “ir a um nível maior de intimidade com Deus”, “ir a um nível superior de contato com Deus”. Para que o milagre aconteça é necessário elevar o seu nível espiritual, o seu nível de fé. Quando você toma esta atitude, as coisas à sua volta começam a ser reveladas e você poderá ter uma visão ampla dos acontecimentos. No texto lemos “as viúvas os rodearam”. As viúvas representam a igreja, descasada ou longe de Deus. Ver esta separação entre a vida e a morte espiritual claramente é importante para poder clamar de forma certeira ao Senhor. Também, em um nível espiritual superior, você poder avaliar com mais precisão a respeito de obras e atitudes e como interceder por determinadas causas. Aqui, as viúvas estão mostrando a Pedro, os “vestidos e as roupas” feitas por Tabita para serem doadas, em tempo, mostravam as suas obras porém não falavam a respeito do seu padrão de fé.

O versículo 40 mostra algo tremendo! - Pedro mandou que todos saíssem do quarto. Querido irmão, às vezes é necessário ter tempo a sós com Deus para obter o discernimento necessário para fazer a obra. Em nosso ministério temos um projeto chamado TSD (Tempo Sozinho com Deus), um período que começa com 5 minutos de oração todos os dias e deve ir crescendo de acordo com o crescimento espiritual dos discípulos. Busque este tempo, fale com Deus. Você certamente vai ver o milagre acontecer! O texto continua dizendo: depois, ajoelhou-se e orou”. O ajoelhar de Pedro significa súplica! As vezes não basta apenas orar, é preciso suplicar! Em Salmos 6.9 lemos: “O Senhor já ouviu a minha súplica, o Senhor aceitará a minha oração”. Deus vai ouvir a tua oração se você a fizer com grande fé e insistência pois esta é a chave principal para abrir a porta dos céus e fazer suas orações chegarem até Ele. Não tenha medo de enfrentar o problema. Voltando-se para a mulher morta, disse: Tabita, levanta-se”. Deus lhe deu autoridade para fazer grandes coisas em nome dEle! João 14.13 – “E tudo quanto pedires em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado. Um dos grandes problemas do cristão é a fuga! Fugimos do problema por não compreendermos a plenitude do poder Deus. Olhe os olhos do problema, não tema tocar a mão no problema. Deus está contigo e vai ajudá-lo a resolver. Se você fizer isto, vai colher os resultados. Veja! - Ela abriu os olhos e, vendo Pedro, sentou-se. Glória Deus! Tabita abriu os olhos, reviveu, e também entrou num processo de crescimento espiritual. Perceba que ela não se levantou, mas sentou-se! Muitas vezes nós precisamos de um tempo para tomar fôlego, pensar em nossa condição e depois tomar a atitude se necessário com a ajuda de alguém.

Você vai ser um ressuscitador de sonhos! 41 Tomando-a pela mão, ajudou-a a pôr-se em pé. Perceba, a menina agora a pouco em estado de morte, havia ressuscitado e estava assentada em sua cama. Pedro então vai estender a sua mãe até ele e ajudá-la para que possa ficar de pé. É preciso ter sensibilidade para compreender a capacidade das pessoas e o momento pelo qual estão passando. Enéias (o glorioso) recebeu uma ordem direta: "Levanta, toma tua cama e anda", isto porque os apóstolos perceberam a sua capacidade interior, e compreenderam não ser necessário dar-lhe maiores cuidados. Já com Tabita, o processo foi completamente diferente. Ela sentou-se, e recebeu uma mão poderosa para ajudá-la a ficar de pé. Verifique a maneira como você tem tratado algumas pessoas à sua volta e averigue-se para ver se está dando o tratamento correto para que elas se levantem. Não adianta tentar colocar de pé alguém sem condições. Espere o tempo de Deus, ore, estenda a sua mãe e a ajude para que o milagre se complete! 
Então, chamando os santos e as viúvas, apresentou-a viva.’ – É para isto que você foi chamado, para fazer milagres em nome de Jesus, impactar pessoas, ajudá-las e aos seus ministérios a levantarem-se e apresentarem-se vivos diante de toda dificuldade para a glória de Deus ser manifestada através de Deus na sua vida e na vida dos outros!

Elevar o nível espiritual traz discernimento. Pedro diz a Enéias apenas “levante-se”, pois houve discernimento de sua parte em relação à sua condição espiritual. Já com Tabita Pedro destina um carinho especial, oferecendo-lhe a mão para ajudá-la a ficar de pé.

Qual o seu nível espiritual?
   a.)  Pode se levantar sozinho?
   b.) Precisa de ajuda para se levantar?
   c.)  Pode ajudar alguém a se levantar?  

Em qualquer um dos casos, o Senhor é o seu parceiro e o seu direcionador. Vamos orar a Deus e receber dEle o entendimento desta mensagem para usá-la conforme às suas ordens.

Pr. Altamir de Souza. Nele, por ele e para Ele.

13 comentários:

  1. Amei essa pregação foi muito boa sobre EneisEneis e tabita 👏👏

    ResponderExcluir
  2. Que linda explicação desse texto que Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  3. Foi gratificante pode te lido essa explicação de Eneias e Tabita, me ajudou entende muito coisas , Obrigado pelo trabalho lindo de vocês, Que Deus possa abençoar vocês sempre

    ResponderExcluir
  4. Um auxílio muito bom para entender sobre o testemunho das obras dos discípulos de Deus.

    ResponderExcluir
  5. Benção de Deus! MT edificante sua explicação pr. Deus te abençoe ricamente.

    ResponderExcluir
  6. Paz do Senhor essa mensagem abriu o meu entendimento obrigado Deus continue enriquecendo em sabedoria

    ResponderExcluir
  7. Bela mensagem, muito bem explicada, que Deus abençoe a todos 🙏🏽🙏🏽🙏🏽

    ResponderExcluir
  8. Edificante e um alerta para minha vida Espiritual, Deus abençoe sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Que bom que pode encontrar esta mensagem por aqui e que ela foi edificante para a sua vida. Deus te abençoe.

      Excluir
  9. Muito edificante está palavra, abriu o meu entendimento mais ainda no que o Senhor já tinha dito ao meu coração. Deus lhe abençoe grandiosamente 🙏🏽

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por ler e compartilhar as mensagens de Palavra & Mensagem. Espaço aberto para conhecer mais da palavra de Deus de forma isonômica e educada. Deus te abençoe