ESBOÇO: Sob a nuvem de Deus


Números 9:15-23

15. No dia em que foi armado o tabernáculo, a tenda que guarda as tábuas da aliança, a nuvem o cobriu. Desde o entardecer até o amanhecer a nuvem por cima do tabernáculo tinha a aparência de fogo. 16. Era assim que sempre acontecia: de dia a nuvem o cobria, e de noite tinha a aparência de fogo. 17. Sempre que a nuvem se levantava de cima da Tenda, os israelitas partiam; no lugar em que a nuvem descia, ali acampavam. 18. Conforme a ordem do Senhor os israelitas partiam, e conforme a ordem do Senhor, acampavam. Enquanto a nuvem estivesse por cima do tabernáculo, eles permaneciam acampados. 19. Enquanto a nuvem ficava sobre o tabernáculo por muito tempo, os israelitas cumpriam suas responsabilidades para com o Senhor, e não partiam. 20. Às vezes a nuvem ficava sobre o tabernáculo poucos dias; conforme a ordem do Senhor eles acampavam, e também conforme a ordem do Senhor, partiam. 21. Outras vezes a nuvem permanecia somente desde o entardecer até o amanhecer, e quando se levantava pela manhã, eles partiam. De dia ou de noite, sempre que a nuvem se levantava, eles partiam. 22. Quer a nuvem ficasse sobre o tabernáculo dois dias, quer um mês, quer mais tempo, os israelitas permaneciam no acampamento e não partiam; mas, quando ela se levantava, partiam. 23. Conforme a ordem do Senhor acampavam, e conforme a ordem do Senhor partiam. Nesse meio tempo, cumpriam suas responsabilidades para com o Senhor, de acordo com as suas ordens, anunciadas por Moisés.


1. Você já parou alguns minutos para olhar as nuvens?

2. Nuvens = conjuntos de partículas em suspensão, que produzem chuvas ou granizo.

3. Estamos aqui para falar de uma nuvem que representa o próprio Deus

4. No meio do povo durante CALOR o dia, e coluna de fogo durante a ESCURIDÃO noite.

O livro de Números retrata parte da história do povo hebreu quando Moisés sai do Sinai, com seu povo, rumo à Terra Prometida. No hebraico, este livro chama-se: “No deserto”. Foi portanto um tempo em que o povo passou pelo Deserto do Sinai rumo à Palestina.

5. Neste tempo Deus encheu o tabernáculo com a presença da sua GLÓRIA!

6. Não sabemos como era a nuvem, mas sabemos que abrigava  presença de Deus!
      - Esta nuvem era a sombra do próprio Deus, que protegia o povo do sol e Escuridao!

O Apóstolo Paulo em sua primeira carta aos Corintios (10:2) chamou esta cena da nuvem, no deserto de batismo: “Em Moisés, todos eles foram batizados na nuvem e no mar”.  Ou seja, como o batismo simboliza a graça de Deus na vida da pessoa, a NUVEM simbolizava a graça protetora de Deus na vida daquele povo.

VAMOS VER AGORA AS VANTAGENS DE ANDAR DEBAIXO DA NUVEM DE DEUS!
 
1a. Vantagem:   SOB A NUVEM DE DEUS VOCE TERÁ A PROTEÇÃO DE DEUS.  O v. 16 diz que: “Era assim que sempre acontecia: de dia a nuvem cobria, e de noite tinha a aparência de fogo”.   Nuvem que protegia do sol, Calor para o frio da Noite!

DEUS deu uma nuvem para protege-los no deserto. Por isso o salmista (91:1) diz que: “Aquele que habita no abrigo do Altíssimo descansa à sombra do Todo-Poderoso”.

Hebreus 13:8 – Deus é o mesmo hoje e ontem!

Quando você anda sob a nuvem de Deus, você conta com a proteção de Deus!

Salmos 121:5-8 diz:  “O Senhor é o seu protetor; como sombra que o protege, ele está à sua direita. De dia o sol não o ferirá, nem a lua, de noite. O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida.  O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre”.

7. Você está sendo perturbado por alguns inimigos?

A nuvem do Senhor quer lhe proteção esta noite. Assim como qualquer casa precisa do telhado, você também precisa ter a benção de Deus para estar protegido do inimigo....

2a. Vantagem:  SOB A NUVEM DE DEUS VOCE TERA A ORIENTAÇÃO DE DEUS. 
O v. 17 diz: “Sempre que a nuvem se levantava de cima da Tenda, os israelitas partiam, e no lugar em que a nuvem descia, ali eles acampavam”.  

8. O povo de Deus precisa estar atento à nuvem.
9. Não tinham bússola, celular, rádio, nextel.... mapas! NADA! Nem um radinho de pilha!
10. Fantástico eles dependiam apenas do Senhor! Deus é sua orientação!
11. Eles não podiam fazer planos para o dia seguinte: Eram dirigidos por Deus!

O livro de Hebreus 12:2 diz: “Tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé...”  -  É isso que Deus quer que você faça: Assim como aquele povo dependia inteiramente do mover da orientação de Deus, ELE  quer que você faça a mesma coisa!

Você vai construir? Vai trocar de carro? Vai fazer um negócio? Olhe antes para a orientação do Senhor.  Nossa vida aqui é como a travessia de um deserto:

JESUS em João 8.12 disse: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue, nunca andará em trevas; mas terá a luz da vida".  Isto é direção!  

Você não precisa ir aonde Deus não orienta: Só ande quando a nuvem andar!

3a. Vantagem:  SOB A NUVEM DE DEUS VOCE VAI DESCANSAR À SUA SOMBRA.   O v. 18 diz que: “Conforme a ordem do Senhor os Israelitas partiam, e conforme a ordem do Senhor, acampavam.  Enquanto a nuvem estivesse por cima do tabernáculo, eles permaneciam acampados.”

Ou seja, quando a nuvem parava o povo acampava para descansar debaixo da sombra do Senhor.   Podiam ficar despreocupados porque a nuvem de Deus estava li.

De fato no livro de Deuteronômio 29:5 Moisés diz que: “Durante os quarenta anos em que os conduzi pelo deserto, nem as suas roupas, nem as sandálias dos seus pés se gastaram”.  Tudo estava debaixo da providencia de Deus!

Alias o Salmista confirma isso em seu livro no capítulo 91:10-11“Se você fizer do Altíssimo o seu abrigo, do Senhor o seu refúgio, nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda. Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos”.
12. Quem está debaixo da nuvem, não tem o que temer!

O Apóstolo Pedro expressa isso em sua primeira carta (5:7)“Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês”.    -   “Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá, jamais permitirá que o justo venha a cair”  (Salmos 55:22).

13. Quem sabe nestes últimos dias você tenha se tornado uma pessoa ansiosa, preocupada... SAIBA que debaixo da nuvem de Deus há esperança! Há um Deus que tudo pode fazer quando estamos debaixo de seus cuidados.

Quem confia no Senhor, quem caminha debaixo da nuvem de Deus, mesmo que esteja em perigo, correndo riscos, fica em paz e descansa!      -     Por isso o SENHOR faz um convite hoje, aos ansiosos, desesperados, a todos que estão fora da nuvem dizendo: "vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu os aliviarei".
 

CONCLUSÃO:

 

Há muitas vantagens em permanecer sob a Nuvem de Deus.  Ali encontramos proteção, encontramos orientação e descanso para nossas almas. Há um lugar para você debaixo da Nuvem de Deus.

 

Por isso eu quero encerrar o culto esta noite orando e pedindo que DEUS envolva sua vida com sua nuvem de proteção, orientação e descanso.  Eu quero chamar aqui à frente as pessoas que estão precisando da proteção de Deus.

Se você esta correndo risco de padecer no deserto, sem orientação, sem rumo, desnorteado.. quem sabe já cansado da vida, esgotado, ansioso para encontrar descanso em Deus. 

Diga ao Senhor esta noite:  PAI envolva-me com a nuvem da sua proteção, da sua orientação.  Eu quero descansar à Sombra dos teus cuidados... sentir a graça que flui do seu trono.

11 comentários:

Olá! Obrigado por ler e compartilhar as mensagens de Palavra & Mensagem. Espaço aberto para conhecer mais da palavra de Deus de forma isonômica e educada. Deus te abençoe