ESBOÇO: A pequena túnica de Samuel


1ª Samuel 2.18.20Samuel, contudo, ainda menino, ministrava perante o Senhor, vestindo uma túnica de linho. 19 Todos os anos sua mãe fazia uma pequena túnica e a levava para ele, quando subia a Siló com o marido para oferecer sacrifício anual. 20 Eli abençoava Elcana e sua mulher, dizendo: “O Senhor dê a você filhos desta mulher no lugar daquele por quem ela pediu e dedicou ao Senhor”. Então voltavam para casa.

A história de fé de Ana e seu filho Samuel certamente é uma das mais utilizadas entre os professores para ensinar jovens e crianças. Ao longo de milhares de anos o exemplo de Ana, que não podia ter filhos e o resultado da sua fé e obstinação diante de Deus se tornara um marco na história bíblica do antigo testamento.
Biblicamente filhos representam sonhos e  anunciação. Ana tinha um sonho, e eu creio que este possa ser um sonho compartilhado com muitas pessoas até os dias de hoje. Ela sonhava ter um filho de seu Esposo Elcana. Ambos, conheciam a Deus e cumpriam com suas obrigações diante dele. Todos os anos Elcana, subia a cidade de Siló, onde repousava o tabernáculo e a arca do Senhor, e em uma dessas vezes Ana resolveu dar um basta no seu sofrimento. Ana queria a realização dos seus sonhos e para isto ela teria de vencer barreiras.
Eu quero convidá-lo a quebrar barreiras nesta noite!
O que Ana e seu esposo Elcana estavam fazendo era o mesmo que nós nos dias de hoje. Hoje nós saímos de nossas casas, partimos em direção a nossa Siló que é o templo do Senhor, oramos, louvamos e ofertamos ao Senhor na certeza de que ele ouvirá as nossas orações e os nossos clamores. Quantas vezes você já fez isto? Eu quero profetizar na sua vida que esta é a noite em que o senhor ouvirá as tuas preces e atenderá os teus clamores!
No versículo 11 de 1ª Samuel ela disse: – “Ó Senhor dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e  sua barba nunca serão cortados
Deus ouve a oração de Ana, e atende o seu pedido e realiza o seu sonho. Agora ela é mãe de um jovem muito bonito, esperto, brincalhão, capaz de chamar atenção desde muito cedo pela sua destreza e também pela grande facilidade de comunicação. Como é maravilhoso ter a suas orações atendidas. Como é bom perceber que o Senhor ouviu o nosso pranto o nosso clamor e atendeu o nosso pedido assim como está em Salmos 18.6Na angústia invoquei o Senhor e clamei ao meu Deus, desde o templo ouviu a minha voz, aos meus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face.
Quantos aqui gostariam de passar pelo que Ana passou?
Quantos gostariam de receber a vitória na sua plenitude?
Deus cumpre a sua promessa. Em salmos 119.38Ele diz: Ele cumprirá o desejo dos que o temem, ouvirá o seu clamor e os salvará. Pode demorar, mas se você tem temor a Deus, o seu dia vai chegar, o seu sonho vai se cumprir. Não tenha dúvidas disto! Mas o que adianta ter o sonho realizado e não honrar este sonho, de que adianta receber uma benção de Deus e não utilizar esta benção em nome de Deus.

O versículo 19 de 1ª Samuel 2 nos diz algo importante:  Todos os anos sua mãe fazia uma pequena túnica e a levava para ele, quando subia a Siló com o marido para oferecer sacrifício anual.
Ana havia entregue seu filho, assim que fora desmamado para servir ao Senhor. Uma vez, por ano ela subia a Siló e levava consigo, além de todas as outras coisas naturais de uma mãe. Uma pequena túnica para seu filho.
Samuel foi entregue como presente para Deus, e a túnica era a embalagem do presente. Me deixe fazer uma pergunta: Que túnica você tem vestido nos seus sonhos? Com que embalagem você tem envolvido os presentes que Deus tem dado a você e sua família?
Amados Deus não nos dá qualquer presente, e nós não podemos tratar os presentes de Deus de qualquer forma.
Vamos ver algumas características da túnica de Samuel.
A túnica era de linho fino! – Linho fino significa Justiça!
Apocalipse 7.14 - ... “Os que vieram da grande tribulação lavaram suas vestes e as alvejaram no sangue do cordeiro”.

A túnica era para sacerdotes e filhos de sacerdotes! 
Seu filho pertence a Jesus, seus sonhos pertencem a Jesus!
Você é filho do altíssimo e seus sonhos pertencem a ele!
João 3.35 - ... “O pai ama o Filho e entregou tudo em suas mãos, 36. Quem crê no filho tem a vida eterna, já quem rejeita o filho, vão verá a vida, mas a ira de Deus permanecerá sobre ele”.

A túnica era para o filho escolhido!
O Pai te escolheu! Gênesis 37.3 – Jacó faz para seu filho José uma túnica longa, porque era seu filho predileto, pois havia nascido em sua velhice....”

Era difícil e caro fazer uma túnica.
A túnica era toda bordada, demora em média 8 meses para produzir uma, por outro lado, o linho, era um produto raro e também muito caro. Salmo 40.1 – Esperei com paciência no senhor, e ele ouviu o meu clamor e ouviu meu grito de socorro. Ana passava o ano inteiro esperando para levar a túnica para Samuel, e Samuel esperava pela túnica. Mantenha as suas expectativas no Senhor e Ele vai manter os seus olhos sempre voltados para você!  É preciso dar a Deus o nosso sacrifício. Em 2ª. Samuel 24.18Quando o profeta Gade diz a Davi para fazer uma altar da Eira de Arauna, ele ofereceu a Davi tudo que estava em suas posses. Mas Davi disse: “Não oferecerei ao senhor holocaustos que não me custem nada” – E pagou 50 peças de prata pela eira e pelos bois e só depois disto fez sacrifícios aos senhor!

Para muitos é difícil compreender estas coisas. Mas isto acontece porque queremos receber presentes de Deus numa embalagem bonita e sem custo nenhum. O evangelho tem custos! A benção tem custos e você precisa arcar com essas consequências.

Antes da túnica de Samuel, Ana precisou ela mesma vestir algumas túnicas. Você precisa compreender isto para poder receber a túnica da vitória!

Ana vestiu a túnica da HUMILHAÇÃO!
Ela era estéril e Penina, a outra esposa de Elcana, constantemente a humilhava! Mas esterlidade não é sinal de pobreza! Sara, Raquel e Rebeca também eram estéreis e todas elas foram grandemente abençoadas!  Elas foram geraram toda a nação israelita: Sara Deus a luz a Isaque com 90 anos, Rebeca deu a luz a Jacó, Raquel deu a luz a José. E você será o pai de multidões em nome de Jesus!

Ana vestiu a túnica da DÚVIDA
Aquela não foi a primeira vez que Ana orou, nem a primeira vez que chorou pela falta de um filho. Talvez não seja a primeira vez que você ora por alguma coisa.
Ana vestiu a túnica da INCOMPREENSÃO FAMILIAR
1ª. Samuel 1.8Ana, por que você está chorando? Por que você não come? Por que você está triste? Será que eu não sou melhor para você do que dez filhos?

Ana vestiu a túnica da incompreensão RELIGIOSA
1ª. Samuel 1.12Enquanto ela continuava a orar diante do Senhor, Eli observava sua boca... Eli pensou que ela estivesse embriagada e lhe disse: Até quando você continuará embriagada? Abandone o vinho!

A túnica que você não deve vestir
Ana vestiu a túnica do SERÁ...
SERÁ QUE EU DEVO MESMO FAZER ISTO?
1ª. Samuel 1.21Quando no ano seguinte Elcana subiu com toda a família para oferecer sacrifício anual ao Senhor e para cumprir o seu voto! 22 Ana não foi e disse ao seu marido: “Depois que o menino for desmamado, eu o levarei e o apresentarei ao Senhor, e ele morará ali para sempre”. 23 Disse Elcana, seu marido: “Faça o que lhe parecer melhor. Fique aqui até desmamá-lo; que o Senhor apenas confirme a palavra dele! (Elcana saiu nervoso...)

Se Deus está chamando você obedeça, se você tem um voto a cumprir, cumpra logo. Há pouco tempo, e nós precisamos nos adiantar. O atraso de ano fez com que Eli se esquecesse dela. 1ª. Samuel 1.26Meu senhor, juro por tua vida que eu sou a mulher que esteve aqui a teu lado, orando ao Senhor.
O que acontece quando embalamos corretamente os nossos sonhos!

O jovem Samuel crescia em graça e conhecimento da palavra de Deus. Sua mãe continuava a visitá-lo e trazer suas túnicas pra ele, porém eu vou finalizar esta ministração com os resultados na vida de SAMUEL, não o resultado físico, mas o resultado espiritual.

Samuel entrou para a escolas de profetas, aquela mesma para a qual pediram a Ezequiel que fosse um professor, a mesmo padrão da escola de Malco, o aprendiz do sacerdote quando capturaram Jesus. Aos auxiliares dos sacerdotes eram dados serviços simples, limpeza, arrumação, e ficavam voltados a maior parte do tempo para o estudo da palavra. Porém com Samuel era diferente.

1ª. Samuel 3.1- O menino Samuel ministrava perante o Senhor, sob a direção de Eli;
SAMUEL ministrava perante o altar do Senhor a palavra de Deus com autoridade e conhecimento!
...naqueles dias raramente o Senhor falava, e as visões não eram frequentes. Porém está escrito: Está escrito: “Os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão e os vossos velhos terão visões...

Samuel via e ouvia e sentia e presença de Deus!
2 Certa noite, Eli, cujos olhos estavam ficando tão fracos que já não conseguia mais enxergar, estava deitado em seu lugar de costume.
Eli além de ser sacerdote também foi juiz de Israel por 40 anos. Já estava cansado, e preferia ficar longe das coisas de Deus. Porém Ana, havia profetizado na vida de Samuel, quando ela o entregou a Eli, entregou também um novilho (novo) e um odre com vinho (novo). Samuel estava forte e pronto para a batalha.
3 A Lâmpada de Deus ainda não havia se apagado, e Samuel estava deitado no santuário do Senhor onde se encontrava a arca de Deus.
Nada na bíblia está escrito por acaso. Veja Eli, deitado no seu lugar de costume. Um belo quarto em uma das disposições do santuário. Já Samuel, estava deitando no santuário do Senhor. Hoje tem muitos jovens deitados nas calçadas, nos bares, nas boates. Tem muitos homens e mulheres de Deus, largados nos sofás espirituais da vida, porém Eli estava deitado no altar do Senhor.
Se prestarmos atenção agora, vamos notar algo fantástico da parte de Deus: A “Lâmpada” de Deus a qual se refere o versículo é o Candelabro de Ouro do Senhor, este candelabro ficava dentro no lugar santíssimo chamado Santo dos Santos, onde só o Sacerdote poderia entrar, conforme aprendemos em êxodo 28, e 29 e também no Levíticos.
Mas Samuel ainda não era sacerdote, o que ele estava fazendo lá.
ESPERANDO A CONFIRMAÇÃO DA PALAVRA!
O melhor lugar para esperar a vinda do Senhor é na presença do Espírito Santo! O melhor lugar para estar é na sombra do onipotente. O tabernáculo de Deus, está codificado no Salmo 91 e representa proteção divina.
Aquele que habita – Pórtico.
No esconderijo do altíssimo – Tabernáculo.
À sombra do onipontente – Véu
Do onipotente descansará – Candelabro
Direi ao Senhor: “Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza” – Santo dos Santos,

Uma das funções do sacerdote era manter o candelabro aceso e 2 vezes por dia o sacerdote enchia os braços do candelabro com Azeite e trocava o pavio, para que a chama nunca se apagasse.

Se você compreender o poder desta mensagem, Deus vai falar com você e você terá vitórias sobre vitórias

Samuel dormia de frente para o candelabro! Samuel não saia da presença do espírito santo de Deus.
Hoje não temos mais o candelabro, mas o mesmo fogo que estava naquele lugar, está aqui hoje para honra e glória do Senhor, e eu posso dizer que o candelabro também!
O candelabro era uma peça única de ouro batido, composta de uma base, uma haste central e seis braços laterais
OURO BATIDO – Não tenha medo de apanhar
BASE – Uma construção sem base não pode ser sólida
Hebreus 11.10 – Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice é Deus!  Canticos 7.1 – Quão formosos são os teus pés nos sapatos, ó filha do príncipe! O contornos das suas coxas são como joias trabalhadas na mão de artista.
HASTE CENTRAL – O Evangelho de Cristo
BRAÇOS LATERAIS – Primeiro eram entortados para baixo na mesa do artesão, e depois colocados para cima na haste do candelabro! Depois tinha que por azeite, e não podia ser qualquer um, logo depois o pavio, e depois o fogo!
GLORIFIQUE AO SENHOR JESUS!
Nele, por ele e para Ele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por ler e compartilhar as mensagens de Palavra & Mensagem. Espaço aberto para conhecer mais da palavra de Deus de forma isonômica e educada. Deus te abençoe