ESBOÇO: 5 Presentes para Emanuel "O Deus Conosco"


Que a gloriosa paz de Deus esteja neste momento atingindo a cada um de vocês, e nos permita nesta noite tão especial, receber e compreender esta mensagem. Vamos abrir as nossas bíblias no livro daquele considerado O MAIOR PROFETA do antigo testamento, filho de Amoz, que era irmão do rei Uzias. Contemporâneo do rei Ezequias, cerca de 700 anos antes de Cristo. Seu nome é Isaias cujo significado é  Yesha’yahu ou Deus é Salvação.

Isaias, assim como nós vivemos hoje, viveu em um tempo de descrença, onde homens, mulheres dos mais variados níveis sociais e culturais desviaram-se das ordenanças do Senhor.
No Capítulo 7, versículo 14, o profeta Isaias vai entregar, uma das maiores e mais diretas profecias de todo o Canon bíblico. Nesta passagem está escrito: “Por isso, o Senhor mesmo lhes dará um sinal; a virgem ficará grávida e dará a luz a um filho, e o chamará Emanuel”. A profecia de Isaias fala a respeito de um Deus diferente dos Deuses daquela época. Os chamados “deuses” eram de pedra, de barro, de ferro fundido, imóveis e inúteis. As imagens nada mais eram do que a representação de algo vindo da mente de homens inspirada pela astúcia de um KERUV, ou querubim caído na terra, cuja função é retirar as ovelhas do aprisco do senhor, matá-las e destruí-las.

Com os cegos espirituais é assim, seguem coisas pequenas, criadas por eles mesmos, porque precisam ter certeza que o domínio pode parecer da criação, mas na realidade é do homem que criou. Porém, falamos de Isaias, o maior profeta do antigo testamento. Talvez tenham rido da Isaias quando ele disse que a virgem teria um filho, porque só quem acredita no sobrenatural, entende sobrenatural, mais ainda devem ter rido quando ele disse que seu nome seria Emanuel. Como pode um Deus estar conosco? Lugar de Deus não é na terra, lugar de Deus não é conosco Isaias!

Isaias não se preocupa com a opressão, com o peso da palavra, nem com a possibilidade do castigo, porque crente que é crente não tem medo de opressão, nem se preocupa com peso, nem com a possibilidade do castigo do homem. Crente que é crente, enche o peito de coragem e diz: Isaias 9.4 – “Pois tu destruístes o jugo que os oprimia, a canga que estava sobre os seus ombros, e a vara de castigo do seu opressor”... Isaias é homem de Deus e vai completar a profecia: Isaias 9.6 - Porque um menino nos nasceu, um filho os foi dado, e o governo está sobre os seus ombros, e ele será chamado MARAVILHOSO CONSELHEIRO, DEUS PODEROSO, PAI ETERNO E PRINCIPE DE PAZ.

VEJA o que está acontecendo aqui.
Em poucas palavras Isaias está dizendo: O Deus de vocês tem corpo de homem e cara de boi, tem boca mas não fala. O meu é MARAVILHOSO CONSELHEIRO, o Deus de vocês não move os céus e nem a terra, o meu É PODEROSO, O Deus de vocês foi feito ontem e pode ser quebrado amanhã, não tem herança nem descendência, mas o meu é PAI ETERNO. O deus de vocês é deus de guerra e confusão, mas o meu É PRINCIPE DA PAZ!  

Amados, cerca de 670 anos após esta profecia, os evangelistas Mateus e Lucas, em especial,  vão dar forma a esta profecia, e eu gostaria de abordar não todos, pois nos seria impossível, mas alguns pontos importantes da realização desta profecia de Isaias.

A primeira coisa que aprendemos está relacionada ao tempo. Dentre muitas das diversas profecias do profeta Isaias, a maior parte delas realizou-se ainda no período contemporâneo a sua própria existência. Vemos isto se cumprir na vida de Ezequias que advertido retoma seus passos e no início de seu reinado toma providências para dirigir o povo em direção a Deus.

Porém, no que se refere a sua profecia maior, foi necessário esperar quase 700 anos para que se cumprisse. Mateus 24.35 diz: “Os céus e a terra passarão, mas a minhas palavras jamais passarão”. Deus é Deus! Ele ultrapassa as barreiras do tempo, da física e da psicologia humana e no tempo certo cumpre a sua promessa e a sua profecia!

Pode o tempo passar, pode a sua juventude passar, mas Deus vai cumprir a promessa que existe sobre a sua vida! Glorifique o nome do Senhor!
No texto sagrado de Mateus 1.18 lemos: “Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo”.

Já Lucas, descreve de forma mais pormenorizada a respeito deste acontecimento. Lucas 1.26 está escrito: “No sexto mês Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, cidade Galiléia”.

Gabriel é um arcanjo especial na hierarquia angelical!
Deus só chama Gabriel quando anuncia coisas grandes!
Gabriel anunciou o nascimento de João Batista
Gabriel anunciou a sucessão das potências mundiais
Gabriel anunciou a Daniel a vinda do Messias!
Pela fé eu estou profetizado sobre a tua vida agora! GABRIEL ESTÁ NESTE LUGAR PARA TRAZER BOAS NOVAS E COISAS GRANDES NA SUA VIDA!

Lucas 1.27 diz: “uma virgem prometida em casamento a certo homem chamado José, descendente de Davi. O nome da virgem era Maria”
PORQUE VIRGEM!  - Porque Deus quer coisas novas!
Porque Deus é Deus do impossível,

PORQUE MARIA! - Porque assim como José, Youssef – Maria era um dos nomes mais conhecidos na Galiléia! Muitos acreditavam que o Messias viria de uma mulher do mais alto nível na sociedade!
Mas 1ª. Corintios 1.26-31 diz – Ele escolheu as coisas que não são para confundir as que são!

PORQUE PROMETIDA EM CASAMENTO!
Porque casamento significa a união entre o homem e a Igreja. Mas o casamento não poderia ser natural e sim espiritual. É por isto que GABRIEL diz: (27) “Alegre-se agraciada! O Senhor está com você!

GABRIEL traz as boas novas dizendo: Alegre-se igreja do Senhor, alegre-se você que está aqui nesta noite. Deus está mudou os seus planos. O seu casamento antes do natural vai ser espiritual.

Deus escolheu uma família simples para trazer ao mundo o seu maior tesouro. Um grande milagre que demonstra a misericórdia de Deus sobre as nossas vidas.

Deus fez um grande sacrifício para que nós pudéssemos estar aqui nesta noite louvando e exaltando o seu nome. Somente através do nascimento e morte do seu filho, aqui entre nós, haveria uma possibilidade de salvação para o mundo.

Estamos no natal. Natal significa Nascimento!
Natal simboliza o presente espontâneo daquele que escolheu dar o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pareça, mas tenha vida eterna.

Hoje nós festejamos o maior presente que um homem ou uma mulher poderia ganhar. Mas eu quero encerrar esta ministração com uma pergunta? E Nós? Que presente vamos entregar a Deus nesta noite?

Deixe-me ajudá-los. No livro de Mateus, Capítulo 2, a palavra sagrada diz que Magos (ou sábios) vindos do oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: “Onde está o recém nascido rei dos Judeus? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo”.

No oriente encontramos a Pérsia, onde ficavam a antiga Mesopotâmia e a Babilônia. Este homens, considerados sábios daquela época de certo foram convertidos quando da dispersão do povo hebreu pelas terras da babilônia. Mesmo crendo em signos, estrelas eles souberam compreender a mensagem, de que o verdadeiro e único Deus estava nascendo e era digno de toda adoração!

O primeiro presente que vamos dar a é a nossa adoração. A estrela maior desceu, foi encontrada e seu nome é Jesus o Messias! Aquele que tira o pecado do mundo! Adore ao Senhor!

Mateus 2.11 diz: “Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram...”
Aqueles sábios, deram o segundo presente merecido ao Senhor:  A NOSSA HUMILHAÇÃO E REVERENCIA!

Natal, muitos soltam fogos, festejam, mas o que Deus espera de nós nesta noite é reverência! Vamos reverenciá-lo como Ele merece!

Mateus 2.11 continua dizendo “...Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes; ouro, incenso e mirra”...

TESOURO = Riquezas escondidas, segredos
Assim como eles, hoje é noite de abrir seus segredos, as suas riquezas escondidas para Deus!

E DOS SEUS TESOUROS TIRARAM PRESENTES!
E dos nossos tesouros que o Senhor quer receber hoje!
TERCEIRO PRESENTE: OURO – Realeza e Pureza. Que hoje você possa dar para Deus a sua pureza, o seu amor sincero, o seu coração aberto, que você possa se oferecer a Deus como instrumento na sua obra sem nada querer em troca! ESTA É A OFERTA DE OURO!

QUARTO PRESENTE: INCENSO – Salmo 141.2 – “Suba a minha oração perante a ti como incenso, e as minhas mãos levantadas sejam como sacrifício à tarde”. O incenso significa a pureza, a materialização do invisível, a nossa vida oferecida como cheiro bom e agradável ao Senhor. Incenso significa estar nas mãos de Deus, pois a fumaça nos impede de ver onde pisamos. Para que o sacerdote entrasse no tabernáculo era preciso que ele estivesse totalmente cheio da fumaça do incenso.  OFEREÇA ESTE INCENSO PARA DEUS NESTA NOITE.
QUINTO E ÚLTIMO PRESENTE: MIRRA – A MIRRA é extraída de uma árvore muito difícil de encontrar. Existiam naquela época pessoas que se dedicavam a encontrar esta árvore e preparar a MIRRA. Isto significa que nem todos aqui hoje, poderão dar este presente para Deus. Quando o preparador da mirra, feria a árvore uma seiva perfumada de sabor amargo, descia por entre o caule, era colhida e com ela se fazia uma pasta aromática capaz de curar feridas. PASTOR! O QUE VOCÊ ESTÁ QUERENDO DIZER, QUE PRESENTE É ESTE? Isaias 53.5 – “Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades, o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados!” – A arvore da MIRRA quando ferida, produz um remédio para a ferida dos outros, através das feridas de Jesus, nós fomos sarados, ele é a MIRRA! Mas hoje é noite de você se tornar a MIRRA. Há muitos crentes que quando são feridos, liberam ferrões, palavras duras, ataques, mas hoje é noite de você deixar verter uma seiva especial, que gera cura e milagres sobre a vida dos outros. Hoje é noite de perdoar, de curar e de sarar através do perdão e do amor. ESTE É O MAIOR PRESENTE QUE VOCÊ PODE DAR A DEUS!

VAMOS GLORIFICAR O NOME DE DEUS!
Pr. Altamir de Souza.
IMUEG – SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por ler e compartilhar as mensagens de Palavra & Mensagem. Espaço aberto para conhecer mais da palavra de Deus de forma isonômica e educada. Deus te abençoe