350 dicas para sua célula CRESCER!


Dicas de liderança
         1. Você trabalhará melhor se planejar. Planeje as atividades de sua célula no começo de cada mês. Planeje atividades para os quatro alvos da célula: comunhão, edificação, multiplicação e serviço.

         2. Faça uma lista de bons livros (peça uma indicação para o seu discipulador ou pastor). Estabeleça como alvo lê-los durante o ano; a leitura vai alargar a sua visão.

         3. A liderança de uma célula é muito mais uma aventura liderada pelo Espírito Santo do que uma técnica de estudos bíblicos (Ralph Neighbour).

         4. Você já marcou a data da multiplicação da sua célula? Líderes que trabalham em função de alvos são mais bem-sucedidos. Divulgue a data para a sua célula e profetize a vitória!

         5. Líderes que fizeram um bom curso de treinamento são mais seguros e ousados para avançar com a sua célula. Estimule a todos para que participem do Curso de Treinamento de Líderes.

         6. “A unção está na visão.” Seja fiel e coerente com a visão da igreja e você será participante da unção que está na visão celular!

         7. “A unção está no propósito.” Se você se mantém fiel ao propósito de multiplicação, o Senhor honra você!

         8. Tenha uma atitude positiva e confiante em Deus! As pessoas desejam andar com vencedores, os quais pisam na cabeça do diabo.

         9. Líderes que oram e visitam incomodam o inferno. Aprenda a suportar as pressões que vêm! Não se deixe intimidar pelo inimigo!
         10. Fracassos fazem parte da vida, aprenda com eles! Para um homem de Deus, o fracasso é momentâneo e a vitória é definitiva!

         11. Cada crente recebeu uma unção para  multiplicação e fecundidade. Creia nisso e creia na multiplicação da sua célula! (Cesar Castellanos).

         12. Ame os membros da célula! Jamais fale deles de forma negativa ou desdenhosa; trate-os como vencedores, e eles responderão como tais.

         13. O seu sucesso como líder de célula não depende do que você é, mas do que você faz. Quem visita e consolida, se multiplica.

         14. Um líder que demonstra continuamente que Deus fala com ele, adquire reconhecimento e autoridade espiritual. Não despreze seu tempo devocional!

         15. Os membros da célula sabem quando será a próxima multiplicação? Trabalhe em função de um alvo! Líderes orientados por alvos são líderes bem-sucedidos.

         16. Se você estiver entusiasmado, a sua célula avançará. Motivação é contagiante! Líderes entusiasmados com o Senhor levantam células fortes.

         17. Valorize a reunião da célula! Ore para que ela seja forte e inspiradora. Reuniões vivas são explosivas e tocam no coração dos visitantes.

         18. Não busque a multiplicação apenas por realização pessoal ou por vaidade. Deus nos abençoa quando nossos motivos são puros.

         19. Delegue funções e responsabilidades para cada membro da  célula, mesmo que seja algo bem simples. Isso produz compromisso e seriedade entre todos.
         20. Deus é especialista naquilo que é humanamente impossível! Não olhe para os seus próprios recursos. Dependa do poder de Deus e você multiplicará a sua célula.

         21. Ter um líder em treinamento é vital para a multiplicação da célula. Defina rapidamente quem são e treine-os para fazer o que você faz.

         22. A maneira de treinar um líder em treinamento é simples. Você faz e ele vê. Em seguida, você o ensina a fazer. Depois, ele faz e você observa. Por último, você o envia para fazer sozinho.

         23. Treine o novo líder. Antes de cada reunião, diga-lhe tudo o que você pretende fazer e explique o porquê do plano.

         24. Treine o novo líder. Depois de cada reunião, troque idéias com ele sobre o que aprenderam a respeito do que aconteceu na reunião.

         25. Treine o novo líder. Troque idéias com ele sobre como resolver os problemas que surgem na célula.

         26. Treine o novo líder. Trace todas as estratégias de atuação na célula junto com ele. Permita que ele dê sugestões!

         27. Treine o novo líder. Quando julgar que ele está pronto, deixe que ele mesmo dirija as reuniões da célula.

         28. Treine o novo líder. Avalie a forma como ele dirigiu a reunião. Elogie-o e realce os seus pontos fortes.

         29. Treine o novo líder. Durante o último mês, antes da multiplicação da célula, deixe que ele coordene todas as atividades da célula. Deixe que os membros o reconheçam.

         30. Treine o novo líder. Sempre que for oportuno, deixe que ele veja você aconselhando alguém. Explique a ele, depois, o porquê de cada coisa.
         31. Treine o novo líder. Deixe que ele o observe, enquanto ganha outras pessoas para Cristo, e leve-o consigo sempre que for fazer uma visita.

         32. Treine o novo líder. Realizem juntos um jejum ou uma vigília de oração. Ore pra valer! Deixe que ele o veja orando.

         33. Treine o novo líder. Onde quer que você for ministrar, leve-o junto com você.

         34. O poder dos líderes está no poder de seus sonhos e na capacidade de comunicá-los. Grandes líderes estão sempre prontos para avançar. Mire sempre a multiplicação.

         35. O líder de célula que não visita dificilmente se multiplicará. Faça uma agenda de visitação e siga-a, criteriosa e diligentemente.

         36. O bom líder de célula visita, aconselha e ora pelo rebanho doente. O líder que se vê como um pastor terá muitas ovelhas que se multiplicarão.

         37. Líderes de célula eficazes procuram conhecer cada pessoa que entra na célula. Ele dá atenção a todos, indistintamente, e não se limita a um pequeno grupo.

         38. Um verdadeiro líder de célula tem um coração de pastor. Ele não desiste das ovelhas que abandonaram a célula. O segredo da multiplicação é fechar a porta de trás.

         39. Se você for fiel em cuidar bem das ovelhas que Deus lhe deu, Ele, com certeza, confiará muitas outras aos seus cuidados.

         40. Não se preocupe com a reunião da célula; antes, priorize as ovelhas. Alimente-as e proteja-as, a sua célula crescerá saudável e fecunda.
         41. O bom líder de célula não é um mestre, um profeta ou um grande pregador. O bom líder é aquele que é perito na arte de relacionar-se com as pessoas (Ralph Neighbour).

         42. Se você, como líder de célula, faz do desenvolvimento da liderança o seu alvo supremo, você está a caminho de uma multiplicação bem-sucedida da célula.

         43. Não hesite em copiar de outros uma estratégia que funciona. Os melhores líderes são os melhores tomadores de nota, os melhores perguntadores, os mais curiosos e os que têm mais “fome”.

         44. As pessoas aprendem fazendo; por isso, envolva todos os membros da célula nas atividades.

         45. Dê várias oportunidades às pessoas de sua célula. Não rotule ou desista de alguém só porque  falhou em trazer o lanche na última reunião.

         46. Não tema o fracasso! Líderes bem-sucedidos aprendem com suas próprias falhas, tornando-se, em conseqüência, muito mais fortes. Desafie sua célula a crescer!

         47. Para o líder bem-sucedido, o fracasso é o começo, é o trampolim da esperança. Aprenda com seus próprios erros! Nunca desista! Se você não atingiu o alvo, tente novamente, e novamente, e novamente...

         48. O sucesso somente pode ser obtido por meio de fracassos repetidos e avaliados. O sucesso é resultado de muitas tentativas fracassadas.

         49. A liberdade para cometer erros resulta em inovação e progresso. Tente coisas novas, idéias novas e maneiras novas de fazer as mesmas coisas. A multiplicação pode estar depois da “esquina”.
         50. Admita fracassos diante da célula. Não oculte os seus erros, e desculpe-se sinceramente. As pessoas irão amá-lo e se sentirão livres para ser gente.

         51. Líderes de células bem-sucedidos vêem um líder em potencial em cada membro da célula e investem tempo e fé para que isso se torne realidade.

         52. Você já marcou a data de multiplicação da célula? Líderes que trabalham em função de alvos são mais bem-sucedidos. Divulgue a data para a célula e profetize a vitória!

         53. Estabeleça uma data para a multiplicação da célula e leve todos a trabalhar em função dela.

         54. Líderes que sabem bem a sua função e o que se espera deles têm mais chances de multiplicar as células.

         55. Líderes que falham em fixar alvos de crescimento para a célula têm menos chance de multiplicação.

         56. Você já recebeu imposição de mãos do seu pastor, para receber a unção de transferência? Você pode ser participante da unção do seu pastor.

         57. Sem visão, o povo perece. Não permita que a visão das células se apague! Reafirme sempre que cada crente é um ministro e cada casa, uma extensão da igreja.

         58. Toda célula deve crescer mais calorosa através do companheirismo, mais profunda através do discipulado, mais forte através da adoração e mais numerosa através do evangelismo.

         59. Você sabe quais são os quatro objetivos da célula? São eles: comunhão, edificação, serviço e multiplicação. Se você se esquecer deles, correrá o risco de se perder no caminho.
         60. Você não está adicionando membros, mas multiplicando discípulos. Priorize o compromisso na vida da célula! Sem compromisso, não teremos uma célula saudável e forte.

         61. Tempo gasto “afiando o machado” para decepar as árvores não é tempo perdido. Uma hora gasta em oração fará com que uma hora de trabalho renda mais que uma centena delas sem oração. Desenvolva uma disciplina de oração!

         62. A mensagem nunca muda, mas os métodos são variados. Seja criativo, mas sem comprometer a mensagem do Evangelho. Bem-aventurados os criativos, porque eles se multiplicarão!

         63. Por que sua célula existe? Qual a missão dela? Como essa missão será alcançada? Se você não sabe responder a essas perguntas, você não pode ser um líder de célula.

         64. Você quer ver a célula fluindo na direção certa? Então, relembre  os objetivos da célula com os membros, pelo menos uma vez a cada mês.

         65. A célula conhece a visão da igreja? Nosso encargo é edificar uma igreja de vencedores, em que cada crente é um ministro, e cada casa uma igreja, conquistando, assim, a nossa geração, através das células.

         66. Os membros da célula sabem quando será a multiplicação da célula? Trabalhe em função de um alvo! Líderes orientados por alvos são líderes bem-sucedidos.

         67. Acredite nas pessoas! Delegue responsabilidades para cada membro da célula. Quando nos sentimos úteis, nos comprometemos mais.

         68. Não recrute pessoas para um trabalho, mas para um sonho! As pessoas se alegram em poder participar da concretização de um grande sonho. Sonhe e leve a célula a sonhar.
         69. Lembre sempre aos membros da célula qual é a trilha de crescimento: ir ao Encontro, batizar-se, fazer o Curso de Maturidade no Espírito, o CTL, tornar-se um líder em treinamento e, depois, um líder de célula.

         70. Você é o pastor da célula. Ali, você batiza os novos convertidos, ministra a Ceia e ora pelos enfermos.

         71. Lembre-se, líder, de que a célula não é o seu rebanho particular! As células se ligam umas às outras numa só visão e prática.

         72. O líder é alguém que emprega integralmente seu tempo na célula. Dedique-se e você verá a célula crescendo e se multiplicando.

         73. O poder da célula não consiste no desenvolvimento de uma dinâmica de grupo. Seu  poder está no fluir do Espírito Santo na vida da célula.

         74. Todo líder de célula precisa ser cheio do Espírito Santo. Busque poder e ousadia. Todos querem estar perto de quem está perto de Deus.

         75. Você nunca poderá levar os outros a níveis que você mesmo não atingiu. Antes de ministrar à célula, ministre a Deus.

         76. Jogue fora a idéia de que o serviço do líder se limita a uma noite por semana. Ser líder é um estilo de vida. Aperfeiçoe a sua liderança.

         77. Você, líder, é o responsável para que cada membro da célula  se torne um ministro na casa de Deus. Você é um guardião da visão.

         78. Não seja um supercontrolador, nem um superprotetor da célula. Permita que os membros façam experimentações. Dê a eles liberdade para errar enquanto aprendem.
         79. Deixe que os sonhos de Deus encham o seu coração. Fale deles com paixão para os membros da célula e permita que eles sejam contagiados.

         80. Espere grandes coisas de Deus e empenhe-se em fazer grandes coisas para Deus. Sonhe com muitas células, e Deus satisfará o desejo do seu coração.

         81. Você não tem que ser um crente fenomenal para ser um líder de célula. Deus usa pessoas comuns para fazer, através delas, coisas extraordinárias.

         82. Sem fé, você não chega lá! A multiplicação de uma célula resulta do poder de Deus, e não de simples habilidade ou estratégia. Creia e você verá!

         83. Deus usa pessoas simples, que têm sonhos extraordinários. Gente que sonha alto e realiza grandes coisas para Deus. Sonhe multiplicar a  célula duas vezes neste ano.

         84. Não queremos grupos grandes, sem vidas transformadas! Qualidade é mais importante que quantidade. Faça discípulos, e não membros de igreja! Faça discípulos, e não freqüentadores de cultos!

         85. Discípulos mostram evidências externas de mudanças interiores. Mas a mudança ocorre primeiro no interior. Aconselhe, ajude, ensine e exorte, sem cessar, até que cada membro cresça.

         86. Seja sal na boca dos membros da célula. Procure despertar neles fome e sede de Deus. Se eles buscarem a intimidade com o Senhor, a célula crescerá espontaneamente.

         87. Jesus disse que o bom pastor dá a vida pelas ovelhas. Caro líder, você é um pastor na célula. Ame os membros da célula, a ponto de se dar por eles.

         88. Se os membros da célula têm tido compromisso com a Palavra de Deus e com a igreja, então você está de fato fazendo discípulos.
         89. Se os membros da célula são vistos como pessoas cheias de amor uns pelos outros, então você está sendo bem-sucedido em formar discípulos.

         90. Nós nos tornamos discípulos quando frutificamos. Estimule cada membro do grupo a frutificar. Nosso encargo é edificar uma igreja de vencedores. Ser vencedor é ser discípulo.

         91. Tudo o que Deus faz, Ele o faz pela Palavra e pelo Espírito. Isso é tudo o que você precisa na célula: uma palavra viva e apaixonada e a unção fresca do Espírito.

         92. Ao ministrar na célula fale de coisas práticas, que podem ser úteis no dia-a-dia. Fuja das doutrinas estéreis e de teologias mortas!

         93. Permita que o fogo de Deus incendeie você! Deixe o seu coração arder e as pessoas virão para vê-lo pegando fogo! Seja um incendiário na sua célula!

         94. Se você investir tempo para ouvir atentamente os membros da célula, eles o ouvirão quando você falar.

         95. Não permita membros ociosos na célula! Se há alguém assim, desafie-o a mudar! Se resistir, exorte-o! Seja firme e não desista de fazer de cada membro um ministro.

         96. Sempre teremos irmãos desanimados entre nós. Conforte-os e seja sensível às suas dificuldades. Dê a eles uma palavra de ânimo, não permita que eles percam a esperança.

         97. Os irmãos mais fracos devem ser carregados pelos fortes. Os membros devem dar-lhes a mão, passo a passo, amá-los e conduzi-los, até que se fortaleçam no Senhor.

         98. Seja cauteloso para não se sobrecarregar com excesso de atividades na célula! Zele para que os membros também estejam se dedicando  apenas a um trabalho, de cada vez, na igreja.
         99. Sem visão, o povo perece. Não permita que a visão de células se apague. Reafirme sempre a necessidade de vínculos de amor e de multiplicação.

         100. Compartilhe com a  célula o seu sonho. Fale daquilo que enche o seu coração e espere até que o coração deles também se encha da mesma visão. A explosão será uma questão de tempo.

         101. Forme nas crianças da célula uma mentalidade de líder vencedor. Se todos nós fizermos isso, estaremos garantindo os novos líderes da próxima geração.

         102. Criança não dá trabalho, dá frutos! Ensine as crianças da  célula a evangelizar. Faça delas agentes do reino de Deus!

         103. O líder deve ser um facilitador, ou seja, alguém que faz a célula acontecer, e não um chefe controlador que a sufoca.

         104. Dobrar a célula não é multiplicá-la. Dobrar é sair de sete membros e chegar a quinze ou mais. Multiplicar é ter duas células depois de um ano. Só multiplica quem gera discípulos e novos líderes.

         105. Tudo o que você fizer, faça de todo o coração, como para o Senhor! Você não está trabalhando para homens. Por isso, seja zelozo, pois a sua recompensa virá do Senhor.

         106. Lembre-se de que Jesus, que era cheio de zelo espiritual, realizou  o trabalho mais duro de toda a História, sem jamais estressar-se. Seu jugo é suave; por isso você não precisa viver estressado!

         107. Líderes devem ser incendiados, mas nunca queimados. Deus não deseja fazer a Sua obra sugando a energia do trabalhador. Você é apenas uma sarça que pega fogo sem se consumir.
         108. Você não conseguirá cuidar efetivamente de mais do que  quinze pessoas. Se a célula já chegou nesse patamar, planeje a multiplicação o mais breve possível.

         109.  Você é um motivador. Como líderes de células, nós encorajamos os membros a desenvolverem seus dons e a avançarem, frutificando para o Senhor.

         110. Se existe uma forma de melhorar a célula, descubra-a! Reinvente! Experimente novas estratégias! Permita ao Espírito conduzi-lo em criatividade!

         111. Há dois tipos de líderes que não ajudam a igreja a avançar: aqueles que não fazem o que se manda e aqueles que só fazem o que se manda. Tenha iniciativas com submissão.

         112. Obstáculos são aqueles gigantes que vemos diante de nós quando tiramos os olhos de Canaã. Fixe sua atenção no seu objetivo de fé e não se detenha diante de gigantes!

         113. Vista a camisa de líder! Fale de si mesmo como líder! Apresente-se como líder! Veja-se como tal! Identidade é a chave do reconhecimento. Se a célula o reconhecer como líder, todos o seguirão.

         114.  Tenha uma atitude positiva e estimule os membros a fazerem o mesmo. O problema não é o problema; o problema é a atitude em relação ao problema.

         115.  Um diamante é um pedaço de carvão que se saiu bem sob pressão. A maior característica do líder é a capacidade de suportar pressão. Resista e você verá a célula se multiplicar.

         116.  Siga o modelo de reunião da igreja  e faça os relatórios. Nunca houve um campeão indisciplinado!

         117.  Existem duas coisas que  levaremos daqui, quando partirmos: o nosso nome e as vidas que ganharmos. Reputação e caráter, frutos e vidas são os nossos tesouros no céu.

         118.  Existe o risco que você jamais pode correr e existe o risco que você jamais pode deixar de correr. Aprenda a distingui-los. Liderar é correr riscos com Deus!

         119.  Para crescer exteriormente, a célula precisa crescer interiormente, ou seja: para se multiplicar, os membros precisam, antes,  desenvolver uma vida íntima com o Espírito Santo.

         120.  Primeiro, as pessoas olham para você; depois elas ouvem o que você diz. Cuide bem da sua aparência! Seja um líder vencedor, com aparência de vencedor!

         121.  Reconheça os membros da célula, elogie-os e mostre-lhes o quanto são importantes para a igreja como um todo! Fazendo isso, você estará motivando-os para o avanço da célula!

         122.  Você está comprometido com os membros da sua célula, da mesma forma como espera que eles estejam com você? O compromisso é a base da expansão da célula.

         123.  A célula deve ter olhos para dentro e para fora. O líder procura ajudar a cada membro a tornar-se um ministro fecundo espiritualmente.

         124.  Determinação e perseverança são ingredientes básicos de um líder vencedor. Proponha no seu coração alcançar o alvo da multiplicação e não desista! O Senhor honrará você.

         125.  Nós nos tornamos aquilo que nos comprometemos a ser. A célula se multiplicará se ela se comprometer a isso.

         126.  Alguém somente se tornará membro da igreja depois de freqüentar a célula e ser indicado pelo líder. Seja criterioso!
         127.  Lembre-se de que o nosso alvo é alcançar não-cristãos. Membros de outras igrejas devem ser cordialmente recebidos, mas nunca os convide para voltar ou participar da célula.

         128.  Não tenha medo de repetir a visão e o ensino. As pessoas demoram a assimilar uma verdade da Palavra. Você não está na célula para ensinar, mas para alimentar as ovelhas.

         129.  Os pastores estão presentes para fazer com que o seu ministério seja bem-sucedido na célula. Mas, nunca se esqueça, de que a responsabilidade pela célula está sobre você, como líder, e não sobre eles.

         130. Acredite no potencial de todos os que estão ao seu redor. Aqueles que pensamos serem os mais fracos poderão vir a ser os mais frutíferos.
Dicas de multiplicação
         1. Não fique preocupado com a sua classe social, idade, estado civil ou sexo. Está comprovado que esses fatores não afetam na multiplicação de uma célula.

         2. Não fique preocupado se você não é a pessoa mais engraçada da festa. Tanto os introvertidos, quanto os extrovertidos, multiplicam suas células.

         3. As pessoas com os dons de ensino, de pastor, de misericórdia e de evangelismo multiplicam suas células do mesmo modo que as outras. 

         4. Os líderes que oram diariamente pelos membros têm maiores probabilidades de multiplicar suas células.

         5. Líderes que gastam tempo com Deus, em preparação para a reunião da célula, certamente atingirão o alvo de multiplicação.
         6. Investir tempo com Deus e preparar o coração para o encontro da célula é mais importante que o preparo do estudo.

         7. Se o líder visitar de uma a três pessoas por mês, suas chances de multiplicação são de 60% (Joel Komiskey).

         8. Líderes que contactam entre cinco a sete novas pessoas por mês têm 80% a mais de probabilidade de multiplicar a célula (Joel Komiskey).

         9. Líderes que visitam oito pessoas novas ou mais por mês, multiplicam seus grupos duas vezes mais do que aqueles que visitam uma ou duas apenas (Joel Komiskey).

         10. Os líderes que preparam novos líderes em treinamento para ajudar na liderança dobram a sua capacidade de multiplicar a célula.

         11. Visitas regulares feitas pelo líder e pelo líder em treinamento aos membros da célula ajudam a consolidar a célula, criam um ambiente de aceitação e favorecem a multiplicação da célula.

         12. Ao analisar a relação entre a visitação a pessoas novas e a presença de visitantes, constatou-se que a quantidade de visitantes é fator secundário; fazer visitas é mais importante (Joel Komiskey).

         13. Orar por membros da equipe e estabelecer alvos são princípios primordiais para a primeira multiplicação de uma célula.

         14. Os fatores essenciais para a multiplicação da célula são as devocionais dos líderes, o evangelismo da célula e a formação de uma equipe (Joel Komiskey).

         15. Se um líder não visitar, ele terá poucas chances de multiplicar a  célula no tempo determinado. Agende suas visitas, ou então delegue para que outros membros também colaborem.
         16. Líderes de células que possuem dois, três ou mais líderes em treinamento duplicam a capacidade de multiplicar a célula (Joel Comiskey).

         17. Fixar alvos aumenta em 75% a chance de multiplicação de uma célula (Joel Comiskey).

         18. Líderes de célula que estabelecem alvos específicos de multiplicação multiplicam as suas células com mais freqüência do que os líderes sem alvos (Joel Comiskey).

         19. De acordo com a Bíblia, o fracasso nunca é o final. Em Deus, podemos nos levantar e tentar de novo. Se a célula não se multiplicar neste ano, tente de novo no próximo ano.

         20. Líderes que encorajam os membros a convidar visitantes, semanalmente, duplicam as chances de multiplicar suas células (Joel Comiskey).

         21. Os líderes que investem 90 minutos, ou mais, em devocional diária, multiplicam suas células duas vezes mais que aqueles que investem menos de 30 minutos ao dia (Joel Comiskey).

         22. Ao comparar o tempo devocional, alvos, treinamento e preparo, constatou-se que a devocional e os alvos são os mais importantes (Joel Comiskey).

         23. As células que têm quatro ou mais encontros sociais por mês, multiplicam duas vezes mais do que as que têm apenas um, ou nenhum (Joel Comiskey).

         24. Treinamento da liderança e encontros sociais são necessários para a multiplicação contínua da célula.
Dicas de evangelismo
         1. Prepare um evento evangelístico (evento-ponte) especialmente para um segmento da sociedade, como, por exemplo: policiais militares, bombeiros, professores etc.
          13. Se você possui o dom de cura, use-o para ganhar almas. Faça uma campanha de oração pelos enfermos.

         14. Mateus  era um discípulo popular que, quando se converteu, fez uma festa e convidou todos os amigos para ouvir Jesus. Veja se há um “Mateus” na célula (Mt 9.9,10).

         15. Use o batismo de cada novo membro como pretexto para uma festa de testemunho para a família dele.

         16. André foi alguém que, quando se converteu, foi e chamou a Pedro, seu irmão. Veja quantos “Andrés” há na célula. Estimule-os a convidar os  seus irmãos (Jo 1.41,42).

         17. Lázaro foi um dos que Jesus ressuscitou dos mortos. Ele não precisava falar nada; as pessoas vinham apenas para vê-lo. Veja se há um “Lázaro” na célula e leve-o a testemunhar (Jo 12.1).

         18. Use a revista da igreja como um cartão de visitas, para convidar não-cristãos para a reunião da célula.

         19. Se o seu bairro é pobre, talvez seja uma boa idéia fazer um sopão, ou algum outro tipo de projeto social, para atrair a vizinhança.

         20. Você já pensou em entrar numa sala de bate-papo na internet, para falar de Jesus? Não despreze nenhum tipo de oportunidade.

         21. Experimente usar um filme secular para discutir com não-cristãos o que é o novo nascimento ou o sentido da vida. Vendo tais filmes, eles poderão se desarmar.

         22. Procure desenvolver um interesse real pelas pessoas. Quando elas se sentem importantes e valorizadas, elas se abrem para o Evangelho.

         23. Não tenha receio de fazer apelos e desafiar pessoas a crerem em Jesus. Mesmo que haja um único visitante na célula, desafie-o a crer!
         24. Faça pelo menos um evento-ponte a cada dois meses. Planeje-o com antecedência e com oração e jejum. Qual foi o último que você realizou na  célula? Pode ser um bom momento para planejar outro.

         25. Durante um tempo, a célula poderá fazer rodízio de anfitrião, se reunindo, a cada semana, na casa de um membro. Esta  pode ser uma boa forma de atrair parentes e visitantes.

         26. Torne-se um servo de quem você quer atrair para Jesus, ajudando-o em alguma necessidade que tenha, como, por exemplo, cuidar de um bebê recém-nascido, fazer-lhe as compras etc.

         27. Ensine a célula a usar “As quatro leis espirituais”, da Cruzada Estudantil; depois, desafie cada membro a pregar na escola, no trabalho e em casa. Células que semeiam certamente colherão.

         28. Prepare uma noite de serenata para cada visitante que foi à célula num determinado mês. A serenata tem um grande poder de amolecer corações.

         29. Faça um cartão personalizado da célula. Dê uma quantidade para cada membro e peça-lhes que os distribuam entre seus próprios amigos.

         30. Não há um modo correto para você multiplicar a célula. Seja criativo e experimente todas as estratégias que o Espírito Santo inspirar você a fazer.

         31. Deixe uma cadeira vazia em toda reunião da célula. Leve todos a orar para que a cadeira seja ocupada nas próximas reuniões, por um novo convertido.

         32. Não tenha receio de usar um velório como meio de evangelização. Muitas pessoas só pensam na morte nesses momentos.
         33. O segundo domingo de maio é o Dia das Mães. Que tal fazer um evento-ponte para todas as mães da região, ou para as mães dos membros da célula? Não perca oportunidades!

         34. Anuncie constantemente o alvo de multiplicação para a sua célula. Estabeleça uma data-limite e declare desde já a vitória do plano.

         35. Se você acabou de conhecer alguém na igreja, que está sem célula, não hesite em convidá-lo. Às vezes, temos de pescar dentro de nosso próprio aquário.

         36. Cada líder de célula deve lembrar constantemente os membros da célula para convidar os amigos para a reunião.

         37. Líderes experientes sabem que é necessário que se convide vinte e cinco pessoas, para que no mínimo quinze compareçam. Das quinze, apenas oito virão realmente; e das oito, somente cinco, ou menos, se decidirão a permanecer. Portanto, convide muitas pessoas.

         38. Tente fazer jantares evangelísticos, eventos sociais, piqueniques e festas. Jesus sempre comia com as pessoas. Comida, descontração e visitantes são uma ótima combinação.

         39. Faça o que funciona para você. O que importa é que o evento atraia o visitante. Utilize o método à exaustão e, quando já estiver cansado dele, tente algo diferente.

         40. A maioria das pessoas se converte aos poucos, gradualmente. Não desista se alguém parece estar retrocedendo. Crie um ambiente de liberdade e aceitação, e a pessoa acabará se firmando.

         41. O Dia dos Namorados é um evento muito popular. Programe algo com os casais da célula. Talvez vocês possam fazer um jantar romântico na casa de um deles.
         42. Faça um evento-ponte especial para o Dia das Mães, para a Páscoa ou para o Natal. As pessoas se abrem para participar de eventos nessas ocasiões.

         43. Uma maneira prática de conquistar a simpatia dos vizinhos é fazer um dia de serviços na comunidade, como, por exemplo: amolar facas e tesouras, limpar jardins, lavar carros, arrumar telhados etc.

         44. Leve os membros da célula a cultivarem amizades com os  vizinhos, convidando-os para almoçar juntos ou participar de um churrasco na casa deles.

         45. Se vários membros da célula vivem numa mesma área ou condomínio, juntem-se e façam um refeição para os novos vizinhos recém-chegados.

         46. Sua célula é capacitada a alcançar certos tipos de pessoas. Existem alguns tipos que sua célula jamais alcançará. Então, invista naquele tipo de peixe que você é capaz de pescar.

         47. Como líder de célula, você vai atrair quem você é, e não quem você quer. Se você é jovem, pregue para jovens; e assim por diante...

         48. Não tente ser algo que você não é. Procure aperfeiçoar sua bagagem e experiência, e invista tempo em alcançar aqueles que se parecem com você.

         49. Pessoas com familiares doentes, pais com filhos problemáticos, casais com problemas conjugais e financeiros estão mais abertos para ouvirem de Jesus.

         50. Você é um pescador. Saiba que peixes você quer pegar. Cada tipo de peixe exige uma isca específica e uma época específica de pescaria. Escolha um público-alvo.

         51. Você é um pescador. Diferentes tipos de peixes se alimentam em diferentes locais, em horas diferentes do dia. Vá aonde os peixes estão. Nem todo peixe virá à sua célula.
         52. Você é um pescador. Aprenda a pensar como tal. Entenda os hábitos e os gostos de cada peixe. Em outras palavras, fale a linguagem que as pessoas entendem.

         53. Você é um pescador. Uma pescaria bem-sucedida requer que façamos coisas desagradáveis para nós, mas boas para os peixes. Faça qualquer coisa para pescar uma alma.

         54. Você é um pescador. A maioria tem o hobby da pescaria, mas você é um pescador que possui uma responsabilidade diante de Deus. Seja sério e diligente na pescaria e os peixes virão.

         55. Encoraje aqueles que estão sendo batizados a convidar os seus amigos não-crentes para assistirem ao batismo. Use o batismo como um evento-ponte da célula.

         56. Leve toda a célula a fazer uma oração de entrega a Jesus; depois, pergunte se alguém nunca fez aquela oração antes. Leve a pessoa que se decidiu a reafirmar a entrega de forma voluntária.

         57. Nunca deixe de orar por cura, se houver alguém enfermo, nem por libertação, se houver alguém oprimido na célula. Os milagres são a grande isca de Deus para salvar as vidas!

         58. Se você possui o dom, experimente fazer uma campanha de cura, libertação, ou prosperidade, por sete ou dez reuniões seguidas. Não tenha preconceitos com métodos.

         59. O segundo domingo de agosto é o Dia dos Pais. Que tal fazer um evento-ponte para todos os pais da região, ou para os pais dos membros da célula? Não perca oportunidades.
         60. Se alguém na célula possui o dom de evangelista, use-o para começar uma célula pioneira numa outra região da cidade.

         61. Estamos numa guerra. Espere por lutas. Prepare-se para elas. Uma célula é um pelotão empenhado em assaltar as portas do inferno, para libertar as vidas.

         62. Ore para que Deus manifeste sinais na  célula. Isto fortalece a fé dos irmãos e atrai os não-cristãos.

         63. Nunca deixe de participar de festas na sua empresa, na sua escola ou no seu prédio. São excelentes oportunidades para  se fazer amizades e dar testemunho.

         64. Se a célula tem disponibilidade, experimentem fazer uma outra reunião com a célula, exclusivamente para evangelismo.

         65. Não fale de Jesus às pessoas assim que as encontrar, pela primeira vez. Primeiro converse com elas sem nenhum interesse e torne-se amigo delas. Supra as suas necessidades e ame-as.

         66. Se a sua célula tem sete pessoas e você quer multiplicá-lo em um ano, o seu desafio será ganhar duas pessoas a cada quatro meses. Não parece ser tão difícil, parece?

         67. Podemos fazer convites, eventos, visitas e tudo o que for necessário para encher a célula de visitantes, mas se alguém não falar algo da parte de Deus com paixão, as pessoas não voltarão.

         68. É a verdade que liberta. Precisamos ter uma palavra viva, se queremos ver gente sendo liberta. Não temos de pregar muito, mas temos de pregar a verdade com vida.

         69. É a unção que liberta do jugo. Precisamos orar para que haja um fluir na célula e as pessoas sejam livres das cadeias malignas, pela unção de Deus.
         70. Crescimento não acontece por acaso. Você precisa querer se multiplicar e se aplicar nesse propósito. Fale disso, compartilhe isso, e faça-o!

         71. Estimule os membros da célula a ampliarem seus círculos de amizade. Quanto mais amigos  não-convertidos eles tiverem, maiores serão as chances de multiplicação!

         72. Existe uma lei chamada de Lei do número máximo. Que lei é esta? Se você deseja ter quinze visitantes no evento-ponte, então convide pelo menos sessenta.

         73. Não confunda atividade com produtividade. Não queira apenas fazer um evento-ponte para cumprir um programa. Queira frutos, resultados.

         74. O preço do crescimento da célula é ouvir “não” centenas de vezes. Ensine os membros da célula a não ficarem desanimados com recusas.

         75. Convide um amigo para a reunião da célula, pelo menos uma vez por mês, durante pelo menos um ano. Água mole em pedra dura...

         76. Você possui um dia definido de jejum semanal? E a célula? Manter uma disciplina constante de jejum e oração é uma das garantias de crescimento e multiplicação.

         77. O dia 12 de outubro é o dia das crianças. Programe um evento-ponte para atrair as crianças do bairro. Conte alegremente para elas que o reino dos céus já é delas.

         78. Receba as crianças da maneira como Jesus fazia: abençoando-as e impondo-lhes as mãos para orar por elas. Pregar para as crianças é uma boa isca para também atrair os pais.

         79. Uma pesquisa comprova que mais de 50% dos membros das igrejas se converteram antes dos 13 anos de idade. Esta é a melhor fase para  apresentarmos o plano do amor de Deus a elas.

         80. Use as crianças como agentes do Reino. Não permita que as crianças fiquem fora de nenhum projeto de oração ou jejum da célula! Adapte o projeto para a realidade delas.

         81. No dia 2 de Novembro, os cemitérios da cidade estarão cheios de pessoas visitando sepulturas de entes queridos. Por que não sair com a sua célula para distribuir folhetos ali?

         82. O amor aproxima as pessoas, como um poderoso ímã. A falta de amor faz com que as pessoas se afastem. Não apenas ame as pessoas, mas demonstre esse amor por elas na célula.

         83. Lembre-se de que os parentes e os amigos dos novos convertidos são as pessoas mais receptivas ao Evangelho e devem ser o seu alvo primordial.

         84. A maioria das pessoas se sentem constrangidas ao serem convidadas para assistir  a um culto, mas nunca se constrangem quando o convite é para uma festa. Faça, então, festas evangelísticas.

         85. Planeje um “Jantar da amizade” em vez do encontro normal da célula e convide amigos não-cristãos.

         86. Durante uma reunião da célula, assistam a um filme evangelístico, em vez de terem um estudo bíblico.

         87. Muitas pessoas fechadas ao Evangelho se abrem, quando enfrentam uma enfermidade ou problema na família. Ore por milagres! Espere por milagres! A explosão é uma questão de tempo.

         88. Dezembro é o mês do Natal. Use essa data para fazer um evento-ponte com as crianças da rua ou com os parentes dos membros da célula. O amigo-oculto pode ser uma boa idéia.

         89. Estimule os membros a testemunharem na célula sobre o que Deus tem feito na vida deles. Isto fortalece a fé de todos e abre o coração do visitante.

         90. Ensine aos membros da sua célula o que significa oikos (relacionamentos com família, colegas de trabalho, vizinhos e colegas de escola). Ensine-os a fazer evangelismo por amizade.

         91. Incentive os membros da célula a fazer das festas de aniversário, ou qualquer outra comemoração, um motivo para convidar amigos não-crentes e testemunhar para eles.

         92. Recomende aos membros da célula a não se isolarem dos incrédulos, mas, sim, a estarem no meio deles para atraí-los para Jesus.

         93. Faça um rodízio entre os membros, durante um certo período, com o propósito de evangelizar os familiares e amigos de cada um.

         94. Torne-se um servo daquele que você quer ganhar para Jesus, ajudando-o em suas necessidades, como, por exemplo: carregar sacolas, lavar roupas quando um bebê nasce, oferecer e dar carona etc.

         95. Faça evangelismo em equipe. Experimente bater de porta em porta e entregar um convite ou um folheto a respeito do Evangelho.

         96. Use as crianças como instrumento para ganhar os pais. Muitos adultos estão nas células por causa de uma criança. São muitos os testemunhos de crianças que atraíram pais não-cristãos às células.

         97. As crianças são mais fiéis à freqüência nas células do que seus pais. São elas que não deixam os pais faltarem às reuniões, porque elas não querem faltar. Use-as como meio para consolidar os pais!

         98. Seja espontâneo ao falar de Jesus! Fale do Evangelho com a mesma espontaneidade que você fala do seu time de futebol (ou daquilo  que mais gosta de fazer)!

         99. Se no seu bairro existe uma gangue, ore pela conversão do  líder e você receberá todos os outros membros juntamente com ele.

         100. Deixe uma cadeira vazia na reunião da célula e peça que os membros orem pela próxima pessoa que irá sentar-se ali.
Dicas de Consolidação
         1. Existem muitas empresas de telemensagens. Use esse recurso e mande mensagens para os visitantes que forem à célula.

         2. As pessoas não se importam com o quanto você sabe, até elas saberem o quanto você se importa. Visite o novo decidido, imediatamente após a decisão dele por Cristo.

         3. 85% dos decididos que são visitados até 36 horas depois, permanecem. Entretanto, somente 60% dos que são visitados 72 horas após retornam, e apenas 15% dos que são visitados uma semana depois, voltam. O que você está esperando? Vá visitá-los!

         4. Caso você não possa fazer uma visita em 36 horas, para o novo convertido ou visitante, dê um telefonema ou envie uma mensagem a ele. Nunca deixe de contactar o novo decidido!

         5. Não espere que o novo convertido vá sozinho à reunião da célula. Busque-o, ou determine alguém para fazê-lo.
         6. Valorize o momento do lanche na célula. Ele pode ser a chave para consolidar o visitante. Estimule a célula a ficar em função do visitante nesse momento.

         7. Com respeito ao novo convertido, lembre-se: visite-o, sente-se ao lado dele no culto de domingo, convide-o para almoçar na sua casa e ligue freqüentemente para ele.

         8. Faça um rodízio na célula para cuidar do novo convertido. Escolha três pessoas para se revezarem, ora visitando-o, ora ligando para ele, durante toda a semana.

         9. Deixe bem claro aos membros que eles precisam ter como prioridade fazer com que os novos convertidos se sintam à vontade na célula.

         10. Consolidar é formar vínculos de amizade. Um novo convertido só se consolidará na célula se for envolvido com amizade.

         11. Uma pesquisa feita com crentes que estão fora da igreja mostrou que 70% deles saíram da igreja porque sentiam que ninguém se importava com eles. O amor é a chave para ganhar e consolidar.

         12. Nunca se esqueça de um visitante e também nunca deixe que um visitante se esqueça de você! Não espere que ele volte à célula; providencie antes  para que alguém vá até ele!

         13. Não deixe de visitar! Vá atrás da ovelha desaparecida. Não aceite perder ninguém! Tenha uma atitude radical, a célula prosperará!

         14. Não espere que o novo convertido vá sozinho para a reunião da célula! Às vezes, é necessário ir buscá-lo de carro. Insista, até que ele se firme!

         15. Um novo decidido precisa  fazer pelo menos seis novas amizades na igreja, para poder continuar participando. Estimule os vínculos de amizade!
Dicas de oração
         1. Aproveite os tempos de espera ou quando está no carro, dirigindo: tenha sempre um livro consigo, traga sempre um versículo bíblico no bolso ou ouça fitas e CDs no carro. Isso manterá você incendiado o tempo todo.

         2. Estimule cada membro da célula a comprar uma agenda e a criar um diário pessoal de oração. Quando escrevemos o alvo de oração e anotamos o dia da resposta, nossa fé é fortalecida.

         3. A oração quebra todas as cadeias. Leve cada membro da célula a orar pela conversão de três pessoas, numa oração diária de concordância por um mês (use a ficha de oração de concordância).

         4. O tempo devocional do líder influencia na multiplicação da célula. Dessa forma, invista tempo em oração e você verá os resultados na sua célula.

         5. Como está a sua disciplina de oração? Talvez seja a hora de parar para uma avaliação séria. Muita oração, muito poder; pouca oração, pouco poder; nenhuma oração, nenhum poder.

         6. Escreva os nomes dos membros da célula num pedaço de papel e carregue-o sempre consigo. Sempre que puder, ore por um deles!

         7. Você possui um dia definido de jejum semanal? E a sua célula? Manter uma disciplina constante de jejum e oração é uma garantia de crescimento e multiplicação.

         8. Como está o seu tempo diário de oração devocional? Peça ao seu discipulador que o ajude a estabelecer uma disciplina de oração.

         9. Uma forma prática de levar a célula a orar é criar uma cadeia de oração, na qual cada um ora durante uma hora e liga para o próximo da lista, passando a vez.
         10. Caminhadas de oração com toda a célula são uma boa estratégia para quebrar as resistências espirituais na rua ou no bairro.

         11. Muitos se sentem mais motivados a orar em vigílias. Programe vigílias eventuais para a célula.

         12. Faça o mapeamento espiritual da sua região, na cidade; depois, saia com a célula, orando e  quebrando as amarras malignas no seu bairro.

         13. Orar diariamente pelos membros da célula transforma o seu relacionamento com eles. Eles o reconhecerão e seguirão a sua liderança, espontaneamente.

         14. Se você orar diariamente pelos membros da célula, você sentirá o seu coração cheio de amor e paciência por eles.

         15. Ore por todos os eventos da célula, seja um culto, uma festa de aniversário ou um jogo de futebol. Esteja pronto para testemunhar em qualquer circunstância!

         16. Células que oram são células poderosas! Se o poder de Deus vem sobre nós, não precisaremos nos esforçar para multiplicar, frutificaremos espontaneamente.

         17. Somente Deus pode converter o coração de um incrédulo. Assim, sem oração, não há multiplicação da célula. Existe algum evento de oração programado para esse mês na sua célula?

         18. Existem muitas formas de jejum. Experimente fazer um jejum de carnes e doces durante uma semana com a célula. Oração e jejum são uma combinação explosiva!

         19. Coloque um mapa da cidade na célula. Circule nele o seu bairro e ore em todas as reuniões pelo crescimento da igreja ali. Deus ouvirá a sua oração.
         20. Antes de ensinar  seus filhos a serem bem-sucedidos, ensine-os a serem cheios do Espírito. Não há motivos para pensarmos que as crianças não possam ser cheias do Espírito. Ore por elas!

         21. Faça um mural na sua célula. Escreva o nome ou coloque a foto de todos por quem a célula está orando ou a quem está evangelizando. Ore por eles em toda reunião da célula. Espere por resultados!

         22. Estabeleça um dia fixo de jejum semanal da célula. Ore por milagres na vida dos irmãos e pela conversão de pessoas. Onde houver oração, o poder se manifestará!

         23. Se queremos ver uma geração de intercessores, precisamos ensinar as crianças a orar. Não deixe as crianças da célula indiferentes no momento da oração.

         24. Faça um livro de oração para a célula. Registre nele os pedidos e as respostas de oração. Ore com ele em toda reunião do grupo.

         25. Experimente fazer uma lista de alvos de oração da sua célula. Entregue uma cópia para cada membro, e ore em toda reunião por cada pedido da lista.

         26. Qualquer crente pode ser um “homem de oração”, mas você precisa se tornar um “homem de orações respondidas”.

         27. Crie um relógio de oração para a célula. Cada pessoa ora numa determinada hora e, no final, liga para o irmão, que deve orar a hora seguinte.

         28. Estabeleça um tempo de oração, jejum e leitura da Palavra. Tenha sempre um bom livro consigo. O segredo do crescimento é a nutrição.

         29. A oração é o segredo do reavivamento. E o reavivamento é o segredo do crescimento da célula. A multiplicação é uma consequência; por isso, comece pela oração.
         30. Pode ser uma boa idéia estabelecer parceiros de oração na célula. Distribua-os de dois em dois e peça para que um estimule o outro na disciplina devocional.

         31. Se a célula não estiver rompendo, experimente um jejum de sete dias. Não há barreiras que o jejum não possa quebrar!

         32. Não ignore as resistências espirituais! Ore quebrando toda seta maligna direcionada contra a sua célula.
Dicas de comunhão
         1. Quanto mais a sua célula se parecer com uma família unida e amorosa, mais rapidamente ela se multiplicará.

         2. Celebre uma ceia especial, para o lava-pés uns dos outros. Esse ato cria um ambiente de unção e aliança mútua vital para o mover de Deus na célula.

         3. Procure criar um ambiente descontraído e alegre na célula. As células em que há riso e descontração  tendem a se multiplicar mais facilmente do que as formais.

         4. Aproveite todo tipo de evento para fortalecer a célula: chás-de-berço, casamentos, batismos, chás-de-panela, aniversários. Tudo é pretexto para festa e evangelismo.

         5. Eventos de comunhão são fundamentais. Sem eles, a célula não se vincula em amizade. Você programou algum evento este mês? Bem, o próximo mês está apenas começando.

         6. Programe um dia de lazer com a célula. Faça um passeio ao campo ou a algum lugar turístico.

         7. Já pensou em fazer uma noite inteira só de brincadeiras? Eventos assim são importantes para as células que estão começando e cujos membros ainda não estabeleceram vínculos.
         8. No dia da Ceia, prepare uma páscoa judaica, com cordeiro assado e tudo. A Ceia pode ser um momento muito impactante para a célula.

         9. Recrie uma refeição koinonia do primeiro século, no dia da Ceia. Repartam um banquete de amor juntos, ao tomarem a Ceia do Senhor.

         10. Programe para que toda a célula participe da celebração de domingo, vestindo uma camiseta padronizada. Isso cria uma identidade própria na célula e um senso de união.

         11. Se na célula há alguém com algum talento especial, programe uma apresentação, na celebração de domingo. Pode ser uma música ou uma encenação breve. Isso gera unidade entre os membros.

         12. Que tal recriar a Última Ceia original, com uma refeição de Páscoa tradicional?  Não deixe de celebrar a Ceia na sua célula.

         13. Divertir-se juntos, para os membros da célula, é magnético, atrai as pessoas e cria um ambiente de vida. Divirta-se com os irmãos da célula!

         14. Enfatize um compartilhamento transparente na célula! O visitante pode ser tocado, se ele puder perceber que não somos perfeitos, mas apenas perdoados.

         15. No dia da Ceia, repasse os compromissos de aliança na célula. Uma célula em que cada um é comprometido com a visão tende a se multiplicar com saúde.

         16. Conhecer-se mutuamente e compartilhar as necessidades têm que ser alvos primordiais das células. Nessa atmosfera de aconchego e amor, os visitantes são impactados.

         17. Células eficazes fazem mais do que orar. Elas suprem, de maneira prática, as necessidades dos irmãos.
         18. Estimule os membros a se convidarem mutuamente para almoços, jantares e lanches, nas casas uns dos outros. Isso aumenta os vínculos da célula.

         19. Envie cartões especiais de aniversário, e em ocasiões festivas, para os membros da célula e para os visitantes.

         20. Mantenha uma lista das datas de aniversário de cada membro da célula. Não deixe que nenhum aniversário passe em branco. Quanto mais festiva, mais forte é a célula.

         21. A multiplicação de uma célula é uma ocasião especial. Faça uma festa e convide o máximo possível de pessoas! Celebre!

         22. Designe um “anjo da guarda” para cada novo convertido no grupo, ou seja, um irmão mais velho para cuidar dele e consolidá-lo.

         23. Experimente usar um CD no louvor da célula. Cantem juntos, acompanhando o CD. Isso pode melhorar significativamente o momento de louvor e adoração.

         24. Quando algum membro da célula for ao Encontro, prepare para ele uma gostosa recepção. Faça com que se sinta parte da família.

         25. Talvez seja a hora de repassar os pactos e alianças das células. Experimente fazer isso no dia da Ceia.

         26. Oficialmente, a célula se reúne uma vez por semana. Mas a célula, em si, é um estilo de vida. Os vínculos acontecem a semana toda!

         27. Você já fez a lista dos aniversariantes de sua célula? Não perca nenhuma oportunidade de festejar! Células alegres e festivas se multiplicam rapidamente.
         28. Deve ser gostoso e divertido participar de uma célula. Experimente contar experiências engraçadas e deixe os membros rirem à vontade! Descontração combina com participação.

         29. Faça perguntas nas reuniões da célula. Perguntas envolvem e geram relacionamentos de amizade.

         30. Quando as pessoas ouvem, elas podem estar interessadas ou não;  quando falam, elas se interessam. Use e abuse das perguntas. Não deixe ninguém calado na célula.

         31. As pessoas só se vinculam se puderem falar e se expressar na célula. Por isso, não deixe ninguém calado! Estimule-os, fazendo perguntas de compartilhamento.

         32. Não é apropriado dar dinheiro publicamente a um membro da célula que está necessitado. É melhor que ele receba a ajuda anonimamente, como que partindo de toda a célula.

         33. As reuniões da célula servem para aumentar o nosso amor uns pelos outros. O amor surge pela convivência. Precisamos nos reunir continuamente, para que o amor crie raízes profundas.

         34. As reuniões da célula são importantes para nos encorajarmos mutuamente. Precisamos de pessoas que nos amem, e que nos ajudem quando passarmos pelas crises da vida.
         35. As reuniões da célula são importantes para que possamos fortalecer a fé uns dos outros. Todos precisamos de uma dose de poder, a cada semana.

         36. Células são como times de futebol: elas precisam fazer aquecimento antes de começar. Faça sempre um quebra-gelo no início da reunião, isso deixará o ambiente mais descontraído.
         37. O ambiente da célula é muito importante. Não deixe as pessoas se sentarem muito distantes umas das outras. Isso produz uma sensação de frieza e formalidade.

         38. Envolva as crianças na vida da célula! Organize atividades em função delas! Faça com que as crianças se sintam aceitas e valorizadas!

         39. O ambiente da célula é muito importante. Não deixe as pessoas sentadas em linha reta. Isso impede que vejam o rosto uns dos outros, o que dificulta a comunicação.

         40. O ambiente da célula é muito importante. Se o telefone tocar de dez em dez minutos, a melhor coisa a fazer é desligá-lo.

         41. O ambiente da célula é muito importante. Se as pessoas se sentarem atrás umas das outras, em vez de em círculo, o ambiente produzido será de exclusão, ao invés de aproximação.

         42. O ambiente da célula é muito importante. Gatos ou cachorros  devem ser mantidos fora!

         43. Estimule os pais a acalentar os filhos para que não chorem no momento da reunião; mas, se eles não conseguirem, libere-as a sair com a criança até ela se acalmar.

         44. O ambiente da célula é muito importante. Não permita televisão ou rádio ligados no momento da célula!

         45. O ambiente da célula é muito importante. Providencie uma iluminação adequada. Um ambiente de penumbra estimula o cansaço e o sono.

         46. No período do louvor, escolha cânticos conhecidos e fáceis. É mais fácil focalizar a atenção em Deus, quando não temos que lutar com letras e ritmos.
         47. Providencie folhas com a letra dos cânticos para ajudar aqueles que não sabem as letras de cor. No caso de haver visitantes, isso se torna fundamental, para que não se sintam excluídos.

         48. O seu trabalho principal como líder de célula não é dirigir uma reunião, mas motivar pessoas, edificar vidas e aperfeiçoar os santos. Relacionamento é tudo!

         49. É comum fazermos o amigo-oculto em dezembro. Use esse tipo de festa para evangelizar. Envolva outras pessoas, além dos membros da célula. Se preferir, use a brincadeira como isca para um evento de comunhão.

         50. Anime os membros a se edificarem mutuamente, por meio dos dons espirituais que Deus distribuiu a cada um deles.


Extraido de Videira Grajau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por ler e compartilhar as mensagens de Palavra & Mensagem. Espaço aberto para conhecer mais da palavra de Deus de forma isonômica e educada. Deus te abençoe