O QUE É UMA CÉLULA?


  Uma célula é um grupo constituído de cinco a quinze pessoas, reunindo-se semanalmente para aprender como tornar-se uma família, adorar o Senhor, edificar a vida espiritual uns dos outros, orar uns pelos outros e levar pessoas ao Evangelho.

   Cada célula deve ter no mínimo cinco pessoas e seria aconselhável não ultrapassar o limite de quinze. Os grupos de Moisés eram constituídos de 10 (Ex 18.21) e Jesus liderou doze. Quinze pessoas são o número ideal de membros para uma célula. Quando atingir esse limite a célula deverá se multiplicar, porém é necessário ter pessoas capacitadas para liderar o outro grupo. Outro fator que nos leva a pensar neste número máximo e a duração da célula com qualidade.

1.Onde a célula se reúne?
   Apesar de preferirmos residências, uma célula pode se reunir também em empresas (na hora do almoço), em escolas, em salões de festas (de condomínios) e em qualquer lugar onde haja um mínimo de silêncio e privacidade. Só não recomendamos reuniões em bares ou lugares semelhantes. Quando a célula não se reunir numa casa, naturalmente não haverá ali a figura do anfitrião. A maioria das  células acontecem em residências.

2.Por que uma célula não pode ter mais de quinze pessoas?
   Não há tempo suficiente numa reunião para mais de quinze pessoas receberem ministração e compartilharem no grupo. É muito difícil para um líder, mesmo com um líder em treinamento, apascentar mais de quinze pessoas. Também, as casas, normalmente, não comportam mais do que quinze pessoas numa sala, para uma reunião.

   A razão para se limitar o número de pessoas numa reunião de células tem muito a ver com linhas de comunicação? Quando duas pessoas se encontram, existem duas linhas de comunicação. Quando três estão reunidas, existem seis. Se há quatro pessoas reunidas, então temos doze. Se há cinco, o número sobe para vinte, e quando chega a dez, já são noventa linhas de comunicação. Quinze pessoas reunidas resultam em 210 linhas de comunicação, ou seja, a comunicação já não é apropriada.

3.Cuidado! Isso pode não ser uma célula!
Existem alguns tipos de grupos que não são células. Assim precisamos também saber o que não é uma célula.

a)      Grupo de oração - Normalmente esse tipo de grupo é composto de pessoas que têm a seguinte atitude. O que esse grupo pode fazer por mim??

b)     Grupo de estudo bíblico - O problema deste tipo de grupo é que ele não estimula o compartilhar de necessidade e nem a verdadeira comunhão; pelo contrário, tende a se tornar um grupo restrito e fechado, onde o incrédulo não é bem-vindo.

c)      Grupo de discipulado - Este tipo de grupo procura um crescimento espiritual num ambiente fechado e exclusivista.


d)     Grupo de cura interior - É um tipo de grupo que usa técnicas da psicologia para buscar cura para os seus traumas emocionais. Todos eles são estéreis, melancólicos e introspectivos.

e)      Grupo de apoio - Grupos assim são semelhantes a alcoólicos anônimos: as pessoas se reúnem para falar de seus problemas, vez após vez, semana após semana.

f)       Ponto de pregação - Grupos assim têm como deficiência básica o fato de não compartilharem a realidade da vida do Corpo. As pessoas vêm e vão e o grupo é só um ajuntamento onde há a pretensão de se formar uma igreja, porém repetindo o grande culto da sede no pequeno grupo ali existente.

g)      Qualquer grupo com as seguintes características:
Grupo fechado, criado só para as pessoas de um departamento da igreja;
Qualquer grupo que não tenha a multiplicação como objetivo;
Qualquer grupo que não se submeta à liderança geral das células;
Qualquer grupo que seja apenas uma reunião social.
Cuidado! Não se engane! Esses grupos acima não são células!

4. Como é uma célula?
   A célula não é um grupo de oração, ainda que a oração seja um dos seus ingredientes básicos. Não é um grupo de discipulado, ainda que o discipulado aconteça espontaneamente. Não é um grupo de estudo bíblico, ainda que a edificação seja forte nas reuniões. Não é um grupo de cura interior, ainda que seja um lugar de restauração.     Não é um ponto de pregação, ainda que o objetivo básico de cada célula seja a multiplicação. A célula é um pouco de cada um desses grupos.

   A célula da igreja pode ser comparada a uma célula do nosso corpo. A célula não é o corpo todo, mas traz dentro de si todas as informações necessárias para gerar um corpo inteiro. Isto é o que nós chamamos de informação genética. Nesse contexto, célula é simplesmente uma miniatura da igreja, reunindo-se nas casas. As células são o lugar onde os ministérios fluem.

   A célula é muito maior que a sua reunião. Se a célula só existe no dia da reunião, então não é uma célula, mas apenas um culto caseiro. A célula acontece a semana toda: no supermercado, no shopping, na caminhada, no lazer, nas casas. Sempre que os irmãos se encontram, a célula acontece. A primeira característica da célula é ser comunidade, e não o fato de existir como uma reunião.

a)      A célula não é um lugar onde, a cada semana, comparece um grupo diferente de pessoas - Apesar da reunião de célula não ter só como objetivo o evangelismo, o visitante será sempre bem-vindo. Na verdade, a célula visa a multiplicação, enquanto a reunião propriamente dita, está voltada para edificação.

   Ainda que a reunião não seja evangelística, todo o projeto final da célula visa à multiplicação. Crentes realmente edificados na Palavra são crentes frutíferos. E o lugar adequado para se frutificar é no círculo familiar, na escola, no trabalho. A reunião do grupo funciona como um lugar de treinamento e motivação, para que cada um possa enfrentar, com ousadia, a guerra lá fora.

b)     Uma célula pode possuir endereço e dia certo de reunião.  Existem igrejas onde a reunião da célula é feita, a cada semana, na casa de um dos membros do grupo. A célula que tem um lugar de reunião definido pode produzir no grupo um senso de identidade, constância e segurança. Existe também a possibilidade de realizar células em determinados lugares por um período estipulado. As igrejas que adotam este sistema, costumam ficar por 4 semanas (ou um mês) em cada local.

c)      A célula se reúne regularmente. A chave para a comunhão é a constância, a regularidade. Não basta ter um lugar de reunião, é preciso que o grupo se reúna numa base regular, semanalmente. Nenhum relacionamento sólido e gratificante pode ser construído sem convivência. É a convivência que vai produzir vínculos de amor, de amizade e de aceitação.

d)     A célula pode ser homogênea ou heterogênea. Quando participamos de um grupo que possui as mesmas características gerais peculiares a nós, nos sentimos muito mais à vontade para compartilhar.  As células quando padronizadas por faixa etária e não por sexo produzirão melhores resultados. As células mistas também podem ter o seu espaço.

Um comentário:

  1. Muito bem explicado, eu particularmente não sabia como definir com exatidão como funciona uma célula!!

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por ler e compartilhar as mensagens de Palavra & Mensagem. Espaço aberto para conhecer mais da palavra de Deus de forma isonômica e educada. Deus te abençoe