ESBOÇO: Tirando as sandálias


Graça e paz do senhor Jesus a todos. Nesta noite creio que o Senhor está entre nós para nos prover de um alimento especial, o qual só Ele pode nos dar. Por isto, fique atento, livre-se de qualquer sentimento ou pensamento que possa atrapalhar a sua compreensão. Que o Senhor Deus nos abençoe e nos dê graça e tenha misericórdia de nós, para que, apesar de nós a sua palavra seja uma  benção. Abra sua bíblia comigo livro de Êxodo, capítulo 3, versículos de 1 a 10.

Moisés pastoreava o rebanho de seu sogro Jetro, que era sacerdote de Midiã. Um dia levou o rebanho para o outro lado do deserto e chegou a Horebe (Sinai), o monte de Deus. 2 Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo que saia do meio de uma sarça. Moisés viu que, embora a sarça estivesse em chamas, não era consumida pelo fogo. 3 “Que impressionante”, pensou. “Por que a sarça não se queima: Vou ver isso de perto”. 4 O Senhor viu que ele se aproximava para observar. E então, do meio da sarça Deus o chamou: “Moisés, Moisés!” – “Eis-me aqui”, respondeu ele. 5 Então disse Deus “Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa”. 6 Disse ainda: “Eu sou o Deus de seu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó”. Então Moisés cobriu o rosto, pois teve medo de olhar para Deus. 7 Disse o Senhor: “De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo o Egito, tenho escutado o seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei quanto eles estão sofrendo. 8 Por isso desci para livrá-los das mãos dos Egípcios e tirá-los daqui para uma terra boa e vasta, onde manam leite e mel; a terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus. 9. Pois agora o clamor dos Israelitas chegou a mim e tenho visto como os egípcios os oprimem.

Quem foi era Moisés
Quando o livro de Êxodo começa o povo Hebreu morava no Egito e com o passar do tempo passaram a crescer em grande número o que preocupou o Faraó. Este por sua vez, temendo uma revolta dos escravos hebreus,  mandou matar todas as crianças  hebreias do sexo masculino. Para que não fosse morto, sua Joquebede (seu pai era Anrão) mãe o colocou num cesto de junco e o deixou flutuando junto às margens do Rio Nilo. Moisés então é encontrado pela filha do faraó, tendo sido criado no palácio real como príncipe dos egípcios, porém pela graça do Senhor foi educado também pela sua própria mãe. Isto significa que ele foi educado como egípcio, mas tinha a fé dos pais.

Há alguns paralelos entre a vida de Moisés e a vida de Jesus, os quais eu quero mostrar nesta noite para que você possa compreender melhor.

Moisés foi educado na civilização mais adiantada daquele tempo
Jesus foi educado antes de ser homem na civilização angelical mais adiantada de todos os tempos!
Lucas 2:52 diz que “Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos Homens”.
Moisés foi treinado para exercer um alto cargo, até mesmo o trono do EGITO!
Jesus veio para ser Rei entre todos os Reis!
Moisés abriu o mar vermelho
Jesus andou sobre as águas!
Moisés transformou as águas do Nilo em Sangue
Jesus transformou água em Vinho!

Há várias outras semelhanças, porém o tempo não nos permite ir além, mas há uma semelhança em especial para a qual eu quero chamar a sua atenção nesta noite.

Moisés foi chamado para libertar o povo que estava sendo morto do Egito!
Apocalipse 1.18 - ...Estou aqui, vivo para sempre! E tenho as chaves da morte e do inferno!
Jesus está aqui nesta noite para libertar os cativos que estão presos no mundo! Jesus está aqui nesta noite para conduzir você a uma terra onde há leite e mel! Jesus está aqui nesta noite para MUDAR O RUMO DA SUA HISTÓRIA!

GLORIFIQUE O NOME DO SENHOR JESUS!

O título da nossa pregação é TIRANDO AS SANDÁLIAS, mas para que você compreenda é preciso saber algumas coisas mais a respeito da vida de Moisés. Falamos a respeito das semelhanças de Moisés com Jesus, porém o Senhor o escolheu entre homens. Moisés também era um ser humano como você, com dificuldades, falhas e dúvidas. Porém isto não foi impedimento para que a glória de Deus se manifestasse em sua vida de forma tão gloriosa a ponto de estar registrada até hoje como uma das mais belas afirmações da história bíblica.

Neste sentido quero trazer aos irmãos algumas identificações entre o MOISÉS, bíblico que conhecemos, e a nossa existência na atualidade, para que você compreenda que é possível, assim como ele, realizar grandes coisas em nome do Senhor.

MOISÉS NÃO ERA UM MENINO COMUM!
Atos: 17:20 – “Naquele tempo nasceu Moisés, um menino extraordinário”

Extraordinário pois assim como você foi feito à imagem e semelhança de Deus. Extraordinário pois assim como você foi apesar do conhecimento natural, era cheio do sobrenatural. Extraordinário pois assim como você teve a mão de Deus sobre ele para protegê-lo desde o início!

MOISÉS FOI CONDUZIDO PELAS ÁGUAS E PROTEGIDO PELOS JUNCOS!
Você é conduzido pelas águas do Espírito de Ezequiel 47 onde você deixa de conduzir para ser conduzido!

Você avança aos poucos com água nos tornozelos e os seus pés se tornam PÉS APOSTÓLICOS!

Um pouco mais a frente, as águas que chegam aos joelhos te fazem UM INTERCESSOR

Ainda mais um pouco e elas chegam à cintura VOCÊ AGORA ESTÁ TOMADO PELO ESPÍRITO!

Mas Deus é tremendo, há uma certa altura onde você não pode mais ser apenas TOMADO, e sim LEVADO!

E QUANDO DEUS LHE PERGUNTAR: FILHO DO HOMEM, VOCÊ VÊ ISTO!?

Se você estiver vendo, há um rio e um junco especial para você!

APOCALIPSE 22  Então me mostrou o rio da água da vida, claro como Cristal, que precedia o trono de Deus e do Cordeiro. 2 No meio do rio estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês, e as folhas desta árvore são para a cura das nações!

MOISÉS ESTAVA SENDO PREPARADO NO DESERTO E NÃO NO PALÁCIO!
No palácio do Rei Moisés encontrava as principais autoridades daquela época!
No palácio do Rei Moisés aprendia política, ciências, artes marciais etc.
PORÉM É NO DESERTO QUE ELE APRENDE A CONDUZIR OVELHAS!
Em Êxodo 3:1 – lemos – “Moisés pastoreava o rebanho de seu sogro Jetro, que era sacerdote de Midiã. Um dia levou o rebanho para o outro lado do deserto e chegou a Horebe (Sinai), o monte de Deus.”
Um dia você vai precisar tomar uma atitude ir para o outro lado do deserto. Moisés teve que enfrentar pastores mais experientes do que ele para fazer isto. Moisés teve que se esforçar muito mais do que o normal para conseguir. Certamente suas ovelhas chegaram ao outro lado muito cansadas, talvez até desfalecendo.
Mas quando ele chegou ou outro lado, não chegou a um lugar qualquer: ELE CHEGOU AO MONTE SINAI, O MONTE DE DEUS!

NO DESERTO, EM PARTICULAR COM DEUS COMEÇA A MUDAR O RUMO DA VIDA DE MOISÉS.
É assim que Deus começa a mudar a nossa vida.
Êxodo 3:2 – Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo que saia do meio de uma sarça. Moisés viu que, embora a sarça estivesse em chamas, não era consumida pelo fogo.”

A VISÃO ANGELICAL PRECEDE UMA VITÓRIA!
Salmo 91:11 – Pois aos teus anjos darei ordens para que te protejam em todos os seus caminhos.
Daniel viu um anjo quando estava na cova dos leões (Daniel 6:22)
Pedro viu um anjo antes de lhe caírem as algemas (Atos 12:7)


SE VOCÊ REALMENTE CRER VOCÊ TER A MESMA PRESENÇA!
Digo-lhes a verdade: Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem (João 1.51)

MOISÉS VIU O FOGO QUE NÃO SE CONSUMIA!
Que tipo de fogo você esta vendo?
Meu amado pai, hoje aposentado, ferramenteiro dos bons, do tempo em que se tinha que fazer tudo na mão, certa vez, me disse algo muito interessante: Segundo ele me explicou para que se pudesse dar a têmpera, ou seja a dureza ideal para o aço, era necessário atingir temperaturas diferentes. Utilizava-se então uma espécie de lareira cheia e carvão, onde era possível aumentar ou diminuir a temperatura de acordo com a injeção de mais ou menos oxigênio (você já deve ter feito isto ao abanar a sua churrasqueira). Dependendo da função a ser exercida pela matriz de aço a ser produzida, seria necessária uma temperatura que era diferenciada pela cor do fogo. Ou seja: Fogo azul, uma têmpera, fogo laranja, outra têmpera, fogo amarelo, outra têmpera e assim por diante. Desta forma, uma mesma fonte poderia ser utilizada de diversas formas diferentes ao passar pelo fogo. As vezes o aço ficava mais mole, porque era assim que ele deveria ser utilizado, outras vezes, mais duro para que pudesse atingir os objetivos do projeto. Enfim, mais duro ou mais maleável, o importante é que estivesse correto para a função pois se não iria entortar ou quebrar.

Para encontrar este fogo você precisa 
TIRAR ALGUMAS SANDÁLIAS!
Exodo 3:5  “Então disse Deus “Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa”

Tirar as sandálias significa se deixar levar pelo pode de Deus - Em Lucas 10:3-4 – Lemos: “Eu vos estou enviando como cordeiro entre lobos, 4 – Não levem bolsa, nem saco de viagem, nem sandálias, e não saúdem ninguém pelo caminho.”

Vamos falar sobre algumas sandálias que utilizamos e que precisam ser retiradas nesta noite!

1 – SANDÁLIAS DO PASSADO!
Moisés estava servindo a seu sogro Jetro, como pastor de ovelhas que era uma função muito depreciada naquela época, mas como já vimos aqui, chegou a ser confundido com um egípcio.
- Para encontrar este fogo você precisa se livrar do seu passado!
- Exodo 2:18-19 – As filhas de Jeuel dizem que foram ajudadas por um Egípcio!
MOISÉS TINHA (A) CARA DE EGÍPCIO, (B) GINGA DE EGÍPCIO E ATÉ (B) SOTAQUE DE EGIPCIO!
II CORÍNTIOS 5:14 – Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todo; logo todos morreram 15. E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 16 De modo que, de agora em diante, a ninguém mais consideramos do ponte de vista humano. Ainda que antes tenhamos considerado a Cristo dessa forma, agora já não o consideramos assim. 17 Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!

2 – SANDÁLIAS DO ORGULHO!
MOISÉS, apesar de estar cuidando das ovelhas de seu Sogro, era entre os pastores de JETRO, o mais culto de todos eles. Imagine um homem para o qual era destinado o trono do EGITO, principal força política, filosófica e financeira daquela época encontrar-se numa situação como esta.
Provérbios 21:4 – A vida de pecado dos ímpios se vê no olhar orgulhoso e no coração arrogante.
Se você tirar esta sandália DEUS TEM PROMESSAS DIFERENTES PARA A SUA VIDA!
Atos 2:17  Nos últimos dias, diz Deus, derramarei o meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, e os velhos terão sonhos.
Aqui vemos o Apóstolo Pedro, falando sobre algo tremendo!
Filhos – Só assumiam a autoridade depois da morte do Pai e ainda assim se fosse primogênito!
Filhas (mulheres) – Nunca assumiriam autoridade
Jovens – Eram vistos com crianças, desprezados em reuniões e não podiam opinar em nenhum assunto.
Velhos – Apesar de serem buscados como fonte histórica e de experiência eram desprezados por não poderem mais reproduzir, nem trabalhar. Em muitas vezes eram deixados de lado pela família.

Querido, quando você tira estas sandálias, Deus começa a abençoar a sua vida.

DEUS VAI SE LEMBRAR DA SUA FAMÍLIA E DA SUA DESCENDÊNCIA
6 Disse ainda: “Eu sou o Deus de seu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó”. Então Moisés cobriu o rosto, pois teve medo de olhar para Deus.

DEUS VAI OUVIR O SEU CLAMOR!
7 Disse o Senhor: “De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo o Egito, tenho escutado o seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei quanto eles estão sofrendo.

DEUS VAI SE MOVER NA SUA DIREÇÃO E MOVER VOCÊ NA DIREÇÃO DELE!
8 Por isso desci para livrá-los das mãos dos Egípcios e tirá-los daqui para uma terra boa e vasta, onde manam leite e mel; a terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus.

DEUS VAI LHE ENTREGAR VITÓRIAS QUE VOCÊ NÃO IMAGINA!
...a terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus.

CANAEUS       = Povo amaldiçoado.
HITITAS           = Povo terror
AMORREUS    = Povo da fofoca
FEREZEUS       = Povo da contenda
HEVEUS          = Povo da humilhação
JEBUSEUS       = POVO INVASOR!

Glorifique o nome de Deus, nesta noite. 


pr. altamir de souza
Na Visão de Multidões!
Shalom Aleichem, Aleichem Shalom
A paz seja convosco, convosco esteja a paz

Todos os nossos textos são liberados para estudos, pregações em pequenos grupos ou igrejas. A publicação dos textos entretanto só deverá ser feita mediante a autorização por escrito do autor.

AJUDE-NOS A DIVULGAR ESTE BLOG.


2 comentários:

Olá! Obrigado por ler e compartilhar as mensagens de Palavra & Mensagem. Espaço aberto para conhecer mais da palavra de Deus de forma isonômica e educada. Deus te abençoe