sábado, 19 de abril de 2014

A pedra angular em Isaias 28 - Derrubando fortalezas e superando obstáculos


Preposição: Deus sempre intenciona dar novos rumos à vida dos seus filhos. Seus propósitos estão abertos a credenciar você e sua família a vencer barreiras, derrubar obstáculos e se tornar uma pessoa vencedora em todas as áreas da sua vida, quer sejam físicas, psicológicas, espirituais ou financeiras.

Texto bíblico: Por volta de 760 anos antes do nascimento do Messias, um jovem por nome  Isaias, filho de Amós, contemporâneo de Uzias, surge no cenário bíblico. Seu nome se pronuncia em hebraico “Yesha,yahu”, cuja tradução literal é – “Deus é Salvação”. Deus sempre manda um renovo através de coisas novas: Novos homens, novas mulheres, mesmo que velhos em idade mas renovados em Espírito. Também o Messias nos manda um renovo através da sua palavra e da revelação da sua palavra. Neste sentido, quero convidá-los a receber uma nova interpretação de um conhecido texto da parte de Deus, baseada na direção do Espírito Santo, onde você poderá receber este renovo e a autoridade para vencer barreiras e quebrar obstáculos. O texto está no livro do profeta Isaias, capítulo 28 versículo 16 e diz:  Por isso diz o Soberano, o Senhor: Eis que ponho em Sião uma pedra, uma pedra já experimentada, uma preciosa pedra angular para alicerce seguro; aquele que confia, jamais será abalado.

        Desenvolvimento: A bíblia é um livro para ser interpretado, e se não for assim jamais poderemos compreendê-lo na sua plenitude. Apesar da bíblia representar um “conjunto” de livros ela acaba por se fundir em uma só palavra, afinal de contas, por mais escritores que tenha possuído o autor é apenas um. Desta forma há uma ligação entre todos os livros da bíblia comunicando-se entre si. Neste mesmo sentido, para compreender o texto de Isaias precisamos viajar um pouco mais atrás no tempo e ir até aproximadamente 1050 anos antes de Cristo, e visitar 2ª. Samuel, capítulo 5. Lá encontraremos um texto muito especial capaz de nos dar base e entendimento para esta ministração.  Neste texto encontraremos um outro jovem por nome Davi, em época onde já havia se tornado Rei em Judá, e após a morte de Abner, tornado também Rei de Israel. O poder de Davi tornou-se grande a tal ponto de representantes de todas as tribos de Israel irem até ele para dizer em Hebron: “Somos sangue do teu sangue”. Os versículos 4 e 5 dizem que Davi tinha trinta anos de idade quando começou a reinar, e reinou durante quarenta anos. Em Hebrom, reinou sobre Judá sete anos e meio, e em Jerusalém reinou sobre todo o Israel e Judá trinta e três anos.

A revelação do texto
        Foi por volta desta época quando Davi marchou à Cidade Santa Jerusalém juntamente com seus soldados para lutar contra os Jebuseus que viviam lá (2ª. Sam 3.6) e estes Jebuseus pretensiosamente disseram a Davi – “Você não entrará aqui! Até os cegos e os aleijados podem se defender de você”. Os Jebuseus estavam locados e fortalecidos na cidade de Jerusalém. As pesquisas indicam os Jebuseus como um povo violento, obstinado por guerras e capaz de impor terror a todos os povos em volta de Jerusalém. De fato eram uma espécie de mercenários, muitas vezes contratados para atuar em nome de outros povos em guerras particulares. Isto porque estes Jebuseus tornaram-se especialistas em duas coisas: Máquinas de guerra e edificações. Nestas duas especialidades eram tidos como exemplo em todo o mundo conhecido.  
       
Traduzindo os Jebuseus
Se pudermos traduzir estes Jebuseus espiritualmente, eles representariam as artimanhas (maquinas) e obstáculos (fortalezas) criados pelo inimigo (satanás) para gerar prejuízos físicos, financeiros, psicológicos e espirituais sobre a sua vida.  Durante todo o tempo satanás desenvolve as mais diversas artimanhas para desestruturar os seus projetos, quer sejam seculares ou espirituais e a “grande experiência” nestas áreas tornam o inimigo um grande vilão, altamente capacitado para gerar derrotas.

A fortaleza de Sião
        Antes de prosseguir vamos compreender melhor o que acontece aqui: No livro de Isaias 28.16 está escrito – “Por isso diz o Soberano, o Senhor: Eis que ponho em Sião uma pedra...”, também em 2ª Samuel 5.7 lemos – “mas Davi conquistou a fortaleza de Sião”. Sião cujo significado literal é “fortaleza”, representa o nome de uma das colinas de Jerusalém onde se encontrava a fortaleza dos Jebusitas. Posteriormente, devido ao histórico violento e destruidor dos Jebuseus (Jebusitas) vencidos por Davi no “Monte Sião” ou “Fortaleza de Sião” este nome passou a ser sinônimo da cidade de Jerusalém tanto em termos físicos como também espirituais.

Por maiores e mais bem aparelhados que sejam os seus inimigos. Deus sempre vai dar estratégias vitoriosas para as suas batalhas. Não tema. O seu lugar de batalha vai se transformar em sinônimo de santidade!

A estratégia de Davi para
vencer barreiras e derrubar obstáculos
        Davi precisava de uma estratégia para vencer os Jebuseus instalados em Jerusalém, na fortaleza de Sião. Se traduzirmos isto para os dias de hoje: Você precisa de uma estratégia da parte de Deus para derrubar as fortalezas que se levantam como obstáculos em sua vida. Todos nós passamos por momentos de dificuldade, onde por mais que estejamos marchando, como estava Davi e seus soldados em direção a fortaleza de Sião, não conseguimos visualizar de imediato uma forma de vencer. O cristão tem o hábito de achar que vai sempre ser vitorioso em todas as coisas. De fato você foi feito para ser vencedor, porém a forma como vencerá poderá não ser como você imagina. Eis a questão! Achamos que a vitória vai vir através de um ato de altivez, absolutamente superior, onde humilharemos todos os nossos inimigos de forma soberana. Nem sempre! Deus tem outras formas de gerar vitórias em nossa vida até porque Ele nos ensina através destes momentos.  
       
        Vejamos em 2ª. Samuel 5.8 a forma como Deus iluminou a mente de Davi. Observe: “Quem quiser vencer os Jebuseus terá que utilizar a passagem de água para chegar àqueles cegos, aleijados inimigos de Davi”. O versículo é curto mas extremamente revelador. Inspirado por Deus o Rei Davi toma uma atitude contrária ao pensamento de todos à sua volta. Seus soldados marchando em direção à Sião estão certos de uma entrada triunfal, pela porta principal da fortaleza de Sião. Entretanto ao olharem para seu Rei, ele para por alguns momentos, respira fundo e diz: “Quem quiser vencer os Jebuseus terá que utilizar a passagem de água...”. Esta passagem de água a qual Davi está se referindo nada mais é do que o “esgoto” da fortaleza de Sião. Um caminho fétido de mais ou menos 300 metros de extensão, por onde passavam todos os dejetos humanos e outros tipos de material sujo lançados para fora da fortaleza por através deste canal. Este versículo nos ensina muitas coisas.

        PRIMEIRO – Para chegar até o local da batalha os soldados precisariam caminhar cerca de 300 metros ajoelhados em meio a sujeira. O que Deus estava ensinando era a vitória por intermédio da HUMILHAÇÃO. Sem humilhação não há vitória. Sem  humilhação não há reconhecimento por parte do Senhor. Mateus 23:12 diz – “E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado”.

O melhor caminho para vencer suas batalhas é através da humilhação. Humilhe-se na presença de Deus e ele vai levá-lo ao caminho da vitória.

SEGUNDO – Ao entrar naquele canal de águas (ou esgoto), a luz ia diminuindo conforme os soldados iam se aprofundando no caminho. Desta forma o Senhor também nos ensina algo estratégico para habilitar para vitórias: ESPERANÇA! Note: Ao entrarem no canal a luz que permitia aos soldados enxergarem o caminho ia diminuindo conforme eles avançavam. Esta situação reflete a dificuldade de muitos cristãos na atualidade. Quanto mais próximos eles se aproximam da vitória, menos luz passam a ver na promessa de vitória estabelecida pelo Senhor. Nestas horas somente a ESPERANÇA, que também se traduz em fé, pode manter caminhando um soldado no escuro. Estar no escuro nestes momentos, nada mais é do que estar nas mãos de Deus e certamente não há outra mão mais poderosa para guiar a sua vida do que esta. O livro de Jó capítulo 11, versículo 18 muito bem diz – “E terás confiança, porque haverá esperança; olharás em volta e repousarás seguro”.

Confie no Senhor! Por menos luz que você esteja vendo no momento, o Senhor é a sua luz no fim do túnel. Creia nEle, repouse nEle e certamente estará seguro.

TERCEIRO – No final de versículo Davi disse: “...para chegar àqueles cegos, aleijados inimigos de Davi”. Neste texto também aprendemos algo tremendo: NÃO CONFIE NAS PALAVRAS DO INIMIGO, CONFIE NAS PALAVRAS DE DEUS! A estratégia de satanás é minar a sua confiança e impor medo sobre sua vida. Por isto os Jebuseus disseram em 2ª. Samuel 3.6 - “Você não entrará aqui! Até os cegos e os aleijados podem se defender de você”. Você já parou para pensar quantas vezes o inimigo já lhe disse algo parecido? Você não vai conseguir, até “fulano de tal...” bem menos preparado do que você, pode conseguir, mas você jamais conseguirá. A resposta de Davi foi categórica ao retribuir a mensagem chamando os próprios Jebuseus de “cegos, aleijados e principalmente inimigos de Davi”.

Não acredite na palavra do inimigo, acredite na palavra de Deus. Ele está lhe garantindo uma vitória sobre os seus obstáculos. Vá, lute e vença. Deus vai honrar a sua fé e a sua perseverança. É por este motivo que o próprio Davi escreveu o Salmo 125.1 – Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião que não se abalam mas permanecem para sempre.

Depois da humilhação vem a vitória
        Finalmente Davi chega ao final do canal das águas, dentro da Fortaleza de Sião. Juntamente com ele uma legião de soldados, prontos para a batalha. Prontos, porém de uma forma diferentes. Era costume para o soldado limpar e lustrar sua armadura além de polir seus artefatos metálicos antes da batalha. Naquele dia entretanto eles chegaram completamente sujos e cheirando mal. O que Deus estava ensinando através disto?

A vitória não depende da sua aparência, depende do que está dentro de você. Um coração humilde e uma alma perseverante são as verdadeiras armaduras e armas de um soldado.

        Enquanto os soldados Jebuseus aguardavam os soldados de Davi na porta principal da fortaleza eles entraram pela porta dos fundos e os pegarem de surpresa através da estratégia dada pelo Senhor. Isto nos ensina que a verdadeira estratégia é dada pelo Senhor e não pelos homens. Não importa como Deus operará na sua vida, importa você aceitar a autoridade dEle sobre a sua vida para poder habilitar os caminhos da vitória em sua vida.

Compreendendo a Pedra em Sião
        Para compreender o final desta pregação (deste estudo) você precisa ter olhos (e ouvidos) espirituais. Antes de continuar você deve lembrar-se de que Davi está na genealogia de Jesus. Tal e qual Davi faz parte da “imagem e semelhança das características espirituais de Deus” você também está nesta linha genealógica espiritual. Você é imagem e semelhança com características espirituais do Senhor. Jesus é a Pedra, mas antes “Davi foi a Pedra no sapato dos Jebuseus”, e quando o Senhor diz – “Eis que colocarei em Sião um Pedra” – de fato Ele está dizendo: Estou colocando você como uma pedra em Sião! Estou colocando você como autoridade sobre os impedimentos que satanás tem levantado! Desta forma o próprio Deus está predizendo: Você vencerá todas as barreiras e obstáculos levantados contra você!

Talvez algumas pessoas possam ouvir (ler) esta pregação (este estudo)  e  achar estas palavras simplesmente humanas, mas o texto em Isaias 28:16 é claro e diz:

Por isso diz o Soberano, o Senhor
Não sou eu (O pregador) quem diz mas o próprio Deus! É Ele quem lhe garante a vitória. É Ele quem lhe dá autoridade para vencer suas batalhas. Acredite nas palavras do Senhor. Você vencerá derrubará as fortalezas e quebrará os obstáculos levantados pelo inimigo.

Eis que ponho em Sião uma Pedra!
Lembre-se: Sião significa “fortaleza” e Davi foi enviado para destruir e dominar esta fortaleza. Hoje Deus esta colocando você como uma pedra lançada contra as fortalezas levantadas em sua vida. Não tenha medo, não pare. Você é a pedra lançada em Sião para quebrar a fortaleza dos inimigos Jebuseus!

Uma pedra já experimentada
Lembra-se dos soldados “ralando o joelho” no canal das águas (esgotos)? Uma pedra experimentada é um soldado experimentado nas provações e nas dificuldades. Se você já foi humilhado, “tu és as pedra experimentada”. Se você já se humilhou na presença de Deus “tu és a pedra mais do que experimentada e preparada” para vencer as dificuldades.

Uma preciosa pedra angular
para alicerce seguro
        Para compreender esta mensagem é preciso compreender o significado da “pedra angular”. Como dissemos os Jebuseus eram especialistas em construir fortalezas. Para construí-las era necessário encontrar “pedras angulares”, em tempo, pedras em um determinado formato de ângulo, capazes de serem utilizadas como colunas em construções. Diferente do restante das construções feitas de pedras menos maciças ou até mesmo barro, a “pedra angular” deveria ser constituída de material absolutamente rígido, capaz de suportar grandes pesos. Em resumo a Pedra angular era um tipo difícil de se encontrar de alto valor, e muito procurada.
       
Você pode ser uma pedra angular
        Assim como uma pedra angular determinava a direção de uma determinada construção. Você é a pessoa escolhida para dar direção à sua família. Você foi chamado para mudar a direção de vida das pessoas à sua volta mostrando a elas o caminho verdadeiro a ser seguido.
        Assim como a pedra angular, você é uma coluna! Você deve ter preparação para suportar o peso do dia a dia, do ministério, e tantas outras situações que nos acompanham em nossas vidas.
        Assim como uma pedra angular teria de ser muito bem escolhida, você foi escolhido entre muitos para fazer a diferença entre os seus. Não foi fácil para Jesus separá-lo, tanto que para isto deu sua vida por você.

Você é o alicerce seguro espelhado em Cristo Jesus para levar adiante o amor e a autoridade de Deus adiante! Seja um alicerce na sua casa, no seu ministério, no seu trabalho e em todos os lugares por onde passar!

Colha os resultados da vitória!
        Agora que você já recebeu o entendimento da “pedra angular”, vamos compreender também os resultados para as pessoas que se assumem como tal. Em 2ª. Samuel 10.11 está escrito assim: Pouco Depois Hirão, rei de Tiro, enviou a Davi uma delegação, que trouxe TORAS DE CEDRO, e também CARPINTEIROS, e PEDREIROS, que construíram um palácio a Davi”. A notícia da vitória de Davi correu rapidamente. Hirão era rei de uma cidade fenícia a leste do Líbano. Ao saber grande derrota imposta por Davi aos Jebuseus tratou logo de pegar uma grande delegação e ira até Davi para honrá-lo e auxiliá-lo. Você já percebeu como aparecem muitas pessoas para nos ajudar quando estamos em um bom momento. Pois foi mais ou menos isto o que aconteceu com Davi. Da mesma forma, quando você toma posse da sua vitória deixando de lado as palavras de destruição trazidas pelo inimigo Deus se encaminha de enviar até você seres físicos movidos pelo Espírito Santo e até mesmo anjos para lhe ajudar.

Hirão levou até Davi toras de cedro!
        Agora a pouco dissemos: Hirão era rei de Tiro, uma cidade fenícia ao leste do Líbano. O Salmo 92:12 diz:  O Justo florescerá como Palmeira, crescerá como cedro no Líbano. As toras de cedro trazidas por Hirão não eram comuns, eram as toras maiores e mais fortes encontradas em todo o mundo conhecido. (Pesquise no blog “palavraemensagem.blogspot.com a pregação Crescer como cedro no Líbano) Por este motivo Davi citou o cedro do Líbano no versículo 12 do Salmo 92.

Deus enviará a você os melhores materiais da terra para construir ou reconstruir sua vida. Você fará bases sólidas através da provisão do Senhor em sua vida.

Hirão levou até Davi carpinteiros e pedreiros!
        Você já percebeu que muitas vezes recebemos uma benção e não sabemos exatamente como tratá-la. É como aquela parábola moderna do homem que pediu um avião ao Senhor, ganhou mas não sabia pilotar. Deus é completo quando nos humilhamos e nos colocamos na condição de pedra angular. Ele trata de enviar até nós pessoas preparadas para ajudar a construir o seu sonho e realizar os seus projetos. Talvez Davi não fosse um bom carpinteiro, mas Deus lhe enviou especialistas assim como fez com os pedreiros.

Não se preocupe! Seus projetos estão nas mãos de Deus e será Ele e seus operários que irão cuidar de realizá-los!

Fizeram o palácio do Jeito que Davi queria!
Davi deu apenas direção. Mesmo onde Davi não tinha habilidades ele pode dizer: Eu gostaria que fosse desta forma! Isto mostra Davi direcionando os seus projetos para onde ele queria. O fato de você não conhecer determinadas áreas nos seus projetos não vai impedi-lo de atingir o sucesso. Deus vai permitir a você direcionar seus projetos e irá corrigir esta direção quando necessário para evitar falhas na construção.

Confie no poder de Deus pois
aquele que confia jamais será
abalado ou humilhado

1ª Pedro 2.7 diz: “...A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular!”. Você pode ter sido rejeitado por muito tempo, assim como foi o Rei Davi diante dos seus irmãos e de Saul, mas o seu tempo vai chegar e você será colocado como pedra angular, pedra principal em frente às suas provações e obstáculos. Hoje é dia de vencer, hoje é dia de se coloca como pedra angular diante dos seus problemas.

1ª. Pedro 2.9 – Vocês porém são GERAÇÃO ELEITA, SACERDÓCIO REAL, NAÇÃO SANTA, POVO EXCLUSIVO DE DEUS, para anunciar as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a maravilhosa Luz.

pr. altamir de souza
Na Visão de Multidões!
Shalom Aleichem, Aleichem Shalom
A paz seja convosco, convosco esteja a paz

Todos os nossos textos são liberados para estudos, pregações em pequenos grupos ou igrejas. A publicação dos textos entretanto só deverá ser feita mediante a autorização por escrito do autor.

AJUDE-NOS A DIVULGAR ESTE BLOG.