sábado, 26 de abril de 2014

Você tem autoridade para vencer o pecado e obedecer a Deus


QUANDO observamos as pessoas notamos diferentes formas de comportamento. Alguns detestam receber qualquer tipo de ordem, outros são muito mais abertos a receber uma ordem e obedecê-la, porém têm dificuldades em compreender os porquês de uma determinada ordenança, e há também aqueles capazes de receber, compreender e executar muito bem aquilo que o Espírito Santo de Deus ordena. Em todos estes casos vamos encontrar um embate interior, onde o inimigo procura minar a capacidade de compreender corretamente as ordens dadas por Deus. Certamente você já se encontrou em uma situação onde obedecer foi bem difícil e a princípio lhe pareceu causar muitos mais prejuízos do que ganhos em termos seculares e espirituais. Um exemplo clássico é o caso das pessoas que “obedecem” a voz de Deus e por várias vezes recusam empregos capazes de prejudicá-los em seus ministérios. A princípio, olhando para a situação atual e real, onde as dificuldades financeiras estão assolando a família, o emprego parece bastante atrativo e a “verdadeira” solução para os problemas, mas o tempo através da revelação do Espírito Santo demonstra a realidade. Assim como Jesus recusou-se a transformar uma pedra em pão dizendo – “Nem só de pão viverá o homem (Lc. 4.3-4)” – nós também precisamos adquirir esta capacidade para podermos elevar a nossa autoridade diante das dificuldades que se levantam contra nós.

O que fazer para adquirir a
capacidade de obedecer a Deus?

Isaias 1.18  diz – “Venham, vamos refletir juntos, diz o Senhor”. Um cristão convicto deve primeiramente buscar a presença de Deus e refletir nos impedimentos atuantes em sua vida. Olhando para trás, no antigo testamento, encontramos a exigência de Moisés imposta ao povo para obedecerem à lei revelada por Deus no Monte Sinai, entretanto é impossível para homem, apenas pelo seu esforço próprio, obedecer à lei de Deus na plenitude. Sem a reflexão em torno dos nossos pecados não ouvimos e não compreendemos a voz de Deus. Por este motivo encontramos no antigo testamento o povo do Senhor vivendo sob constantes maldições e penitências, confusos em relação ao custo de pecado. Hoje vivemos debaixo de uma Nova Aliança onde a presença do Espírito nos é dada de forma graciosa e ai sim podemos fazer valer as palavras de Isaias – “Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão”. Deus na sua plena consciência a respeito de todas as coisas notou ser impossível ao homem obedecer a Ele apenas através de leis e nos enviou seu filho Jesus para lavar o pecado do homem através do seu sangue, estabelecendo um novo padrão de aliança onde o próprio homem adquiriu poder sob o pecado, podendo recusá-lo através da autoridade do Filho, derramada em nós por meio do Espírito Santo de Deus.

Como obedecer sem sentir peso

É preciso ter consciência do poder e da autoridade de Deus sobre a sua vida. Consciência da bondade de Deus que seria incapaz de ordenar algo para prejudica-lo e autoridade para repelir todo espírito de confusão interessado em destruir os seus planos e o plano de Deus. É preciso ter consciência que Jesus Cristo é liberdade! É o que aprendemos com o apóstolo Tiago 2.12 – Falem e ajam como quem vai ser julgado pela lei da liberdade. O inimigo está interessado em fazer você rebelar-se contra Deus confundindo os seus pensamentos e colocando à sua vontade acima da vontade de Deus. Desta forma literalmente andamos na direção contrária à vontade de Deus e fracassamos na capacidade de obedecer os seus mandamentos abrindo a porta para satanás entrar e destruir a nossa vida e a vida da nossa família. Para obedecer a Deus é preciso amá-lo incondicionalmente tal e qual Ele nos ama. Ao ser questionado pelos fariseus e saduceus a respeito do maior mandamento da Lei, o Messias disse: “Ame ao Senhor, o seu Deus de todo o coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento (Mt. 22.37). É preciso ter consciência da autoridade de Deus sobre a sua vida afinal de contas “se resistirem e se rebelarem, serão devorados pela espada, pois o Senhor é quem fala (Is 1.20). Da mesma forma é necessário receber em Cristo a autoridade e liberdade para compreender que somos filhos queridos, amados e esta predileção do Senhor por você é suficiente para gerar a disposição para obedecer a Deus e colher os resultados: Os melhores frutos desta terra!  

Definitivamente, você tem autoridade sob os pecados, e pode se “rebelar contra a rebelião” por meio do sangue de Cristo derramado sobre a sua vida todos os seus pecados foram perdoados e não podem gerar nenhum tipo de dificuldade para você ser um filho obediente. Romanos 8.3-5 diz – “Porque, aquilo que a Lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando o seu próprio Filho à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne. 4 a fim de que a justas exigências da Lei fossem plenamente  satisfeitas em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Ore agora para restaurar ou fortalecer a sua capacidade de obedecer a Deus.

pr. altamir de souza
Na Visão de Multidões!
Shalom Aleichem, Aleichem Shalom
A paz seja convosco, convosco esteja a paz

Todos os nossos textos são liberados para estudos, pregações em pequenos grupos ou igrejas. A publicação dos textos entretanto só deverá ser feita mediante a autorização por escrito do autor.

AJUDE-NOS A DIVULGAR ESTE BLOG.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por ler e compartilhar as mensagens de Palavra & Mensagem. Espaço aberto para conhecer mais da palavra de Deus de forma isonômica e educada. Deus te abençoe