quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Elias voltando pelo caminho de Damasco


    
TEXTO BÍBLICO – 1º Reis 19.15-18  - “O Senhor lhe disse: (a Elias) ‘Volte pelo caminho por onde veio, e vá para o deserto de Damasco. Chegando lá, unja Hazael como rei da Síria. 16 Unja também Jeú, filho de Ninsi, como Rei de Israel, e unja Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, para suceder a você como profeta. 17 Jeú matará todo aquele aquele que escapar da espada de Hazael, e Eliseu matará todo aquele aque escapar da espada de Jeú.

*****Atenção Leitor
Este é um resumo do esboço para facilitar a utilização na pregação. Para compreender melhor este resumo aconselho a ler o esboço original aqui mesmo em nosso blog. Para isto basta selecionar o link abaixo.

http://palavraemensagem.blogspot.com.br/2014/01/elias-do-monte-horebe-ao-caminho-de.html


- É DIFICIL agir nos momentos de pressão.
- Percebemos isto na televisão, pessoas arrependidas
- O Senhor tem uma solução

- Elias - Yahweh é meu Deus’. 
- Lucas 12.8 está escrito – “Eu lhes digo: Quem me confessar diante dos homens, também o filho do homem o confessará diante dos anjos e de Deus”.
- O texto tem 2900 anos, 870 anos A.C.
- Jezabel mata profetas, há uma seca de 3 anos
- Elias em querite, corvos, em Serepta, viúva.
- A maior prova, os 450 profetas de Baal

Estamos sujeitos ao cansaço
- Seus projetos estão fadados a vitória.
- Mateus 21.22 diz – “E tudo que pedires em oração, tendo fé, recebereis”.
- Mas você também é uma máquina
- Sujeita a ventos, terremotos, desastres... Cansaço.
- Exemplo da partida de futebol

- Satanás conhece a melhor hora para atacar
- O inimigo nos conhece, vitórias exigem esforços
- Ninguém faz recordes sem treino
- Veja Elias após os 450 profetas de Baal.
- Uma partida de futebol, de 12 horas com 450 gols.

O inimigo faz guerra psicológica
- Mente atrapalhada não funciona.
-  Satanás vai sempre tentar inverter verdade e mentira
- Em 1º Reis 19 o rei acabe conta os feitos de Elias a Jezabel, e o mensageiro diz – “Que os deuses me castiguem com todo rigor, se amanhã nesta hora eu não fizer com a sua vida o que você vez com a Deles”.
- Ele havia acabado de dar o maior pau... cansado.

Guerra psicológica gera efeitos negativos
MEDO - Em 1º Reis 19.3 – “Elias teve medo...”.
FUGA - Em 1º Reis 19.3  “...e fugiu para salvar a vida”..
ABANDONO - 1º Reis 19.3 – “...ele deixou seu servo”.


- Inversão de valores na guerra psicológica
- Deturpar e confundir a mente. 1º Reis 19.4 está escrito – “e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta (zimbro), sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte...”. Lembre-se de Quem era Elias

Sentimento de inferioridade de Elias
- Já tive o bastante senhor
- Tire a minha vida
- Não sou melhor que os meus antepassados

Acorde. Existe um Deus grandioso na sua vida!
Deus não se conforma em ver você nesta condição.
Em Gênesis 13.15, Abraão. – “Tornarei a sua descendência tão numerosa quanto o pó da terra...”. Logo depois em Gênesis 15.5 o eterno disse – “Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las. E prosseguiu: ‘Assim será sua descendência’”. A confirmação está em Gênesis 22.17 onde ele diz – “Esteja certo de que o abençoarei e farei seus descendentes tão numerosos quanto as estrelas do céu, e a areia das praias do mar”.



É chegada a hora de acordar. Abra os seus olhos, mude o seu entendimento. Deus abençoou a vida de Abraão, Deus abençoou a vida de Elias e Deus vai abençoar
 A RECEITA PRÁTICA

RELAXE  e DESCANSE – Deus fez Elias dormir.
DE REPENTE, um anjo tocou nele.  Hoje, agora!

Como Deus trata uma vida cansada (Panorâmica)
2º Reis 19.7, o anjo do Senhor diz – “Levante-se e coma”.
- Comeu, bebeu e dormiu de Novo
       
DEUS RESTAURA O CORPO – Alimento, remédio.

DEUS RESTAURA O PSICOLÓGICO –
- Na segunda o anjo disse: “Levante-se e coma, pois a sua viagem será muito longa...”. Não termina agora!

DEUS ENVIA PARA A OFICINA DA ALMA
– Êxodo 33 Moisés exausto ouve – “Farei o que me pede pois tenho me agradado de você”. Como forma de restaurar a confiança abalada de Moisés Deus lhe diz: (Exodo 33.19) - Diante de você farei passar toda a minha bondade, e diante de você proclamarei o meu nome: O Senhor. Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia, e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão.  O versículo 22 diz – “Quando a minha gloria passar eu o colocarei numa fenda da rocha e o cobrirei com a minha mão até que eu tenha acabado de passar...”. Fenda, igual = buraco, caverna...

- O monte Horebe ou Sinai, é um lugar de restauração.
- Elias foi para um lugar de Restauração, a mesma fenda.

- No monte você ouvirá a voz de Deus
- Monte = Nivel superior e Deus pergunta: “Elias o que você está fazendo aqui, Elias?”.
-  Elias foi sincero Em 2º Reis 19.10 ele disse – “Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, o Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a sua aliança, quebraram os seus altares, e mataram os seus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me”. Após passar uma noite na caverna o tratamento de Deus foi prático rápido.
       
SAIA DA CAVERNA ELIAS! E fique no monte na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar.
- Saia da caverna!

TRES FASES DE DIFICEIS QUE ELIAS NÃO VIU

VEIO UM VENTO FORTÍSSIMO... Mas o Senhor não estava nele.
VEIO UM TERREMOTO... Mas o Senhor não estava no terremoto.
VEIO UM FOGO... representava as suas tentações.

1º Reis 19.12 - ...Depois do fogo, houve um murmúrio de uma brisa suave. 13 Quando Elias ouviu, puxou a capa para cobrir o rosto, saiu e ficou à entrada da caverna.

E DEUS PERGUNTOU DE NOVO
O que você está fazendo aqui Elias?

14 – Tenho sido muito zelozo pelo senhor, o Deus dos Exércitos. Os israelitas  rejeitaram a sua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me.

15. Volte pelo caminho por onde veio, e vá para o deserto de Damasco. Chegando lá, unja HAZAEL como rei da Síria, 16 unja também Jeú, como rei de Israel, e Eliseu para suceder você como profeta. 17 Jeú matará todo aquele que escapar da espada de Hazael, e Eliseu matará todo aquele que escapar da Espada de Jeú. 18 No entanto fiz sobrar sete mil em Israel, todos aqueles cujos joelhos não se dobraram diante de Baal e todos aqueles, cujas bocas não o beijaram.

pr. altamir de souza
Na Visão de Multidões!
Shalom Aleichem, Aleichem Shalom
A paz seja convosco, convosco esteja a paz

Todos os nossos textos são liberados para estudos, pregações em pequenos grupos ou igrejas. A publicação dos textos entretanto só deverá ser feita mediante a autorização por escrito do autor.

AJUDE-NOS A DIVULGAR ESTE BLOG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por ler e compartilhar as mensagens de Palavra & Mensagem. Espaço aberto para conhecer mais da palavra de Deus de forma isonômica e educada. Deus te abençoe