segunda-feira, 17 de março de 2014

Caminhada perfeita com Jesus

Observando uma multidão de pessoas notamos diferentes formas de caminhar. Uns caminham com os pés para dentro, outros para fora, uns andam depressa outros devagar. Ao observarmos estas situações percebemos o quão diferentes somos uns dos outros e podemos aprender uma lição: Não é fácil andar direito! Se pedíssemos a um especialista para analisar esta hipotética multidão de certo ele encontraria poucos com a “postura e a pisada perfeita” em suas caminhadas. Por outro lado, um bom observador poderá notar entre a multidão, apenas pela forma de andar, qual é a profissão, o status e até mesmo o nível cultural de um determinado indivíduo. Transportando esta situação para o plano espiritual sabemos que não há nenhum outro especialista em seres humanos tão experiente quanto Deus. Ele sabe exatamente como somos, como andamos e até mesmo o que pensamos. Ao olhar para você Deus tem plena consciência de 5 fatores importantes da sua vida: 1.) O que você representa, 2.) Quando você vai vencer ou perder, 3.) Onde estas coisas vão acontecer, 4.) Como estas coisas vão acontecer, e finalmente 5.) Porque estas coisas vão acontecer.

Há um precioso texto da parte de Deus capaz de ajudar a todos os que desejam caminhar verdadeiramente com o Senhor. Abra sua bíblia em Gálatas 5.16-21  e vamos compreender a voz de Deus através da sua palavra. – Por isso digo: Andai pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. 17 Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam. 18Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da Lei.19 Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza, libertinagem; 20 idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções 21 e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o reino de Deus

Qual a melhor forma de caminhar com Deus
O texto que lemos diz no versículo 16 -  “Andai (vivam) pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne”. Andar ou viver, conforme a sua tradução bíblica descende do grego “peripateite”, e indica um habito de vida. Todo cristão verdadeiro deve refletir em sua vida a pureza e o caráter de Cristo, cumprindo a ordem superior de estar sempre cheio do Espírito Santo de Deus (Ef. 5.18). Através do poder do Espírito Santo existente sobre a sua vida é possível manter o seu caráter em dia com os mandamentos do Senhor e refletir através da nossa forma de agir (caminhar) o verdadeiro discipulado estipulado por Deus por intermédio do seu exemplo. Pessoas sem o Espírito Santo são caídos espirituais e para caminhar é preciso estar de pé, caso contrário mesmo adultos só podemos engatinhar ou arrastar. Desde cedo aprendemos com as nossas quedas que para manter-se de pé é necessário ter “equilíbrio”. Este equilíbrio do qual falamos não é físico e sim espiritual e para “estar de pé” espiritualmente é necessário estar no Espírito. Vejamos 2ª. Coríntios 5.7-8 – “Porque vivemos por fé e não pelo que vemos. 8 Temos pois, confiança e preferimos estar ausentes do corpo e habitar com o Senhor”.  Você precisa manter-se de pé! Nada pode abalar as estruturas espirituais que regem a sua vida com Deus.

Como refletir o caráter de Deus
 Peito de pombo, cabelo engomado nos homens e escovado nas mulheres, terno sóbrio para os homens ou vestido longo para as mulheres e uma bíblia enorme debaixo do braço. É desta forma que muitos cristãos compreendem a melhor forma de refletir o caráter de Cristo. Nosso texto em estudo dá um caminho muito diferente. No versículo 18 aprendemos algo tremendo – “Se vocês são guiados pelo Espírito não estão debaixo da Lei”. A lei a qual se refere o texto aponta para a “Lei dos homens”, mais conhecida como “doutrina”. Pouco importa se você está de terno, ou de camisa curta, vestido longo ou uma roupa mais simples, quem sabe até uma calça jeans adequada a uma mulher cristã, e muito menos se você sustenta aquele jeitão de crente pentecostal ou prefere ser um pouco mais comportado. Deus nos conhece por dentro e o seu caráter é refletido por intermédio de nós. Veja Mateus 23.27 – “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios e ossos e de todo tipo de imundície. 28 Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade”. Este versículo vai contra a posição comportamental pura e simplesmente, ele abrange uma situação muito mais profunda, demonstrando que o reflexo de Cristo não é uma imagem refletida no espelho e sim uma imagem projetada a partir de nós. Um espelho reproduz algo fora da sua composição enquanto o cristão deve reproduzir o Cristo existente no seu corpo e na sua alma. Esta é a dificuldade do evangelho atual onde milhões de pessoas se adéquam a padrões comportamentais e não exatamente ao padrão cristocêntrico estabelecido através da palavra de Deus.  Um cristão capaz de refletir a glória de Deus em sua vida também é capaz de vencer a “imoralidade sexual, impureza, libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes (Gl 6.19-20)” .

 CONCLUSÃO: Hoje o Senhor está lhe chamando para fazer uma boa caminhada lado a lado com Ele! Assim como uma boa caminhada faz bem para o corpo, esta caminhada ao lado do Senhor irá fazer muito bem para a sua alma e abrirá portas espirituais grandiosas para o seu crescimento em todos os sentidos.

pr. altamir de souza
Na Visão de Multidões!
Shalom Aleichem, Aleichem Shalom
A paz seja convosco, convosco esteja a paz

Todos os nossos textos são liberados para estudos, pregações em pequenos grupos ou igrejas. A publicação dos textos entretanto só deverá ser feita mediante a autorização por escrito do autor.

AJUDE-NOS A DIVULGAR ESTE BLOG.