domingo, 31 de março de 2013

Manter o foco, ter atitude e ser próspero



Podemos definir atitude como uma forma de agir, um comportamento. Atitude também pode ser a exteriorização de um desejo que nos leva a agir de determinada forma ou ainda a posição em que tomamos em relação a determinados conceitos. Como exemplo, poderíamos citar a jovem que tem uma atitude graciosa diante do seu amado, o pai que toma uma atitude de autoridade diante de um problema com seu filho, também podemos citar os fanáticos seguidores do islã e sua atitude radical diante de sua posição de fé. A atitude é o resultado dos nossos pensamentos, que geram sentimentos, e dos nossos sentimentos que geram atitudes e que por consequências vão gerar resultados em diversas áreas das nossas vidas. Quantos de nós aqui não já ficamos felizes por termos tomado determinadas atitudes, e quantos também já nos arrependemos por atitudes que tomamos. O fato de você estar aqui hoje é resultado de uma atitude. Um dia você tomou uma decisão e resolveu caminhar ao lado de Deus e isto fez de você um seguidor do evangelho.

Muitas pessoas querem resposta a uma pergunta: Como obter sucesso em suas vidas, qual atitude tomar, de que forma agir para serem bem sucedidas na vida secular e na vida espiritual. Algumas pessoas chegam feridas ao perguntarem porque, dentro da sua busca pela atitude correta diante de Deus, foram levadas a darem passos diferentes daqueles estabelecidos por Ele, e o erro sempre leva ao sofrimento. Quando erramos com Deus, nossa vida secular também perece. Deus, porém, não deseja ver a sua criação sofrendo. Ao contrário o Senhor deseja ver a sua criação repleta de glória, fazendo a diferença na comunidade onde está inserida, e colhendo das suas sementes plantadas. O Messias tem um projeto para a sua vida e neste projeto está incluso o seu sucesso, a sua felicidade, a sua realização profissional e evidentemente acima de tudo isto, a sua salvação.

Eu quero, pela permissão do Senhor, falar aos irmãos sobre Cinco atitudes que levam o cristão a ter uma vida de sucesso. Cinco atitudes que podem fazer de você uma pessoa bem sucedida em todas as áreas da sua vida, gerando bênçãos capazes de mudar a sua vida e a da sua família. Acredite! Deus quer fazer de você uma pessoa RICA! Mas irmãos, o que é ser rico? O que é ser próspero à luz da palavra de Deus?

O Reino Espiritual faz uma divisão entre os padrões de riqueza em 4 níveis diferentes: O primeiro nível (Nesrer) são os Bens Materiais – imóveis, automóveis, joias, roupas, etc., o  Segundo nível (Zerhur) é o mérito – Todo cristão deve ter mérito, uma característica que permite andar de cabeça erguida. Quando Jacó teve o seu encontro com Deus, ele precisou voltar e resolver a suas diferenças com Esaú. Se ele não tivesse tomado esta atitude, não permaneceria no seu padrão de prosperidade, mesmo sendo cumpridor das outras obrigações. O cristão que deixa coisas para trás não pode prosperar, o cristão que não consegue perdoar jamais poderá atingir os outros níveis de riqueza. Todo cristão para ser próspero precisa passar por II Coríntios 5:17 – Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas velhas já passaram, e eis que surgiram coisas novas. O Terceiro nível (Segula) é o Tesouro, que entende-se por “crédito com Deus”. Esta condição de riqueza só se adquire quando o Senhor olha pra nós e percebe que somos verdadeiros adoradores, cumpridores das nossas obrigações diante dele. Quando isto acontece, você pede e Ele responde. Você chora e ele ouve os seus gemidos e por mais confusos que possam parecer, ele os compreende e devolve de forma sobrenatural, trazendo solução para suas angústias tanto as materiais quanto as espirituais. Filipenses 4:19 – diz: “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus”. O Quarto nível  (Lichmar) de riqueza é a Riqueza que não tem preço. Seus filhos, seus pais, sua esposa, seu esposo, a presença plena de Deus em sua vida. Amados é sobre esta riqueza que precisamos pregar nas igrejas, é aí onde devemos ser enriquecidos, e para isto precisamos compreender algumas coisas.

Abra a sua bíblia no livro de Isaias, capítulo 55, e vamos ler os versículos 8 e 9 – “Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus pensamentos são os meus caminhos, declara o Senhor. 9 Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos.

O nome Isaias, em hebraico lê-se “Yesha’yahu”, e significa Deus é Salvação. Isaias assim como outros nomes de destaque na palavra de Deus foi um homem de atitude. A seu livro apesar do conteúdo poético, emana atitude, ação e coragem. No capítulo 55 do seu livro, Isaias mostra o caminho correto para o sucesso. Isaias nos faz compreender que o sucesso pessoal e secular está diretamente ligado à nossa vida com Deus. Muitos homems e mulheres não compreendem isto e buscam sucesso em apenas uma área da nossa vida, porém elas nunca vão estar satisfeitas. Vemos co bastante frequência, ricos que doam dinheiro, em geral, como forma de compensar a sua culpa interior por verem tantas pessoas passando fome, morrendo em meio às doenças, sem cultura e sem acesso as facilidades do seu tempo, mas sabemos que uma atitude caridosa por si só não traz salvação, pois na maioria das vezes ela é superficial. O Senhor Jesus nos ensina isto em Mateus 19, um jovem muito rico se aproxima do Messias e pergunta: Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna? O Senhor então lhe responde: “...obedeça aos mandamentos... Não matarás, não roubarás, não darás, falso testemunho, honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo...” O jovem então diz ao Senhor Jesus: “Mestre, tudo isto tenho feito, o que me falta ainda” e o Messias então treplicou: Se queres ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois, venha e siga-me. O jovem, muito rico, entristeceu-se ao ver a sua impossibilidade de se desfazer das suas riquezas e afastou-se do Senhor Jesus, e ele então diz: “...Dificilmente um rico entrará no reino dos Céus. E lhes digo ainda: É mais fácil, um camelo passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos Céus”. Amados irmãos o ímpio dá do que tem para receber mais do que já tem, a atitude do cristão, entretanto, deve ser a de dar o que tem para receber o que não tem. Não falamos aqui de coisas materiais, e sim de coisas espirituais, não falamos aqui de dinheiro e sim de caráter cristão. A forma como vemos o reino de Deus e a sua retribuição é diferente da forma como Deus vê. É por isto que ele diz: Os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos os meus caminhos.... e o profeta Isaias nos dá este caminho ao fazer o convite a todos os sedentos. Hoje há uma geração de sedentos buscando a palavra de Deus e esta geração não pode ficar confusa como aquele homem rico de Mateus 19.

Vamos aprender com o profeta Isaias as
5 atitudes que o Senhor espera de nós para sermos abençoados em todas as áreas da nossa vida.

PRIMEIRA A TITUDE: Venha para Deus!
A primeira atitude para ser um homem ou uma mulher de sucesso é aceitar verdadeiramente o convite de Deus. Em Isaias 55.1 ele diz: Venham todos vocês que estão com sede, venham às águas, e vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo. Amados Deus chama todos os que têm sede, e não apenas para estar próximos a Ele e sim participar com Ele. Mateus 11.28 – diz: Vinde a mim voz que estão cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei, e este convite é aberto a todos! Em Mateus 22.9 ele ordena: Vão a todas as esquinas e convidem a todos para o banquete! Você é convidado e não precisa se preocupar com a roupa, nem muito menos com dinheiro porque salvação é doação do reino graças a atitude de amor do Pai para conosco. Romanos 3:24 diz: Sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. 25 Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Amado irmão se você tem fome e sede VENHA, tome uma atitude, doe-se para Jesus, VENHA compre sem dinheiro e sem preço o vinho, alimento espiritual, e o leite, alimento para o corpo. Deus esta disponível pra quem tem fome e quem tem sede com alimento fresco e quanto mais fome mais benção porque ele disse: “Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça pois ele serão satisfeitosMateus 5.6

SEGUNDA A TITUDE: Ouçam a palavra de Deus.
O versículo 2 de Isaias 55 diz: ...Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e alma de vocês se deliciará com a mais fina refeição. A versão JFA diz: Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom e a vossa alma se deleite com a gordura. 3 Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá.  É preciso ouvir a palavra de Deus, mas não ouvir de qualquer forma. Você precisa ouvir e compreender aquilo que ouve. Romanos 10.17 diz:  Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo. Amado irmão, se você já tomou a atitude de vir, é preciso tomar a atitude de ouvir a palavra, compreendê-la e alimentar-se dela. O alimento espiritual vai dar plenitude espiritual à sua vida e com certeza você será pleno em alegria como Davi no Salmo 23.5Preparas uma mesa perante os meus inimigos. Unges a minha cabeça com óleo, e o meu cálice transborda... Quem ouve a palavra recebe a plenitude da sabedoria. Colossensses 1:9 – Por esta razão, nós também, desde o dia que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual. Ouça a palavra e seja cheio. Ouça a palavra de Deus e você vai se deliciar na mais fina refeição!

TERCEIRA ATITUDE: Busque a presença de Deus.
O versículo 6 de Isaias 55 diz: ...Busquem o Senhor enquanto é possível achá-lo; clamem por ele enquanto está perto. A bíblia fala de um tempo, em que muitos vão procurar o Senhor e não vão encontra-lo. Buscar a Deus é uma atitude absolutamente espiritual, pois para buscar a Deus você precisa renegar as coisas do mundo. Jeremais 29:13 – Diz: Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o coração. Quando isto acontece a atitude não é só de você para Deus, mas de Deus para você e é por isso que ele diz no versículo 14: Eu serei achado de vos, farei voltar os vossos cativos, e tornarei a trazer-vos do lugar para onde os transportei. Deus vai te tirar do lugar da prova, do lugar do sofrimento. Deus vai fazer voltar todo aquele que está preso cativo em alguma situação. Busque a Deus de todo coração e Deus vai encontra-lo.

QUARTA ATITUDE: Volte-se para Deus.
O versículo 7 de Isaias 55 diz: ... “Volte-se para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus pois ele Dá de bom grado o seu perdão”. Amado irmão, Deus não te quer em pedaços, Deus quer você por completo! E quando você se doar a ele por completo, quando você estiver totalmente voltado para ele, haverá misericórdia sobre a sua vida e a misericórdia de Deus e a chave que libera todas as bênçãos espirituais sobre você e sua família.

QUINTA e última ATITUDE: Vejam a glória de Deus.
O versículo 4 de Isaias 55 diz: ...Vejam, eu o fiz uma testemunha aos povos, um líder e governante dos povos. O versículo nos diz que nos fomos feitos testemunhas aos povos do quê? Claro! Da glória de Deus! Você não pode algo que não tem, se você não vê a glória não pode ter a atitude de dar glórias a Deus, se você não consegue ver milagres, não poder realizar milagres em nome de Jesus. João 3:11 diz: Em verdade, te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos do que vimos... Abra os seus olhos, abra a sua mente, permita que a sua alma seja domada pelo Espírito Santo e Deus vai fazer a diferença a sua vida!

Isaias disse: Venha, ouça, busque, volte-se e veja a glória de Deus! Eu quero tomar a liberdade de profetizar sobre a tua vida as cinco atitudes do sucesso para a sua liberdade espiritual: Venha para Jesus, ouça a palavra de Deus, busque incansavelmente o poder de Deus, volte-se para ele, e veja a glória de Deus. Grandes coisas irão acontecer na sua vida depois disto.

Talvez você esteja pensando agora: É impossível, humanamente eu não consigo fazer tudo isto. Esta é armadilha que o diabo lança sobre nós. Ele quer que você acredite nas suas limitações humanas e não no seu puder ilimitado no poder do Espírito Santo. É por isto que a palavra diz: Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos. O profeta Isaias na sua inteligência humana e na sua visão espiritual está dizendo algo tremendo: Quando ele fala em Céus esta configurando as coisas do alto, o espírito Santo, já falando sobre a terra, configura as coisas de baixo, natureza humana. Porém quando ele fala em pensamento ele diz: “os meus pensamentos (de Deus) são mais alto do que os seus pensamentos”. Veja, as comparações são iguais “pensamentos de Deus, pensamentos do homem, porém os pensamentos de Deus são mais altos. Querido Deus tem planos mais altos do que você imagina para você e sua família. Tome uma atitude, creia Nele!
Você vai atingir lugares inimagináveis!

Isaias não para por ai. Ele diz: “Assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca; ela não voltará vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual enviei”.

Deus me enviou para ministrar esta palavra na tua vida e dizer: “A palavra que sai da minha boca não sairá vazia,  ela vai fazer o que eu desejo” e o que eu desejo é benção verdadeira para a sua vida.

Isaias 55:12 diz: Vocês sairão em Júbilo e serão conduzidos em paz – Deus vai tirar você do sofrimento, da tristeza, da dificuldade e vai te conduzir até um lugar de paz. Você não vai sair de qualquer jeito pois a palavra de Deus diz que todas as árvores do campo baterão palmas. Você foi humilhado? Prepare-se para dar a volta por cima, prepare-se para entrar na glória do poder de Deus porque No lugar do espinheiro, crescerá pinheiro, e em vez de roseiras bravas crescerá a murta. Onde tem sofrimento vai crescer vai ter felicidade, onde tem falsidade vai crescer verdade, e isto vai ser um resultado eterno para o Senhor!

Vamos orar a Deus e pedir sobre ele todas estas bênçãos.

(Mensagem pregada dia 01/04/2013)

pr. altamir de souza
Na Visão de Multidões!
Shalom Aleichem, Aleichem Shalom
A paz seja convosco, convosco esteja a paz
Todos os nossos textos são liberados para estudos, pregações em pequenos grupos ou igrejas. A publicação dos textos entretanto só deverá ser feita mediante a autorização por escrito do autor.
(Se este texto edificou a sua vida, deixe seu comentário e divulgue o nosso blog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por ler e compartilhar as mensagens de Palavra & Mensagem. Espaço aberto para conhecer mais da palavra de Deus de forma isonômica e educada. Deus te abençoe