segunda-feira, 8 de julho de 2013

O seu maior desejo


O que estas palavras falam por você: Desejo, projeto, sonho, ideal? Aproveite e compartilhe conosco um desejo do seu coração. Estas palavras nos acompanham desde sempre. Quando perguntamos a uma criança de 3 ou 4 anos de idade a respeito do seu futuro, invariavelmente perceberemos um sonho, possível ou impossível de ser realizado. Ao crescermos, os sonhos continuam, nossos projetos se tornam mais bem formulados e somos capazes de idealizá-los com grande perfeição. O sonho, de fato, é uma das maiores engrenagens da humanidade. Anualmente bilhões de dólares são investidos em redes de comunicação para vender sonhos em forma de carros, aparelhos eletrônicos, casas, etc., políticos são eleitos para intermediarem o sonho de milhares e milhares de pessoas, e como pudemos perceber recentemente, o fato dos nossos representantes não cumprirem com suas promessas e realizarem os nossos sonhos de uma vida mais segura, mais saudável e com custo acessível pode gerar uma insatisfação generalizada. Enfim, podemos entender que o mundo é movido pelos sonhos. Até mesmo nós cristãos somos movidos por um sonho: Encontrar face a face com o Pai, passar pelo crivo do Senhor, ter acesso ao perdão dos nossos pecados e consequentemente à vida eterna.
Todos nós temos conosco uma parte não realizada dos nossos sonhos, uns mais outros menos. Muitas pessoas na busca pela realização dos seus sonhos perdem a razão, deixam de ser racionais e passam a fazer qualquer coisa em prol deles. Para compreender isto basta olhar para as centenas de milhares de presos só no Brasil. Todos foram presos por cometerem crimes e a motivação destes crimes são duas: Primeiro: A busca da realização de um sonho. Homens, mulheres e jovens desesperados por alcançar seus objetivos de forma mais rápida, foram além do socialmente correto para realiza-los e por isto estão pagando com a sua liberdade. Um contrassenso já que a falta da liberdade enterra de vez a possibilidade de atingir os seus ideais de vida. Segundo: A decepção pela perda de um sonho. Um casamento perdido por uma traição, um bem roubado, em emprego esperado perdido e por causa disto o descontrole que leva à agressão, ao assassinato e por consequência a perda da liberdade. Estas consequências são naturais a pessoas que desconhecem o poder de Deus, e não tem consciência da realização do sonho maior que é a vida eterna ao lado do Pai. Elas lutam por um ideal terreno, e não espiritual e isto as torna distantes de Deus na mesma proporção da sua busca. Nós porém, conhecedores da palavra, ou abertos a conhecê-la podemos ter uma vida diferente independente dos nossos objetivos já terem sido alcançados ou não.

Será que é possível ser feliz mesmo antes dos nossos sonhos serem realizados?
O versículo 3 nos ensina a desfrutar do básico, e o 4 a receber a benção. Vejamos: “Confie no Senhor” – Esta é a primeira regra, acreditar em Deus e no seu poder soberano sabendo que todas as coisas estão sob a sua autoridade. “...e faça o bem” – Quando Jesus nos ensinou a amar o próximo como amamos a nós mesmos (Mt. 22.39) Ele os deu um chave especial para viver tranquilamente. Fazendo o bem, ou seja, amando o próximo nós estamos aptos à segunda parte deste versículo “assim você habitará na terra e desfrutará de segurança”. Você já se imaginou estando absolutamente seguro dos seus passos, mesmo habitando na terra? Imagine acordar cedo e ter certeza da vitória ao final do dia? Pois esta é a promessa do Senhor através desta passagem. Indo um pouco mais adiante aprendemos a receber a benção: “Deleite-se no Senhor” – Deleitar-se significa “ter prazer”. Em termos simples o texto diz: Confie em Deus, ame o seu próximo, tenha prazer nestas coisas... “e ele atenderá os desejos do seu coração”. Deus conhece os seus sonhos mais profundos, os seus anseios e a suas preocupações e faz questão de atender a “oração do justo” – “Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras (Jr. 17.10”). O versículo  5 e ainda mais animador: “Entregue o teu caminho ao Senhor” – Caminhos levam a lugares, por analogia caminho é o percurso ou o projeto que nos transporta à realização dos nossos sonhos. Entregue os seus projetos a Deus, deixe que Ele tome conta dos seus sonhos, “confie no Senhor e Ele agira”. Veja isto, Deus vai tomar a frente dos seus projetos e todas as suas preocupações estarão por conta dEle. Quão maravilhosa é a palavra do Senhor se a seguirmos. Tome esta decisão hoje! Entregue os seus sonhos a Deus, avalie o seu coração e permita-se deixar levar pelo poder soberano do Pai, “O Senhor cuida da vida dos íntegros, e a herança deles permanecerá para sempre. Em tempos de adversidade não ficarão decepcionados, em dias de fome desfrutarão fartura” (Sl. 37.18-19). Ore a Deus, fale com o Pai, confie nEle e creia na plena autoridade de Deus e entregue hoje todos os seus caminhos a quem realmente sabe conduzi-los. Uma unção de poder estará sobre a sua vida para recuperar o seu tempo perdido, restaurar seus sonhos de uma forma diferente daqueles que estão estão perdidos no mundo.

pr. altamir de souza
Na Visão de Multidões!
Shalom Aleichem, Aleichem Shalom
A paz seja convosco, convosco esteja a paz
Todos os nossos textos são liberados para estudos, pregações em pequenos grupos ou igrejas. A publicação dos textos entretanto só deverá ser feita mediante a autorização por escrito do autor.
(Se este texto edificou a sua vida, deixe seu comentário e divulgue o nosso blog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por ler e compartilhar as mensagens de Palavra & Mensagem. Espaço aberto para conhecer mais da palavra de Deus de forma isonômica e educada. Deus te abençoe