quarta-feira, 14 de maio de 2014

A parábola das dez virgens: Amanhã eu vou.

Pense um pouco e responda: Você já se atrasou para um compromisso? ACREDITO que todos já nos atrasamos para um compromisso em algum momento. Sabemos como é difícil contornar a situação quando algo importante estava marcado sob a nossa responsabilidade e por algum motivo perdemos o horário e descumprimos o combinado. Na maioria das vezes é impossível resolver os problemas causados por um atraso. Você pode perder um bom emprego, um compromisso importante e tantas outras coisas valiosas para sua vida.


A palavra de Deus nos concede um precioso texto capaz de ajudar em muito o nosso entendimento para este tema. Vamos ler Mateus 25.1-13 - “ENTÃO o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. 2 E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. 3 As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. 4 Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. 5 E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram. 6 Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. 7 Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. 8 E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. 9 Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. 10 E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. 11 E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. 12 E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. 13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.”

Atualmente satanás tem levado muitas almas a deixarem de lado o compromisso com Deus. A igreja do Senhor evangeliza, convida, exorta e mesmo assim muitos ainda preferem cumprir seus compromissos nos bailes funks, nos forrós e nas orgias mundanas ao invés de comparecer ao templo do Senhor e adorá-Lo. Certamente você já passou pela frustração de convidar seu amigo ou amiga para uma célula, um culto no lar e por várias vezes recebeu um “não”. Quem sabe já não tenha passado pelo desprazer de ficar aguardando na porta da igreja aquela vida convidada para participar da comunhão dos santos e perceber que ela não viria sem receber sequer um “sms” explicando o motivo. É difícil quando passamos por isto mas ainda não é o pior. O texto lido fala a respeito de dez virgens, ou seja, pessoas em uma mesma condição. Hoje há muitas pessoas encaixadas em uma mesma condição: A de cristãs. Você certamente é um cristão, e sendo assim como está o seu compromisso com Deus? Você ora, chega no horário nos cultos, obedece à doutrina de sua igreja, obedece ao seu pastor?

O texto fala sobre dois grupos, um sensato e outro insensato. Esta insensatez é um grande risco para a fé e para a salvação de qualquer cristão. Diferente do conhecimento que se adquire ao longo do tempo a salvação é algo que recebemos mediante o constante esforço em direção a nossa fé. Note a parábola e perceba que as virgens insensatas desejaram receber um pouco do azeite das prudentes para que suas lâmpadas não se apagassem, e ao terem negada esta possibilidade correram para comprá-lo, porém “chegaram atrasadas” e quando voltaram o Senhor das virgens já havia voltado e a porta já estava fechada.

Agora pense um pouco. Quais motivos podem levar uma pessoa a perder seu compromisso com Deus? – Eis alguns motivos: Ocupações seculares ou mundanas. Em Genesis 19:16 Ló demorou-se a tal ponto em deixar uma terra envolvida com pecados que os homens (anjos) enviados pelo Senhor tiveram de pegá-lo a força e puxá-lo para não perder sua vida. Preocupações familiares. Em Mateus 8.21 um dos discípulos do Senhor pede-lhe: - “Deixa-me primeiro ir sepultar meu pai”. Um costume antigo dava ao filho mais velho o direito de sepultar seu pai e uma vez que o pai daquele discípulo ainda era sadio, demoraria muito até que pudesse seguir ao Senhor. Também em Lucas 9.61 um homem diz ao Senhor: “... Eu te seguirei, mas primeiro deixa-me despedir dos que estão na minha casa”. O Senhor tinha pressa pois sabia que sua hora estava próxima. Na parábola que lemos está escrito – “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir”. Procure avaliar suas preocupações familiares e perceba se elas não estão tirando o seu foco no Senhor. Outro motivo capaz de levar você a perder seu compromisso com Deus é a Incredulidade. Em Atos 17:32 alguns homens ouvem Paulo em Atenas a respeito do Senhor, porém em virtude de um pensamento absolutamente racional e pouco espiritual “uns escarneceram e outros disseram: Acerca disto, te ouviremos (Paulo) outra vez.

Conclusão: Ora! De que adianta levar a palavra de Deus consigo se não temos conosco a plena fé no Espírito Santo? É tal e qual as virgens que tinham a lâmpada (palavra), mas não tinham o azeite (Espírito Santo). Não sabemos quando virá o noivo mas você precisa ser prudente. Não deixe de lado o seu compromisso com Deus e nunca diga: “Amanha eu vou orar pois agora é o momento, nunca diga no próximo final de semana eu vou à igreja, pois este é o final de semana da sua benção, nunca diga amanha eu vou aceitar Jesus pois hoje é o dia. Há um grito vindo dos céus sobre a sua vida e o Noivo está pronto para receber você com a lâmpada e com o azeite. Oremos.

pr. altamir de souza
Na Visão de Multidões!
Shalom Aleichem, Aleichem Shalom
A paz seja convosco, convosco esteja a paz

Todos os nossos textos são liberados para estudos, pregações em pequenos grupos ou igrejas. A publicação dos textos entretanto só deverá ser feita mediante a autorização por escrito do autor.

AJUDE-NOS A DIVULGAR ESTE BLOG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por ler e compartilhar as mensagens de Palavra & Mensagem. Espaço aberto para conhecer mais da palavra de Deus de forma isonômica e educada. Deus te abençoe