sábado, 9 de agosto de 2014

Levante-se, ande e vença os desafios


VOCÊ já parou e observou quantas obrigações tem? Trabalho, família, estudos, ministério e tantas outras coisas em meio a todas estas. Todos os dias somos desafiados a sair da cama e entrar em um verdadeiro campo de batalha. Tente entrar em um transporte lotado ou dirigir em meio ao trânsito das grandes cidades e você entenderá exatamente o significado da palavra “desafio”. Vimos o profeta Davi matar o urso e o leão, vimos Daniel na cova dos Leões, Ananias, Mizael e Azarias lançados na fornalha ardente, Estevão em meio aos seus acusadores e tantos outros homens de Deus enfrentando seus desafios e por outro lado vimos Jonas em um determinado momento da sua vida preferindo deixar de lado o desafio e se esconder, e até mesmo o profeta Davi na condição de fugitivo em um momento difícil.
Observando a vida destes homens aprendemos como é difícil enfrentar os desafios e mais ainda vencê-los e certamente o seu caso não será muito diferente. Somos sempre capazes de recitar o Salmo 27:14 – “Espere no Senhor. Seja forte! Espere no Senhor”, mas será que somos capazes de obedecê-lo. O texto de Mateus 9.1-8 possui grandes ensinamentos para você adquirir estabilidade em relação aos seus desafios e conseguir superá-los. Nele nós encontramos três tipos de pessoas e recebemos uma ordem da parte do próprio Deus e se você for capaz de compreender e obedecer também será capaz de ser desafiado e vencer. Vejamos o texto: “Mateus 9.1-8 – Entrando Jesus num barco, atravessou o mar e foi para a sua própria cidade. 2 Alguns homens trouxeram-lhe um paralítico, deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Tenha bom ânimo, filho; os seus pecados foram perdoados.” 3 Diante disso, alguns mestres da lei disseram a si mesmos: “Este homem está blasfemando!”. 4 Conhecendo Jesus seus pensamentos, disse-lhes: “Por que vocês pensam maldosamente em seus corações? 5 Que é mais fácil dizer: ‘Os seus pecados estão perdoados’, ou: “Levante-se e ande”? 6 Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados – disse ao paralítico: “Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa”. 7  Ele se levantou e foi. 8 Vendo isto a multidão ficou cheia de temor e glorificou a Deus, que dera tal autoridade aos homens”.
O PARALÍTICO -  Jesus atravessa o mar em direção à Cafarnaum e entrando em casa (Mc 2.1) levam até ele um homem paralítico. Este homem representa a incapacidade de vencer desafios. Totalmente bloqueado nas suas atitudes o homem paralítico tinha dois impedimentos: Não podia se levantar e não podia andar. Certamente você já ouviu a frase: “Este ai só vai empurrado!”. Ela indica uma pessoa paralisada espiritualmente, alguém que não consegue levantar para enfrentar seus desafios e andar em direção a solução. Os CARREGADORES  - Também encontramos os quatro homens que carregaram o paralítico (Mc 2.3). Eles representam as pessoas determinadas capazes de andar por elas e pelos outros. Estes homens tinham várias qualidades: Estavam atentos, pois chegaram assim que souberam da presença de Deus em Cafarnaum. Estavam dispostos a ir até onde estava o paralítico, levantá-lo e levá-lo até Jesus onde encontraria a cura. Estavam determinados em não permitir que nenhum obstáculo os atrapalhasse em seus objetivos. Os MESTRES DA LEI – Estes homens eram conhecedores da palavra, tinham decoradas as 613 leis do Torá (a bíblia dos judeus), porém a palavra era para eles apenas um conjunto de regras geradas a partir de um profeta e não inspiradas em Deus. Com isto ficavam impedidos de ver o sobrenatural de Deus em torno do Jesus vivo que se apresentava diante deles.
Para ser um vencedor é preciso saber primeiro quem é você nesta história: O paralítico, um dos carregadores, ou quem sabe um dos mestres da Lei (Fariseus)? Acredito que muitos gostariam de estar na condição dos carregadores, porém quando avaliamos mais profundamente vemos a paralisia estampada na maioria das pessoas. Não tem coragem de trabalhar, não tem coragem de estudar, e não tem coragem de orar e meditar na palavra de Deus. De fato, se não forem “carregadas” jamais conseguirão ficar de pé e andar em direção a solução dos seus problemas. Talvez neste momento você posa encontrar na sua própria vida algumas áreas paralisadas e Jesus deseja curá-las. Para isto você deverá reunir as qualidades dos “carregadores”. Quer vencer seus desafios? Então esteja atento, seja disposto e procure ser determinado. Além destas qualidade Jesus viu algo naqueles 4 homens capaz de mudar a vida deles e também do paralítico: “Fé” (Vers. 2). A fé é o combustível para as outras três qualidades, veja: “Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Tenha bom ânimo, filho; os seus pecados foram perdoados”. Romanos 5.3-4 diz: “...também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança, 4 a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado a esperança”.  
O que é mais difícil para você: Acreditar  (ter bom ânimo e perseverança) ou compreender o poder ilimitado de Deus para perdoar pecados e fazer você andar em direção aos seus objetivos? Jeová é um Deus completo, sem exceções. Ele liberta, cura e salva sempre a partir da sua “tamanha fé”. Exercite a sua fé. Aumente a sua capacidade de compreender as grandes possibilidades abertas através de uma vida mais espiritual e Deus vai gerar em sua vida a capacidade não só de se por em pé e ir em frente, mas também de ajudar outras pessoas. Quem sabe você seja o “carregador” escolhido por Deus no seu trabalho, na sua casa ou na sua comunidade. Quanto mais “força” você fizer, mais poder Deus vai derramar sobre a sua vida.  Você será fortalecido com todo poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria (Colossenses 1.11). Deus disse a Ezequiel: “Filho do homem, fique de pé, que eu vou falar com você”. O profeta descreve que enquanto ele falava o Espírito entrou nele, o colocou de pé e ele pode ouvir o que Deus falava. Adquira a qualidade dos carregadores e seus projetos certamente vão se levantar e ir adiante.     

pr. altamir de souza
Na Visão de Multidões!
Shalom Aleichem, Aleichem Shalom
A paz seja convosco, convosco esteja a paz

Todos os nossos textos são liberados para estudos, pregações em pequenos grupos ou igrejas. A publicação dos textos entretanto só deverá ser feita mediante a autorização por escrito do autor.

AJUDE-NOS A DIVULGAR ESTE BLOG