segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

VIVA O SONHO NESTE ANO

Depois de anos em um mesmo ministério, subir ao altar para pregar sobre perspectivas implica em falar sobre sonhos construídos ao longo da história da igreja, o que se almeja para esta atualidade, ou ainda se almejava viver ao longo de todos estes anos. Evidentemente, estando você em um mesmo ambiente há muito ou pouco tempo, deve estar fazendo algumas perguntas: O que houve com os sonhos dos outros anos? Eles se cumpriram? Como manter acesa a chama capaz de alimentar os nossos sonhos e as nossas perspectivas?  


                   Certamente não é fácil para um voluntário, obreiro ou pastor residente há anos em um mesmo ministério falar sobre estes sonhos e perspectivas pois, em geral, contabilizam-se tempos de altos e baixos, momentos bons e ruins, dias felizes e tristes, épocas de muito ânimo e desânimo, épocas de muitas pessoas e poucas pessoas, sendo estes, fatores imanentes a todas as igrejas, não se espante.
                   Neste estudo, fazemos um convite para você viver um sonho com o seu líder, com o seu pastor, seu ministério e até mesmo a sua família, oferecendo a todos, motivos e meios para viverem os maiores sonhos de suas vidas particulares e ministeriais neste novo ano.



É PRECISO SONHAR

                   O sonho é a forma do Espírito dar de encontro com a nossa alma. Através dele Deus acende uma chama capaz de nos mover adiante. Isto é o que aprendemos ao ler o Salmo 37.4-5 onde se lê: “Deleita-te também no Senhor, e Ele te concederá o que deseja o teu coração. 5 Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele tudo fará”.

                   Assim como Deus usa o sonho para falar conosco, é necessário acreditar nele para falar com Deus, e isto envolve algo além de um simples “eu acredito”. Envolve também coragem, tal e qual aprendemos em 2a. Timóteo 1.7 – “Porque Deus não nos deu espírito de temor, mas de fortaleza, de amor e de moderação”.



DEUS TRABALHA COM SONHADORES

                   Ao observarmos uma grande história na bíblia, veremos antes um grande sonho dado por Deus. Quando olharmos para Abraão, veremos um homem sonhando ser pai de multidões, José sonhou ser um grande governador, Moisés sonhou libertar o seu povo de Egito, e que dizer do sonho de Josué, almejando entrar em Canaã, a terra prometida, ou ainda de Neemias, sonhando reconstruir os muros e a cidade de Jerusalém, e claro! Não podemos deixar de lado, aquele que sonhou transcender o crescente fértil, onde acontece a maior parte da história bíblica, e pregar além dos rios, levando a palavra de Deus a todos os gentios, o grande apóstolo Paulo.

                   Estes homens tinham algo em comum, todos eles sonharam algo intrinsecamente ligado ao Pai e com isto também aprendemos algumas coisas.
- Todo sonho deve estar ligado a Deus

- Quando o sonho está ligado a Deus ele é infalível.


DEUS PLANTOU UM SONHO NO SEU CORAÇÃO

                   Certamente você tem sonhos, porém é necessário compreender algo importante: Há dois tipos de sonhos, e eles acontecem em dois momentos diferentes do sono, refletindo características espirituais e psicossomáticas.

                   O primeiro, durante o sono leve, e de fato não são sonhos, mas na realidade apenas um eco dos nossos pensamentos, e o reflexo humano dos nossos anseios, preocupações, ideologias e frustrações. Estes são sonhos que partem de nós para os céus, e podem ser realizados conforme a vontade de Deus. É o que aprendemos em Provérbios 19:21 – Muitos são os sonhos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor”. Porém, ao entrar no sono mais profundo, ocorrem os sonhos verdadeiramente ditos, e estes vêm de Deus para nós, e como já sabemos: Deus cumpre a sua promessa e realiza os sonhos colocados em nosso coração.

                   Existe um sonho de Deus plantado no seu coração. Este sonho vai se cumprir na sua vida muito brevemente. Não pense ser um sonho ligado apenas às coisas materiais, mas tenha certeza de que o reflexo deste sonho também será ligado a estas coisas e certamente ele se cumprirá, sendo você o instrumento capaz de adiantar ou atrasar estes acontecimentos.

                   Você pode sair da igreja, abandonar Jesus, não acreditar nesta promessa, mas acredite: Deus não sairá de você, não te abandonará. Ele acredita no sonho plantado no seu coração. Provérbios 16.3 diz – “Consagre ao Senhor tudo o que você faz e os seus planos serão bem sucedidos”. 

HÁ UM PLANO NO CORAÇÃO DA SUA IGREJA

                   Assim como Deus colocou um plano no seu coração, Ele também colocou um plano no coração da igreja e podemos ver claramente o seus significados:

Uma igreja forte

Uma igreja carismática

Uma igreja sadia

Uma igreja de palavra e louvor verdadeiros.

Uma igreja que transcenda a nossa geração.

                   Estes fatores criarão uma igreja capaz de sarar pessoas, mudar vidas e fazer a diferença na comunidade onde você está inserido. Por isso é muito importante para você a demonstração perfeita destes cinco importantes itens, em qualquer nível hierárquico no qual esteja, agindo como um facilitador e um colaborador ferrenho na transformação do ambiente espiritual da igreja.


EXISTE OPOSIÇÃO AOS SONHOS

                   O sonho é um fator motivacional na vida do Cristão, de modo a ser difícil encontrar cristãos sem sonhos, afinal eles fazem parte do nosso relacionamento com Deus, entretanto, não podemos nos furtar a realidade. O texto em 1ª Pedro 5.8 é bem explícito quando diz: “Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.

                   Não existe uma grande construção sem uma grande oposição, não existe um casamento de sucesso sem momento de discussão, não existe um excelente profissional que não tenha pensado em desistir no meio do caminho, assim como não se forma um grande ministério sem passar por lutas, desfigurações e decepções. Este é o processo de aprendizado utilizado por Deus para irmos adiante, sempre preparados para o amanhã.

                   Vamos pensar nos grandes nomes citados até então. Pense nas grandes dificuldades enfrentadas por Abraão com seu sobrinho Ló, inevitavelmente respingando em sua família, nas diversas guerras onde se envolveu para defender os seus ideais e os seus sonhos. Imagine José, um filho querido, sendo vendido pela sua própria família, depois vendido como escravo, traído, preso e humilhado.

                   Quantos de nós também vivemos situações parecidas em diversas áreas da vida. Pense em Moisés, rejeitado pelos seus, expulso do ambiente ao qual pertencia, e das dificuldades sofridas com o seu povo no meio do deserto, quando, na realidade, teria sido tão simples se todos o tivessem obedecido. Que dizer de Josué, cujos ideais de conquista, foram rejeitados pela grande maioria dos homens e mulheres ao seu lado, talvez, tanto quanto Neemias, achincalhado, desacreditado, e literalmente usado como simples ferramenta na reconstrução da cidade de Jerusalém. E por fim, não podemos esquecer do apóstolo Paulo, cujas perseguições e prisões muitas vezes o levaram ao limite da resistência.



NÃO EXISTE CONSENSO NOS SONHOS

                   Sente-se à mesa, compartilhe o seu sonho com três pessoas e você perceberá ao menos uma delas contra ele. Não há concordância nos sonhos, pois são muito particulares, e os detalhes só você conhece. Sempre haverá os ladrões de sonhos, tentando roubar a sua força em Jesus, para continuar indo adiante nos planos colocados por Deus em seu coração e no coração do seu ministério.

                   Não se deixe levar, você não é pretensioso, nem arrogante, nem muito menos soberbo por sonhar mais alto, você simplesmente tem um cordão umbilical espiritual ligado a um ser poderoso, que vai além da imaginação daqueles desprovidos de espiritualidade.

                   Quando nós estamos ligados ao princípio estabelecido por Deus e a energia emanada por Ele sobre as nossas vidas, nós não só sabemos, como vivemos o que está escrito em Isaias 55.8-9 onde o profeta messiânico busca na revelação do espírito a forma como Deus estabelece os sonhos em nosso coração: “Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos”, declara o Senhor”. 9 “Assim como os céus são mais altos do que a terra também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos”.

                   Para viver os sonhos de Deus é necessário compreender e aceitar este texto como regra na sua vida. Não deixe roubarem os seus sonhos, não permita minarem a sua energia em Cristo. Vá em frente com a certeza de que o impossível não tem nenhuma autoridade diante do seu Deus.



É PRECISO MATERIALIZAR O SONHO

                   Algumas pessoas são sonhadoras profissionais. Dizem coisas absurdas, a partir até mesmo de algo dito pelo Senhor sobre a sua vida. Entretanto, estas pessoas não percebem algo muito importante para realizar os seus sonhos: É preciso materializá-los!

                   Sonhos são imagens distantes e fantasiosas de uma realidade possível de acontecer em algum momento da sua vida. Jacó, viu uma escada, tão alta capaz de tocar os céus, onde anjos subiam e desciam, José viu feixes de trigo dobrando-se à sua frente, representando seus irmãos, entretanto, em todos estes casos não havia data, nem hora, nem plano de execução.

                   Quem quer viver os seus sonhos de verdade precisa tirá-los do plano dos sonhos e materializá-los por meio de um PROPÓSITO, que por contrário, significa uma imagem bem definida de algo possível de acontecer em um momento determinado da sua vida.

                   Quando tiramos os nossos desejos da gaveta dos sonhos e os colocamos na dos projetos, as coisas começam a ter forma. Não existe sonho realizado sem propósito, assim como não existe um propósito sem projeto, e um projeto sem execução. Se estes  não estiverem muito bem ligados um ao outro, e todos em Jesus, o resultado será um lindo projeto originado de um sonho guardado no fundo de uma gaveta, aguardando outros braços e pernas com coragem suficiente para realizá-los.

                   Um propósito firme se realiza na mesma proporção em que um sonho grandioso fica apenas estático no tempo. Aprendemos isto no texto em Isaias 26.3 onde está escrito: “Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme porque em ti confia”. 

NÃO TEMA O TESTE DOS PROPÓSITOS

                   Todas as vezes quando o Senhor deu sonhos a grandes nomes da Bíblia, e estes os transformaram em propósitos, Ele também colocou estes propósitos na "pista de testes" para saber como se sairiam os seus escolhidos.

                   Quando olhamos para Abraão, percebemos o teste do tempo, e da dependência. A sua mulher era estéril, e já de idade avançada, por isso com 86 anos, ela cedeu sua escrava para adiantar o sonho transformado em propósito por seu esposo, dando a ele um filho chamado Ismael. Como sabemos, este filho, mesmo sendo muito amado, não chegou a ser fonte de felicidade plena para aquela família, porém Deus é o dono do tempo, e foi apenas com cem anos de idade que Abraão, por meio de Sara teve o seu filho Isaque, cujo nome significa sorriso. Em tempo, o sorriso de Abraão só se abriu no primeiro centenário da sua vida.

                   José passou por diversas provas antes de chegar à realização dos seus sonhos transformados em propósitos. Ele passou pela tentação na casa de Potifar, pelo teste do perdão aos seus irmãos, representando uma prova de caráter, e também, pela prova do tempo, já que esperou trinta e sete anos até chegar ao governo do Egito.

                   Moisés, passou por vários testes até chegar ao status de um dos profetas maiores do antigo testamento. Foram 40 anos, vivendo em um palácio de onde ele poderia ter escolhido não sair, 40 anos apascentando onde ele poderia ter escolhido ficar, e 40 anos de deserto para onde ele poderia ter escolhido não ir. Foram 3 períodos diferentes com provações muito diferentes até atingir o objetivo final estabelecido por Deus.

                   Assim como estes grandes homens de Deus, Josué foi testado nas suas mais profundas habilidades pessoais, precisando sempre ser mais espiritual do que político. Foram 40 anos, até a confirmação dos propósitos de Deus sobre a sua vida. Neemias, foi testado ao não negociar a sua posição e a sua visão, e que dizer do apóstolo Paulo o qual foi testado em praticamente todas as áreas da sua vida.

                   Não tenha medo de ser testado, pelo contrário, saiba que, se Deus tem testado a sua vida, sua família e o seu ministério, é porque antes Ele colocou os sonhos dEle no nosso coração e o texto em números 23.19 é bem claro: Deus não é homem para que minta e nem filho do homem para que se arrependa, porventura, diria ele e não o faria? Ou falaria e não o confirmaria?

                   Se Ele nos deu sonhos cabe a você transformá-los em propósitos, projetos e realizações. Vá em frente, não desista. Não tenha medo das provas, porque é exatamente nelas onde se ganham as medalhas.



DÊ OS PASSOS CERTOS E VENÇA!

                   Existe uma fórmula muito especial para realizar sonhos, e elas estão em nosso coração desde sempre. Se você for capaz de guardar esta fórmula, as coisas vão acontecer em 2020 de uma forma muito poderosa na sua vida.

                   Segundo a psicologia, todo pensamento gera um sentimento, e todo sentimento gera uma ação, e inevitavelmente toda ação vai gerar um resultado. Mas vamos ir um pouco além da psicologia propondo a seguinte fórmula para a sua vida.

Sonhe para você, com a família e sonhe conosco!

Transforme seu sonho em propósito, que é o firme pensamento.

Inspire os seus sentimentos em projetos

Faça dos projetos uma grande ação

Mude a história da sua vida!

                   Lembre-se: Abraão teve o seu filho querido, José se tornou o governador do Egito, Josué conseguiu chegar a Canaã, Neemias reconstruiu Jerusalém, e o apóstolo Paulo se tornou um dos maiores nomes missionários de todos os tempos, sendo ele o apóstolo dos apóstolos. Houve porém um entre esses, chamado Jacó, que sonhou com uma escada, e nela como já dissemos, havia anjos subindo e descendo, e não por acaso, Jacó se tornou o pai da Nação de Israel, um dos homens mais bem sucedidos da história, e o líder do povo que mais cresce na face da terra.

                   Que se abram as portas dos céus, e  você possa pegar carona nesta escada, assim quando você subir, saberá estar indo em direção ao pai, mas quando voltar estará trazendo para todos à sua volta as suas bênçãos, a sua palavra e o seu poder.

                   Façamos deste novo ano, o ano da realização dos nossos sonhos. Acredite. Vai dar certo!


            pr. altamir de souza

Na visão de multidões
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por ler e compartilhar as mensagens de Palavra & Mensagem. Espaço aberto para conhecer mais da palavra de Deus de forma isonômica e educada. Deus te abençoe