segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Perdoe as ofensas


Façam todo o possível para viver em paz com todos (Rm 12.18)

Talvez você já tenha passado pela oportunidade de ouvir alguém te chamar de inútil, dizer que não presta para nada, é uma pessoa fraca, e não tem capacidade para realizar um determinada tarefa. Independente disto, todos nós estamos sempre sujeitos a palavras muito duras e ofensivas vindas de todos os lados, em geral das pessoas mais próximas e queridas.

Nestas horas é necessário saber como agir, quais atitudes tomar e ainda mais, ter agilidade para avaliar as consequências dos nossos atos, sabendo-se do peso das nossas decisões e das inúmeras possibilidades geradas a partir de um momento de estresse como este.

Para este devocional vamos ter o apoio de 1ª Pedro 2.12-25 que escreve o seguinte:

Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, mesmo que eles os acusem de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção. 13 Por causa do Senhor, sujeitem-se a toda autoridade constituída entre os homens; seja ao rei, como autoridade suprema, 14 seja aos governantes, como por ele enviados para punir os que praticam o mal e honrar os que praticam o bem. 15 Pois é da vontade de Deus que, praticando o bem, vocês silenciem a ignorância dos insensatos. 16 Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus. 17 Tratem a todos com o devido respeito; amem os irmãos, temam a Deus e honrem o rei. 18 Escravos, sujeitem-se a seus senhores com todo o respeito, não apenas aos bons e amáveis, mas também aos maus. 19 Porque é louvável que, por motivo de sua consciência para com Deus, alguém suporte aflições sofrendo injustamente. 20 Pois, que vantagem há em suportar açoites recebidos por terem cometido o mal? Mas se vocês suportam o sofrimento por terem feito o bem, isso é louvável diante de Deus. 21 Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês deixando-lhes exemplo para que sigam os seus passos. 22 “Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca. 23 Quando insultado, não revidava; quando sofria não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça. 24 Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados. 25 Pois vocês eram como ovelhas desgarradas, mas agora se converteram ao Pastor e Bispo das suas almas.

Todo ser humano, independente da sua vertente espiritual, ou não, tem forte tendência retribuitiva. Uma força interior impele as pessoas a devolverem “na mesma moeda” o que receberam e não gostaram, por algum motivo.

Evidentemente, nem sempre a tendência se realiza, entretanto, não se pode negar o desejo, o qual se expressa, ao menos na demonstração evidente de sentimentos de raiva, repúdio entre outros.

Uma ofensa aqui, outra ali e logo a amargura acumulada tornar-se-á uma fortaleza capaz de impedir o indivíduo de relacionar-se com outras pessoas, tornando-o solitário, ressequido nos seus sentimentos e perdido sobre qual rumo dar a sua vida para aplacar a sua solidão e os seus sentimentos, quer sejam eles ocultos ou não.
Esta por sinal, é uma tática do inimigo. Ele entende o poder das mágoas guardadas e utiliza isto como forma de multiplicar situações de destruição na vidas da pessoas.

Aprenda a exercitar o perdão
Não é Deus a querer ver seus filhos aprisionados em maus sentimentos, porém certamente é você quem possui a chave para livrar-se dela, a partir dos instrumentos fornecidos por Ele, por meio da plena consciência dada em torno do perdão como forma de aplacar os nossos mais profundos e ressequidos sentimentos.

O texto em 1ª Pedro 2.12-25 possui importantes ensinamentos para isto e demonstra procedimentos exemplares para atingirmos a estatura desejada por Deus como perdoar sem que o outro peça perdão e sem depender da dor que nos causou. Esta é uma atitude altiva, capaz de levar pessoas a glorificar a Deus e até mesmo silenciar os insensatos. 

Trate todos com respeito sem exceção
O respeito é outro fator importante para a sua vida. É necessário dar respeito a todos, seguindo o exemplo de Cristo, que insultado, não revidou mesmo sofrendo injustamente pelos pecados de toda a humanidade, inclusive dos ofensores, para que, por meio do seu sofrimento todos, inclusive os ofensores, tivessem acesso a Deus.

O texto mostra que Ele se entregou ao justo juiz, o Pai. Jesus tem consciência do sofrimento de todos, inclusive o seu, afinal ele conhece em detalhes a sua criação e será Ele e não você quem tomará as providências, quando necessário. Aprender e praticar isto, não significa ser passivo e sim ser dependente, duas situações bem diferentes.

Em Romanos 12.9-21, o apóstolo Paulo dá uma série de conselhos práticos para nossos relacionamentos: amar sinceramente, honrar e dedicar-se aos outros, abençoar os que nos perseguem, não retribuir o mal e buscar ter paz com todos.

Portanto faça somente o bem.

Isto não tornará você melhore nem por si apenas, concederá vida eterna, mas melhorará os seus relacionamentos e agradará a Deus.

Pr. Altamir de Souza 
Na visão de multidões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por ler e compartilhar as mensagens de Palavra & Mensagem. Espaço aberto para conhecer mais da palavra de Deus de forma isonômica e educada. Deus te abençoe