sábado, 29 de dezembro de 2012

POR QUE DEUS PERMITE O SOFRIMENTO

LEITURA BÍBLICA
Jó 1:6-8 – Certo dia os anjos vieram apresentar-se ao Senhor e Satanás também veio  com eles. 7 O Senhor disse a Satanás: “De onde você veio?” – Satanás respondeu ao Senhor: “De perambular pela terra e andar por ela”. 8 Disse então o Senhor a Satanás: “Reparou no meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal”.



Um questionamento comum entre nós cristãos e talvez um dos mistérios mais comentados é compreender porque Deus permite sofrimento aos seus amados servos. Qual seria a intenção do Senhor em permitir situações humilhantes, perigosas e muitas vezes revoltantes na vida de pessoas publicamente cristãs, seguidoras das ordenanças elaboradas por Deus para “em tese” ter uma vida saudável, e longe de dificuldades. Por que o Senhor permitiria estas coisas? Você já parou para pensar nisto? Antes de entender os porquês precisamos compreender que o sofrimento imposto sobre a vida do homem não foi causado por Deus e sim pela maldição da desobediência do homem em relação a Deus. Foi exatamente esta desobediência a raiz da separação entre nós e Deus, porém biblicamente sabemos que Deus não deixou de amar a sua criação. Assim como Ele proveu seu povo em diversas áreas e situações em Israel, continua fazendo hoje em todos os 4 cantos da terra e da mesma forma. Quando quebramos este princípio de obediência estamos automaticamente sujeitos ao sofrimento. Outro fator importante para o qual nem sempre atentamos em relação ao sofrimento são as circunstâncias; Jó, era um homem especial em todos os sentidos, temente a Deus e dotado de grande amor pelo próximo, porém as circunstâncias que o envolviam naquela época levaram-no a passar por um período de sofrimento. Uma conversa entre Deus e lucifer, um momento no qual o inimigo tenta demonstrar ao Senhor uma falha na forma pela qual Jó se fazia fiel a Ele e pronto! Jó então envereda pelos caminhos do sofrimento antes mesmo de compreender o que está acontecendo com ele.
Agora para um pouco sua leitura e medite nesta pergunta: Quais circunstâncias (motivos) poderiam levar uma pessoa ao sofrimento? – Compreenda -  Uma das dificuldades encontradas pelo homem para compreender o sofrimento está relacionada ao fato de não enxergarmos os motivos deste sofrimento pela ótica humana. Muitas vezes olhamos para todos os lados à procura de um motivo sequer para as dificuldades pelas quais passamos e simplesmente não vemos. Em geral isto gera um certo nível de revolta, maior ou menor, dependendo da compreensão da cada um, porém nos ensina algo muito importante para desvendarmos este mistério: No capítulo 23, versículos 9 e 10 lemos: “Quando ele está em ação no norte, não o enxergo; quando vai para o sul, nem sombra dele eu vejo! 10 Mas ele conhece o caminho por onde ando; se me puser à prova aparecerei como ouro puro” – Amados! Jó em determinado momento não conseguiu ver a luz de Deus sobre a sua vida porém, isto não modificou o seu padrão de fé. Ele tinha consciência do peso da desobediência gerada originalmente em satanás sobre a sua vida e de toda a humanidade. Jó compreendia que a sua vida estava inserida em dois planos distintos; o espiritual e o natural onde seria provado na alma e no corpo, e este é um ponto a ser observado: Em determinados momentos da nossa vida o sofrimento ou as provações surgem a partir da alma, e não a partir da carne, e quando isto acontece precisamos ter visão superior para compreender e aceitar, caso contrário os seus sentimentos vão se sobressair ao seu espírito e você perecerá distante da única possibilidade de cura da alma: Jesus
Somente Jesus pode gerar em nós a atitude necessária para vencer os sentimentos negativos em relação à provação. Há uma equação lógica para a atitude do homem definida da seguinte maneira: Pensamento gera sentimento, sentimento gera ação e ação gera resultados. Vemos no em Jó 1:22 – “Em tudo isso Jó não pecou e não culpou a Deus em coisa alguma. Isto mostra o pensamento positivo de Jó em relação a Deus, pois ele continuou, mesmo em sua provação, com seus sentimentos e atitudes voltados para o temor e a obediência a Deus. O seu pensamento estava voltado para as coisas do Reino, e isto o confortava pois a sua consciência lhe dava um padrão de valor diferente da humanidade em relação as suas posses, aos seus relacionamentos e até mesmo ao seu próprio corpo. Jó entendia que o tesouro maior estava no céu e o mais importante durante o período da provação seria permanecer com Deus. Desta forma a provação lançada sobre ele em virtude das circunstâncias seria vencida nos dois mundos: O espiritual e o natural. Somente a sua perseverança em relação à Cristo pode vencer o sofrimento, destruindo as intenções de satanás. Em tempo, é preciso ter consciência de que nossas provações e até sofrimentos fazem parte de um disputa entre Deus e satanás, e nós estamos no meio desta batalha. Para vencer a batalha do sofrimento é preciso estar calçado na fé, assim como Jó. Ao manter no mais alto nível o seu padrão de fé o Senhor o presenteou com grandes vitórias sobre as provações impostas por satanás.  No livro de 2ª Pedro 3:14 lemos: “Portanto, amados, enquanto esperam estas coisas, empenhem-se para serem encontrados por ele em paz, imaculados e inculpáveis”. Vença o sofrimento permanecendo inabalável e inculpável diante de Deus. Isto pode parecer apenas escrita religiosa, porém Deus nos fez inculpáveis, e nós nos tornamos culpados através do pecado de Adão e Eva, perpetuado até os dias de hoje.
Adquirimos a capacidade de Jó de vencer sofrimentos quando estamos totalmente dispostos a passar por eles sem desanimar, e sem desviar o nosso caminho de santidade. Se você tiver esta capacidade, Deus vai honrá-lo, pois sabemos que a sua vitória é certa sobre o inimigo no âmbito espiritual e isto vai sobressair também no âmbito carnal. Se Deus estiver vendo em você um homem integro e temente a Deus ele também projetará bênçãos multiplicadas em todas as áreas da sua vida!
Feche seus olhos, agora e pense em qual tipo de provação ou sofrimento você está passando, Deus deverá mostrar a você agora se esta luta é mais carnal ou espiritual. Vamos orar para que o Senhor fortaleza grandemente a sua vida dando a você certeza de uma vitória avassaladora sobre todas as provações lançadas sobre a sua vida. Creia e receba!                                                                                                                                    
Pr. Altamir de Souza – Nele, por Ele e para Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por ler e compartilhar as mensagens de Palavra & Mensagem. Espaço aberto para conhecer mais da palavra de Deus de forma isonômica e educada. Deus te abençoe