sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

O CRISTÃO E A GLÓRIA FUTURA

Ao escrever a carta aos Romanos o apóstolo Paulo nos deixou uma preciosidade sem tamanho.  Esta carta é considerada a de maior peso teológico em relação a todas as outras, contendo uma mensagem clara de superação e salvação por intermédio do evangelho de Cristo, escrita pelo apóstolo Paulo, para tocar o coração de um povo endurecido pela imposição de um processo teocrático humanista e filosófico.

Até os dias de hoje, e não só naquela época, muitas pessoas acreditam que o evangelho é uma fonte inesgotável de tranquilidade, paz e harmonia. De fato todas estas coisas nos são propostas a partir do momento em que aceitamos estar debaixo da autoridade divina do nosso Messias, entretanto ao observarmos com um pouco mais de atenção a palavra dos profetas modernos (N.T.) percebemos uma clara defesa da maturidade em relação aos nossos passos com Deus.  Na carta à igreja de Efeso 6.13 lemos – “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau, e, havendo feito tudo, ficar firmes” – e este é apenas um dos muitos textos que exortam os filhos de Deus a permanecerem firmes na sua posição de fé.

Roma possuía uma crença onde a “troca” era o foco da função religiosa. A fidelidade era recompensada por prêmios como saúde, prosperidade, poder e prazeres. Neste sentido a cultura politeísta encaixava-se perfeitamente às necessidades dos romanos que estabeleciam Deuses conforme as suas necessidades: Baco, o deus do prazer e do vinho, Saturno, o senhor do tempo, Netuno, o deus dos mares, entre outros. Paulo, com sua imensa sabedoria escreveu àquele povo propondo-lhe uma nova concepção em relação ao poder divino. No capítulo 8, a partir do versículo 18 ele ensinou aos romanos e nos ensina até os dias de hoje a ter plena esperança, através da intercessão e a plena convicção do poder de Deus sobre nossas vidas. O texto diz: “Porque pra mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente são para comparar com glória que nós há de ser revelada”.

As suas aflições não se comparam a glória vindoura projetada pelo Espírito Santo de Deus para todos os que acreditam vigorosamente no seu poder.  Aflições serão sempre menores do que as bênçãos separadas por Deus para você.

       Ter este convencimento é essencial para seguir em frente em meio às nossas provações.  (Versículo 26) – “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”. Tentar convencer os romanos do poder do Espírito Santo talvez fosse tão difícil para Paulo quanto convencer atualmente algumas pessoas duras de coração a respeito daquilo que não podem tocar. Deuses Romanos eram estátuas palpáveis feitas a imagem e semelhança dos homens que as haviam criado. Diferente disto, o Espírito Santo pode-se sentir, mas não se pode tocar. Ele dispensa a “troca” e prefere estar conosco nos momentos de dificuldade e fraqueza nos tornando fortes em todas as ocasiões. O Espírito Santo é soberano, por isto Paulo disse – “Não sabemos o que havemos de pedir como convém” – Claro que não sabemos, pois somos limitados nos nossos entendimentos a respeito de nós mesmos e das coisas que nos cercam, mas Ele – “intercede por nós com gemidos inexprimíveis”.

Você não é capaz de compreender os “gemidos” do Espírito Santo em sua defesa junto ao Pai. Ele não é apenas seu conselheiro, é também o seu intercessor para todos os momentos.

       Creia! Existe uma glória futura superior a todas as suas dificuldades. Nada pelo que você tenha passado nos últimos tempos em termos de aflições será superior as bênçãos que o Messias tem reservadas para você. Creia nisto – “todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus (versículo 28 – Rm 8)  – isto significa que todas as dificuldades, todos os problemas, todas as aflições de certa forma estão gerando créditos  para sua herança celestial. Permaneça firme nos seus propósitos, levante-se e lute contra as suas dificuldades – “Porque o que antes conheceu também os predestinou para serem conforme a imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”. Você faz parte do time separado por Jesus para ser chamado “vencedor” e nada poderá abalar a sua estrutura de fé, desde que esta plena convicção esteja sobre a sua vida.

pr. altamir de souza
Na Visão de Multidões!
Shalom Aleichem, Aleichem Shalom
A paz seja convosco, convosco esteja a paz

Todos os nossos textos são liberados para estudos, pregações em pequenos grupos ou igrejas. A publicação dos textos entretanto só deverá ser feita mediante a autorização por escrito do autor.
 
AJUDE-NOS A DIVULGAR ESTE BLOG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por ler e compartilhar as mensagens de Palavra & Mensagem. Espaço aberto para conhecer mais da palavra de Deus de forma isonômica e educada. Deus te abençoe