quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

POR ACASO VOCÊ É TEIMOSO?



LEITURA BÍBLICA
 Lucas  6.46-49 - O prudente e o insensato - 46 “Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo?  47 Eu lhes mostrarei com quem se compara aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica. 48 É como um homem que, ao construir uma casa, cavou fundo e colocou os alicerces na rocha. Quando veio a inundação, a torrente deu contra aquela casa, mas não a conseguiu abalar, porque estava bem construída.  49 Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as pratica, é como um homem que construiu uma casa sobre o chão, sem alicerces. No momento em que a torrente deu contra aquela casa, ela caiu, e a sua destruição foi completa”.

CERTAMENTE você já deve ter passado por uma situação na qual tenha percebido como é difícil conviver na escola, no trabalho, em casa ou até mesmo em seu ministério com pessoas teimosas! Estas pessoas não aceitam sugestões nem mesmo quando todos à sua volta não concordam com elas. São horas, dias ou quem sabe meses tentando expor um ponto de vista baseado em fatos, contra uma opinião baseada tão somente no convencimento próprio do outro. A teimosia é uma forma de egoísmo e também de orgulho capaz de atrapalhar o bom andamento dos planos estabelecidos em um determinado grupo. Da mesma forma uma pessoa teimosa, torna-se desagradável ao tentar impor uma opinião em desacordo com a maioria. Quantas amizades e projetos já vimos serem destruídos por causa desta palavra e da falta de humildade compreendida em seu contexto, facilmente evoluindo para desunião e falta de perdão. A teimosia tem cheiro de insensatez e de rebeldia, enquanto a obediência lembra prudência, luta, trabalho, dedicação e vitória.
    Um dos problemas maiores nas pessoas com esta característica é a dificuldade em ouvir. Pessoas com esta dificuldade têm o seu lado psicológico fechado para a obediência. É como se anulassem esta parte no cérebro            tornando-se verdadeiros surdos em relação às situações que envolvem o seu dia a dia.
Falamos até aqui dos teimosos em âmbito geral, porém há aqueles teimosos em relação a Deus. São pessoas cientes da Palavra de Deus e conscientes do correto a fazer, entretanto preferem fazer as coisas do seu jeito, não dando ouvidos à voz de Deus nos seus corações. Lembremo-nos das formas pelas quais os Senhor se utiliza para falar com o seu povo e rapidamente a sua visão vai se abrir: Deus fala através da literatura cristã, através da bíblia,  através dos louvores, através dos pregadores, através dos pastores dedicados ao cuidado específico com suas ovelhas. Deus fala através dos discipuladores estabelecidos de diversas formas nos diversos ministérios existentes. Então, estamos falando das pessoas frequentes (ou as vezes quase frequentes na igreja), constantemente atingidas pela palavra, pelo louvor, pelos conselheiros e etc., mas que, porém, não ouvem e não atendem ao clamor das pessoas destinadas a função de aconselhar e levar a palavra de Deus.  Ora! Por que então estas pessoas estão sempre dizendo: Senhor, Senhor, mas não ouvem a voz de Deus? A resposta vai de encontro ao nosso texto: TEIMOSIA. Uma luta constante em relação a obediência para a qual muitas vezes é difícil estipular um vencedor antes de um longo embate.
Nos dias atuais é difícil para o dirigente de igreja estabelecer regras e parâmetros para o rebanho do Senhor sob sua responsabilidade. Em geral, pessoas tem uma tremenda dificuldade em obedecer regras e parâmetros criando um princípio perigoso para a igreja e para elas mesmas. O texto bíblico aplicado a este tema diz: “Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as pratica é como um homem que construiu a sua casa em um chão sem alicerces. No momento em que a torrente deu contra aquela casa, ela caiu, e a destruição foi completa”.  O princípio da seriedade é a obediência, assim como o princípio da serenidade passa pelo mesmo crivo. Ouvir e não cumprir nada mais é do que desobedecer, e este princípio, quando se torna comum na vida de alguém passa desapercebido por esta pessoa. Por este motivo vemos tantas pessoas pulando de ministério em ministério, emprego em emprego e por ai vai. Pessoas sem capacidade de ouvir e obedecer não conseguem permanecer muito tempo em um mesmo lugar. Acham estar construindo uma base sólida para a sua fé, ao seu modo, porém sempre que vem a tempestade, estas pessoas simplesmente desabam, desistem dos seus ministérios e partem para outros, buscado um lugar que se adapte aos seus defeitos. Há uma diferença entre pessoas procurando igrejas com qualidade e pessoas procurando igrejas adaptadas aos seus defeitos. São lindos castelos de areia, ao sabor do vento e da água do mar.
 O homem só será sábio se temer a Deus  for obediente a sua Palavra. Assim, agirá como quem constrói sua casa sobre a rocha e não precisa se preocupar com a força do vento e das tempestades, pois ela não cairá. Quem age assim reconhece sua dependência de Deus e assume seus erros perante o próximo. A força do vento é representada pela palavra que eventualmente vai contra os seus projetos: “Não compre este carro em 60 vezes meu filho”, “Espere um pouco para casar-se”, “Esforce-se um pouco mais na sua faculdade”, “Cuidado com os seus passos longe da família”... Quando isto acontece as coisas se complicam e literalmente “a casa cai”. Caiu para mais de 40 mil pessoas em 2012 incapazes de pagar o financiamento dos seus veículos e que por consequência os perderam, também caiu para alguns precipitados que deram passos maiores do que a perna e hoje encontram-se tristes e desiludidos com os seus casamentos. Também caiu para aquele desanimado com a faculdade por não conseguir acompanhar o raciocínio dos outros e caiu para muitos que perderam suas famílias por não ouvirem a voz de Deus aos seus ouvidos, trocando-as por inúmeras pequenas e duvidosas fontes de prazer: Bebidas, parceiros extraconjugais etc.
     Não devemos ser teimosos, seja em nosso relacionamento com as pessoas, seja em nossa vida espiritual. Deus espera obediência a Ele. Enquanto insistimos em nosso caminho, estaremos longe do Senhor e de tudo o que uma vida de obediência e amor pode nos dar – no final, a vida eterna!
         Este texto é especial para os teimosos. Hoje é dia de tomar uma atitude na sua vida! Mude sua vida, mude o seu comportamento. Se você convive com pessoas teimosas, ore por elas para que compreendam que o melhor caminho a seguir é o do Senhor, porém em plena concordância com ele.

Pr. Altamir de Souza, nEle, por Ele para Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por ler e compartilhar as mensagens de Palavra & Mensagem. Espaço aberto para conhecer mais da palavra de Deus de forma isonômica e educada. Deus te abençoe