domingo, 27 de janeiro de 2013

O CRISTÃO PRECISA VENCER A SEGUNDA-FEIRA



ESTE É UM ESBOÇO DE MENSAGEM

A LARGURA, O COMPRIMENTO, A ALTURA E A PROFUNDIDADE DA PALAVRA DE DEUS

Amados irmãos, a paz do Senhor Jesus esteja com todos. Peço aos irmãos a sua máxima atenção para a compreensão desta palavra e o seu pleno entendimento pelas misericórdias do Espírito Santo.

          Abra a sua bíblia no livro de Efésios 6.13 onde partilharemos a palavra de Deus. “Por isto vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir ao dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo”.

          Irmãos, algo tem me incomodado nos últimos tempos quando falamos a respeito da igreja de Cristo. Temos visto o poder de Deus operar nas igrejas, nas casas, nas ruas, através dos meios de comunicação. Há igrejas com 3 cultos por dia, outras com dois, um de manhã e outro à tarde, onde a palavra é ministrada visado a transformação de vidas, porém há uma controvérsia bastante preocupante: “Em muitos casos, mesmo com tudo isto, não há transformação de vidas”. Aos domingos, milhares de pessoas vão às igrejas, louvam a Deus, ofertam inclusive, ouvem a palavra e temos a oportunidade, por alguns momentos, de vê-los diferentes. Felizes, livres (ou libertos), cheios da presença de Deus, mas, por alguns momentos. Há um inimigo a ser enfrentado por todos nós, preciso, infalível, talvez o único que todos nós, de certa forma, desejamos que chegue, até que o Senhor volte. Seu nome: SEGUNDA-FEIRA! É impressionante, como algumas pessoas que cantaram, pularam, louvaram, choraram, foram libertas, transformadas, etc., no domingo, aparecem na segunda-feira, cansadas, desanimadas, e até sem fé. A palavra ouvida no domingo perdeu todo o seu efeito.

       Isto me incomodou de tal maneira, que me senti obrigado a buscar em Deus uma resposta. Questionar com o Senhor o porquê desta situação. Será que os pregadores não estão pregando direito? (será que eu não estou pregando direito?). E falando com Deus recebi uma primeira instrução da sua parte, a qual vou dividir com os irmãos.
O Senhor me mostrou quatro tipos de pessoas dentro da igreja e que recebem a palavra em consequentes quatro níveis diferentes.

      1.)    Pessoas que recebem a palavra de forma Física. - Estas são aquelas que vêm para a igreja e de forma superficial possuem atitudes características idênticas, elas pulam, cantam, dançam e etc., porém não passa disto, o culto não passa de um momento de descontração.

   2.)    Pessoas que recebem a palavra de forma Emocional. - Estas são aquelas que estão na igreja e vivem intensamente o culto. São tocadas pela palavra de forma muito especial e têm o seu status emocional extremamente elevado. Vemos estas pessoas nas igrejas, chorando, rindo, porém não vão além disto.

       3.)    Pessoas que recebem a palavra de forma Intelectual. -Estes são aqueles que vêm ao culto apenas para analisar a palavra de forma científica, matemática, sem abrir os olhos e nem os ouvido espirituais. Geralmente não tem as outras duas características, nem sempre cantam, nem sempre dançam, apenas analisam para de certa forma julgar o que está certo e o que está errado na palavra e nos irmãos.

     4.)    Pessoas que recebem a palavra de forma Espiritual. - Estas são pessoas que reúnem as três outras características, a física, a emocional e também a intelectual, elas cantam, pulam, dançam, choram, riem, e porque não também analisam a palavra, porém há uma diferença em especial nestas últimas. Elas permitem que a palavra ultrapasse a barreira do físico e do emocional recebem a palavra em Espírito.

         Estas pessoas compreenderam de forma espiritual Hebreus 4.12 onde aprendemos que a palavra de Deus é Viva e Eficaz, ou seja ela gera vida onde não tem vida, faz surgir o que antes não havia, tem poder para ressuscitar o que por ventura tenha morrido. Ela também é eficaz. De uma forma bem simples, eficaz significa: FUNCIONA! A palavra de Deus funciona e pode gerar efeitos além do físico e do emocional em sua vida! Creia nisto!

       Mas para isto precisamos ser aperfeiçoados até chegarmos ao ponto de sermos elevados ao nível de cópia exata de Cristo. 2ª Coríntios 3.18Todos nós, com o rosto descoberto, refletindo a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem como pelo Espírito do Senhor.

      Amados a palavra de Deus nos informa em Mateus 24.10-12 que nos últimos dias, por causa da maldade o amor de muitos esfriará, e com isto corrompemos Efésios 5.27 – Onde a igreja deverá apresentar-se como igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Alertem-se irmãos! A igreja está perdendo a capacidade de ver o poder de Deus e você precisa se levantar e lutar contra isto. Deus quer conceder adoração e poder proféticos na sua vida!

É ISTO QUE O SENHOR DESEJA PARA NÓS! NÃO UMA PRESENÇA FÍSICA, NEM EMOCIONAL, MAS UMA ADORAÇÃO ESPECIAL, SUPERIOR!

          Vamos ver como o apostolo Paulo poderá nos ajudar lendo, o livro de Efésios capítulo 3, a partir do versículo 16 – Saulo, na verdade Shaul, porque o “L” foi acrescentado pelo grego, e a partir do momento em que teve os seus olhos abertos passou a chamar-se Paulo, autor da teologia da graça, escrita de forma direta aos gentios, e portanto autor da teologia gentílica da graça, nos escreve: Oro, para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito, 17 para que Cristo habite no coração de vocês mediante a fé; e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, 18 vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, 19, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.
Irmãos, estamos falando de um inimigo, chamado desânimo espiritual, estamos falando de uma dificuldade, a de receber a palavra de forma espiritual,  e estamos falando de uma benção, compreender, a largura, o comprimento, a altura e a profundidade do poder e do amor de Deus.

          Paulo, através desta passagem nos ajuda a passar por todas estas etapas e atingir os nossos objetivos espirituais. No versículo 16 de efésios 3 a apóstolo Paulo, nos dá um importante ensinamento ao dizer: Oro, para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito. Paulo está ressaltando três características importantes na vida do crente para atingir estes objetivos. A primeira Intimidade, a segunda poder (poder é capacidade e autonomia para realizar determinadas tarefas) e Espírito, neste caso, a presença do Espírito Santo de Deus. Paulo está catequizando a igreja de Éfeso através da sua raiz gentílica, a mesma com a qual ele inspirou o Dr. Lucas quando escreve o seu evangelho e também Atos dos Apóstolos. Os irmãos vão perceber que Lucas tem uma forma diferente de escrever. Lucas, diferente dos autores judeus, está muito mais preocupado com situações e circunstâncias enquanto os outros estão mais preocupados com nomes e genealogias. E é exatamente no livro de Lucas, capítulo 4, onde vamos compreender melhor o que é intimidade, poder e presença do Espírito Santo.

         No capítulo 3, Jesus havia sido então batizado, com a água, e com a presença do Espírito Santo, logo depois no capítulo 4 a palavra de Deus diz: “Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado (a tradução mais correta é impelido) pelo Espírito ao deserto, onde, durante quarenta dias, foi tentado pelo Diabo”. Amado irmão, veja como Jesus foi o deserto: Cheio do Espírito Santo. O deserto representa a nossa segunda-feira, o deserto representa o desânimo no qual somos tomados muitas vezes, porém o deserto também é um tempo de intimidade com Deus. É tempo de digerir a palavra recebida no domingo!

          Quando temos a palavra, nós vencemos o inimigo, quando a palavra permanece, nós vencemos a segunda-feira! Nós vencemos o deserto! O diabo disse a Jesus: “Se és filho de Deus, manda esta pedra se transformar em pão”. O que é a Pedra? A pedra simboliza a base da fé no cristianismo, mas se a Pedra não se transformar em alimento do que adianta? Olha o que está acontecendo: O diabo astuto, está dizendo para Jesus. Faça com que a palavra se torne em pão, mas não o pão verdadeiro e sim um pão fermentado, e no deserto não se come pão fermentado! Mas Jesus tinha a palavra e sabia como espantar o poder do diabo. Nem só de pão viverá o homem! - (Deuteronônimo 8.3 diz: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus).

          Logo depois Jesus é levado a um lugar alto e o diabo lhe mostra todos os reinos do mundo e diz: Se tão somente me adorares tudo será seu. Jesus no deserto está sendo tentando a deixar as coisas espirituais e partir e receber coisas naturais. Uma tentação muito comum na SEGUNDA-FEIRA, mas Jesus foi para o deserto cheio do Espírito Santo, e ele tinha uma defesa especial na ponta da língua e citando Deuteronômio 6.13 – Ele diz: “Adore o Senhor  seu Deus, e só a ele preste culto”. Se você estiver cheio do Espírito, nenhuma tentação será capaz de mudar os seus planos!

       Por último o Diabo leva Jesus a Jerusalém, o centro da adoração, e o coloca na parte mais alta do templo e diz: Se és filho do homem, joga-te daqui para baixo, pois está escrito (citando Salmos 9.11-12) – “Ele dará ordens a seus anjos e a seu respeito, para o guardarem; com as suas mãos eles o segurarão para que você não tropece em alguma pedra”. Aqui o inimigo está tentando estimular em Jesus um sentimento de morte. Quantos irmãos nós conhecemos, e que chegando à segunda-feira, querem se suicidar, um desejo vindo do nada, uma vontade de deixar tudo de lado. Mesmo se lembrando do centro da adoração em que estiveram, do poder e da unção que sentiram, ficam próximos de deixar morrer os seus sonhos e até mesmo colocar a sua vida na direção da morte. Porém, Jesus conhecia a palavra, e ele sabia que em Deuteronômio 6.16 estava escrito: “Não ponham a prova o Senhor teu Deus”. Quem está cheio do Espírito pode ir para o deserto, pode enfrentar a segunda-feira sem medo, porque Deus vai estar com você, ele vai segurar você e não vai te deixar tropeçar, Ele dará ordens aos anjos para te proteger. Não precisa de provas! Precisa de Fé!

EXALTE O NOME DO SENHOR!

       Em Lucas 4.14 - Jesus sai do deserto, volta pra a Galiléia e a palavra de Deus diz que a sua fama se espalhou por toda aquela região. Mas tem um mistério aqui! Em Lucas 4.1 está escrito: “Jesus cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão...”, agora em Lucas 4.14 está escrito: “Jesus voltou para a Galiléia  “No poder do Espírito”.

Para enfrentar a segunda-feira você precisa sair no poder do Espírito! Para enfrentar o deserto, você precisa estar cheio do espírito, e quando você voltar, você não vai estar cansado, desanimado, você vai estar NO PODER DO ESPÍRITO!

          Agora preste atenção, e veja como pessoas no poder do Espírito entram na igreja. Muitos chegamos cansados, abatidos, tristes, com o tanque vazio, mas quem sai CHEIO DO ESPÍRITO, volta NO PODER DO ESPÍRITO.
Versículo 16 de Lucas 4, Jesus vai até Nazaré, onde havia sido criado, não necessariamente a cidade onde havia nascido, pois se o fosse seria beikhalem (ou Belém) e bem no Shabat ele então entra na sinagoga, como era seu costume, para acompanhar o culto. Interessante, Jesus que é Jesus ia para a igreja, enquanto muitos de nós achamos não ser necessário. O sábado é para os judeus ortodoxos, o mesmo que é o domingo, para os católicos, ou a sexta para os muçulmanos, é dia de ouvir a palavra de Deus. E no sábado, ou no shabat que o judeu entra na sinagoga e recebe o chamado parashat. Aprenda isto: Parashat significa “porção semanal”. Então aquela palavra recebida, no sábado vai passar toda a semana sendo digerida, estudada, meditada até que chegue então o próximo sábado. Eis uma das dificuldades na vida do crente moderno. Nós ouvimos a palavra, mas não a digerimos durante a semana. São poucas as pessoas que anotam o que ouvem, muito menos as que guardam aquilo que ouviram.  
Jesus está na sinagoga e antes do habbino ler o parashat e dada a oportunidade a alguém de forma aleatória, levantar-se e ler uma passagem do pergaminho, e é exatamente esta porção que relata o versículo 17 de Lucas 4. – “Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaias” – O pergaminho é entregue fechado, de forma que ninguém sabia qual palavra estava nele, mas Jesus entrou na sinagoga NO PODER DO ESPÍRITO, e quando estamos cheios do Espírito e no poder do espírito a profecia se cumpre - “Jesus abre o livro sagrado”, profere as palavras sagradas “Baruch et Adonai hamevorach” – “Bendito seja o Eterno, que é bendito para todo o sempre” e começa a dizer as palavras. Qualquer outra pessoa teria lido, mas ele não precisava ler, porque em João 1.1está Escrito, no princípio ele era o verbo e o verbo se fez carne, então Jesus é a palavra! – Eu creio pela revelação do Espírito Santo que Jesus, segura aquele pergaminho, fita os olhos no habbino, e em todos os outros da sinagoga e começa a proferir as palavras: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça ao Senhor”.

SE VOCÊ FOR CHEIO DO ESPÍRITO, VAI SAIR DAQUI NO PODER DO ESPÍRITO, E ELE ESTARÁ SOBRE VOCE, ATRAVÉS DE VOCÊ A PALAVRA VAI SER REVELAR, ACONTECERÃO MILAGRES, CEGOS VÃO ENCHERGAR, SURDOS VÃO OUVIR, PARALÍTICOS VÃO ANDAR. SEJA CHEIO DO ESPÍRITO!

          Jesus foi para o deserto cheio do Espírito, entrou na sinagoga no poder do Espírito, pregou a palavra de Deus e impactou a pessoas que estavam ali. Agora veja o que acontece com Jesus, e veja o que pode acontecer com você!

          Lucas 4.31 - Jesus vai a Cafarnaum, e palavra diz que quando ele ensinava todos ficavam maravilhados porque pregava com AUTORIDADE. Autoridade precisa ser confirmada! Dentro de uma sinagoga em Cafarnaum um homem é tomado por um demônio. O demônio olha para ele e diz: O que queres conosco, Jesus de Nazaré, vieste para nos destruir? Sei quem tu és: O SANTO DE DEUS!

SEJA CHEIO DO ESPÍRITO, FIQUE NO PODER DO ESPÍRITO E A SUA AUTORIDADE VAI SER RECONHECIDA NA TERRA NOS CÉUS, E NO INFERNO. PODERÁ VIR O “DEMONIO” QUE FOR NÃO VAI SUPORTAR A PODER DA TUA PRESENÇA
EU PROFETIZO AGORA SOBRE A TUA VIDA! ESTE DEMÔNIO DE DESÂNIMO QUE TEM TE ATORMENTADO NA SEGUNDA-FEIRA, VAI RECONHECER A TUA AUTORIDADE E BATER EM RETIRADA EM NOME DE JESUS!
Pastor! Esta não valeu, ele estava dentro da Sinagoga!

          Lucas 4.38 (e diante) Jesus saiu da sinagoga e foi à casa de Simão. A sogra de Simão estava com febre alta, e pediram a Jesus que fizesse algo por ela. Jesus se abaixa repreende a febre, a mulher se levante e passa a servir, volta a trabalhar!

SAIA DA IGREJA NO PODER DO ESPÍRITO E PELO PODER DA SUA AUTORIDADE, MUITOS SERÃO CURADOS, E BUSCARÃO A OBRA DE DEUS!

      Você acha pouco: Logo depois Jesus cura leproso (doença espiritual - exaltar), um paralítico (escravidão - exaltar) , o servo do centurião (poder - exaltar) e para arrematar, ressuscita um morto, o filho da viúva de Naim.
Nós já aprendemos como vencer desânimo espiritual, como receber a palavra de forma espiritual,  agora vamos finalizar recebendo a benção, compreender, a largura, o comprimento, a altura e a profundidade do poder e do amor de Deus. Se você puder guardar isto no seu coração, não vai ter segunda, nem terça, que possa afligir a sua vida, não vai ter deserto que te assuste.

Receba esta benção hoje em nome de Jesus

          Largura – Um objeto pode adentrar em um determinado espaço dependendo da sua largura, de forma que largura se refere ao poder de adaptação. Querido você precisa ter a largura de Cristo sendo santo se fez homem, sedo rico viveu entre os pobres, e sendo o primeiro se fez o último! Para ficar no poder do Espírito você precisa ter poder de adaptação independente do momento ou da situação. Filipenses 3.13 – “Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa eu faço; esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, 14. prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio  do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus!”
  
          Comprimento – Comprimento significa distância. Genesis 13.17 – “Levanta-te percorre esta terra o seu comprimento e na sua largura, porque a ti te darei”. O crescimento do ser humano é medido conforme o comprimento que atinge. Apocalipse 21.16 (a nova Jerusalém) – “O comprimento e a largura da cidade eram idênticos”. Isto quer dizer que o seu crescimento espiritual deve ser conforme o seu conhecimento a respeito das coisas do espírito, nem mais e nem menos.

         Altura e profundidade – A palavra altura, assemelha-se a nível e profundidade assemelha-se ao desconhecido, o que ainda não foi visto. Quando o competidor vence uma partida ou um combate, ele sobe ao nível mais alto do podium. Porém, não se pense que ele vive no podium o tempo todo! Efesios 4.9 – O que significa “ele subiu” senão que também havia descido às profundezas da terra. Você é herdeiro da altura e da profundidade de Cristo, você tem autoridade de descer até as profundezas enfrentar o inimigo e sair vencedor! Altura e profundidade é a sua capacidade de viver o físico e o espiritual de forma equilibrada e santa! Altura e Profundidade  é como a escada de Jacó e onde o primeiro degrau está na terra e o quarto está os céus!

         O primeiro é FÍSICO! Gênesis 28.13Jacó, Eu sou o Senhor, Deus de seu pai Abraão e Isaque e lhe darei a terra na qual estás deitado!

          O segundo é EMOCIONAL! Gênesis 28.15 – “Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá; Eu o trarei de volta a esta terra. Não o deixarei enquanto não fizer o que lhe prometi”

       O terceiro é INTELECTUAL! Gênesis 28.16 – “Sem dúvida o Senhor está neste lugar, mas Eu não sabia!” – Agora ele sabe! Agora ele conhece! E Você também!

     O quarto é ESPIRITUAL! Gênesis 28.20 – Então Jacó fez um voto, dizendo: “Se Deus estiver comigo, cuidar de mim nesta viagem que estou fazendo, manter a minha provisão, e me trazer de volta à casa do meu pai, então o Senhor será meu Deus, e esta pedra (olha a pedra de novo!) que hoje coloquei como coluna servirá de santuário!”

OREMOS AGORA PARA VOCÊ QUE ENTROU AQUI SAIA NO PODER DO ESPÍRITO E NENHUMA SEGUNDA-FEIRA VENHA ROUBAR A PALAVRA QUE FOI CRAVADA NO SEU CORAÇÃO!

EU CREIO QUE AMANHÃ SERÁ A MELHOR SEGUNDA-FEIRA DA SUA VIDA!

pr. altamir de souza
Na Visão de Multidões!
Shalom Aleichem, Aleichem Shalom
A paz seja convosco, convosco esteja a paz

Todos os nossos textos são liberados para estudos, pregações em pequenos grupos ou igrejas. A publicação dos textos entretanto só deverá ser feita mediante a autorização por escrito do autor.

AJUDE-NOS A DIVULGAR ESTE BLOG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por ler e compartilhar as mensagens de Palavra & Mensagem. Espaço aberto para conhecer mais da palavra de Deus de forma isonômica e educada. Deus te abençoe